Notícias

Transição em Pernambuco: grupo Técnico da Educação entra em nova fase

Por André Luis

A senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão (PT) avaliou os últimos dias de trabalho do Grupo Técnico (GT) da Educação, do grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Várias entidades da área foram ouvidas e o grupo foi ampliado com a chegada de novos integrantes, incluindo o deputado estadual pernambucano Danilo Cabral (PSB).

A senadora eleita por Pernambuco participou presencialmente das reuniões do GT nos dois últimos dias. 

Além das discussões internas, o GT ouviu representantes da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação; Fórum de Educação do Campo; Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; e Fórum Popular Nacional de Educação.

Outras Notícias

Outro lado: gestão Câmara nega e diz que Priscila “não desceu do palanque”

Em nota, o governo Paulo Câmara rebateu os questionamentos de Priscila Krause. Veja nota oficial enviada ao blog: O Governo de Pernambuco lamenta que a vice-governadora eleita, sessenta dias após o encerramento das eleições, não tenha descido do palanque. Apesar de ter tido acesso total à mais de 26 mil páginas de documentos e colaboração […]

Em nota, o governo Paulo Câmara rebateu os questionamentos de Priscila Krause. Veja nota oficial enviada ao blog:

O Governo de Pernambuco lamenta que a vice-governadora eleita, sessenta dias após o encerramento das eleições, não tenha descido do palanque.

Apesar de ter tido acesso total à mais de 26 mil páginas de documentos e colaboração irrestrita de todos os setores da administração atual, não há sinalização de propostas estruturadoras para o futuro, mas discussões pontuais sem familiaridade técnica sobre a matéria financeira.

Todas as obras em andamento possuem recursos assegurados, tendo em vista que a gestão será encerrada com R$ 3 bilhões em caixa e outros R$ 3,4 bilhões em operações de crédito, com garantia da União, já pré-aprovadas.

Por fim, ressaltamos que as contas do Governo de Pernambuco cumprem todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e dos órgãos de controle.

Covid-19: Sertão do Pajeú conta com 9.665 casos confirmados, 8.915 recuperados e 164 óbitos

Santa Terezinha confirmou mais um óbito pela doença. Foi o segundo, só esta semana. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta sexta-feira (30), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 9.665 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua […]

Santa Terezinha confirmou mais um óbito pela doença. Foi o segundo, só esta semana.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta sexta-feira (30), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 9.665 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.481 confirmações. Logo em seguida, com 1.125 casos confirmados está Afogados da Ingazeira,  São José do Egito está com 841, Tabira conta com 811, Triunfo tem 346, Carnaíba está com 325 e Santa Terezinha tem 293.

Itapetim tem 202, Flores está com 183, Calumbi está com 179 casos, Brejinho e Quixaba tem 162 cada, Iguaracy tem 158, Solidão tem  124, Tuparetama tem 109, Santa Cruz da Baixa Verde está com 96 e Ingazeira está com 68 casos confirmados.

Mortes – Com mais uma morte confirmada nas últimas 24 horas, em Brejinho (a segunda morte esta semana no município), a região tem no total, 164 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 61, Afogados da Ingazeira tem 14, Triunfo tem 12, Tabira e Carnaíba tem 11 óbitos cada, São José do Egito tem 9, Santa Terezinha tem 8, Flores, Iguaracy e  Tuperatema, tem 7 óbitos cada, Itapetim tem 6, Quixaba tem 4, Calumbi e Brejinho tem 2 óbitos cada, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 8.915 recuperados. O que corresponde a 92,24% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 7h40 deste sábado (31), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Programa Ganhe o Mundo: aluna da zona rural de Arcoverde fará intercâmbio no Canadá

A aluna Giovanna Paz Fernandes da Silva, da Escola Municipal Severina de Souza Bradley, localizada no Distrito de Caraíbas, na zona rural de Arcoverde, fará intercâmbio educacional no Canadá – dentro do Programa Ganhe o Mundo (PGM), promovido pela Secretaria Estadual de Educação iniciado há seis anos. Após um curso preparatório de Inglês na Escola […]

A aluna Giovanna Paz Fernandes da Silva, da Escola Municipal Severina de Souza Bradley, localizada no Distrito de Caraíbas, na zona rural de Arcoverde, fará intercâmbio educacional no Canadá – dentro do Programa Ganhe o Mundo (PGM), promovido pela Secretaria Estadual de Educação iniciado há seis anos.

Após um curso preparatório de Inglês na Escola de Referência Senador Vitorino Freire, Giovanna passou pelo processo seletivo do Programa ‘Ganhe o Mundo’, que incluiu provas de Português, Matemática e Inglês. “Sei que esse intercâmbio vai ser muito importante para mim, vou conhecer outra cultura e vou agregar mais conhecimentos”, avalia Giovanna. Ela está ansiosa pela definição da data do embarque e em qual cidade canadense ficará sediada.

Giovanna tem 16 anos e é filha do pedreiro Antônio José da Silva e da dona de casa Maria Albenice Paes. A família se completa com a irmã Gabrielle (13 anos) e José Ruan (10 anos). “Como gestora da área, damos todo apoio a aluna Giovanna; é muito gratificante ver ela se credenciar ao Programa”, ressalta Zulmira Cavalcanti, secretária de Educação e Esportes de Arcoverde.

O ‘Ganhe o Mundo’ busca investir em um segundo idioma para melhorar o currículo e fazer com que o aluno da rede pública – que, geralmente tem poucos recursos – possa destacar quando estiver em processos seletivos.

Das 15 mil vagas do programa, 11.300 são destinadas para o estudo da língua inglesa, 3.600 para língua espanhola e 100 para língua alemã. Além de estudar na rede estadual, o aluno – que quiser cursar alguma das modalidades – precisa garantir a média mínima de 7 em português e em matemática no primeiro semestre de 2019.

Gonzaga terá audiência com Temer sobre interligação Tocantins-São Francisco

O deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB) aproveitou a agenda do presidente da República Michel Temer (PMDB) pelo Sertão de Pernambuco, na última segunda-feira (31), para agendar uma audiência sobre o Projeto de Lei 6569/13, de sua autoria, que trata da interligação do Rio Tocantins ao Rio São Francisco. Segundo o parlamentar, o encontro deve acontecer logo após […]

O deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB) aproveitou a agenda do presidente da República Michel Temer (PMDB) pelo Sertão de Pernambuco, na última segunda-feira (31), para agendar uma audiência sobre o Projeto de Lei 6569/13, de sua autoria, que trata da interligação do Rio Tocantins ao Rio São Francisco.

Segundo o parlamentar, o encontro deve acontecer logo após as comissões serem definidas na Câmara, no início do mês de março. “A Transposição do Rio São Francisco segue avançando e é preciso regularizar a oferta de água no curso do Velho Chico. Com essa obra, poderemos regularizar o nível da barragem de Sobradinho, no Estado da Bahia – hoje com 10,4% de sua capacidade – e, tornar possível atender, também, as crescentes demandas à jusante, principalmente as usinas hidrelétricas”, explicou Patriota.

O projeto propõe, além da interligação hidroviária, a transposição de água do rio Tocantins, com ponto de captação na margem direita, ao sul da cidade de Porto Nacional, no Estado do Tocantins, para o rio São Francisco. “A ideia é exigir a menor intervenção possível de obras de engenharia e, consequentemente, reduzindo os custos do projeto”, adicionou o parlamentar.

Ex-prefeito de Machados declara apoio a João Campos

O ex-prefeito de Machados, Argemiro Pimentel (Republicanos), declarou apoio à pré-candidatura de João Campos para o Governo de Pernambuco. “Argemiro foi duas vezes prefeito e também carrega com ele uma trajetória no Parlamento, tem experiência e sabe a importância de fazer boas escolhas. O seu apoio ao nosso projeto será estratégico”, destacou João. “Sigo minhas […]

O ex-prefeito de Machados, Argemiro Pimentel (Republicanos), declarou apoio à pré-candidatura de João Campos para o Governo de Pernambuco.

“Argemiro foi duas vezes prefeito e também carrega com ele uma trajetória no Parlamento, tem experiência e sabe a importância de fazer boas escolhas. O seu apoio ao nosso projeto será estratégico”, destacou João.

“Sigo minhas convicções e acredito na esperança e na renovação por dias melhores. E, em nossa caminhada, temos o sentimento de que João Campos, comandando a Frente Popular, será o melhor caminho para nosso estado”, ressaltou Argemiro.

O pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa, participou do encontro e chamou atenção para “o caráter desenvolvimentista e social do grupo político que vem se formando em torno do ex-prefeito do Recife e atual presidente nacional do PSB”.