Notícias

Tabira é reconhecida pelo Tesouro Nacional com nota máxima em avaliação contábil e fiscal

Por André Luis

O município de Tabira recebeu a Nota A em consistência contábil e fiscal, reconhecimento concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional dentro da avaliação da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

O resultado integra o IV Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, iniciativa criada para estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de aprimoramento da qualidade das informações contábeis e fiscais prestadas pelos entes públicos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A avaliação compõe um ranking que compara o desempenho dos municípios brasileiros, considerando critérios relacionados à consistência, qualidade e confiabilidade das informações enviadas. O objetivo é fortalecer a transparência pública e contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente.

Com a conquista da Nota A, Tabira alcança o mais alto nível de reconhecimento dentro da avaliação, reforçando o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e a qualidade das informações prestadas.

Tabira está entre os três municípios do Sertão do Pajeú contemplados com o reconhecimento, resultado que reflete o trabalho e a dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Finanças na organização e na qualidade das informações prestadas.

A conquista representa mais um avanço para o município e reafirma o compromisso da gestão com uma administração transparente, responsável e cada vez mais eficiente.

Outras Notícias

Gilson Bento agrega mais um apoio político e fortalece sua base governista

Por André Luis O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, tem conquistado significativas adesões ao seu grupo político, consolidando ainda mais sua base governista. A mais recente adesão de peso foi a do vereador Inácio Teixeira, que, com cinco mandatos no Legislativo municipal e passagem pela presidência da Câmara Municipal, agora integra o apoio à gestão […]

Por André Luis

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, tem conquistado significativas adesões ao seu grupo político, consolidando ainda mais sua base governista. A mais recente adesão de peso foi a do vereador Inácio Teixeira, que, com cinco mandatos no Legislativo municipal e passagem pela presidência da Câmara Municipal, agora integra o apoio à gestão de Gilson Bento. Além do vereador, sua família também se une ao projeto governamental, somando forças à administração municipal.

A composição da base governista de Gilson Bento agora inclui seis vereadores: Rossinei Cordeiro, Felipe Rocha, Tony Railã, Francisco de Vera, Galeguinho Carvalho e o recém-chegado Inácio Teixeira. Vale destacar que os dois últimos vereadores mencionados eram anteriormente membros da oposição, reforçando o alcance das adesões ao projeto do prefeito.

O prefeito Gilson Bento não tem poupado esforços para ampliar seu círculo de aliados. Além de Inácio Teixeira, figuras de destaque na política local têm se unido ao seu governo, como a ex-prefeita Tânia Maria, uma importante aliada do gestor. Recentemente, Zan Izidro, que concorreu ao cargo de vice-prefeita pelo PSB, também se juntou ao grupo dos Republicanos, onde estão alguns suplentes de vereadores que foram eleitos pelo PSB, incluindo Gilva Costa, Gana, Mazé da Foveira e Zefinha do Sindicato. Não se pode deixar de mencionar a significativa quantidade de ex-vereadores que também demonstram apoio ao prefeito Gilson Bento.

A estratégia de Gilson Bento em fortalecer sua base política tem reforçado sua posição para as próximas eleições. A recente promessa de realizar a pavimentação asfáltica ligando Brejinho ao Povoado de Vila de Fátima é uma obra de grande envergadura que tem atraído ainda mais apoio. A comunidade tem reconhecido o compromisso da atual administração com melhorias na infraestrutura local.

Diante desse cenário, nos bastidores da política de Brejinho, comenta-se que a reeleição de Gilson Bento está bem encaminhada. Sua habilidade em unir importantes nomes da política local e promover projetos de impacto tem consolidado sua presença na história política do município.

Alessandro Palmeira foi a Brasília em busca de recursos para Afogados

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB), esteve em Brasília esta semana em busca de recursos e emendas para o município.  Ele participou de reuniões com o deputado federal Pedro Campos (PSB), majoritário em Afogados, e com o senador Humberto Costa. Na pauta, a destinação de emendas parlamentares para a construção da ponte […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB), esteve em Brasília esta semana em busca de recursos e emendas para o município. 

Ele participou de reuniões com o deputado federal Pedro Campos (PSB), majoritário em Afogados, e com o senador Humberto Costa. Na pauta, a destinação de emendas parlamentares para a construção da ponte sobre o Rio Pajeú, ligando os bairros São Francisco e São Cristóvão, além de recursos para novas pavimentações nos bairros de Afogados. 

Palmeira também esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, dialogando sobre as obras de construção da nova Escola Dom Mota, e para a reforma e ampliação da Escola Geraldo Cipriano, no bairro São Francisco.

“Tive uma agenda bastante produtiva e estou esperançoso que, com a nova orientação dada ao Governo Federal, pelo presidente Lula, e com o apoio de Pedro Campos e Humberto Costa, vamos conseguir mais recursos para investimentos e obras em Afogados, beneficiando a nossa população,” avaliou Sandrinho. 

O Prefeito desembarcou nesta quarta-feira (15) no Recife, de onde pegou a estrada de volta a Afogados, onde no final da tarde participou de uma inauguração conjunta com o Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota.

Identificada quarta vítima de acidente com PMs sertanejos

Uma das perguntas sem resposta até então era sobre qual era a quarta vítima do grave acidente na BA 210, que vitimou três PMs sertanejos. Sabia-se inicialmente tratar-se de uma mulher, até então sem identidade confirmada. Policiais confirmaram, entretanto, tratar-se oficialmente de pessoa do sexo masculino. Bráulio Manuel Rodrigues Ferreira, 42 anos, era natural de […]

Uma das perguntas sem resposta até então era sobre qual era a quarta vítima do grave acidente na BA 210, que vitimou três PMs sertanejos.

Sabia-se inicialmente tratar-se de uma mulher, até então sem identidade confirmada. Policiais confirmaram, entretanto, tratar-se oficialmente de pessoa do sexo masculino.

Bráulio Manuel Rodrigues Ferreira, 42 anos, era natural de Caruaru. Pelo que se apurou, tinha características femininas, mas tratava-se de pessoa do sexo masculino, oficialmente. Mais detalhes da vítima que guiava o veículo não foram reveladas.

Ele guiava o carro que se chocou com um caprino na rodovia. com o choque o veículo perdeu o controle e chocou-se frontalmente com um caminhão de bebidas que vinha em sentido contrário.

Ontem, foram sepultados os três policiais envolvidos no acidente. O soldado Lustosa, de 38 anos, foi sepultado em sua cidade natal, Parnamirim. O soldado Gerson de Lima, o Geo, foi sepultado no Cemitério parque da Saudade. O cabo Souza, natural de Salgueiro, foi sepultado no cemitério Luiza Gonzaga de Sá Sampaio, no Bairro Espírito Santo. Os três foram sepuultados com honras militares, como noticiou o Instagram do Blog:

Arraiá Cultural marca abertura do São Pedro de Itapetim 2022

A noite desta sexta-feira (24) foi marcada pelo início da tradicional Festa de São Pedro de Itapetim com o Arraiá Cultural e apresentação dos valores da terra. Um grande público prestigiou o Arraiá Cultural na praça Poeta Rogaciano Leite. O primeiro dia de festa contou com apresentações de quadrilhas da Rede Municipal e do grupo […]

A noite desta sexta-feira (24) foi marcada pelo início da tradicional Festa de São Pedro de Itapetim com o Arraiá Cultural e apresentação dos valores da terra.

Um grande público prestigiou o Arraiá Cultural na praça Poeta Rogaciano Leite. O primeiro dia de festa contou com apresentações de quadrilhas da Rede Municipal e do grupo Os Pajeuzitas, além de shows com Forró Superação, Netinho do Forró, Gatos Boys e Vicente de Paula.

O Arraiá Cultural acontece ainda hoje (25) e amanhã (26) com apresentações culturais e shows de artistas locais. A partir da terça-feira (27) acontecerão os shows de bandas nacionais no palco principal.

O Secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Itapetim, Ailson Alves, esteve presente e parabenizou todos que se apresentaram e o público que foi assistir o início das comemorações do padroeiro.

A festa está sendo realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

Idoso atropelado em São José do Egito

Por Juliana Lima Um idoso de 66 anos foi vítima de atropelamento em São José do Egito. O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (21), na Rua Sisenando de Melo Borja, por volta das 17h. Segundo o Corpo de Bombeiros, quando o efetivo chegou ao local o idoso estava sendo amparado por populares, que informaram […]

Por Juliana Lima

Um idoso de 66 anos foi vítima de atropelamento em São José do Egito.

O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (21), na Rua Sisenando de Melo Borja, por volta das 17h.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quando o efetivo chegou ao local o idoso estava sendo amparado por populares, que informaram que a vítima havia sido atingida por uma motocicleta.

A vítima apresentava fratura exposta acima do tornozelo da perna direita. Após os primeiros atendimentos, o idoso foi conduzido ao hospital local.