Notícias

TCE-PE responsabiliza Sandra da Farmácia por irregularidades em Calumbi

Por André Luis

Na sessão ordinária desta segunda-feira (11), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) analisou e julgou o processo 191004121, referente à Auditoria Especial de Conformidade realizada na Prefeitura Municipal de Calumbi, relativa ao exercício financeiro de 2018.

O trabalho teve como objetivo apurar denúncias feitas por vereadores municipais sobre irregularidades nas obras e serviços de engenharia contratados pelo município.

O relator do processo, conselheiro substituto Marcos Flávio Tenório de Almeida, apresentou seu parecer durante a sessão, que resultou no julgamento unânime da Segunda Câmara.

O Tribunal considerou o objeto da auditoria regular com ressalvas, responsabilizando os secretários Hugo Santana de Oliveira (Transporte) e Manoel Bernardo Neto (Infraestrutura), além da prefeita Sandra de Cácia Pereira Magalhães Novaes.

Por outro lado, a Corte afastou a sugestão de ressarcimento ao erário público proposta pela equipe de auditoria, bem como rejeitou o pedido de aplicação de multa formulado pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE).

Além disso, o TCE-PE concedeu quitação à empresa Geteme Serviços de Transporte Ltda.–ME — posteriormente sucedida por Amazonas Viagens, Turismo & Rent a Car — contratada para a prestação de serviço de transporte escolar por meio do Pregão Presencial nº 006/2017.

Entre os interessados no processo também estavam as empresas Ewg Serviços Ltda – Epp, Glidden Empreendimentos e Locações, seus respectivos representantes legais, os engenheiros civis Nildo Pereira de Menezes Filho e Roney Marcos Lourenço Moreira, além de representantes das empresas de transporte e turismo.

Outras Notícias

Homicídio em Carnaíba: saiba os detalhes

Por André Luis  Na noite desta sexta-feira (17), um homem foi assassinado no povoado de Serra Branca, zona rural de Carnaíba. Janielson Numeriano de Aquino, 19 anos, foi atingido por um disparo no peito na porta de sua residência por volta das 21h30. O crime ocorreu em sua própria residência. A motivação do homicídio ainda […]

Por André Luis 

Na noite desta sexta-feira (17), um homem foi assassinado no povoado de Serra Branca, zona rural de Carnaíba. Janielson Numeriano de Aquino, 19 anos, foi atingido por um disparo no peito na porta de sua residência por volta das 21h30.

O crime ocorreu em sua própria residência. A motivação do homicídio ainda não foi informada pelas autoridades competentes.

As informações coletadas até o momento revelam que a Polícia Militar foi acionada pela Central de Operações para averiguar uma ocorrência de agressão por arma de fogo. Janielson de Aquino foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Emília Câmara, mas chegou ao local sem vida.

A esposa da vítima relatou às autoridades que estavam na residência quando Janielson ouviu os cachorros latindo. Ao sair para verificar, foi alvejado por um desconhecido no peito, caindo imediatamente. Familiares prestaram os primeiros socorros, mas infelizmente, não foi possível salvar sua vida.

A investigação ganha complexidade com a informação de que Janielson adquiriu recentemente uma motocicleta, a qual repassou a outra pessoa. A moto foi apreendida em Flores, e a esposa revelou que Janielson informou ter comprado o veículo de uma terceira pessoa. Esta pessoa, conforme a testemunha, teria alertado Janielson para não ir à delegacia e não revelar seu nome, alegando conhecer o suposto autor do roubo da moto, descrevendo-o como uma pessoa perigosa.

A esposa da vítima acrescentou ainda que a mesma pessoa teria passado em frente à residência deles, tirando uma foto da frente da casa, gerando suspeitas. Este fato, somado aos eventos recentes, intensifica o mistério em torno do caso.

As autoridades policiais estão trabalhando ativamente para esclarecer os motivos por trás desse trágico homicídio e identificar os responsáveis.

Vereadores serra-talhadenses no Congresso da UVP em Gravatá

Entre os dias 28 e 31 de março, o presidente da Câmara de Municipal de Serra Talhada Manoel Casciano, e todos os vereadores da Casa, participaram do Congresso de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais e Prefeituras, promovido pela UVP – União dos Vereadores de Pernambuco, em Gravatá. Foram quatro dias de evento, com a […]

Entre os dias 28 e 31 de março, o presidente da Câmara de Municipal de Serra Talhada Manoel Casciano, e todos os vereadores da Casa, participaram do Congresso de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais e Prefeituras, promovido pela UVP – União dos Vereadores de Pernambuco, em Gravatá.

Foram quatro dias de evento, com a presença de renomados palestrantes que trouxeram importantes temas do contexto político do estado e do país, como o “Desenvolvimento do Nordeste”, abordado pelo Presidente do Tribunal de Contas da União, ministro José Múcio Monteiro, além da “Atuação do Ministério Público no controle externo dos poderes executivo e legislativo”, ministrado pelo promotor Maviael de Souza Silva, coordenador da área de patrimônio público do MPPE.

Na ocasião, o vereador Josinaldo Barbosa foi reconduzido à presidência da entidade, tendo em vista que não houve registro de nenhuma outra chapa para disputar o comando da entidade.

“Encontros como esses são bastante positivos, pois nos orienta sobre como atuarmos, o que podemos melhorar e a troca de informações com outros vereadores de outras cidades, nos deixa mais confiantes de que nosso trabalho está sendo feito com todo zelo e presteza com nosso povo”, conclui Manoel Casciano.

Caretas de Triunfo animam foliões na segunda-feira de Carnaval

Blog do Alberes Xavier As ruas de Triunfo  ganharam vida com o tradicional Desfile dos Caretas, um dos pontos altos do Carnaval dos Caretas 2025. A manifestação cultural reúne moradores e turistas. Triunfo é um dos polos de carnaval do Estado. Com saída marcada para as 16h, o desfile parte do Alto da Boa Vista, […]

Blog do Alberes Xavier

As ruas de Triunfo  ganharam vida com o tradicional Desfile dos Caretas, um dos pontos altos do Carnaval dos Caretas 2025. A manifestação cultural reúne moradores e turistas. Triunfo é um dos polos de carnaval do Estado.

Com saída marcada para as 16h, o desfile parte do Alto da Boa Vista, onde fica a Casa do Careta, e segue em direção ao Pátio de Eventos Maestro Madureira, ponto de encontro para o aguardado Encontro dos Caretas, às 17h. Acompanhados pela centenária Orquestra Isaías Lima, que embala a festa com o frevo contagiante típico de Pernambuco, os caretas – figuras mascaradas adornadas com chapéus coloridos, relhos e vestimentas vibrantes – prometem encantar os foliões com suas performances únicas.

O Carnaval dos Caretas deste ano, sob o tema “Tradição que encanta, folia que contagia”, é organizado pela Prefeitura de Triunfo, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Desenvolvimento e Eventos, em parceria com o Governo do Estado, via Empetur, Secretaria de Cultura e Fundarpe. “É uma tradição que passa de geração em geração. Os caretas representam nossa história e atraem visitantes que querem viver essa experiência única”, comenta o secretário de Turismo, João Silva.

A expectativa é que cerca de 150 caretas participem do desfile, número que reflete a força da tradição que, apesar de hoje ser sinônimo de Carnaval, tem origem em manifestações folclóricas como o reisado, segundo a historiadora triunfense Diana Rodrigues. Além do desfile, a segunda-feira reserva outras atrações como os Caretinhas numa programação voltada para a criançada, na peça da alimentação. Já no Pátio de Eventos, acontece apresentações musicais que misturam ritmos regionais e contemporâneos, garantindo animação até a noite.

Triunfo, conhecida por seu clima ameno e localização a mais de mil metros acima do nível do mar, espera receber ainda milhares de turistas durante o feriado. O Carnaval dos Caretas não só aquece o turismo local, mas também movimenta a economia, com artesãos vendendo máscaras e relhos, e grupos como a Treca Alto Astral aproveitando a visibilidade para apresentações ao longo do ano. Para os visitantes, é uma oportunidade de mergulhar na cultura pernambucana e se deixar levar pela alegria dos mascarados que, há mais de um século, fazem a festa em Triunfo.

Zeca avisa que está no jogo

O ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti (Podemos) anunciou nas redes sociais que irá participar das eleições do próximo ano no município. A declaração foi uma resposta a questionamentos feitos por seguidores interessados em saber se ele irá disputar a eleição majoritária na Capital do Sertão. Depois de ver Madalena Britto ocupando cada vez mais espaços […]

O ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti (Podemos) anunciou nas redes sociais que irá participar das eleições do próximo ano no município.

A declaração foi uma resposta a questionamentos feitos por seguidores interessados em saber se ele irá disputar a eleição majoritária na Capital do Sertão.

Depois de ver Madalena Britto ocupando cada vez mais espaços na mídia para se cacifar como nome da oposição, Zeca afirmou que o nome dele está colocado no debate. Falou ainda na formação de um grupo forte para enfrentar Wellington Maciel.

Aí reside a esperança de quem torce para vê-lo unido com Madalena. Problema é quem abre pra quem na cabeça da chapa. E separados, os dois fortalecem a possibilidade de reeleição de LW, já que em Arcoverde, a eleição é em um único turno.

Zeca prefeito de Arcoverde por dois mandatos (2005-2013) e Deputado Federal por Pernambuco (2015-2019). Elegeu a sucessora Madalena Britto (PSB), que rompeu com ele no seus dois ciclos de gestão. Madalena apoiou Wellington Maciel, que também rompeu com ela, pouco depois do início de seu governo.  A pesquisa do Instituto Múltipla o mostrou com um pouco mais de força que a própria Madalena.

Três pautas que borraram a maquiagem da gestão Paulo Câmara em 2022 no Pajeú

Por André Luis Vez ou outra, durante os últimos quatro anos, o Governo de Pernambuco foi acusado de ser ótimo, quando a questão é marketing. Opositores sempre usam esse expediente na hora de destacar os pontos negativos da gestão que são de uma certa forma maquiados pelas propagandas institucionais. Três entrevistas realizadas no programa A […]

Por André Luis

Vez ou outra, durante os últimos quatro anos, o Governo de Pernambuco foi acusado de ser ótimo, quando a questão é marketing. Opositores sempre usam esse expediente na hora de destacar os pontos negativos da gestão que são de uma certa forma maquiados pelas propagandas institucionais.

Três entrevistas realizadas no programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú nas últimas três semanas borraram a maquiagem que o Governo de Pernambuco vinha retocando nos últimos quatro anos com relação a algumas pautas.

O primeiro borrão, foi através do membro do grupo Fé e Politica Dom Francisco da Diocese de Afogados da Ingazeira, Adilson Viana, que relatou o descaso do governo com a preservação da Caatinga, que vem sofrendo há tempos com o desmatamento ilegal.

Apesar de em novembro de 2021, o governador Paulo Câmara ter anunciado em Glasgow, na Escócia, um pacote de R$ 75 milhões em investimentos em ações ambientais durante seu discurso na Assembleia Geral da Under 2 Coalition, na COP26, Adilson disse que o governo não tratou com zelo a questão ambiental no Pajeú. 

“Paulo Câmara não deu atenção a fiscalização que é aquela principal pauta que o grupo Fé e Política trabalhou nesses últimos anos”, afirmou Adilson, lembrando que Câmara não fez quase nada para a pauta ambiental.

Outra mácula a gestão partiu de Iguaracy, quando a professora e analista educacional, Carol Roma e o professor Márcio Rogério, retratam as condições precárias em que a escola tem funcionado. 

Apesar de vários ofícios encaminhados à Secretaria Estadual de Educação, a situação se arrasta a pelo menos 10 anos. Por lá, falta de tudo, menos a vontade dos docentes em ensinar e dos estudantes em aprender.

Já o coordenador do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, Alexandre Pires, que integra a equipe de transição do presidente eleito Lula, no grupo de trabalho que trata da pauta da Segurança Alimentar, denunciou o descaso do governo com a agricultura familiar.

Alexandre destacou o sucateamento do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, que impede as famílias agricultoras a ampliar sua capacidade de produção de alimentos e colocar esses alimentos no mercado para essa população que está passando fome. 

Também disse que a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica não avançou nada no governo Paulo Câmara. “Embora tenha sido aprovada no governo, mas nós não tivemos absolutamente nada executado, ou pensado”.

Alexandre também citou a Política Estadual de Compra de Alimentos da agricultura Familiar, que segundo ele “não executou um real. Ou seja, não comprou alimentos dos agricultores para doar a população que está em situação de insegurança alimentar. E é importante a gente destacar que metade da população pernambucana está em situação de pobreza”, lembrou Alexandre.