Notícias

Só tem graça se for Duque x Márcia

Por André Luis

A Coluna do Domingão de ontem (24), se debruçou sobre a confirmação do racha entre o ex-prefeito e atual deputado estadual Luciano Duque e a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e atual prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado.

De Serra Talhada saiu o assunto mais comentado da semana na imprensa estadual, ao lado da confirmada aliança dos Coelhos com o prefeito João Campos.

Na Capital do Xaxado,  o anúncio de Luciano Duque de que está oficialmente rompido com aquela que apoiou em 2020, e de quem recebeu apoio em 2022, a prefeita Márcia Conrado,  confirmou a narrativa de um racha anunciado.

Claro, como tudo em se tratando de política,  ainda havia um corredor muito estreito de possibilidade de diálogo.  Mas a estratégia da prefeita e seu staff de ir isolando Duque a conta-gotas,  somadas às críticas sistemáticas de Luciano à gestão,  muitas vazadas por ele próprio em grupos de WhattsApp,  com a cereja do bolo, a conversa exposta com a médica Klenia Mourato em que ele detona a prefeita e a gestão,  tornaram o seu anúncio e carta aberta inevitáveis.

Todo esse ambiente foi ficando cada vez mais tóxico depois da eleição de 2022, em que Márcia diz ter “pago a dívida” a Duque o apoiando para Estadual,  a ponto de se achar responsável por sua condição de majoritário.  Luciano decidiu pelo apoio a Marília Arraes e tentou incluir Márcia na composição de apoio. Mas a gestora já estava decidida por Danilo, depois do ato simbólico de anúncio ao lado de Paulo Câmara.

Nascia ali também a estratégia de iniciar uma espécie de voo solo da prefeita, com cada vez menos sombra e interferência de Luciano.

Primeiro,  se colocou em um palanque adversário com Danilo no primeiro turno e Raquel no segundo.  Depois, nomes identificados com Luciano como Cristiano Menezes, Marta Cristina e Anildomá Willians foram sendo sacados do governo.

Duque por sua vez atuava aos microfones desconversando,  chegou a dizer que “governo e caneta estavam com ela”, mas internamente criticava, reclamava, esbravejava. E vazava seus questionamentos,  dada sua inabilidade com ferramentas digitais, constatação comum até entre aliados.

O passo seguinte foi a movimentação da prefeita para atrair ex-adversários. Carlos Evandro,  Socorro Brito, João Antônio,  Marquinhos Dantas,  Leirson Magalhães, Pinheiro do São Miguel, Jaime Inácio, DJ Rincon, dentre outros nomes,  migraram para o grupo da prefeita.  Luciano reclamou,  dizendo que ela estava firmando apoio parcial, tipo “estou com você mas não estou com Duque”. Ela retrucou dizendo que o próprio Luciano delegou a liderança da condução como prefeita.

O ambiente foi ficando deteriorado. Nomes do staff da prefeita seguiam plantando ataques em blogs poste e pague sem nenhuma reprimenda.  Duque seguia reclamando, cobrando diálogo,  mas negando-se a aceitar intermediários, dando álibi para o “quem não quer conversa é ele”.

Por fim, Márcia deixou de tratá-lo como aliado, no “adversário a gente não escolhe, a gente enfrenta” e Duque a acusando de traição,  de quem “recebeu uma grande herança e não cuidou”.

Restam duas perguntas pro futuro: primeiro,  o que Márcia Conrado vai dizer em contraponto a todos os questionamentos de Luciano.  Apesar do conhecido modus operandi,  de evitar parar tudo para se posicionar em resposta,  dessa vez as informações dão conta de que ela pode convocar uma coletiva para se defender a apresentar elementos novos. A conferir. Quem assina esse texto, não acredita. Não é do perfil da prefeita parar tudo para se posicionar assim.

A outra dúvida,  se Luciano Duque terá ou não disposição em ser ele o candidato para enfrentar a gestora.  Isso porque há dois cenários.  Sem Duque encabeçando a chapa, mesmo com sua liderança,  a eleição vira protocolar,  para marcar posição,  com amplo favoritismo da prefeita.

Já se ele se decide candidato,  o ambiente e atmosfera mudam. Há muitas variáveis em jogo, mas a eleição ganha ares de super pleito,  de super embate. O estado vai parar para assistir.

Outras Notícias

Jair Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames em hospital de Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou sua casa, no Condomínio Solar de Brasília, por volta das 8h30 deste sábado (16), rumo ao Hospital DF Star. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e sai da residência, pela primeira vez desde 4 de agosto, para realizar uma bateria de exames médicos. Apoiadores se reúnem desde as 8h, em frente […]

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou sua casa, no Condomínio Solar de Brasília, por volta das 8h30 deste sábado (16), rumo ao Hospital DF Star.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e sai da residência, pela primeira vez desde 4 de agosto, para realizar uma bateria de exames médicos.

Apoiadores se reúnem desde as 8h, em frente ao hospital, na espera pela chegada do ex-presidente. Com bandeiras do Brasil e de Israel enroladas ao corpo, os apoiadores fazem orações pela saúde de Bolsonaro, que tem sofrido com graves crises de soluço. As informações são do portal Metrópoles.

 

Alberto Feitosa acompanha prefeita de Petrolândia em reunião no Iterpe

O deputado estadual Alberto Feitosa (SD), com o deputado federal Augusto Coutinho (SD), acompanhou nesta quinta-feira (19) a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, em reunião no Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe). A gestora levou ao órgão a solicitação da concessão dos títulos de direito real de uso da terra do Assentamento […]

O deputado estadual Alberto Feitosa (SD), com o deputado federal Augusto Coutinho (SD), acompanhou nesta quinta-feira (19) a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, em reunião no Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe). A gestora levou ao órgão a solicitação da concessão dos títulos de direito real de uso da terra do Assentamento Januário Moreira, localizado na Zona Rural do município.

De acordo com o presidente do Iterpe, André Negromonte, títulos estão sendo concedidos no estado e famílias do Assentamento Januário Moreira estão próximas de recebê-los. “Os moradores do Assentamento Januário Moreira devem receber suas concessões de doreito real de uso da terra até a primeira quinzena de setembro”, afirmou.

O deputado Alberto Feitosa comemorou a notícia da liberação dos títulos. “Receber esses documentos é a realização de um sonho de muitas famílias que tiram suas subsistências da atividade agrícola em Petrolândia”, disse.

Mais de 190 famílias vivem no local, voltado para a atividade agrícola da cidade. Segundo o superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Bruno Ferreira, que estava presente na reunião,  as famílias necessitam desses títulos para que créditos do INCRA possam ser disponibilizados.

Também estavam presentes no encontro o secretário de Agricultura de Petrolândia, Rogério Viana, o vereador da cidade, Sílvio Rogério, e os representes do Assentamento Januário Moreira, Lindaci Gomes, Fábio Leite e  João Francisco de Alcantara.

Afogados vence Araripina, termina em primeiro e enfrenta o Barreiros na semifinal

Para espantar de vez o fantasma dos jogos fora de casa, o Afogados da Ingazeira FC venceu ontem o Araripina por 1×0, com gol de Walber, no Chapadão do Araripe. Apesar de já ter entrado em campo classificado, o resultado foi importante para a Coruja que terminou na liderança da chave C, evitando confronto com […]

aifc-600x330

Para espantar de vez o fantasma dos jogos fora de casa, o Afogados da Ingazeira FC venceu ontem o Araripina por 1×0, com gol de Walber, no Chapadão do Araripe.

Apesar de já ter entrado em campo classificado, o resultado foi importante para a Coruja que terminou na liderança da chave C, evitando confronto com o Vitória.

Agora o Afogados se prepara para encarar o Barreiros, fora de casa. A data ainda não foi confirmada. A Coruja terminou a segunda fase com 58% de aproveitamento, com dez pontos em  seis jogos, sendo três vitorias, um empate, duas derrotas, marcou cinco gols e sofreu quatro, portanto saldo de um.

Ainda  no grupo C, o Belo Jardim recebeu o Petrolina no Sesc Mendonção e fez o dever de casa, vencendo os sertanejos por 3 a 1.

Auf25_nMT1fTyx5HTIE1JNx2i8kaxLr2YpXHzdxt8d4G-1024x765
Rádio Pajeú transmitiu o jogo com Aldo Vidal, Nill Júnior,Marconi Pereira, Paulo André (SP Eletrônica) e Naelson Silva

foto

Pelo Grupo D, o único invicto da segunda fase e já classificado Vitória, enfrentou o Barreiros no Estádio Carneirão. A partida terminou empatada em 1 a 1. A Raposa do Litoral também avançou em segundo.

Isso porque o Olinda, que também brigava pela vaga, mesmo vencendo o Ipojuca por 2 a 1, fora de casa, ficou um ponto atrás na classificação.

Datas: Pelos jogos de ida, o Araripina recebe o Vitória no Estádio Chapadão do Araripe e o Barreiros recebe o Afogados da Ingazeira no Luiz Brito Bezerra de Melo.

O Globoesporte.com confirmou as datas: o primeiro jogo dia 25 em Timbaúba, onde o Barreiros manda seus jogos e a segunda dia 01 de novembro, no Vianão.

Veja o vídeo: pressão foi grande da torcida e da equipe do Araripina FC : cerca de 2 mil torcedores estiveram no Chapadão do Araripe

No rádio, Zeca critica gestões Madalena e Câmara

A novela da ambulância dos Socorristas que se prolonga a mais de quatro meses desde que foi comprada foi um dos temas da entrevista do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) na manhã desta sexta-feira (27), ao Programa Notícias Populares, na rádio Itapuama FM. O parlamentar trabalhista mais uma vez cobrou e pediu que a prefeita Madalena […]

A novela da ambulância dos Socorristas que se prolonga a mais de quatro meses desde que foi comprada foi um dos temas da entrevista do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) na manhã desta sexta-feira (27), ao Programa Notícias Populares, na rádio Itapuama FM.

O parlamentar trabalhista mais uma vez cobrou e pediu que a prefeita Madalena Britto entregue a ambulância adquirida com emenda parlamentar de sua autoria.

A ambulância está já há cerca de três meses no pátio da IVEL sob sol, chuva e poeira devido as dificuldades que a prefeitura vem colocando para não entregar a ambulância ao GSVA.

Segundo Zeca Cavalcanti, essa ideia de enviar para a Câmara de Vereadores a decisão de doar é mais uma “invencionice” da prefeita com o único objetivo de dificultar a entrega. “Tenho certeza de que nunca os vereadores viram algo deste tipo em Arcoverde”, afirmou.

Além disso o deputado trabalhista também falou do abandono com a comunidade de Pedra de Fogo, com estradas acabadas, falta de atendimento de saúde e citou uma bomba que funciona na distribuição da água e que ficou mais de 40 dias parada na oficina por falta de pagamento da prefeitura, denunciou Zeca.

Ele também criticou a situação nos bairros mais afastados, esquecidos pelo governo municipal, a saúde com os postos sem remédios e a zona azul. “A prefeita reduziu de 20 minutos para 10 minutos o tempo de tolerância”, reclamou.

Sobre o governo Paulo Câmara (PSB), Zeca voltou a afirmar que ele foi eleito para ser “governado e não para governar”.

Sobre as estradas citou o descaso do governador, que estava vindo para Buíque, com a PE 270 que liga Arcoverde à Itaíba e a PE 275 no Sertão do Pajeú, que encontra-se em pior situação.

Armando e João Paulo intensificam projeto “Campanha Limpa”

Com duas semanas da ação da “campanha limpa” nas ruas, os candidatos a governador, Armando Monteiro (PTB), e ao Senado, João Paulo (PT),  passaram a utilizar, desde esta sexta-feira (1º), balões e personagens trajados com pernas de pau para divulgar mensagens à população do Recife e Região Metropolitana. Os novos materiais se juntam aos banners […]

image

Com duas semanas da ação da “campanha limpa” nas ruas, os candidatos a governador, Armando Monteiro (PTB), e ao Senado, João Paulo (PT),  passaram a utilizar, desde esta sexta-feira (1º), balões e personagens trajados com pernas de pau para divulgar mensagens à população do Recife e Região Metropolitana. Os novos materiais se juntam aos banners em formato de pirulito, adesivos, panfletos e aos barcos para propor um novo modo de propaganda eleitoral, respeitando os cidadãos e sem atrapalhar a mobilidade. Ao mesmo tempo, os materiais apresentam propostas do plano de governo, segundo nota ao blog.

Diariamente, os novos materiais da coligação Pernambuco Vai Mais Longe estão situados nos principais corredores viários do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, onde concentram maior fluxo de pedestres e de veículos. Nesses pontos, as peças apresentam, de forma lúdica, os números de campanha de Armando e João Paulo, mensagens e propostas dos candidatos.

image (1)

Nos fins de semana, a chapa majoritária vai promover ações específicas em parques públicos e em outros locais de grande concentração popular, de modo a animar a população e propor um novo modelo de comunicação política junto à população.

Os personagens em pernas de pau carregam faixas que contêm algumas propostas dos candidatos a governador e a senador em determinadas áreas de atuação do Estado, como a saúde e a educação, por exemplo. Já os balões, enchidos com gás hélio, apresentam os números de campanha de Armando (14) e João Paulo (130).

BARCOS – Outra inovação foi a utilização de barcos para navegar ao longo do Rio Capibaribe, no Recife, para divulgar mensagens e propostas de campanha de Armando Monteiro e João Paulo. As embarcações percorrem os principais trechos do rio na capital pernambucana, sem agredir a mobilidade da população e contribuindo com o embelezamento da cidade.