Notícias

Transporte escolar para universitários ganha reforço em Riacho das Almas

Por André Luis

Secretaria de Educação do município disponibilizou mais um ônibus para transportar os estudantes no período da noite

A Prefeitura de Riacho das Almas por meio da Secretaria de Educação disponibilizou mais um ônibus para fazer o transporte dos estudantes de cursos técnicos e universitários que estudam em Caruaru no turno da noite. A ampliação na oferta de veículos foi uma medida tomada para trazer mais conforto aos estudantes: “O número de pessoas que faz cursos técnicos e faculdade em Caruaru aumentou bastante esse ano, e tomamos essa decisão atendendo a um pedido dos próprios estudantes”, explicou a secretária de Educação Arijane Monteiro, que foi pessoalmente conversar com os estudantes.

Eles comemoraram a ampliação na oferta de ônibus: “Vai dar mais comodidade e conforto aos alunos da nossa região. Fico muito feliz que a gestão do município tenha essa preocupação com a educação”, disse a estudante de pedagogia Maria das Dores.

Antes, três ônibus eram responsáveis pelo transporte dos alunos, sendo dois vindos da Zona Rural e um para transportar os estudantes da cidade. Agora, dois ônibus ficarão responsáveis por transportar os estudantes da Zona Urbana. As linhas de Couro D’Antas passando por Pinhões e Rangel e da Vila de Trapiá estão mantidas normalmente.

Ao todo, aproximadamente 240 estudantes utilizam o transporte fornecido pela Secretaria de Educação.

Outras Notícias

Revoltados, sertanejos cobram promessa de restauro da PE 292

Ao vivo na Pajeú, motoristas que circulam pela PE criticaram na Rádio Pajeú a promessa não cumprida até agora pela Secretaria de Transportes. Houve quem chamasse autoridades de “sem vergonha” e “safadas” Ouvintes da Rádio Pajeú que circulam pelas PEs sertanejas desabafaram contra o Governo do Estado e Secretaria de Transportes pela demora na retomada […]

buracos-pe292

Ao vivo na Pajeú, motoristas que circulam pela PE criticaram na Rádio Pajeú a promessa não cumprida até agora pela Secretaria de Transportes. Houve quem chamasse autoridades de “sem vergonha” e “safadas”

Ouvintes da Rádio Pajeú que circulam pelas PEs sertanejas desabafaram contra o Governo do Estado e Secretaria de Transportes pela demora na retomada das obras de restauro da PE 292, que liga Afogados da Ingazeira a ligação com a PE 275, até Albuquerque-Né, em Sertânia.

As críticas foram pesadas. O primeiro a ligar, Neco Ramos, de Afogados da Ingazeira, chegou a afirmar que as autoridades do Estado como o Govenador Paulo Câmara e o Secretário de Transportes Sebastião Oliveira eram “safadas” por não cumprir o compromisso de retomar a obra com a força que ela exige.

“Isso é uma vergonha! O povo pagando tanto imposto e as estradas desse jeito! Devia pegar esse governador e por numa ambulância para circular nessa estrada a 120 quilômetros por hora”, desabafou. Sobre Sebastião Oliveira, disse ter sido um erro que ele novamente tenha sido escolhido como titular da pasta de Transportes. “O povo de Serra Talhada vota nesse homem pra Deputado e ele não assume. É um péssimo Secretário”.

Outros ouvintes reforçaram a cobrança. Dentre os relatos, chamou a atenção a comparação feita por ouvintes entre cidades sertanejas da Paraíba e de Pernambuco. “Se você vier da Paraíba de olhos fechados, vai saber que chegou em Pernambuco por conta dos buracos”, relatou o ouvinte Wellington Silva. “O Governador veio aqui, assinou ordem de serviço e depois ficou como vimos aí”, questionou Pedro Araújo. “Ando por vários estados e posso assegurar que aqui estão as piores estradas”, denuncia Jadson Liberato.

Não faltaram questionamentos a autoridades ligadas ao Governo do Estado e que são da região como José Patriota, Anchieta Patriota, Ângelo Ferreira, Adelmo Moura e o próprio Sebastião Oliveira. Também houve críticas a outras PEs, como a 320, cujo recapeamento em alguns trechos é mal feito, e da PE entre Cruzeiro do Nordeste e serrania, um retão cheio de imperfeições e buracos.

O governador Paulo Câmara autorizou o recapeamento da pista  no dia 4 de janeiro, três dias após a posse. Decorridos quase dois meses,  não há um só sinal de que a estrada vire uma realidade. A última promessa foi de que logo após o carnaval haveria retomada do recapeamento.

Ouça o desabafo forte de ouvintes esta manhã, no quadro Repórter Popular. O quadro diário, é uma tribuna aberta para ouvintes da Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total:

Peregrinos percorrem 190 quilômetros na X Caminhada de Santo Amaro, em Pernambuco

Uma longa caminhada de fé, superação e disciplina. Fiéis, peregrinos, cheios de fé, partem na próxima sexta-feira (8) da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, em direção à Igreja Matriz de Santo Amaro, na Praça dos Eucaliptos, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste do estado. Este […]

Foto: Caminho de Santo Amaro/Divulgação
Foto: Caminho de Santo Amaro/Divulgação

Uma longa caminhada de fé, superação e disciplina. Fiéis, peregrinos, cheios de fé, partem na próxima sexta-feira (8) da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, em direção à Igreja Matriz de Santo Amaro, na Praça dos Eucaliptos, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste do estado. Este ano, 70 pessoas, de vários estados, participam da caminhada.

O Caminho de Santo Amaro é um trajeto de 190 quilômetros em devoção ao Santo, padroeiro das duas cidades. A proposta é fazer com que os religiosos vivam a simplicidade, a humildade e a fraternidade, com paradas noturnas para reflexão. Ao longo dos seis dias, os fiéis vão vivenciar rituais de fé e viver as simbologias propostas pela organização.

Na manhã do quinto dia de caminhada, na cidade de Bom Jardim, os participantes serão convidados a recolher uma pedra do caminho, leve, fácil de manusear, e usá-la como símbolo próprio. Nela, os fiéis vão depositar seus lamentos, sofrimentos, conquistas e alegrias. Já no destino, a simbologia vai tomar forma quando o objeto for entregue à Cruz do Peregrino de Santo Amaro, na Serra da Taquara.

Entre os momentos especiais desse caminho, se destaca o ritual do fogo. A atitude consiste na queima de uma peça de roupa da bagagem para representar a vitória sobre as dificuldades e o despojamento de antigos hábitos, dando início a uma nova vida a partir desta caminhada. O ato representa a ressurreição das cinzas, como a ave fênix e acontece na noite que antecede o último dia de caminhada, já na cidade de Surubim.

A etapa final acontece na quarta-feira (13), quando os caminhantes chegam em Taquaritinga do Norte, no Agreste,  e serão recebidos com uma missa, na matriz do município. Em seguida eles recebem uma benção do pároco da cidade, além da Santamarana, o documento atestando a missão cumprida.

Quem quiser acompanhar pela internet, é só acessar a página no Facebook, pelo endereço www.facebook.com.br/XCaminhadadeSantoAmaro

Serviço

X Caminhada de Santo Amaro
De 8 a 13 de janeiro
Saída: 6h- sexta-feira (8) da Igreja de Santo Amaro, rua de Santo Amaro, Jaboatão Centro. Próximo a estação de Metrô de Jaboatão.

Nota da Redação

Em virtude das férias deste blogueiro, a Redação será coordenada pela competente jornalista Juliana Lima. Radicada em Serra Talhada, mas com base em Afogados da Ingazeira e cobrindo os principais fatos de toda região, estado e país, Juliana vai fazer diuturnamente o que já faz eventualmente como colaboradora desse veículo. Informações à redação, sugestões, comentários […]

Em virtude das férias deste blogueiro, a Redação será coordenada pela competente jornalista Juliana Lima.

Radicada em Serra Talhada, mas com base em Afogados da Ingazeira e cobrindo os principais fatos de toda região, estado e país, Juliana vai fazer diuturnamente o que já faz eventualmente como colaboradora desse veículo.

Informações à redação, sugestões, comentários e afins devem ser encaminhados para o e-mail [email protected] ou no WhatsApp (87) 9.9810-4236.

Arcoverde: UBSF do bairro JK será inaugurada na quinta (9)

A população do bairro JK, em Arcoverde, vai receber a Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF Alaíde Paes de Lira. A solenidade aberta ao público acontece na próxima quinta-feira, dia 09 de agosto, a partir das 16h, na Rua Argentina, nº 900, na referida comunidade. A unidade faz parte das ações de descentralização […]

Foto: Rodolfo Araújo

A população do bairro JK, em Arcoverde, vai receber a Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF Alaíde Paes de Lira. A solenidade aberta ao público acontece na próxima quinta-feira, dia 09 de agosto, a partir das 16h, na Rua Argentina, nº 900, na referida comunidade. A unidade faz parte das ações de descentralização da saúde no município.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Andreia Karla, a nova unidade estará dispondo de consultório odontológico, consultório médico e de enfermagem, salas de vacinação, curativo, nebulização, além de recepção, farmácia e copa. “A UBSF no bairro JK vai funcionar em um imóvel alugado e já devidamente adaptado e equipado, oferecendo todos os serviços que as demais unidades básicas no município possuem, a exemplo de consultas médicas, odontológicas, de pré-natal, entre outras especialidades”, adiantou Andreia.

Para a prefeita Madalena Britto, a comunidade local ganhará mais uma opção em termos de promoção da saúde pública, seguindo moldes de trabalho das UBSFs já entregues pela atual gestão em Arcoverde. “No JK, que já conta com a Policlínica Dr. Paulo Rabelo, estamos concretizando a disponibilidade de serviços essenciais neste segmento, comprometidos com a devida qualidade e também o fácil acesso para aqueles que mais necessitam, através de equipes médicas prontas para atender esta demanda da localidade”, frisou a gestora municipal.

Serviço:

Inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF Alaíde Paes de Lira

Quando: quinta-feira, 09 de agosto

Horário: às 16h

Local: Rua Argentina, n° 900, no bairro JK

Evento aberto ao público

Radialista critica liberação de fogueiras na zona rural de Afogados da Ingazeira

Para Anchieta Santos, faltou igualdade de critérios na decisão. O radialista Anchieta Santos criticou a decisão da Prefeitura de Afogados da Ingazeira e do Ministério Público, pela liberação de fogueiras na zona rural de Afogados da Ingazeira. Ele destaca que “para fechar o comércio a Prefeitura e o MP alegam que a UTI do Hospital […]

Para Anchieta Santos, faltou igualdade de critérios na decisão.

O radialista Anchieta Santos criticou a decisão da Prefeitura de Afogados da Ingazeira e do Ministério Público, pela liberação de fogueiras na zona rural de Afogados da Ingazeira.

Ele destaca que “para fechar o comércio a Prefeitura e o MP alegam que a UTI do Hospital Regional Emília Câmara tem ocupação de 100%. Para proibir as atividades da semana santa, justificam o volume de carros funerários saindo do hospital com corpos de vítimas da Covid-19”. 

Mas que “para autorizar fogueiras juninas na zona rural que atraem a ida de pessoas da cidade ao campo para se aglomerarem a explicação é que se trata de festa religiosa tradicional, como se a semana santa não fosse. A diferença é que na semana santa não tem bebida alcoólica nas comemorações”, critica o radialista. 

Nesta terça-feira (16), em entrevista a Rádio Pajeú, o Prefeito de Afogados da Ingazeira Sandrinho Palmeira declarou que, diante da tradição junina, está tomada a mesma decisão do ano anterior, seguindo orientação do MP, com liberação para as comunidades rurais sem aglomeração. 

Segundo Anchieta: “faltou lembrar que ano passado a vigilância sanitária evitou receber as denúncias no município e transferiu a responsabilidade para o MP que deu a autorização. 

Pela decisão, parece até que a fumaça não agrava os problemas respiratórios, seja na cidade ou no campo. Por outro lado, em defesa da ciência, os prefeitos sertanejos de Carnaíba, Ingazeira, Salgueiro, Calumbi e Cabrobó já proibiram fogueiras e fogos juninos”, pontua Anchieta.