Notícias

Superlua e eclipse lunar total dão espetáculo no céu do Sertão do Pajeú

Por Nill Júnior

27c3e36da74c62ad88a4efd72e7c386f

Não foi preciso concentração de pessoas como aconteceu em muitas capitais para vê o espetáculo do eclipse da lua na noite deste domingo.

Na calçada de casa, no muro, na rua, todos no Sertão do Pajeú viram o espetáculo da Superlua e eclipse lunar, com ajuda de um céu sem nuvens e com posição privilegiada do satélite.

20150928041520

Para o professor de Física do Campus de Planaltina da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Brito ressalta a importância do evento.

Ele explica que ocorreu pela última vez em 1982 e só se repetirá em 2033.

Outras Notícias

Inaugurado o Comitê de Lino Morais e Juarez na Ingazeira

Aconteceu na noite deste domingo (04), a inauguração do Comitê da Coligação Governista Frente Popular da Ingazeira, formada pelos partidos: PSB, PSD, PROS e PMDB. Os candidatos Lino Morais e Juarez Ferreira, juntamente com o prefeito Luciano Torres e os candidatos a vereador, cortaram a fita inaugural. Segundo nota ao blog, foram muitos militantes presentes […]

lino11

lino6
Fotos: Júnior Finfa

Aconteceu na noite deste domingo (04), a inauguração do Comitê da Coligação Governista Frente Popular da Ingazeira, formada pelos partidos: PSB, PSD, PROS e PMDB.

Os candidatos Lino Morais e Juarez Ferreira, juntamente com o prefeito Luciano Torres e os candidatos a vereador, cortaram a fita inaugural. Segundo nota ao blog, foram muitos militantes presentes ao evento do grupo.

A frente do comitê foi palco na sequência de discursos dos candidatos governistas, com apresentação do locutor Fabrício Ferreira, empurrados pelos os jingles da campanha.

Em parceria com governo Raquel, Fredson anuncia chegada da Carreta da Mulher em SJE

A Carreta da Mulher Pernambucana vai aportar em São José do Egito, resultado da articulação do prefeito Fredson Brito junto à governadora Raquel Lyra. A iniciativa amplia o acesso a exames essenciais e fortalece a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. A unidade móvel vai ofertar serviços como mamografia, ultrassom de mama, colposcopia, além […]

A Carreta da Mulher Pernambucana vai aportar em São José do Egito, resultado da articulação do prefeito Fredson Brito junto à governadora Raquel Lyra. A iniciativa amplia o acesso a exames essenciais e fortalece a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.

A unidade móvel vai ofertar serviços como mamografia, ultrassom de mama, colposcopia, além de biópsia de nódulo de mama guiada por ultrassom e biópsia de lesão do colo do útero. Também serão disponibilizadas consultas com mastologista e ginecologista, garantindo atendimento especializado às mulheres do município.

De acordo com as orientações, mulheres a partir dos 40 anos poderão realizar mamografia sem necessidade de requisição médica. Já os demais exames seguem critérios específicos, com encaminhamento profissional quando necessário.

O prefeito Fredson destacou a importância da parceria:l.

“Essa é mais uma grande conquista para São José do Egito. Agradeço à governadora Raquel Lyra por atender nosso pedido e trazer um serviço tão importante para cuidar da saúde das nossas mulheres”, disse.

Carnaíba não registra internação por Covid-19 a 24 dias

O Hospital Municipal Dr. José Dantas Filho, em Carnaíba, não registra há 24 dias internações de pacientes com a Covid-19. A última internação ocorreu no dia 18 de junho. Na unidade de saúde, a Prefeitura instalou uma ala exclusiva para receber pessoas infectadas pelo novo coronavírus – em casos graves e moderados – que precisam […]

O Hospital Municipal Dr. José Dantas Filho, em Carnaíba, não registra há 24 dias internações de pacientes com a Covid-19. A última internação ocorreu no dia 18 de junho.

Na unidade de saúde, a Prefeitura instalou uma ala exclusiva para receber pessoas infectadas pelo novo coronavírus – em casos graves e moderados – que precisam de assistência hospitalar para tratar a doença.

Em nota, o prefeito do município, Anchieta Patriota (PSB), comemorou a notícia, informada na última segunda-feira pela direção do hospital.

“Estamos felizes com isso. Desde já, queremos agradecer o empenho de todos que têm feito sua parte contra essa terrível doença. A Prefeitura de Carnaíba continuará realizando ações e investimentos contra a Covid-19. A última internação por Covid no Hospital Zé Dantas, ocorreu no dia 18 de junho, são 24 dias sem internação de paciente por Covid”, disse o prefeito.

Trabalhadores da Compesa aprovam greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira

Após assembleias realizadas no Recife, em Caruaru e Petrolina, os trabalhadores da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado. A partir da próxima segunda-feira (13), as unidades operacionais serão paralisadas e os cargos gerenciais serão entregues. Além disso, haverá mobilização em frente à Sede Administrativa da Compesa, no bairro […]

Após assembleias realizadas no Recife, em Caruaru e Petrolina, os trabalhadores da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado.

A partir da próxima segunda-feira (13), as unidades operacionais serão paralisadas e os cargos gerenciais serão entregues. Além disso, haverá mobilização em frente à Sede Administrativa da Compesa, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e nas gerências regionais do interior. As informações são do JC.

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE), em boletim divulgado na quinta-feira (9), a decisão reforça o compromisso “com a luta coletiva por respeito, valorização e por um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) justo”.

A categoria rejeitou as duas propostas apresentadas pela Compesa e destacou o “descontentamento com a falta de avanços concretos nas negociações”.

Dentre as reivindicações dos profissionais, estão:

Reposição integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

Ganho real nos salários

Garantia de estabilidade no emprego por 35 anos, tempo da concessão parcial dos serviços

De acordo com o diretor financeiro e ex-presidente do Sindurb-PE, José Barbosa Filho, um dos principais receios da categoria é com a concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Compesa para a iniciativa privada, com leilão previsto para o fim deste ano.

Além disso, ele destaca que a empresa propôs um acordo de dois anos oferecendo 100% da inflação. A classe reivindica ganho real de 3%.

“O Sindurb/PE reafirma que a greve é um instrumento legítimo de luta e resistência frente à intransigência da empresa”, reforça o boletim do sindicato.

Em nota, a Compesa informou que todos os serviços estão “sendo prestados normalmente, sem qualquer interrupção”.

“Sobre as tratativas em curso, a companhia informa que já foi convocada uma reunião de conciliação com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para a próxima segunda-feira (13), com o objetivo de avançar no diálogo e buscar a conciliação e o fechamento do acordo coletivo”, comunicou.

Tentativa de conciliação

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região convocou o Sindurb-PE para uma tentativa de conciliação do dissídio coletivo de greve. A reunião está prevista para a tarde de segunda-feira.

Câmara de Afogados votará Lei que autoriza criação de escolas em tempo integral

O Presidente do Poder Legislativo de Afogados da Ingazeira, Vereador Igor Mariano (PSD), assinou no dia de ontem (19) convocação de sessão extraordinária do Poder Legislativo para a próxima segunda feira (23). Na pauta, Projeto de Lei do Poder Executivo que Institui o Programa de Educação em Tempo Integral, no âmbito do Município, estabelece suas […]

O Presidente do Poder Legislativo de Afogados da Ingazeira, Vereador Igor Mariano (PSD), assinou no dia de ontem (19) convocação de sessão extraordinária do Poder Legislativo para a próxima segunda feira (23). Na pauta, Projeto de Lei do Poder Executivo que Institui o Programa de Educação em Tempo Integral, no âmbito do Município, estabelece suas diretrizes e dá outras providências.

O Projeto de Lei solicita votação em caráter de urgência urgentíssima devido à proximidade de início do ano letivo no município. Com a votação, será possível que o município efetive ou não a transformação da Escola Padre Carlos Cottart para que passe a funcionar em regime integral.

O Presidente destacou a importância do Projeto de Lei: “O Prefeito já apresentou para toda bancada a importância de aprovação deste Projeto, acredito que deveremos ter uma votação tranquila, todos os parlamentares consideram louvável o fato de Afogados da Ingazeira ter uma escola funcionando em regime integral, com ensino de eficiência e qualidade”.

A sessão deve ocorrer às 10h da manhã no Plenário da Casa Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.