Notícias

TRE-PE cassa chapa de vereadores do PT em Barreiros por fraude à cota de gênero

Por André Luis

O vereador Walter Buarque de Lima, eleito pelo partido, perderá o mandato

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira (21), pela cassação da chapa proporcional do Partido dos Trabalhadores (PT) em Barreiros, referente às eleições municipais de 2024. Com a decisão, o vereador Walter Buarque de Lima, eleito pelo partido, perderá o mandato.

O caso teve como relatora a desembargadora eleitoral Karina Aragão, que destacou em seu voto que houve fraude à cota de gênero. Segundo ela, duas candidatas foram registradas sem condições reais de disputa: uma teve o registro indeferido por falta de quitação eleitoral e não foi substituída; a outra renunciou dias antes do pleito, não apresentou movimentação financeira e não comprovou atos de campanha.

A Corte entendeu que essas situações configuram candidaturas fictícias, lançadas apenas para cumprir formalmente a exigência legal de 30% de candidaturas femininas.

A decisão do TRE-PE determinou: a anulação dos votos dados ao PT em Barreiros; a cassação dos diplomas dos candidatos eleitos; o recálculo do quociente eleitoral e partidário; e a inelegibilidade de Rayza Rikelly da Silva por oito anos, por anuência com a fraude.

Embora caiba recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a decisão tem aplicação imediata. Ela foi proferida no Recurso Eleitoral 0600800-30.2024.6.17.0042.

Outras Notícias

Afogados da Ingazeira lamenta o falecimento do ex-vereador Zé Ioni 

A cidade de Afogados da Ingazeira acordou neste sábado (4) com a triste notícia do falecimento do ex-vereador José Ioni de Almeida, aos 73 anos, vítima de um infarto. Zé Ioni será lembrado não apenas pelo seu trabalho político, mas também pela sua personalidade cativante e suas histórias marcantes. Segundo a Nota de Falecimento divulgada […]

A cidade de Afogados da Ingazeira acordou neste sábado (4) com a triste notícia do falecimento do ex-vereador José Ioni de Almeida, aos 73 anos, vítima de um infarto.

Zé Ioni será lembrado não apenas pelo seu trabalho político, mas também pela sua personalidade cativante e suas histórias marcantes.

Segundo a Nota de Falecimento divulgada neste sábado durante o programa Rádio Vivo da Rádio Vivo, José Ioni veio a óbito por volta de 01h deste sábado, em sua residência, onde vivia na Rua Valdevino José Praxedes, em frente à Secretaria de Transportes de Afogados da Ingazeira, próximo à AIS 20.

Pai do músico Waguinho dos Teclados, Zé Ioni era uma figura querida e respeitada na comunidade, conhecido não apenas pelo seu trabalho como vereador, mas também por sua trajetória como caminhoneiro. Seu famoso jargão “Fala Sério” era uma marca registrada, e suas histórias sobre as estradas e vivências rendiam boas conversas nas rodas de amigos.

Era irmão do cantor Anjinho dos Teclados e da falecida compositora Genedi Almeida.

Ele deixa sua esposa Cida e seus filhos Yonara e Waguinho.

Em sua residência o corpo vai ficar até às 7 horas da manhã deste domingo (05/05), e logo depois vai para a câmara de vereadores, onde será velado até às 9 horas da manhã, e logo depois o cortejo segue para o cemitério São Judas Tadeu, onde será sepultado.

Zé era também ouvinte de carteirinha da Rádio Pajeú. Nossos sentimentos aos familiares.

Fábio Luiz escreveu:

Zé Ioni se foi?
“Fala Sério” meu blogueiro!
Partiu o vereador,
Cidadão, caminhoneiro.
A Waguinho dos Teclados
E aos parentes consternados,
Meus sinceros sentimentos.
Zé que fez tantas viagens,
Recebe agora homenagens
E o céu lhe dá aposentos.

Afogados: prefeitura entrega 23º ponto de apoio na zona rural

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conseguiu, nesses cinco anos de gestão, universalizar o acesso à atenção básica, resultando em uma cobertura que atinge 100% do seu território. Para se ter ideia da importância disso, em São Paulo, município mais rico e populoso do país, a atenção básica atende 61,3% da população. Em Afogados, todo […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conseguiu, nesses cinco anos de gestão, universalizar o acesso à atenção básica, resultando em uma cobertura que atinge 100% do seu território.

Para se ter ideia da importância disso, em São Paulo, município mais rico e populoso do país, a atenção básica atende 61,3% da população.

Em Afogados, todo cidadão tem uma unidade básica de referência. Atingir os 100% de cobertura no território também foi possível, além da ampliação da rede e dos profissionais de saúde, através da política de atendimento na zona rural.

Desde 2013, a Prefeitura já inaugurou 22 pontos de apoio, atendendo moradores de 120 comunidades e povoados rurais. Todos esses pontos de apoio contam com uma unidade básica de saúde de referência e são atendidos por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, odontólogos e auxiliares de saúde bucal.

Neste sábado (03), será a vez de a Prefeitura inaugurar o ponto de apoio na comunidade do São João Velho, o 23º inaugurado pela gestão municipal, e irá atender cinco comunidades. A inauguração será às 16h, próximo à capela, no prédio da antiga escola.

Fredson Brito visita Hospital Municipal Maria Rafael de Siqueira 

O prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito, cumpriu mais uma etapa de sua rotina de transição de governo com uma visita ao Hospital Municipal Maria Rafael de Siqueira. Fredson esteve acompanhado da Dra. Lúcia, sua esposa, do Dr. Hugo Valadares, coordenador da transição, de Jonielson Costa e do vereador Vicente de Vevéi. […]

O prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito, cumpriu mais uma etapa de sua rotina de transição de governo com uma visita ao Hospital Municipal Maria Rafael de Siqueira.

Fredson esteve acompanhado da Dra. Lúcia, sua esposa, do Dr. Hugo Valadares, coordenador da transição, de Jonielson Costa e do vereador Vicente de Vevéi.

Ao lado da diretora do hospital, Aninha Cândido, Fredson aproveitou a visita para conhecer mais a fundo o funcionamento da unidade, verificando de perto as condições e necessidades do hospital. Essa é uma das primeiras visitas da agenda que Fredson tem planejado para se inteirar do estado das estruturas municipais.

A visita ao hospital marca o início de uma série de inspeções nas dependências públicas de São José do Egito, uma prática que Fredson pretende manter até sua posse. 

Durante inauguração, Márcia diz que grupo está unido e forte

Na noite desse sábado (23) a prefeita Márcia Conrado fez a entrega de mais cinco ruas pavimentas no bairro Ipsep, em Serra Talhada. Ao lado de vereadores e lideranças comunitárias, a prefeita aproveitou para reforçar que o grupo está unido e preparado para disputa eleitoral no ano que vem. Ela também aproveitou para elencar algumas […]

Na noite desse sábado (23) a prefeita Márcia Conrado fez a entrega de mais cinco ruas pavimentas no bairro Ipsep, em Serra Talhada. Ao lado de vereadores e lideranças comunitárias, a prefeita aproveitou para reforçar que o grupo está unido e preparado para disputa eleitoral no ano que vem. Ela também aproveitou para elencar algumas ações feitas no bairro.

“Só no bairro Ipsep já recuperamos o asfalto de diversas ruas com o programa “Trabalho pra Valer”; entregamos a maior praça de Serra Talhada, que é o Parque dos Ipês; inauguramos pavimentação de ruas que eram de terra; em breve vamos inaugurar a Policlínica de especialidades; e não para por ai! Tem muita coisa boa ainda pela frente”, disse a prefeita, reforçando:

“Esse é o reflexo de um grande grupo político que trabalha unido para cuidar do povo serra-talhadense. Entregamos em cada obra um serviço de qualidade para a população e me orgulha ao ver a felicidade de cada morador”. As informações são do Farol de Notícias.

Parceria entre UNIP e Casa de Saúde Dr. José Evóide de Moura garante descontos para colaboradores

A universidade Paulista – UNIP, fechou mais uma grande parceria com o objetivo de oferecer cada vez mais a chance para que pessoas possam realizar o sonho de ter uma formação superior. Em uma reunião entre o representante comercial da instituição, Samuel Gomes com a diretora da Casa de Saúde Dr. José Evóide de Moura, […]

A universidade Paulista – UNIP, fechou mais uma grande parceria com o objetivo de oferecer cada vez mais a chance para que pessoas possam realizar o sonho de ter uma formação superior.

Em uma reunião entre o representante comercial da instituição, Samuel Gomes com a diretora da Casa de Saúde Dr. José Evóide de Moura, Márcia Soares Moura, ficou acertado um convênio onde colaboradores da empresa, terão descontos especiais de 30% no valor das mensalidades de qualquer curso disponibilizado pelo polo UNIP.

A UNIP oferece educação a distância nas mais diversas áreas, como Administração, Artes visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e muito mais. Todas elas com descontos de até 30% nas mensalidades.

Recentemente, a UNIP recebeu autorização do Ministério da Educação – MEC para ofertar mais quatro cursos, sendo eles: enfermagem, farmácia, nutrição, e biomedicina, que em breve estarão sendo disponibilizados no polo de Afogados da Ingazeira.

Para mais informações ligue: UNIP: (87) 383-1763 ou (87) 9.9998-1141 ou (87) 9.9625-8969 – Samuel Gomes – Representante comercial. Site: unip.br/ead