Suíça investiga contas de pessoas ligadas à Petrobras
Por Nill Júnior
Do Jornal A Tarde
A Justiça suíça confirma que investiga contas relativas a pessoas ligadas à Petrobrás. O anúncio é de Michel Lauber, procurador-geral da Suíça. “A investigação está em andamento”, declarou Lauber na manhã desta segunda-feira, 8, em Genebra. Ele garante que, neste momento, a colaboração com a Justiça brasileira “caminha bem”.
Em maio, a Justiça suíça entregou ao Brasil informações apontando que um colaborador do doleiro Alberto Youssef mantinha uma conta de US$ 5 milhões. O dinheiro foi bloqueado.
Alguns repasses foram realizados por uma subcontratada das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Outros depósitos partiram de empreiteiras, uma delas sediada em Salvador (BA). Também foi decretado o embargo de outros US$ 23 milhões em 12 contas do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, engenheiro Paulo Roberto Costa. A Suíça abriu processo penal contra o ex-diretor da Petrobras por lavagem de dinheiro.
Eleição : Já Didier Burkhalter, presidente da Suíça, garantiu nesta segunda-feira que as investigações sobre o caso vão continuar, independentemente das considerações políticas e eleitorais no Brasil que o caso possa ter. “Na Suíça há uma lei e se cumpre”, disse durante uma coletiva de imprensa em Genebra.
“Há uma colaboração judicial que está ocorrendo e na Suíça existe uma separação de poderes”, indicou. “A lei é aplicada sem levar em conta o contexto e não vamos mudar nossa política”, completou.
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) prestigiou, na noite desta quinta-feira (22), uma das maiores e melhores manifestações juninas do Nordeste, o São João de Caruaru. Ao lado da prefeita Raquel Lyra (PSDB), do vice Rodrigo Pinheiro (PSDB), de lideranças políticas estaduais e secretários municipais, o líder petebista circulou pelos principais polos do festejo. Armando elogiou […]
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) prestigiou, na noite desta quinta-feira (22), uma das maiores e melhores manifestações juninas do Nordeste, o São João de Caruaru.
Ao lado da prefeita Raquel Lyra (PSDB), do vice Rodrigo Pinheiro (PSDB), de lideranças políticas estaduais e secretários municipais, o líder petebista circulou pelos principais polos do festejo.
Armando elogiou o planejamento da Prefeitura na organização do São João, que é considerado o maior do mundo. Ontem, o Pátio do Forró, principal ponto onde ocorrem os grandes shows, registrou um dos maiores públicos dessa edição, segundo o governo municipal.
Um dos polos visitados por Raquel e Armando foi o da Estação Ferroviária. O local abriga uma cidade cenográfica que representa as melhores tradições da cultura junina e traz espaços peculiares do São João de Caruaru, como a Casa do Forró e do Cordel, o Polo do Repente, entre outros atrativos.
“É uma grande alegria voltar a Caruaru nessa grande festa, que é uma das mais ricas expressões da cultura nordestina e de Pernambuco. Faço um reconhecimento ao cuidado, ao carinho e à competência do planejamento que a administração da prefeita Raquel Lyra faz a essa importante festa”, afirmou o senador.
CONGRESSO UVP – Ainda em Caruaru, o senador Armando Monteiro participou do Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O petebista ministrou palestra ressaltando a importância de o Brasil promover urgentemente uma Reforma Tributária. Aos participantes, o parlamentar enfatizou que o atual sistema é complexo, injusto, disfuncional e prejudica as camadas sociais mais frágeis.
Por André Luis A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fará um pronunciamento no Palácio do Campo das Princesas hoje, dia 15 de setembro, às 15 horas, para abordar os recentes episódios de violência que abalaram a região. A onda de violência culminou com a morte de três pessoas no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, e […]
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fará um pronunciamento no Palácio do Campo das Princesas hoje, dia 15 de setembro, às 15 horas, para abordar os recentes episódios de violência que abalaram a região. A onda de violência culminou com a morte de três pessoas no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, e o assassinato de dois policiais militares em um tiroteio na mesma região.
Os eventos recentes têm causado preocupação e comoção na comunidade, gerando uma necessidade urgente de ação e esclarecimentos. A governadora Raquel Lyra, em seu pronunciamento, buscará informar a população sobre as medidas que serão tomadas para lidar com essa situação e trazer mais segurança à região afetada.
No tiroteio que ocorreu na noite de quinta-feira, dois policiais militares perderam a vida, e uma grávida e um adolescente ficaram feridos e estão em tratamento no Hospital da Restauração, no Recife. O bairro de Tabatinga também testemunhou um novo episódio de violência nas primeiras horas desta sexta-feira (15), quando três irmãos foram baleados por indivíduos encapuzados. Infelizmente, apenas um deles sobreviveu. A ação foi transmitida ao vivo em uma live realizada por uma das vítimas.
O suspeito de matar os policiais militares, Alex Silva, também foi morto em um confronto com a Polícia Militar, ocorrendo poucas horas após os trágicos eventos. A situação gerou grande comoção na comunidade e suscitou uma série de perguntas sobre as circunstâncias desses acontecimentos.
A presença do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, após o pronunciamento da governadora, permitirá à imprensa e à comunidade obter mais informações e detalhes sobre as investigações em curso e as medidas planejadas para conter a violência na região.
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a prefeitura do Recife, no 2º turno das Eleições 2020: João Campos (PSB) tem 50% e Marília Arraes (PT), também 50%. Em relação aos levantamentos anteriores do Ibope, divulgados em 18 de novembro e em 25 de novembro: João […]
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a prefeitura do Recife, no 2º turno das Eleições 2020:
João Campos (PSB) tem 50% e Marília Arraes (PT), também 50%.
Em relação aos levantamentos anteriores do Ibope, divulgados em 18 de novembro e em 25 de novembro:
João Campos (PSB): tinha 47%, subiu para 51% e, agora, tem 50%
Marília Arraes (PT): tinha 53%, desceu para 49% e, agora, tem 50%
O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.
Votos totais: Nos votos totais, que incluem os eleitores indecisos e os que pretendem votar em branco ou nulo, outro empate.
João Campos (PSB) tem 42% e Marília Arraes (PT), 42%. Branco/nulo/nenhum: 14%. E não sabem 2%.
Em relação aos levantamentos anteriores do Ibope, divulgados em 18 de novembro e em 25 de novembro:
João Campos (PSB): tinha 39%, subiu para 43% e, agora, tem 42%
Marília Arraes (PT): tinha 45%, desceu para 41% e, agora, tem 42%
Branco/nulo/nenhum: tinha 15%, se manteve em 15% e desceu 14%
Não sabe: tinha 1%, subiu para 2% e se manteve em 2%
Sobre a pesquisa: margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Entrevistados: 1.204 eleitores do Recife. Quando a pesquisa foi feita: entre 27 e 28 de novembro. Registro no TRE: PE-02002/2020. Contratantes da pesquisa: TV Globo e “Jornal do Commercio”.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
O candidato a deputado estadual Paulo Jucá participou na manhã deste sábado (10), no Recife, do primeiro encontro dos amigos e amigas do Sertão do Pajeú na capital. Denominado de “O sertão do Pajeú se encontra aqui”, o encontro tem o intuito de reunir todos os pajeuzeiros que residem na região metropolitana. Paulo Jucá se encontra fazendo campanha […]
O candidato a deputado estadual Paulo Jucá participou na manhã deste sábado (10), no Recife, do primeiro encontro dos amigos e amigas do Sertão do Pajeú na capital.
Denominado de “O sertão do Pajeú se encontra aqui”, o encontro tem o intuito de reunir todos os pajeuzeiros que residem na região metropolitana.
Paulo Jucá se encontra fazendo campanha eleitoral na capital e “não perdeu a oportunidade de reencontrar os seus conterrâneos erradicados no litoral do estado”, informou sua assessoria em nota ao blog.
“Foi uma manhã de muita interação, saudosismo e planos para essa região tão peculiar do nosso Pernambuco. Todos que ali estiveram presentes, puderam conhecer um pouco dos projetos que pretendemos implantar no Sertão do estado, e saíram com a certeza que o Pajeú tão amado por todos passará a receber os seus devidos cuidados”, disse Jucá.
São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco são os estados-chave no segundo turno da eleição presidencial, apontam especialistas ouvidos pelo O Globo. Para diminuir a diferença no Nordeste, região onde a presidente Dilma Rousseff (PT) teve 12 milhões de votos a mais, o consenso é que Aécio Neves (PSDB) deverá apostar nos eleitores pernambucanos. O desempenho […]
São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco são os estados-chave no segundo turno da eleição presidencial, apontam especialistas ouvidos pelo O Globo. Para diminuir a diferença no Nordeste, região onde a presidente Dilma Rousseff (PT) teve 12 milhões de votos a mais, o consenso é que Aécio Neves (PSDB) deverá apostar nos eleitores pernambucanos. O desempenho do tucano no estado foi pífio — 5,9% —, mas Marina teve 2,3 milhões de votos, capital político pelo qual Aécio poderá brigar. Já o desafio da petista é melhorar a votação em votação em São Paulo, onde ficou 4,2 milhões de votos atrás do adversário. Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral e onde a votação foi paralelo, com vitória da candidato à reeleição, é avaliada como outra trincheira importante no cenário eleitoral.
Além da ampla superioridade no Nordeste, Dilma venceu também na Região Norte. Já Aécio faturou o Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Na soma dos votos, as vantagens da petista no Norte e do tucano no Sul foram semelhantes, na casa de 1,7 milhão. Como os estados do Centro-Oeste não estão na lista dos maiores colégios eleitorais, o Nordeste e o Sudeste aparecem com potencial para desequilibrar a balança a favor de um ou de outro candidato. A vantagem total de votos — 8,3 milhões — é semelhante à diferença entre a superioridade da petista no Nordeste e a margem de Aécio no Sudeste.
Dilma conseguiu ampliar a vantagem sobre o PSDB no Nordeste em comparação com 2010. Há quatro anos, a vantagem sobre o então candidato José Serra foi de 10,4 milhões. Aécio teve menos votos que Serra nos três maiores colégios eleitorais da região — Bahia, Pernambuco e Ceará —, enquanto o desempenho de Dilma só não melhorou em Pernambuco, onde Marina liderou a disputa. Na análise do cientista político Carlos Pereira, professor da FGV/Ebape, o tucano desperdiçaria tempo e energia se resolvesse concentrar esforços em estados da região onde a vantagem de Dilma parece consolidada, como o Piauí. Em Pernambuco, no entanto, ele acredita que existe um potencial de crescimento.
“É mais racional selecionar colégios eleitorais estratégicos e abandonar locais com poucos eleitores e diferenças de votos gritantes para Dilma. Se a aliança com a Marina se confirmar, é um passo importante para ele (Aécio), lembrando também que o Paulo Câmara (PSB) foi eleito no primeiro turno”, comenta.
O cientista político Eurico Figueiredo, professor da UFF, condiciona um possível bom desempenho de Aécio em Pernambuco à formalização da aliança com o PSB.
“Pode ser uma boa porta de entrada (no Nordeste), mas depende de como o PSB vai entrar na campanha dele e como os eleitores da Marina vão se comportar. A posição da família do (Eduardo) Campos também é um elemento importante”, avalia.
Você precisa fazer login para comentar.