Notícias

Solidão: definidas atrações do Solifolia 2025

Por Nill Júnior

A Prefeitura de Solidão definiu as atrações do Solifolia 2025.

No dia 04 de março, a partir das 15h, a Praça de Eventos do município receberá o artista Japãozin.

“Dono de um estilo inconfundível e de hits que conquistaram o Brasil, o cantor, conhecido por sua energia contagiante e repertório recheado de sucessos, é uma das atrações mais aguardadas do evento e promete um show eletrizante”, diz a municipalidade em nota. 

Além dele, o SOLIFOLIA 2025 contará com apresentações de Novo Som Mix e Nathalia Calasans. 

A Prefeitura Municipal de Solidão, organizadora do evento, reforçou em nota o convite para que todos participem e celebrem a festa com segurança e alegria.

Folia da Assistência Social

Solidão se prepara para a 3ª edição da tradicional Folia da Assistência Social. O evento acontecerá no dia 3 de março, a partir das 17h, na Praça de Eventos, e promete reunir a comunidade.

A animação da festa ficará por conta do cantor Victor Leão e da Banda Vizzu. O evento contará com uma programação especial, que inclui apresentações culturais e momentos interativos para envolver o público de todas as idades.

A Folia da Assistência Social tem como objetivo reforçar a importância da inclusão e do acesso ao entretenimento para a população. “Além disso, a festividade busca destacar a relevância das políticas de assistência social na construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos”.

Outras Notícias

1.500 novos policiais militares passam a reforçar efetivo da PM de Pernambuco

Efetivo irá intensificar as ações do Plano de Segurança em todas as regiões do Estado Na manhã desta quinta-feira (21.09), 1.500 homens e mulheres passaram a reforçar oficialmente o efetivo da Polícia Militar, após solenidade de conclusão do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PM 2017, realizada no Quartel do Derby, no Recife. […]

Efetivo irá intensificar as ações do Plano de Segurança em todas as regiões do Estado

Na manhã desta quinta-feira (21.09), 1.500 homens e mulheres passaram a reforçar oficialmente o efetivo da Polícia Militar, após solenidade de conclusão do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PM 2017, realizada no Quartel do Derby, no Recife. O evento foi presidido pelo governador Paulo Câmara, que destacou a importância da atuação dos novos praças no combate à criminalidade e no reforço da segurança da população de todas as regiões do Estado.

“Estamos firmes e determinados a cumprir o nosso objetivo de trazer paz e segurança aos pernambucanos. O povo pernambucano quer policiais nas ruas, e essa resposta nós estamos dando hoje, com 1.500 novos formados, com as novas academias e com o trabalho responsável que a polícia está fazendo de prender traficantes de drogas, de prender homicidas e buscar incansavelmente restabelecer a paz em Pernambuco. Vamos seguir aquilo que a boa técnica exige: profissionais de segurança responsáveis que têm o compromisso com a segurança pública e que vão nos ajudar a diminuir os índices da violência no nosso Estado”, frisou.

Paulo ressaltou ainda que a segurança tem sido prioridade na sua administração, pontuando a continuidade no reforço dos quadros das policias. “A nossa preocupação é única e exclusiva com o bem estar da população, e por isso vamos continuar trabalhando com muito empenho e determinação para dar as respostas que a população espera de todos nós. A partir da próxima segunda-feira, começa uma nova academia com 1.300 novos policiais militares. E já em outubro, mais de mil policiais civis e da Polícia Científica também dão início à formação”, afirmou o governador, lembrando que a ação integra o Plano de Segurança de Pernambuco, que prevê o investimento de R$ 290 milhões no setor.

Com uma carga horária de 1.106 horas aulas, o Curso de Formação e Habilitação de Praças da PM teve início no mês de janeiro deste ano e foi realizado no Campus de Ensino Metropolitano I da Academia Integrada de Defesa Social (Acides). Além do trabalho prático, esses profissionais foram capacitados sobre diversos temas relacionados ao desempenho do trabalho policial, como as técnicas de policiamento ostensivo, abordagem, inteligência de segurança pública e defesa pessoal, além de temas fundamentais para o bom desempenho da profissão junto à população, como gerenciamento de crises, resolução de problemas, direitos humanos, ética e cidadania, e relações interpessoais.

“São homens e mulheres que atuarão não só na Região Metropolitana, mas serão distribuídos para as demais regiões. Todo o Estado vai receber parte desse efetivo para aumentar a segurança de cada município. O que a população espera é respostas mais rápidas, e é esse o nosso compromisso: um investimento concreto. Investimento que está sendo mostrado hoje, com esse importante reforço na corporação, que conseguirá trazer mais segurança para a população pernambucana”, declarou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Para oferecer melhores condições de trabalho aos responsáveis pela segurança pública em Pernambuco, 83 viaturas foram entregues, também nesta quinta-feira, aos órgãos operativos da SDS, sendo 75 para a PMPE, cinco para o CBMPE e três para a PCPE.

DISTRIBUIÇÃO – O comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, falou sobre a distribuição do efetivo no Estado. “Nós procuramos distribuir esse efetivo de uma maneira bem estratégica, contemplando aquelas áreas de segurança integrada, tanto o batalhão de área quanto o batalhão especializado e as unidades de Polícia Militar, com um aporte efetivo para que ela possa dar o melhor resultado operacional possível. Com esse reforço, umas das preocupações do comando em geral foi justamente a gente contemplar aquelas unidades, aquelas pequenas cidades que têm os destacamentos menores. Essas cidades vão sim receber esse reforço para melhorar o policiamento ostensivo.

MAIS REFORÇO – Assim como a PM, a Polícia Civil e a Polícia Científica também serão reforçadas com a convocação, no mês de outubro, de 1.283 profissionais para darem início ao curso de formação dos respectivos órgãos. No total, serão 850 novos policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães; e 433 profissionais para a Científica, entre peritos criminais, médicos legistas, papiloscopistas e auxiliares de legista e perito. Outro importante reforço será a realização anual de concurso para preenchimento de 500 vagas na Polícia Militar, já aprovado pelo governador.

COMPROMISSO E GESTÃO – Este é o terceiro curso de Formação de Soldados e Praças realizado durante a Gestão Paulo Câmara, que já formou 2.702 soldados na PMPE. Desde o início do Pacto pela Vida, em 2007, 10.838 militares já foram formados e passaram a reforçar o policiamento em Pernambuco.

Em Tabira, Sebastião Dias entrega Poço Artesiano

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias  entregou aos moradores da comunidade do sítio Tanques um poço artesiano que beneficiará 36 famílias daquela localidade. O prefeito esteve acompanhado por uma comitiva municipal, na tarde dessa quinta, 28, na comunidade e aproveitou o momento para conversar e ouvir sugestões e pedidos. O senhor José de Aristides, representando […]

DSCN8779

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias  entregou aos moradores da comunidade do sítio Tanques um poço artesiano que beneficiará 36 famílias daquela localidade.

O prefeito esteve acompanhado por uma comitiva municipal, na tarde dessa quinta, 28, na comunidade e aproveitou o momento para conversar e ouvir sugestões e pedidos.

O senhor José de Aristides, representando a comunidade agradeceu ao prefeito pelo benefício e pediu para ajudar às famílias com a encanação de água para as casas.

“Agradeço o prefeito que não prometeu nada a gente, mas está aqui para entregar esse poço que vai ajudar a todos nós. Já vieram outras pessoas aqui e fizeram muitas promessas, disseram até que iriam encanar água, mas como era tempo de eleição esqueceram a gente depois”. Lembrou o morador da comunidade.

DSCN8797

O poço artesiano foi uma conquista do governo municipal junto ao Ministério da Integração Nacional, através do DNOCS, com indicação do deputado Pastor Eurico.

Flávio Marques, secretário de Administração, fez um resumo das ações do governo municipal informando aos presentes a situação encontrada e as ações e providências que estão sendo feitas pela administração municipal.

Os secretários Edgley Freitas, Cultura, Obras e Urbanismo, e Iêda Mélo Dias, Desenvolvimento Social, parabenizaram a conquista pela comunidade e se dispuseram a contribuir com ações culturais artísticas que incentivem a participação de mulheres, jovens e todos da comunidade.

O prefeito do município, Sebastião Dias, em sua fala destacou a importância de atender ao pedido da comunidade. “Não estou aqui fazendo nenhum favor, estou aqui cumprindo com minha obrigação de atender a prioridade da comunidade. E nesse momento a prioridade da prioridade é garantir água para quem está com sede. Agradeço a todos que apoiaram essa conquista e parabenizo, em especial, a comunidade do sítio Tanques. Façam um bom proveito do poço e cuidem dele com amor porque água é vida”. Finalizou o gestor tabirense.

Defesa de Lula apela para STF julgar Habeas Corpus nesta terça

Folha de S.Paulo O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a seus advogados na manhã desta segunda-feira (24) que eles insistam para que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue nesta terça (25) um habeas corpus que alega a suspeição de Sergio Moro na condução do processo do tríplex de Guarujá (SP). Diante disso, a […]

Folha de S.Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a seus advogados na manhã desta segunda-feira (24) que eles insistam para que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue nesta terça (25) um habeas corpus que alega a suspeição de Sergio Moro na condução do processo do tríplex de Guarujá (SP).

Diante disso, a defesa do petista pediu, no início desta tarde, que a Segunda Turma siga as prioridades previstas no regimento interno e inverta a pauta. Pedidos de habeas corpus estão entre os que têm prioridade de análise.

Como noticiou pela manhã a coluna Mônica Bergamo, da Folha, a Segunda Turma do STF adiará o julgamento do habeas corpus. A presidente do colegiado, ministra Cármen Lúcia, colocou-o no final da pauta, como 12º processo a ser apreciado, e Gilmar Mendes, que proferirá seu voto após ter pedido vista em dezembro, considerou que não haverá tempo hábil para a discussão.

Na petição ao Supremo, a defesa do petista diz que, pelos critérios regimentais, o habeas corpus de Lula deveria ser o segundo da pauta. A decisão cabe à presidente do colegiado.

Segundo os advogados de Lula, o caso do ex-presidente teria preferência por envolver um réu preso, com mais de 70 anos e já ter tido seu julgamento iniciado pelo colegiado.

Mais concursados são empossados em Santa Terezinha

Em Santa Terezinha, ocorreu a cerimônia de posse de concursados da Prefeitura, conduzida pelo prefeito Geovane Martins no Auditório da Escola José Paulino de Siqueira. Foi a terceira cerimônia de posse de candidatos aprovados no concurso público realizado no ano de 2016 e homologado por meio da Portaria PMST/GCPE n.º. 057/2017 de 08 de fevereiro de […]

Em Santa Terezinha, ocorreu a cerimônia de posse de concursados da Prefeitura, conduzida pelo prefeito Geovane Martins no Auditório da Escola José Paulino de Siqueira.

Foi a terceira cerimônia de posse de candidatos aprovados no concurso público realizado no ano de 2016 e homologado por meio da Portaria PMST/GCPE n.º. 057/2017 de 08 de fevereiro de 2017, com validade para chamada de dois anos.

Na oportunidade, o prefeito Geovane Martins deu posse a 59 novos servidores, como Psicólogos, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Assistente social, Técnico Enfermagem, Guarda Municipal, Recepcionista, Pedreiro, Ajudante de Pedreiro, Agente Administrativo e Enfermeiro.

Essa foi a Segunda convocação de concursados feita pela administração. Segundo o prefeito,  os novos servidores chegam para somar e qualificar ainda mais os serviços prestados pelo município à população.

Estiveram presentes além do prefeito Geovane Martins, os secretários Fabio Lucena de Andrade, Francimeire Lucena e Liedja Lustosa juntamente com sua adjunta Gisele, como também o diretor de Recursos Humano Antonio Roniele e a Diretora da Escola municipal Mariza Lima. Nova chamada deve ser feita nos próximos dias para as vagas restantes mediante concurso.

Pajeú em Poesia teve belos shows e homenagens a Dedé Monteiro

Fotos: Cláudio Gomes Foi um sucesso o  9º Pajeú em Poesia, evento organizado pelo produtor cultural e poeta Alexandre Morais e que nessa edição levou  três atrações especiais para o espaço de Maju Festas. A festa cultural tradicionalmente acontece dia 25 de dezembro. A abertura ficou por conta de  Coração de Poeta, que nasceu em 2011, a partir […]

8caf59e3-4e7f-4895-a89a-63f190fb5f2a

Fotos: Cláudio Gomes

Foi um sucesso o  9º Pajeú em Poesia, evento organizado pelo produtor cultural e poeta Alexandre Morais e que nessa edição levou  três atrações especiais para o espaço de Maju Festas. A festa cultural tradicionalmente acontece dia 25 de dezembro.

A abertura ficou por conta de  Coração de Poeta, que nasceu em 2011, a partir de um projeto cultural criado para homenagear o Poeta sertaniense Walmar Belarmino, com composições do poeta-cantor e compositor Kalu Vital e participação de Filipe Morais, Gaudêncio Neto, júnior Cordel, além dos músicos. Foi um show cheio de elementos culturais, com música e versos de nomes da cultura popular do Sertão.

ba4e8969-6f43-420b-895d-b866afe7f290

a2df5a94-ea1a-40c6-89a8-a663e27eb63c

68ffc9ac-dcc9-4d9a-8221-fe3fb94343df

61a0975b-8981-48b8-adc2-ebe912bf6827

Outro show foi o de Jonathas Malaquias, que apesar de jovem, já coleciona experiência de sobra com sua sanfona, responsável por projetos ao lado de nomes como Geraldo Azevedo, Maciel Melo e tantos outros. Mais um talento do Malaquias da terra da música, Carnaíba. Ele fez homenagens a nomes como Cacá Malaquias, seu tio, e Moacir Santos.

A festa terminou com Encanto e Poesia formado pelos netos de Helena e Louro do Pajeú Antonio Marinho, Greg e Miguel. O trio levou seu  conteúdo poético único e era o mais aguardado pela dimensão que ganhou com os anos de estrada.

5a68f1df-b7b6-42b2-8ae0-e99cff7a6f72

4cd3b420-57aa-4427-8a03-5d5bc7b39217

0af802f4-7757-4c7d-a0f2-fa800180e029

cb5491f1-fe7d-449f-a4e4-3b7d2fc55c8d

Em todo o evento, várias homenagens a Dedé Monteiro, que na semana que passou foi homenageado como Patrimônio Vivo de Pernambuco, em evento no Palácio das Princesas. O poeta foi aplaudido de pé ao chegar ao local e reverenciado por todos que subiram ao palco. No espaço entre uma ou outra atração os declamadores se revezavam em homenagens ao mestre sertanejo.   Chamado ao palco por Alexandre Morais, Dedé também deu sua canja.