Notícias

TRE-PE lança pedra fundamental do Fórum de Afogados da Ingazeira

Por André Luis

TribunalO presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Antônio Carlos Alves da Silva, realiza solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Fórum Eleitoral de Afogados da Ingazeira. O evento acontecerá no dia 22 de janeiro de 2016, às 10 horas, na Rua Coronel Luiz de Góes, S/N, Centro.

Participarão também da solenidade, o vice-presidente, Alberto Nogueira Vírginio; o corregedor Paulo Victor Vasconcelos, além da diretora-geral, Isabela Landim; a juíza da 66ª ZE, Dra. Daniela Rocha Gomes; o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto e demais servidores do cartório eleitoral.

Informações sobre a construção do imóvel – A sede da Justiça Eleitoral neste município terá uma edificação térrea, implantada com leve inclinação no sentido dos fundos do terreno, situado na Av. Pe. Luiz de Campos Góes, S/N, bairro Manoela Valadares, Afogados da Ingazeira em Pernambuco.

A implantação do edifício no lote atende aos parâmetros urbanísticos e buscou orientar a fachada principal para a Avenida Padre Luís de Campos Góes. O acesso criado a partir do passeio orienta os pedestres para a entrada principal do prédio, permitindo o acesso da população em geral. O acesso para o depósito de material de eleições será o mesmo do estacionamento interno, possibilitando a entrada de carros, caminhões e restringindo o acesso a funcionários e prestadores de serviços. Haverá, a partir da área de estacionamento também um acesso lateral de funcionários na fachada esquerda.

O tratamento externo a edificação prevê, nos recuos laterais e frontal reserva de área para paisagismo e no recuo lateral esquerdo, como já dito, a implantação de estacionamento interno com reserva de vagas. O fechamento do terreno deve ser feito com muro nas divisas com propriedades vizinhas laterais e garrida sobre murtas nas faces lindeiras as ruas de acesso. No meio do terreno prevê-se um alambrado com portão delimitando a área efetivamente ocupada pela edificação de área de solo natural que será mantida para eventual ocupação futura. A concepção arquitetônica executiva teve ainda como um dos norteados de projeto a promoção da acessibilidade, atendida pela reserva de vaga para pessoa portadora de necessidades especiais, rebaixamento de guia no passeio existente, rampa de acesso na entrada principal, previsão de sanitário adaptado, além de entradas e ambientes com dimensões acessíveis.

Nome da Obra : Fórum Eleitoral de Afogados da Ingazeira

Objetivo: Unificar em um mesmo Imóvel do TRE/PE , o Cartório Eleitoral e o depósito de urnas do Polo

Origem do Terreno: Governo do Estado de Pernambuco

Área do terreno: 3.819 m2, Empresa Contratada – ACR Consultoria e Projetos

Valor da obra: R$ 2.763.988,23

Prazo de Construção: 12 meses

Outras Notícias

Túlio Monteiro termina 2025 com 77,6% de aprovação segundo Múltipla

O CEO do Instituto Múltipla, Ronald Falabella, comentou, nesta quarta-feira (24) na Itapuama FM, o resultado da pesquisa de avaliação do 1° ano de gestão do prefeito Túlio Monteiro. A pesquisa quantitativa foi realizada pelo Múltipla nos dias 3 e 4 de dezembro de 2025 e aponta um cenário amplamente favorável à gestão municipal de […]

O CEO do Instituto Múltipla, Ronald Falabella, comentou, nesta quarta-feira (24) na Itapuama FM, o resultado da pesquisa de avaliação do 1° ano de gestão do prefeito Túlio Monteiro.

A pesquisa quantitativa foi realizada pelo Múltipla nos dias 3 e 4 de dezembro de 2025 e aponta um cenário amplamente favorável à gestão municipal de Buíque.

De acordo com os dados do levantamento, 77,6% dos entrevistados afirmam aprovar a administração do prefeito Túlio Monteiro, enquanto 13,2% dizem desaprovar a gestão.

O estudo também mostra que 65,6% da população avaliam que o município está no caminho certo, o que reforça a percepção positiva sobre a condução administrativa da cidade.

O levantamento também analisou a imagem pessoal do gestor e os índices de confiança da população. Segundo os números, 67,6% dos entrevistados dizem confiar em Túlio Monteiro, ao mesmo tempo em que 78,8% o classificam como um prefeito trabalhador.

No campo das expectativas, os dados revelam que 38% acreditam que o gestor fez mais do que esperavam, enquanto 30,4% avaliam que a administração correspondeu às expectativas inicialmente depositadas na gestão.

A percepção de sensibilidade social também aparece de forma relevante, já que 64,4% dos entrevistados consideram que o prefeito se preocupa com as pessoas mais pobres do município.

O estudo também avaliou a percepção política no município em relação a lideranças estaduais. Para o cenário referente ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2026, os dados mostram que Raquel Lyra possui aprovação de 36,4% entre os entrevistados quando não aparece associada ao apoio do prefeito Túlio Monteiro, enquanto João Campos registra aprovação de 44,8% nesse mesmo recorte.

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidade neste domingo (14)

Do IG Facebook, Instagram e os aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp e Messenger, estão parcialmente inacessíveis em vários países do mundo na manhã deste domingo (14). O Downdetector, um serviço que monitora o funcionamento de sites, relatou interrupções em todas as redes sociais de Mark Zuckerberg, principalmente na Europa. Por volta das 8h30 da manhã, […]

Foto: Pixabay

Do IG

Facebook, Instagram e os aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp e Messenger, estão parcialmente inacessíveis em vários países do mundo na manhã deste domingo (14).

O Downdetector, um serviço que monitora o funcionamento de sites, relatou interrupções em todas as redes sociais de Mark Zuckerberg, principalmente na Europa. Por volta das 8h30 da manhã, o WhatsApp estava totalmente inoperante, enquanto que as outras redes voltaram a funcionar somente na versão de celular.

Pelo computador, os serviços continuam inacessíveis. Até o momento, as razões das falhas não foram reveladas e a empresa de Zuckerberg não se manifestou.

Arcoverde e Caruaru na agenda de Câmara

Arcoverde, na “Porta do Sertão”, recebe agenda do governador Paulo Câmara esta manhã. Às 09h, ele vistoria coma Prefeita Madalena Brito a reforma do Centro Comercial de Arcoverde Ulisses de Britto (Ceccora), na Avenida Zeferino Galvão, 515, Centro, Arcoverde (em frente ao Colégio Cardeal). Logo en seguida, às 10h,  inaugura a Praça José Rabelo de Vasconcelos, na Avenida […]

Em Arcoverde, Paulo Câmara estará ao lado da prefeita anfitriã, Madalena Brito
Em Arcoverde, Paulo Câmara estará ao lado da prefeita anfitriã, Madalena Brito

Arcoverde, na “Porta do Sertão”, recebe agenda do governador Paulo Câmara esta manhã. Às 09h, ele vistoria coma Prefeita Madalena Brito a reforma do Centro Comercial de Arcoverde Ulisses de Britto (Ceccora), na Avenida Zeferino Galvão, 515, Centro, Arcoverde (em frente ao Colégio Cardeal).

Logo en seguida, às 10h,  inaugura a Praça José Rabelo de Vasconcelos, na Avenida José Bonifácio (em frente à Rodoviária), Arcoverde. A agenda termina às 11h, com vistoria ao Pátio da Feira de São Cristóvão na Rua Basto Pininga de Moraes, Arcoverde.

À noite, Câmara participa ao lado do prefeito José Queiroz da abertura do São João de Caruaru.

Tulio Gadêlha pode ser substituído por Isabela de Roldão, em eventual aliança do PDT com o PSB

Recentemente, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse ao Blog de Jamildo que Túlio Gadêlha era candidatíssimo no Recife. Pode não ser bem assim. Nos bastidores da política local, os bolsonaristas estão acompanhando os movimentos do PSB para tentar evitar a candidatura do deputado federal Túlio Gadelha para a Prefeitura do Recife. O objetivo […]

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Recentemente, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse ao Blog de Jamildo que Túlio Gadêlha era candidatíssimo no Recife. Pode não ser bem assim.

Nos bastidores da política local, os bolsonaristas estão acompanhando os movimentos do PSB para tentar evitar a candidatura do deputado federal Túlio Gadelha para a Prefeitura do Recife. O objetivo da iniciativa do PSB é manter o PDT no condomínio governista e, com isto, ajudar a manter o palanque ampliado do deputado federal João Campos (PSB).

Interessa à oposição o movimento contrário, de modo a ter Túlio Gadelha na parada e assim dividir o voto das esquerdas, facilitando a vida de quem se apresentar pela direita ou mesmo centro-direita.

Entre os aliados socialistas, não resta a menor dúvida de que o nome a ser posto pelo PDT aliancista será Isabela de Roldão, atual secretária na Prefeitura da Cidade do Recife, com Geraldo Julio. Em grupos sociais, a secretária Isabela de Roldão faz a defesa enfática da candidatura de João Campos.

Há quem diga que a ex-vereadora do Recife poderia ser assimilada na chapa como vice-prefeita de João Campos. Caso as negociações evoluam e o PDT mantenha-se na orbita do PSB, a secretária teria que se desincompatibilizar do cargo até o dia 04 de abril deste ano, prazo último para não se tornar inelegível.

Os caciques do PDT em Caruaru, José Queiroz e Wolney Queiroz, não queriam abandonar o barco da Frente Popular, por não ter discurso junto à oposição, já formada por adversários locais de Caruaru, como a família Lyra. Em Caruaru, como o governador Paulo Câmara conta com rejeição elevada, mais uma razão para não aparecer ao lado do socialista na campanha.

A solução foi a invenção de uma chapa da terceira via, com o advogado trabalhista Maurício Rands (PROS) na cabeça de chapa e a ex-vereadora do Recife Isabela de Roldão como candidata a vice, pelo PDT. O ex-deputado federal pelo PT igualmente sempre muito associado ao ex-governador Eduardo Campos, por ser primo de Renata Campos.

Assim, ‘apesar da ruptura do PDT com a Frente Popular’, desembarcando do palanque de reeleição do governador Paulo Câmara (PSB), o partido manteve os cargos na administração estadual. As informações são do blog de Jamildo.

Em nota Compesa informa mudanças no calendário de abastecimento na zona rural de Afogados e Carnaíba

A pouca chuva registrada no Sertão do Pajeú, durante a quadra chuvosa da região (inverno), afetou a vazão dos poços que integram o Sistema Adutor Zé Dantas. Por isso, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) precisará promover um ajuste no calendário de abastecimento de água da comunidade de Santo Antônio I, que pertence à zona […]

A pouca chuva registrada no Sertão do Pajeú, durante a quadra chuvosa da região (inverno), afetou a vazão dos poços que integram o Sistema Adutor Zé Dantas. Por isso, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) precisará promover um ajuste no calendário de abastecimento de água da comunidade de Santo Antônio I, que pertence à zona rural de Afogados da Ingazeira, e das comunidades de Serra Branca, Riacho Fundo, Açude do Caroá, Cachoeira, Itã, Itã dos Leites I e II, Roça de Dentro, que pertencem ao município de Carnaíba.

A partir de amanhã (08), o rodízio, que era de dois dias com água e cinco dias sem, passará para três dias com água e dez dias sem. Os próximos ciclos de distribuição de água, no mês de junho, ocorrerão entre os dias 08 e 10 e depois, entre 19 e 21. Em julho, o fornecimento de água está programado para os períodos de 01 a 03, 13 a 15 e 25 a 27.