Notícias

STF condena o deputado Paulo Maluf a 7 anos de prisão

Por Nill Júnior

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou hoje, por 4 votos a 1, o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) pelo crime de lavagem de dinheiro.

Os ministros decidiram fixar a pena em 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado.

A defesa ainda poderá entrar com recursos no Supremo, chamados de embargos de declaração, para questionar a decisão.

Votaram pela condenação os ministros Edson Fachin – relator do caso -, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. O único ministro a votar contra foi Marco Aurélio Mello, que entendeu que o crime pelo qual Maluf era acusado já prescreveu em razão do tempo decorrido das acusações.

Maluf foi acusado pelo Ministério Público Federal de usar contas no exteior para lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito da capital, entre 1993 e 1996.

De acordo com a denúncia, uma das fontes do dinheiro desviado ao exterior por Maluf seria da obra de construção da Avenida Água Espraiada, atual Avenida Jornalista Roberto Marinho.

O julgamento foi iniciado na Primeira Turma do STF em 9 de maio e interrompido após o voto do relator, ministro Luiz Edson Fachin, pela condenação.

Maluf foi acusado de usar contas bancárias em nome de empresas offshores (firmas usadas para investimentos no exterior) para enviar dinheiro desviado e reutlizar parte do dinheiro da compra de ações de empresas da família dele, a Eucatex. Segundo o MPF, mais de R$ 172 milhões foram aportados na empresa por meio desse esquema.

Ao votar em 9 de maio, o ministro Fachin informou que, das cinco acusações de lavagem de dinheiro, quatro prescreveram em razão do tempo decorrido das acusações e da idade do deputado – prazos de prescrição para pessoa acima de 70 anos caem pela metade. Maluf tem 85 anos.

Em relação a um dos crimes de lavagem, no valor de US$ 15 milhões, Fachin considerou que houve crime permanente, ou seja, que ele foi praticado continuamente entre os anos de 1998 a 2006.

Fachin afirmou que há provas da materialidade e autoria do crime permanente, que ocorreu durante todo o tempo em que o dinheiro estava sendo escondido no exterior.

Julgamento
Durante o julgamento, os ministros decidiram que o regime fechado é incompatível com o exercício do mandato de deputado federal e, com isso, a Mesa da Câmara será notificada para que declare a perda da função.

A Câmara só será notificada da decisão após publicação no “Diário de Justiça Eletrônico”. O prazo para publicação é de 60 dias. Depois de publicada a decisão, a defesa ainda poderá entrar com recursos no Supremo para questionar determinados pontos da decisão.

Além da pena, a Primeira Turma estipulou multa de 248 dias-multa, sendo cada dia-multa fixado em cinco salários mínimos vigentes à época dos fatos (2006), além de ter imposto uma punição de pagamento de três vezes o valor da multa.

Segundo o tribunal, o valor seria “ineficaz” diante do patrimônio de R$ 39 milhões que Maluf tem. Com isso, foi determinada multa de aproximadamente R$ 1,302 milhão em valores a serem atualizados.

A Primeira Turma também declarou a perda dos bens objeto de lavagem de dinheiro.

Outras ações
Além desse caso, Paulo Maluf responde a outras três ações penais no Supremo. Em uma delas, é acusado do crime de corrupção passiva por conta dos desvios da mesma obra pela qual foi condenado, e outra por crimes financeiros. Na terceira ação, Paulo Maluf é acusado de falsidade ideológica eleitoral.

Outras Notícias

Superintendente ouve de Ministro garantia de recursos para estruturar Delegacias do Trabalho em PE

O Superintendente do Ministério do Trabalho em Pernambuco, Giovanni Freitas e o Deputado Federal Zeca Cavalcanti estiveram com o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, em audiência no Ministério para tratar de investimentos para melhorar a infra-estrutura das Delegacias do Trabalho no interior. Giovanni saiu animado do encontro, ouvindo do Ministro a garantia de que a […]

97faefbb-0430-40d3-b90d-a245cb341d16
Zeca, Ministro Ronaldo Nogueira e o Superintendente Giovani Freitas
eaf0aa74-7b87-4729-a1e2-c7b623c1c3cd
Freitas e o desembargador Eduardo Pugliese

O Superintendente do Ministério do Trabalho em Pernambuco, Giovanni Freitas e o Deputado Federal Zeca Cavalcanti estiveram com o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, em audiência no Ministério para tratar de investimentos para melhorar a infra-estrutura das Delegacias do Trabalho no interior.

Giovanni saiu animado do encontro, ouvindo do Ministro a garantia de que a perspectiva em 2017 é de que haja investimentos para dotar com mais estrutura as unidades em cidades sertanejas como Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. “Foi um dos compromissos assumidos quando de minha posse”, comemorou.

Já nesta quarta (16), Freitas esteve recebendo o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6 Região  (TRT), Eduardo Pugliese. O encontro foi uma visita de cortesia para estreitar os laços entre as instituições e parabenizar o superintendente pela recém nomeação como titular do Ministério do Trabalho no Estado.

Miguel diz em plano de governo que vai triplicar investimentos em Pernambuco

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho, anunciou nesta segunda-feira (13) que vai triplicar os investimentos no Estado, atingindo o total de R$ 12 bilhões em quatro anos, através de um programa de parcerias e da privatização da Compesa. Os recursos vão viabilizar a implementação de obras e ações, preparando Pernambuco para se posicionar […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho, anunciou nesta segunda-feira (13) que vai triplicar os investimentos no Estado, atingindo o total de R$ 12 bilhões em quatro anos, através de um programa de parcerias e da privatização da Compesa. Os recursos vão viabilizar a implementação de obras e ações, preparando Pernambuco para se posicionar como melhor lugar para viver e empreender no Nordeste.

O plano apresentado ainda não está fechado. Receberá mais contribuições e uma revisão ao longo dos próximos meses. Porém, segundo Miguel Coelho, muitas das decisões já estão tomadas. 

A Compesa, por exemplo, será refundada, mantendo os serviços de captação e tratamento da água. Já a concessão da distribuição e do saneamento à iniciativa privada deve gerar R$ 8 bilhões, que se somarão à capacidade atual de investimento do estado, que representa R$ 4 bilhões. 

“Com esses recursos, daremos um salto no desenvolvimento do estado, com obras de infraestrutura e investimentos em políticas públicas que vão recuperar o protagonismo e a força de Pernambuco”, disse Miguel Coelho.

As ações do Plano de Governo estão inseridas em quatro eixos: serviços públicos de qualidade, Estado inclusivo e sustentável, infraestrutura e ambiente favorável aos negócios. 

Uma das propostas apresentadas por Miguel em ato político realizado nesta segunda, no Recife, é a construção de cinco novos hospitais com referência para pessoas com deficiência, sendo três na Região Metropolitana, um no Agreste e outro no Sertão, além de 12 centros de diagnóstico e atenção primária; e oito maternidades regionais. 

Os cinco principais hospitais da Região Metropolitana também serão reformados e, através de mutirões, o pré-candidato pretende zerar as filas de exames e cirurgias.

Miguel também quer transformar Pernambuco em estado amigo da criança por meio da criação de 44 mil novas vagas em creches em parceria com as prefeituras. Com isso, a meta é reduzir o déficit atual em 30%.

Já o programa Estado de Paz prevê R$ 1 bilhão em investimentos em inteligência e modernização, além da integração de 9 mil guardas municipais às forças de segurança do Estado. 

“O Pacto pela Vida faliu, acabou, não existe mais. O que funciona em política de segurança pública é o trabalho de prevenção, que envolve políticas sociais, de educação e de saúde, mas, acima de tudo, uma polícia que seja respeitada e valorizada. A gente não pode estar passando a mão na cabeça de bandido. Temos que proteger os nossos policiais para que possam cumprir o seu papel, porque eles representam a força do Estado”, disse Miguel Coelho.

O Plano de Governo do pré-candidato Miguel Coelho também inclui um amplo programa de recuperação das estradas e a duplicação de 300 quilômetros das rodovias mais movimentadas de Pernambuco, como a BR-232. 

Além disso, ele pretende construir o Arco Metropolitano e a estadualizar o metrô para fazer a concessão à iniciativa privada, com a integração do serviço ao sistema de transportes de ônibus e ao complementar.

Tabira: Estação Cidadania será inaugurada na próxima sexta-feira

O Governo Municipal de Tabira inaugura na próxima sexta-feira (24.01), a Estação Cidadania, que segundo nota da assessoria “irá representar grande economia para os cofres públicos”. A Estação Cidadania, que leva o nome do Governador Eduardo Campos, abrigará serviços de várias secretarias que tinham suas instalações alugadas e agora passarão a ter endereço próprio e, […]

O Governo Municipal de Tabira inaugura na próxima sexta-feira (24.01), a Estação Cidadania, que segundo nota da assessoria “irá representar grande economia para os cofres públicos”.

A Estação Cidadania, que leva o nome do Governador Eduardo Campos, abrigará serviços de várias secretarias que tinham suas instalações alugadas e agora passarão a ter endereço próprio e, em consequência, o município irá economizar com aluguéis.

Funcionará no local onde era o Fórum de Tabira, na Avenida Coronel Zuza Barros e será inaugurada nessa sexta-feira, dia 24, às 19h.

Volume de raios em 24 horas se aproxima de 2,5 mil e impacta fornecimento de energia, diz Neoenergia

Sertânia, São José do Egito, Ibimirim, Inajá, Floresta, Brejinho, Pedra e Tabira foram as cidades mais afetadas O número de raios registrados em Pernambuco, nas últimas horas, voltou a chamar atenção. Entre a noite de terça-feira (31) e o início da tarde desta quarta-feira (1º), foram contabilizadas aproximadamente 2,5 mil descargas atmosféricas no Estado, volume […]

Sertânia, São José do Egito, Ibimirim, Inajá, Floresta, Brejinho, Pedra e Tabira foram as cidades mais afetadas

O número de raios registrados em Pernambuco, nas últimas horas, voltou a chamar atenção. Entre a noite de terça-feira (31) e o início da tarde desta quarta-feira (1º), foram contabilizadas aproximadamente 2,5 mil descargas atmosféricas no Estado, volume bastante alto para um período tão curto de tempo.

Os raios estão entre as principais causas externas de interrupções no fornecimento de energia, pois podem provocar desligamentos automáticos dos sistemas de proteção, além de danos à rede de distribuição.

Diante do cenário, a Neoenergia Pernambuco mantém o monitoramento constante das condições meteorológicas e reforçou o contingente de equipes em campo, especialmente nas regiões mais afetadas pelas chuvas e tempestades.

O número de eletricistas nas ruas foi triplicado, segundo a compahia. Este regime permanecerá até a próxima sexta-feira (03) ou até o clima voltar à normalidade.

A distribuidora orienta a população a redobrar os cuidados durante tempestades, evitando áreas abertas, não se abrigando sob árvores e mantendo distância de estruturas metálicas e da rede elétrica. Em caso de ocorrências, o contato deve ser feito pelos canais oficiais de atendimento.

Dentre as cidades que tiveram a maior ocorrência de raios nas últimas horas estão Sertânia, São José do Egito, Ibimirim, Inajá, Floresta, Pedra, Tabira, Serra Talhada Itapetim e Itaíba.

Brejinho e São José do Egito 

Sobre interrupção no fornecimento no município de Brejinho e em alguns bairros de São José do Egito, a Neoenergia Pernambuco esclarece que a ocorrência foi motivada pela incidência de raios na rede de distribuição que atende aos dois municípios.

Equipes iniciaram o trabalho de recomposição ainda na noite da terça-feira (31), porém como os equipamentos avariados ficam em um local com mata fechada e de difícil acesso, o serviço só pode ser concluído no início da manhã desta quarta-feira (01), quando 100% dos clientes foram religados.

José Patriota no PMDB? Sinais indicam que talvez, sim

Socialista vem se rasgando em elogios e “preparando o terreno” para vinda de Raul Henry ao Pajeú A informação de que o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, possa trocar o PSB pelo PMDB começou a ganhar força nos bastidores nos últimos dias. Isso porque, como já não é novidade, o território para nomes […]

Socialista vem se rasgando em elogios e “preparando o terreno” para vinda de Raul Henry ao Pajeú

A informação de que o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, possa trocar o PSB pelo PMDB começou a ganhar força nos bastidores nos últimos dias. Isso porque, como já não é novidade, o território para nomes como ele disputarem um mandato estadual ou federal não é muito favorável no campo socialista. Para a Assembleia, nomes como o Secretario de Agricultura Nilton Mota e o Estadual Diogo Moraes “lotearam” com bases políticas no Alto e Médio Pajeú a maioria dos espaços socialistas na região.

Para Federal é que o cenário é complexo. Só do PSB, Danilo Cabral, Gonzaga Patriota, Waldemar Borges e Tadeu Alencar disputam os votos da região. Além do mais, a cúpula socialista ainda não teria garantido espaços para o Presidente licenciado da AMUPE, que nunca deixou de cogitar a possibilidade de vôos mais altos. A AMUPE deu a visibilidade que ele queria, mas ainda não garantiu os votos necessários.

Aí surgiu a possibilidade de migrar para o PMDB. A questão de fato está sendo ventilada. Recentemente, circulou a informação de que Patriota estaria insatisfeito com as portas fechadas pelo partido para viabilizar o seu projeto no Pajeú, a sua base, onde praticamente todos os prefeitos já assumiram compromissos com outras candidaturas. Ao blogueiro Magno Martins, Tadeu Alencar refutou a informação. “Patriota é um histórico do PSB e temos que fazer de tudo para não perdê-lo”, disse.

Fato é que o próprio Patriota já deu a senha na última entrevista do ano à Rádio Pajeú. Ao comentar a notícia do projeto de iluminação do Vianão, rasgou-se em elogios ao vice-governador Raul Henry, que é do partido do Ministro Leonardo Picciani.

“Eu disse que traria ele pra comer um bode comemorando a notícia em Afogados da Ingazeira”. Como Raul e Jarbas precisarão de nomes no interior para não ficarem a reboque do PSB, a possibilidade de candidatura de Patriota pela legenda pode ganhar força.