Notícias

STF lança campanha Democracia Inabalada em resposta aos ataques de 8 de janeiro

Por André Luis

Entre 17 de janeiro e 1º de fevereiro, vídeos e posts serão exibidos para destacar que a democracia e a Suprema Corte saem fortalecidas dos episódios criminosos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) lança nesta terça-feira (17) a campanha Democracia Inabalada (#DemocraciaInabalada), em resposta aos atos de vandalismo praticados em 8 de janeiro no edifício-sede da Corte (assista aqui a campanha)

Até o dia 1º de fevereiro, serão exibidos vídeos na TV Justiça, em outras emissoras e sites, e realizadas postagens nas redes sociais do Tribunal, com o objetivo de chamar a atenção para o lamentável episódio, para que ele nunca seja esquecido e nem se repita, e destacar que a democracia e a Suprema Corte saem fortalecidas desses acontecimentos.

Os vídeos e demais materiais de divulgação, como cards para redes sociais, estarão disponíveis para compartilhamento por entidades, outros tribunais, órgãos públicos e quaisquer interessados em aderir à campanha (clique aqui).

O conteúdo foi produzido pela TV Justiça com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). Já para a difusão do conteúdo, o STF terá o apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

“O Supremo Tribunal Federal reconstituirá seu edifício-sede, patrimônio histórico dos brasileiros e da humanidade, e símbolo do Poder Judiciário, um dos três pilares da democracia constitucional brasileira. Os trabalhos envolvem remover estilhaços, reerguer mesas e cadeiras, reedificar o espaços e restaurar móveis e antiguidades. Contudo, a resposta aos atos criminosos passa também por difundir a mensagem de que esta Suprema Corte, assim como a defesa que a instituição faz da democracia e do estado de direito, seguem inabaláveis”, afirmou a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber.

Devastação x fortalecimento

Na tarde do último dia 8 de janeiro, o Plenário foi completamente destruído, vidraças foram quebradas, estátuas derrubadas, poltronas arrancadas, móveis despedaçados e obras de arte vandalizadas. Janelas foram pichadas e salas de áreas administrativas, que funcionavam nos demais andares do edifício-sede, tiveram suas instalações destruídas.

Apesar do ataque, o STF segue firme na defesa da democracia e da Constituição Federal. Por ordem da presidente do STF, ministra Rosa Weber, foi instituído um gabinete extraordinário para executar a reconstituição do Plenário, e as obras já tiveram início. O Plenário estará pronto para a sessão de abertura do Ano Judiciário de 2023, em 1° de fevereiro.

A campanha #DemocraciaInabalada integra as ações do Tribunal que buscam ressaltar a solidez das instituições brasileiras e o fortalecimento do STF diante dos atos criminosos de que foi vítima.

Outras Notícias

Itapetim: Câmara de Vereadores aprova PL do Executivo para crédito de R$ 4 milhões

Por André Luis Na última sessão da Câmara de Vereadores de Itapetim, realizada com grande participação popular, foram discutidos e aprovados diversos projetos e iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do município. O presidente da Câmara, Júnior de Diógenes, iniciou a sessão com elogios à Prefeitura e à Diretoria de […]

Por André Luis

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Itapetim, realizada com grande participação popular, foram discutidos e aprovados diversos projetos e iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do município. O presidente da Câmara, Júnior de Diógenes, iniciou a sessão com elogios à Prefeitura e à Diretoria de Empreendedorismo pela iniciativa do programa Qualifica Itapetim, que busca proporcionar capacitação e empregos para a população.

Além disso, o Presidente Júnior de Diógenes destacou o excelente trabalho realizado pela Secretaria de Educação e sua equipe no desfile do Dia 7 de Setembro, enaltecendo a dedicação e a excelência demonstradas durante o evento cívico na cidade.

Uma notícia especialmente relevante foi a apresentação e aprovação do Projeto de Lei do Executivo n° 015/2023. Este projeto solicita a abertura de um crédito adicional no valor de R$ 4 milhões, com o objetivo de calçar e asfaltar 25 ruas do município. Essa iniciativa representa um importante avanço na infraestrutura de Itapetim e foi possível graças às emendas dos Deputados Gonzaga Patriota, que arrecadou R$ 2,5 milhões, e Felipe Carreras, que arrecadou R$ 1,5 milhões.

A vereadora Edilene Lopes também apresentou uma indicação (n°135/2023) solicitando o conserto do esgoto em uma rua projetada no distrito de São Vicente, demonstrando preocupação com as necessidades da comunidade local.

A sessão também foi marcada por momentos de homenagens póstumas, onde vereadores prestaram reverência aos falecidos do município, com o intuito de confortar suas famílias. O vereador Silvânio homenageou Evilazio Messias Nunes, Alice Conceição da Silva e Priminho, enquanto o vereador Romão prestou homenagens a Erasmo Felismino de Almeida e Raimundo Batista Alves. Os vereadores Júnior e Bernardo homenagearam Maria Rangel de Almeida e Pedro de Duzinha.

A sessão foi concluída com a palavra concedida aos vereadores por 10 minutos, permitindo que eles apresentassem seus trabalhos e projetos à comunidade. Essas reuniões na Câmara Municipal de Itapetim continuam sendo espaços fundamentais para debater as demandas da população e buscar soluções para o progresso da cidade.

A próxima sessão está agendada para o dia 20 de setembro de 2023, e todos os cidadãos são convidados a participar e contribuir com ideias e sugestões para o desenvolvimento do município.

Policia Militar apreende quatro espingardas, três armas brancas e munição na zona rural de Flores

Três suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada e autuados em flagrante delito por porte ilegal de armas.  Por Juliana Lima  Policiais Militares do 14° BPM apreenderam quatro espingardas e três armas brancas na zona rural do município de Flores, no Sertão do Pajeú. A ocorrência aconteceu por volta das 12h […]

Três suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada e autuados em flagrante delito por porte ilegal de armas. 

Por Juliana Lima 

Policiais Militares do 14° BPM apreenderam quatro espingardas e três armas brancas na zona rural do município de Flores, no Sertão do Pajeú.

A ocorrência aconteceu por volta das 12h do último domingo (10), quando o efetivo recebeu informações anônimas sobre uma roça de maconha na localidade. De imediato o efetivo foi ao local, onde foram encontradas três motocicletas estacionadas dentro da mata em um pé de serra.

Ao seguir o rastro dos indivíduos até o alto da serra, os policiais encontraram três suspeitos almoçando em uma latada (rancho) e uma espingarda de dois canos pendurada.

Na abordagem pessoal foram encontradas duas facas peixeiras na cintura dos envolvidos e um punhal dentro de um bornal. Os envolvidos informaram que estavam se preparando para caçar e entregaram mais três espingardas ao efetivo.

Foram apreendidas também 04 munições Cal.32 CBC, 02 recipientes com pólvora, 02 recipientes com chumbo e 01 caixa de espoletas.

Diante do ocorrido, os imputados juntamente com o material apreendido foram encaminhados para a DPC local e posteriormente para a Delegacia de Serra Talhada para serem tomadas as medidas cabíveis.

Quixaba, Jupi, Triunfo e Itapetim se destacam em índice de desenvolvimento

A Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) lançou o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) que dá nota às cidades calculando uma média pelo desempenho em três área que medem a evolução de uma sociedade: a renda, a saúde e a educação. O IDM atribui médias de zero a 1 para cada […]

A Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) lançou o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) que dá nota às cidades calculando uma média pelo desempenho em três área que medem a evolução de uma sociedade: a renda, a saúde e a educação.

O IDM atribui médias de zero a 1 para cada uma das áreas, além dos tradicionais conceitos de baixo, médio e alto. Os quatro municípios pernambucanos que obtiveram as maiores notas em educação foram: Quixaba (0,97), Jupi (0,91), Triunfo (0,82) e Itapetim (0,81), além do Distrito de Fernando de Noronha (0,86).

“A administração municipal em cidades menores consegue acompanhar melhor itens avaliados na educação, como, por exemplo, a evasão escolar”, afirma Júlio. Um dos problemas do ensino brasileiro é a evasão, quando os estudantes abandonam a escola sem concluir, por exemplo, o fundamental.

Ainda na área de educação, também é levado em consideração: o percentual de crianças na pré-escola (entre quatro e cinco anos) e na faixa etária de seis aos 14 anos, além das notas do Enem na 5ª e 9ª série do Ensino Fundamental.

Outro dado que chama a atenção entre as cidades pernambucanas é Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, que apresentou a maior média de riqueza, alcançando 0,83. A média do Recife foi 0,75, sendo a mesma nota obtida pelo Cabo de Santo Agostinho.

Tanto Ipojuca como o Cabo fazem parte do Complexo Industrial de Suape que possui algumas das indústrias de maior valor agregado do Estado, como a Refinaria Abreu e Lima, a Petroquímica Suape, estaleiros, entre outros.

O IDM também faz uma média que considera social, contabilizando as notas de saúde e educação. Nesse cálculo, entre as cidades citadas no quadro acima só obtiveram o conceito de médio: Recife, Caruaru e Petrolina. Júlio argumenta que algumas cidades de médio porte também aparecem com uma nota melhor nesse ranking porque apresentam, proporcionalmente, uma demanda menor pelos serviços de saúde e educação.

O índice mostra o desenvolvimento dos municípios e pode subsidiar os governos na formulação de políticas públicas. O IDM será divulgado a cada dois anos e o seu cálculo é feito por várias instituições sob a coordenação da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade-SP).

O fato e a foto: prefeito cangaceiro aperreado com chocolate do Brasil

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), que montou uma arena no Pátio da Estação para torcer pela seleção, com sua indumentária característica, lamenta o chocolate que o Brasil tomou dos alemães nesta terça-feira. A foto é do Farol de Notícias.

festa-5

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), que montou uma arena no Pátio da Estação para torcer pela seleção, com sua indumentária característica, lamenta o chocolate que o Brasil tomou dos alemães nesta terça-feira. A foto é do Farol de Notícias.

Semana terá maratona de pesquisas eleitorais 

Esta semana será marcada pela divulgação de várias pesquisas eleitorais que poderão impactar os cenários políticos em diversos municípios do Sertão Pernambucano. As atenções estão voltadas para Serra Talhada, Arcoverde, Quixaba, Buíque e Venturosa, onde os eleitores terão a chance de conhecer as tendências mais recentes nas corridas eleitorais locais. Em Serra Talhada, duas pesquisas […]

Esta semana será marcada pela divulgação de várias pesquisas eleitorais que poderão impactar os cenários políticos em diversos municípios do Sertão Pernambucano. As atenções estão voltadas para Serra Talhada, Arcoverde, Quixaba, Buíque e Venturosa, onde os eleitores terão a chance de conhecer as tendências mais recentes nas corridas eleitorais locais.

Em Serra Talhada, duas pesquisas estão programadas para serem divulgadas na sexta-feira, dia 6 de setembro. A primeira, conduzida pelo Instituto Opinião, foi contratada pelo Blog do Magno e está registrada sob o número PE-04077/2024. No mesmo dia, o Instituto IMAPE divulgará sua pesquisa, contratada pelo Farol de Notícias, com o registro PE-00488/2024. As duas pesquisas prometem trazer uma visão clara sobre o cenário eleitoral na cidade, onde a disputa pelo poder municipal tem gerado grande expectativa.

Em Arcoverde, o cenário político será revelado em duas etapas. Na quarta-feira, 4 de setembro, o Instituto Naipes divulga sua pesquisa, registrada sob o número PE-08637/2024, contratada por Adauto Nilo da Silva. Dois dias depois, na sexta-feira, dia 6, o DataTrends trará mais um levantamento, desta vez divulgado no Blog Edmar Lyra, registrado sob o número PE-08444/2024. Arcoverde, conhecida como a Terra do Cardeal, é outro município onde o cenário eleitoral promete uma disputa acirrada.

Em Quixaba, o Instituto DataCensus divulgará sua pesquisa nesta terça-feira, 3 de setembro, registrada sob o número PE-08947/2024. O resultado dessa pesquisa poderá influenciar o clima eleitoral na cidade, onde as campanhas estão se intensificando à medida que a eleição se aproxima.

Na cidade de Buíque, o Instituto Conecta também divulgará uma pesquisa no dia 3 de setembro, registrada sob o número PE-08947/2024. Essa pesquisa será crucial para entender como os eleitores estão avaliando os candidatos e quais são as tendências de voto neste município.

Por fim, em Venturosa, o Instituto Múltipla divulgará mais uma pesquisa projetando o cenário eleitoral na cidade. A última pesquisa realizada pelo instituto apontou o governista Kelvin Cavalcanti na liderança, seguido por Adriano do Posto e Ernandes da Farmácia. A nova pesquisa poderá confirmar ou alterar esse cenário, fornecendo informações valiosas para os eleitores e candidatos.