STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de coação
Por André Luis
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta sexta-feira (14), para aceitar a denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e transformá-lo em réu por tentativa de interferência em um julgamento que envolve seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Eduardo atuou no exterior para tentar pressionar autoridades e influenciar o andamento da ação penal, o que caracteriza o crime de coação no curso do processo.
O caso está ligado ao processo no qual Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma organização criminosa com o objetivo de se manter no poder após a derrota eleitoral de 2022. De acordo com a acusação, Eduardo buscou impedir o avanço da ação por meio de pressão internacional.
Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pelo recebimento da denúncia. A análise ocorre no plenário virtual e segue até 25 de novembro, salvo pedido de vista ou destaque.
Com a decisão da maioria, a Primeira Turma abre agora uma ação penal contra o deputado.
Mais grave, Direção da Escola não fala em apurar o problema e defende a qualidade da merenda Ao contrário do que o Gerente Regional de Educação, Israel Silveira sinalizou, não tem cara de ação política orquestrada as queixas de merenda escolar de má qualidade na região. É necessário apurar casos como o registrado na Escola […]
Mais grave, Direção da Escola não fala em apurar o problema e defende a qualidade da merenda
Ao contrário do que o Gerente Regional de Educação, Israel Silveira sinalizou, não tem cara de ação política orquestrada as queixas de merenda escolar de má qualidade na região.
É necessário apurar casos como o registrado na Escola Técnica Estadual Paulo Freire, de Carnaíba.
Nas últimas horas, o blog teve acesso a mensagens de pais questionando a qualidade da merenda na escola, depois de vários casos de indisposição e infecção hospitalar.
Em grupos de WhatsApp, vários pais trazem relatos de alunos reclamando da qualidade da merenda, com gosto suspeito e qualidade duvidável.
O pior, dezenas entraram de licença médica por intoxicação alimentar ou infecção. O blog teve acesso a vários atestados médicos de alunos.
“Você acha quê é politicagem dos familiares como disse o Gerente da GRE?” – questionou uma mãe. Mais grave, as últimas queixas relatam alunos que tiveram febre e vômito por infecção causada pela qualidade da merenda.
“Do 1°ano de Administração foram apenas 17 alunos de um total de 38. Todos os outros adoeceram”, disse um pai.
“Meu filho esteve ontem a noite no Regional e após exame foi constatado infecção intestinal. O médico disse já ter atendido vários alunos da referida escola”, diz outra mãe.
Pior foi a nota do Diretor, Léo Padilha. Em vez de prometer apuração, fez de conta que não era com ele.
“Quanto às informações sobre a merenda da nossa escola venho informar que não procede, servimos cinco tipos de proteínas durante a semana, de muita qualidade por sinal, com acompanhamento de várias nutricionistas e na oportunidade são servidos também feijão, arroz, macarrão, farofa de cuscuz, frutas diversas, saladas, sucos(em algumas refeições) e etc”.
“Vale salientar que o ambiente é totalmente higienizado, inclusive com dedetizações periódicas, com fiscalizações da vigilância sanitária sobre qualidade dos alimentos e validades e nunca a escola esteve em não conformidade com as exigências dos órgãos de fiscalização”. A nota revoltou ainda mais os pais, que cobram ação da Gerência Regional de Educação.
Participando do seminário “Brasil: 2026 é logo ali”, promovido pelos veículos Brazil Journal e PlatôBR, a governadora Raquel Lyra debateu, nesta quarta-feira (14), sobre o contexto econômico do País e o ambiente de negócios de Pernambuco. A gestora integrou o painel “Eficiência no Setor Público”, realizando em Nova Iorque, que reuniu empresários, políticos e investidores […]
Participando do seminário “Brasil: 2026 é logo ali”, promovido pelos veículos Brazil Journal e PlatôBR, a governadora Raquel Lyra debateu, nesta quarta-feira (14), sobre o contexto econômico do País e o ambiente de negócios de Pernambuco.
A gestora integrou o painel “Eficiência no Setor Público”, realizando em Nova Iorque, que reuniu empresários, políticos e investidores interessados em discutir sobre os rumos econômicos dos estados brasileiros. Na ocasião, a gestora reforçou o compromisso de Pernambuco com uma gestão pública moderna, responsável e preparada para atrair investimentos.
Em sua fala, a chefe do Executivo estadual ressaltou o papel estratégico de Pernambuco na agenda nacional, defendendo um modelo de governança capaz de enfrentar desafios estruturais.
“Nos últimos dois anos, Pernambuco foi o Estado que mais reduziu o desemprego e o segundo do Nordeste que mais gerou emprego de carteira assinada. Conseguimos organizar o caixa do estado, garantir capacidade de alavancar recursos para que possamos ter, hoje, o maior número de investimento dos últimos quinze anos. E, muitas vezes, isso é feito com a participação da iniciativa privada, seja na gestão de serviços ou na execução de grandes obras. Então estamos garantindo que todo investimento que chegue em Pernambuco esteja em um ambiente seguro, com o objetivo claro de entregar mais qualidade de vida para a população”, frisou a governadora.
Participaram do painel os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Renato Casagrande (Espírito Santo) e o presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ilan Goldfajn.
Integram a comitiva do Governo de Pernambuco os secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), João Salles (Assessoria Especial à governadora e Relações Internacionais); a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito; e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.
Na primeira da Revista da Cultura, às dez horas, todos os detalhes do início das operações da Azul em Serra Talhada. Uma entrevista com a Secretária de Infraestrutura Fernandha Batista. Ela detalha como foram as negociações e as perspectivas para a rota. Especialistas em aviação comentam a segurança do modelo que fará a rota, o Gran Cessna Caravan […]
Na primeira da Revista da Cultura, às dez horas, todos os detalhes do início das operações da Azul em Serra Talhada.
Uma entrevista com a Secretária de Infraestrutura Fernandha Batista. Ela detalha como foram as negociações e as perspectivas para a rota.
Especialistas em aviação comentam a segurança do modelo que fará a rota, o Gran Cessna Caravan de fabricação americana, com nove lugares.
No Momento Empreendedor, mais da repercussão da chegada das operações da Azul e o impacto na economia de Serra Talhada, com Maíra Fisher, Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Também um papo com Alberes Lopes, Secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado, mais representantes de CDL e Sindicom da Capital do Xaxado.
O espaço ainda traz detalhes de um marco para a cidade, com a abertura do Cine A do Shopping Serra Talhada.
Morreu nesta quinta-feira (11/7) a ex-primeira-dama de Pernambuco Maria Magdalena Fiúza Arraes de Alencar, viúva do ex-governador Miguel Arraes, aos 95 anos, por causas naturais. A informação foi confirmada pela família. Quando Maria Magdalena conheceu Miguel Arraes, no começo dos anos 1960, ele já era viúvo e tinha oito filhos da primeira esposa, Célia Arraes, […]
Morreu nesta quinta-feira (11/7) a ex-primeira-dama de Pernambuco Maria Magdalena Fiúza Arraes de Alencar, viúva do ex-governador Miguel Arraes, aos 95 anos, por causas naturais. A informação foi confirmada pela família.
Quando Maria Magdalena conheceu Miguel Arraes, no começo dos anos 1960, ele já era viúvo e tinha oito filhos da primeira esposa, Célia Arraes, todos menores de idade. Quando se casaram, a ex-primeira-dama não era considerada por ele como madrasta, e sim, como uma segunda mãe.
No relacionamento com Miguel, teve ainda mais dois filhos: Mariana e Pedro. Maria Magdalena era avó das deputadas Marília Arraes e Ana Arraes, e bisavó do prefeito de Recife João Campos e também do deputado Pedro Campos.
Enquanto primeira-dama de Pernambuco, nos três mandados de Arraes, Maria Magdalena presidiu a extinta Cruzada de Ação Social e se destacou no trabalho em projetos do Governo estadual voltado para a população mais necessitada.
Em nota, a família lamentou a morte de Maria Magdalena: “Sua partida deixa uma saudade imensa em todos que tiveram a honra de conhecê-la e conviver com ela. A família agradece as mensagens de apoio e carinho neste momento de dor e saudade”.
O velório ocorrerá nesta sexta-feira (12), às 8h, na capela do cemitério de Santo Amaro, em Recife.
“Hoje é um daqueles dias difíceis. Me despedir da minha bisavó Magdalena aperta o peito e nos faz lembrar de tanta coisa, de tanto exemplo, do tanto que nos ensinou. Ela sempre foi um pilar de força em nossa família, uma mulher altiva, sensível e firme, sobretudo nos momentos mais difíceis. Liderou processos e inspirou transformações que até hoje nos influenciam. Neste momento de luto, nos unimos em lembrança e gratidão por tudo que ela representou e nos ensinou. Que Deus possa realizar o seu reencontro com o meu bisavô Miguel Arraes no céu”, disse o bisneto e prefeito do Recife, João Campos.
“Agradeço a Deus pelos caminhos dela e de meu avô terem se cruzado e, com isso, meu pai e tios tiveram uma família unida e forte, em meio a tantas adversidades que atravessaram, com golpe militar, prisão, tantos anos de exílio, volta ao Brasil, vitórias e derrotas, altos e baixos”, escreveu a bisneta Marília Arraes.
“Com coração apertado de saudade, hoje nos despedimos da minha bisavó Mada, mulher forte e que tanto nos ensinou com seu exemplo de coragem e sabedoria. De suas mãos também brotaram forças para várias transformações sociais que nosso estado vivenciou. Seguimos aqui, para honrar sua trajetória e o seu legado”, escreveu o Deputado Federal Pedro Campos.
O São João de Serra Talhada 2026 teve início nesta segunda-feira (22) marcada pelo tradicional Arrastão das Quadrilhas, considerado um dos símbolos dos festejos juninos da Capital do Xaxado, reunindo quadrilhas, grupos culturais e a população em um momento que celebrou as raízes nordestinas e deu o tom da festa. Após o arrastão, a programação […]
O São João de Serra Talhada 2026 teve início nesta segunda-feira (22) marcada pelo tradicional Arrastão das Quadrilhas, considerado um dos símbolos dos festejos juninos da Capital do Xaxado, reunindo quadrilhas, grupos culturais e a população em um momento que celebrou as raízes nordestinas e deu o tom da festa.
Após o arrastão, a programação seguiu na Estação do Forró com apresentações que atraíram grande público. Subiram ao palco o serra-talhadense Assisão, conhecido como o Rei do Forró, além da cantora Paula Mattos e do cantor Wallas Arrais.
Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem ao cantor serratalhadense Rui Grudi, escolhido como homenageado do São João de Serra Talhada 2026. A homenagem foi recebida por seu filho. Participaram do momento a prefeita Márcia Conrado, o deputado federal Fernando Monteiro, o presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, além do pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo.
A prefeita Márcia Conrado destacou a importância do fortalecimento dos festejos juninos no município e lembrou o trabalho realizado pela gestão para retomar o protagonismo da festa. “O São João de Serra Talhada faz parte da nossa identidade cultural. Quando assumimos a gestão, encontramos uma festa que havia perdido espaço ao longo dos anos. Trabalhamos para resgatar essa tradição, valorizar nossa cultura e devolver ao povo um São João à altura da história e da grandeza da nossa cidade. Hoje vemos as famílias ocupando os espaços públicos e celebrando aquilo que temos de mais autêntico”, afirmou.
O presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, ressaltou o papel do município como referência na realização de grandes eventos. “Serra Talhada já é reconhecida em Pernambuco pela capacidade de realizar grandes festas, como a tradicional Festa de Setembro. O São João segue essa mesma linha de organização, valorização cultural e fortalecimento da economia local. Estamos construindo uma programação que respeita nossas tradições e, ao mesmo tempo, oferece atrações para todos os públicos”, declarou.
Os festejos seguem nesta terça-feira (23), véspera de São João, com apresentações de Tropykália, Ciel Rodrigues e César Amaral, prometendo mais uma noite de muita animação, forró e celebração da cultura nordestina na Estação do Forró. O São João de Serra Talhada tem o patrocínio da Pitú, do Banco do Nordeste e do Governo do Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.