Notícias

Solidão promove ação do Setembro Amarelo com palestras sobre saúde mental

Por André Luis

A Prefeitura de Solidão realizou, nesta terça-feira (9), uma atividade em referência ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Com o tema “Agir Salva Vidas”, o evento reuniu autoridades locais, profissionais de saúde e moradores do município.

A mesa de abertura contou com o prefeito Mayco Pablo, a primeira-dama Érica, o vice-prefeito Antônio Marinho, a secretária de saúde Damiana, a coordenadora do Centro de Saúde Mental Tânia Marques, além de vereadores e lideranças comunitárias.

As palestras foram conduzidas pela psicóloga Paloma, que tratou de questões ligadas à valorização da vida e apoio às famílias, e pelo padre Airon, que abordou aspectos relacionados à prevenção do suicídio.

Durante o encontro também foram discutidos os vínculos comunitários e a necessidade de integração entre o poder público e a sociedade civil no cuidado com a saúde mental.

A iniciativa reforçou a Lei Municipal nº 216/2023, de autoria da vereadora Telma Melo, que institui oficialmente setembro como mês de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental em Solidão.

O evento foi encerrado com a entrega de lembranças aos usuários do Centro de Saúde Mental.

Outras Notícias

SJE: Oposição denuncia salas sem ventilação na rede municipal de ensino

A denúncia partiu inicialmente dos vereadores Tadeu do Hospital e Aldo da Clipsi, integrantes da bancada de oposição. O descaso com os alunos da rede municipal ocorre principalmente na Escola Naná Patriota onde nem mesmo ventiladores existem. Sem contar que a estrutura física está bastante danificada, com portas e janelas precisando de reparos urgentemente. A […]

Com informações de Anchieta Santos

A denúncia partiu inicialmente dos vereadores Tadeu do Hospital e Aldo da Clipsi, integrantes da bancada de oposição.

O descaso com os alunos da rede municipal ocorre principalmente na Escola Naná Patriota onde nem mesmo ventiladores existem. Sem contar que a estrutura física está bastante danificada, com portas e janelas precisando de reparos urgentemente.

A denúncia dos vereadores aconteceu depois que país de alunos procuraram o poder legislativo para reclamar.

O vereador petista Alberto Loló, bateu forte no Prefeito Evandro Valadares: “O gestor aluga um carro para seu gabinete, pagando R$ 78 mil, e diz não ter dinheiro para comprar ventiladores que custam cerca de R$ 300 cada, para atender os alunos das nossas escolas”.

Festival de Cinema de Triunfo fortaleceu o audiovisual brasileiro

Após seis dias de um mergulho intenso na recente produção audiovisual brasileira e de ricos debates sobre atuais desafios para o setor, chegou ao fim neste sábado (8), a oitava edição do Festival de Cinema de Triunfo. O evento, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de […]

FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO - ENCERRAMENTO - CINEASTAS REUNIDOS - FOTO COSTA NETO
FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO – ENCERRAMENTO – CINEASTAS REUNIDOS – FOTO COSTA NETO

Após seis dias de um mergulho intenso na recente produção audiovisual brasileira e de ricos debates sobre atuais desafios para o setor, chegou ao fim neste sábado (8), a oitava edição do Festival de Cinema de Triunfo.

O evento, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, teve como homenageados desta edição o escritor e cineasta Fernando Monteiro, e a documentarista Kátia Mesel. Cerca de 3.500 pessoas conferiram as sessões das mostras competitivas e especiais no Cine Theatro Guarany. Mais de 400 moradores de Triunfo e também do município de Santa Cruz da Baixa Verde também tiveram acesso aos filmes da mostra Cinema na Estrada. Além disso, 50 pessoas tiveram a oportunidade de participar das oficinas promovidas pelo festival.

Na noite de premiação, Kátia Mesel declarou a alegria por perceber “o quanto o festival tem sido importante para animar o movimento cinematográfico de todo o estado, e de uma maneira especial o cinema no sertão”. A coordenadora geral do festival, Milena Evangelista, ressaltou que “um dos grandes méritos do evento é aliar exibições a uma agenda de formação e muito debate, difundir o audiovisual sobre diferentes perspectivas”.

ENCERRAMENTO SEMINÁRIO SOBRE CINEMA DE RUA - FOTO COSTA NETO
ENCERRAMENTO SEMINÁRIO SOBRE CINEMA DE RUA – FOTO COSTA NETO

Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, “o festival acontecer no interior de Pernambuco já é evidencia como a gestão estadual reforça o papel central da cultura no projeto de desenvolvimento do estado, rumo à construção de uma sociedade mais justa, democrática, com mais felicidade. O cinema, que é tão complexo, tem essa capacidade fantástica de transmitir esperança. O aspecto da resistência está presente na arte brasileira e no cinema não poderia ser diferente, o importante é que nosso povo apareça”. Também presente à cerimônia de encerramento, o prefeito Luciano de Sousa agradeceu a parceria e a visita dos realizadores de diversos estados brasileiros.

Confira os premiados da 8ª edição do Festival de Cinema de Triunfo:

JÚRI OFICIAL DE LONGA-METRAGEM

Melhor Longa-metragem: O Gigantesco Ímã, de Petrônio de Lorena e Tiago Scorza (PE)
Melhor Atriz: Rita Carelli, pela atuação em Permanência (PE)
Melhor Ator: Edilson Silva, pela atuação em Brasil S/A (PE)
Melhor Som: Pablo Lamar, pelo filme Brasil S/A (PE)
Melhor Trilha Sonora: Petrônio e as Criaturas, pelo filme O Gigantesco Ímã (PE)
Melhor Direção de Arte: Juliano Dorneles, pelo filme Permanência (PE)
Melhor Produção: Lívia de Melo, pelo filme Brasil S/A (PE)
Melhor Montagem: Will Domingos e Alan Ribeiro, pelo filme Mais do que eu possa me reconhecer (RJ)
Melhor Fotografia: Lucas Barbi, pelo filme O Tempo Não Existe No Lugar Em Que Estamos (MG)
Melhor Roteiro: Marcelo Pedroso, pelo filme Brasil S/A (PE)
Melhor Direção: Marcelo Pedroso, pelo filme Brasil S/A (PE)

JÚRI OFICIAL DE CURTA-METRAGEM

Melhor Curta-metragem Nacional: Nua Por Dentro do Couro, de Lucas Sá (MA)
Melhor Curta-metragem Pernambucano: História Natural, de Júlio Cavani (PE)
Melhor Curta-metragem Infanto-Juvenil: Algum Lugar no Recreio, de Caroline Fiorati (SP)
Melhor Atriz: Gilda Nomacce, pela atuação em Nua por Dentro do Couro (MA)
Melhor Ator: Fernando Teixeira, pela atuação em Ilha (PB)
Melhor Som: Samuel Gambine, pelo filme O Canto da Lona (SP)
Melhor Trilha Sonora: Samuel Nóbrega e Homero Basílio, pelo filme João Heleno dos Brito (PE)
Melhor Direção de Arte: Juliano Dornelles, pelo filme Loja de Répteis (PE)
Melhor Produção: Equipe do filme João Heleno dos Brito (PE)
Melhor Montagem: Lucas Sá, pelo filme Nua Por Dentro do Couro (MA)
Melhor Fotografia: Bruno Sales, pelo filme Ilha (PB)
Melhor Roteiro: Lucas Sá, pelo filme Nua Por Dentro do Couro (MA)
Melhor Direção: Lucas Sá, pelo filme Nua Por Dentro do Couro (MA)
Troféu Fernando Spencer: História Natural, de Júlio Cavani (PE) – prêmio concedido ao melhor curta-metragem filmado em Pernambuco

JÚRI OFICIAL DE CURTA-METRAGEM MOSTRA SERTÕES
Melhor curta-metragem da mostra Sertões: Chico Santeiro: Do Homem ao Santo, de Daniel Figueiredo (PE)

JÚRI POPULAR
Melhor curta-metragem da mostra Sertões: No Rastro da Espoleta 3, de Bonerges Guedes e Vinicius Guedes (PB)
Melhor curta-metragem de Pernambuco: João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa (PE)
Melhor curta-metragem infanto-juvenil: Salu e O Cavalo Marinho, de Cecilia da Fonte (PE)
Melhor curta-metragem nacional: Tereza, de Maurício Baggio (PR)
Melhor longa-metragem nacional: Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (PE)

TROFÉU CINECLUBISTA DE MELHOR FILME PARA REFLEXÃO (FEPEC)
Avenida Presidente Keneddy, curta-metragem de Adalberto Oliveira (PE)
* Menções honrosas para os curtas ‘Doce de Goiabada’, de Fernanda Rocha (DF); ‘Ilha’, de Ismael Moura (PB); ‘O Canto da Lona’, de Thiago B. Mendonça (SP); e ‘O Que Se Memora’, de Caio Dornelas e Ernestro Rodrigues (PE).

TROFÉU ABD/APECI 
Avenida Presidente Keneddy, curta-metragem de Adalberto Oliveira (PE)
* Menção honrosa para o curta “Onde Vivem Os Monstros”, de Ythallo Rodrigues (CE)

Doriel Barros defende acesso igualitário das populações do campo e da cidade à vacina

Com a chegada da primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 em Pernambuco, na noite de ontem, o deputado estadual Doriel Barros destacou a importância de a população do campo ter a mesma condição de acesso à vacinação que a população da cidade.  Ele já havia apresentado essa preocupação, na semana passada, durante a reunião […]

Com a chegada da primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 em Pernambuco, na noite de ontem, o deputado estadual Doriel Barros destacou a importância de a população do campo ter a mesma condição de acesso à vacinação que a população da cidade. 

Ele já havia apresentado essa preocupação, na semana passada, durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa que prorrogou o estado de calamidade pública no estado e nos municípios, por causa da pandemia.

“Muitas políticas só chegam ao meio rural depois de muito tempo que chegaram às áreas urbanas. É preciso que as autoridades, nos níveis estadual e municipais, possam assegurar que essa prática não se repita com essa vacina, respeitando, é claro, os critérios dos Planos Nacional e Estadual de Vacinação. O nosso povo está assustado com essa crise sanitária e não podemos deixar que ele perca a esperança de que vamos superar este momento”, ponderou.

Por ser agricultor familiar e ex-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), a base do parlamentar está no campo. Nesse sentido, ele reafirma que fará esse acompanhamento de perto. “Temos uma população rural de muitos idosos, então é necessário um olhar cuidadoso para esse público que, normalmente, tem dificuldade de acessar as políticas públicas, especialmente devido aos desafios relacionados à mobilidade”, finalizou.

TRE-PE extingue representação do DEM contra advogados pernambucanos

A desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) Erika Ferraz decidiu, nesta terça-feira (26), extinguir a representação por divulgação de fake news apresentada pelo Democratas contra o Facebook e dois advogados pernambucanos na última quinta-feira (21). De acordo com a magistrada, como os denunciados removeram espontaneamente a publicação, a ação perdeu o objeto e ela não […]

A desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) Erika Ferraz decidiu, nesta terça-feira (26), extinguir a representação por divulgação de fake news apresentada pelo Democratas contra o Facebook e dois advogados pernambucanos na última quinta-feira (21). De acordo com a magistrada, como os denunciados removeram espontaneamente a publicação, a ação perdeu o objeto e ela não pôde julgar o mérito do pedido.

“Como a defesa do partido solicitou apenas uma liminar para remover o conteúdo do Facebook, sem pedido de multa ou algo do tipo, a ação perdeu o objeto com a exclusão das publicações”, afirmou a desembargadora. Este foi a primeira denúncia relativa a notícias falsas propagadas na internet que o TRE-PE recebeu até o momento.

O Caso

Os advogados José Maria Silva, professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e André Luiz Barrêtto Canuto compartilharam em seus perfis na rede social uma matéria publicada de junho de 2017 pelos sites Dever de Classe e Mídia Popular. O texto atribui a “burocratas do MEC (Ministério da Educação)” a frase: “É preciso enxugar regalias dos professores para equilibrar cofres de estados e municípios”. O deputado federal e pré-candidato ao Senado Mendonça Filho (DEM) esteve à frente da pasta entre maio de 2016 e abril de 2018. À época, o então ministro conquistou direito de resposta no site Mídia Popular e afirmou, através de nota, que, por conter uma foto sua, o material foi produzido para “induzir ao erro” e associar à sua imagem “falsas afirmações”.

Na quinta-feira (21), o presidente estadual do DEM, José Fernando Uchoa Costa Neto, procurou o TRE para denunciar o compartilhamento da notícia pelos advogados, além de solicitar que a Justiça determinasse ao Facebook a remoção dos posts “em prazo não inferior a 24 horas”.

Procurado, André Canuto disse ter ficado “surpreso” com a representação e que preferia não se manifestar no momento. O professor José Maria Silva, por sua vez, frisou que não é ligado a nenhum partido político e que compartilhou a notícia porque sentiu-se “indignado” ao ler a matéria, mas que já havia apagado a publicação.

UNIFIS diz não possuir envolvimento gerencial ou acadêmico com o curso de Medicina em Serra Talhada

O Centro Universitário FIS (UNIFIS) divulgou uma nota pública nesta quarta-feira (17) para esclarecer informações sobre sua relação com o Curso de Medicina promovido pela Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET). O comunicado veio após a divulgação de que o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco abriu um inquérito para investigar a Prefeitura de Serra […]

O Centro Universitário FIS (UNIFIS) divulgou uma nota pública nesta quarta-feira (17) para esclarecer informações sobre sua relação com o Curso de Medicina promovido pela Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET). O comunicado veio após a divulgação de que o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco abriu um inquérito para investigar a Prefeitura de Serra Talhada e possíveis irregularidades relacionadas à oferta do curso.

Segundo reportagem publicada pelo site Jamildo.com, e reproduzida aqui no blog, o inquérito apura uma possível “manobra encetada pela Prefeitura de Serra Talhada, em parceria com a Instituição de Ensino Superior (IES) particular Centro Universitário FIS, com objetivo de ofertar curso privado de Medicina sem a necessária aprovação do MEC e realização de processo licitatório para escolha daquela instituição de ensino privada.” A portaria de instauração do inquérito foi assinada no dia 8 de janeiro pelo procurador Luciano Rolim.

Em sua nota, a UNIFIS disse que não possui qualquer envolvimento gerencial ou acadêmico com o curso de Medicina mencionado. De acordo com a instituição, a AESET é a única responsável pela gestão e operação do curso, assumindo integralmente as obrigações e responsabilidades relacionadas.

A UNIFIS informou ainda que sua participação no processo se deu exclusivamente por meio de um procedimento licitatório isonômico e transparente, o Chamamento Público nº 002/2024, que resultou na locação de seus laboratórios para a AESET. Essa parceria foi firmada com o objetivo de apoiar as atividades educacionais da autarquia.

Na nota, o Centro Universitário destacou o compromisso da Prefeitura Municipal de Serra Talhada (PMST) e da AESET em conduzir suas ações de forma séria e dentro da legalidade, reafirmando sua confiança no processo realizado.

“A UNIFIS é uma instituição que pauta suas ações na legalidade, ética e transparência. Nosso vínculo com a AESET é estritamente limitado a um contrato de locação de espaços e infraestrutura”, declarou na nota Marcos Melo, Diretor Presidente Adjunto da instituição.

O Centro Universitário também garantiu à comunidade acadêmica e à sociedade que mantém seu compromisso com a qualidade do ensino e com a manutenção de um ambiente seguro e adequado ao aprendizado.

Por fim, a UNIFIS reiterou sua disposição em fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais e reforçou seu compromisso com a transparência e o diálogo. “Nosso objetivo é seguir como uma referência em educação superior, com um compromisso inabalável com a verdade e a responsabilidade”, concluiu a instituição. Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA PÚBLICA

Serra Talhada, 17 de janeiro de 2025.

Centro Universitário FIS – UNIFIS vem a público esclarecer informações relacionadas à recente matéria sobre o Curso de Medicina promovido pela AESET.

É importante destacar que a UNIFIS não possui qualquer envolvimento gerencial ou acadêmico com o Curso de Medicina mencionado, uma vez que a AESET é a única entidade responsável por sua gestão e operação, assumindo integralmente todas as obrigações e responsabilidades relacionadas ao curso em comento.

A UNIFIS participou de um procedimento licitatório de maneira isonômica e transparente, a saber:

Chamamento Público n° 002/2024 – Prospecção de Mercado

Imobiliário, cujo resultado foi a locação de nossos laboratórios para a AESET, com o objetivo exclusivo de apoiar suas atividades educacionais.

No que tange às instituições envolvidas no processo, reconhecemos o compromisso da Prefeitura Municipal de Serra Talhada (PMST) e da Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET) em conduzir suas ações com seriedade e dentro da legalidade, fatores que contribuem para a confiança e credibilidade do processo realizado.

Assim, assegura-se à sociedade e aos nossos alunos que este vínculo se limita estritamente a um contrato de locação. Nosso compromisso é com a manutenção de um ambiente seguro e propício ao aprendizado, garantindo que todas as nossas instalações continuem a oferecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento acadêmico de qualidade.

A UNIFIS é uma instituição séria, que sempre pauta suas ações dentro da legalidade, prezando pela ética e pela transparência. Estamos sempre atentos às normas e regulamentos vigentes, buscando constantemente aprimorar nossos processos e fortalecer nossa reputação como um centro de excelência na educação superior.

Reiteramos nossa disposição em fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais e permanecemos abertos ao diálogo com a comunidade acadêmica e com o público em geral. Nosso objetivo é continuar sendo uma referência em educação, com um compromisso inabalável com a verdade e a responsabilidade.

Atenciosamente,

CENTRO UNIVERSITÁRIO FIS – UNIFIS

Marcos Melo

Diretor Presidente Adjunto