Situação de Serrinha, com água imprópria para consumo, mostra que nada está tão ruim que não possa piorar
Por Nill Júnior
Crise hídrica só piora na região
Crise hídrica só piora na região
Um dos maiores mananciais de Pernambuco, localizado na zona rural de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, está com a água imprópria para consumo.
De acordo com um estudo realizado, dejetos de oito municípios são jogados no Rio Pajeú e seguem para a Barragem de Serrinha. Uma análise apontou a presença de bactérias cancerígenas na água.
Trecho de relatório sobre Serrinha divulgado nas redes sociais: imprópria
Segundo o relatório da X Geres, foi encontrado resultado não satisfatório para um tipo de cianoxina, a Cilindrospermopsina em número de 1,02, apenas 0,2 acima do máximo permitido. Outros dados também indicaram resultados insatisfatórios para outras toxinas.
Por esse motivo, a recomendação é de inutilidade da água para consumo. A notícia agravou ainda mais a situação das famílias a margem do reservatório. Da mesma forma, elimina a Barragem como opção para abastecimento de cidades do Pajeú que sofrem em colapso ou pré-colapso.
Só estão escapando as cidades na rota da Adutora do Pajeú em sua primeira etapa, assistindo cidades como a própria Serra Talhada, Floresta, Flores, Calumbi, Carnaíba e Afogados da Ingazeira.
Ao final do show com casa cheia no Império, em Afogados da Ingazeira – evento que teve apoio do blog e da Rádio Pajeú – o humorista Zé Lezin revelou porque tem se ausentado da TV, desde que deixou a Record, onde participou de humorísticos como o Show do Tom. O humorista afirmou que a televisão de […]
Ao final do show com casa cheia no Império, em Afogados da Ingazeira – evento que teve apoio do blog e da Rádio Pajeú – o humorista Zé Lezin revelou porque tem se ausentado da TV, desde que deixou a Record, onde participou de humorísticos como o Show do Tom.
O humorista afirmou que a televisão de hoje não o atrai mais. Também reclamou das horas perdidas e da dificuldade de acomodação da agenda para gravar em São Paulo.
“Não tenho mais essa ilusão com a TV, de ficar me arriscando de avião pra lá e pra cá pra gravar e ainda fazer meus shows. Prefiro estar de carro, percorrendo estas cidades e visitando meus irmãos do Nordeste”, concluiu, para ser aplaudido em seguida.
O show durou uma hora. De reclamação do artista, só o calor que fazia no Império Show e a insistente intervenção de um espectador sem noção no meio da plateia, desconcentrando o artista. Lezin chegou a sinalizar que pediria aos seguranças para retirá-lo do espaço, o que não foi necessário. No mais, muitas gargalhadas com novas e velhas tiradas.
Quem é Zé Lezin: Nascido em Patos, na Paraíba, Nairon Barreto, o Zé Lezin, tem 55 anos. É formado em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em piadas de matutos, começou a carreira de humorista em um grupo de dança folclórica na UFPB, onde recitava poesia de literatura de cordel e contava piadas entre um número e outro . Após apresentar-se em barzinhos e teatros, participou da Escolinha do Professor Raimundo a partir de 1998.
Em 2004, Nairon Barreto apresentou “A Bodega do Zé” , além de um programa matutino na Rádio Clube do Recife. No ano seguinte, lançou seu primeiro DVD, intitulado Ze Lezin Com Platéia Vip, onde conta piadas . Ainda em 2005, criou o espetáculo “O Peru do Zé Lezin” .
Em 2006, realizou, durante a Copa do Mundo, o show “Zé Lezin na Copa e na Cozinha”, com piadas e textos adaptados sobre futebol . No teatro, atuou na peça “Em Briga de Marido e Mulé Ninguém Mete”, juntamente com o ator pernambucano Jeison Wallace (Cinderela). No espetáculo, Nairon e Jeison vivem um casal que resolve discutir a relação .
Em 2008, lançou seu segundo DVD , intitulado Ze Lezin da Paraíba. O DVD foi gravado em Recife, no Teatro Guararapes . No mesmo ano, lançou os shows “O Fim da CPMF – Contribuição Para Minha Família” , “A Fuleragem de Zé Lezin” 11 e “A Volta para os que Não Foram” .
Em 2011 lançou o seu novo DVD Show A Saga de um Matuto.
Marleide da Silva, conhecida como Marleide do Posto de Saúde, no Bairro São Francisco, está precisando fazer uma artroplastia do quadril e não tem tempo de esperar a fila do SUS, com mais de 170 pessoas à sua frente. Com amigos, está organizando um movimento solidário para conseguir os R$ 25 mil necessários para o […]
Marleide da Silva, conhecida como Marleide do Posto de Saúde, no Bairro São Francisco, está precisando fazer uma artroplastia do quadril e não tem tempo de esperar a fila do SUS, com mais de 170 pessoas à sua frente.
Com amigos, está organizando um movimento solidário para conseguir os R$ 25 mil necessários para o procedimento. Para quem puder ajudar, foi lançada a campanha 250 pessoas por Marleide. O projeto busca reunir 250 pessoas que possam doar R$ 100,00 cada.
Para quem pude ajudar, a conta corrente é da Caixa Econômica Federal, Agência 1433, Operação 001, Conta 620-9. Podem também ligar para (87) 9-9931-8668 ou (87) 9-9818-1972.
Oportunidades são para atuar em atividades de apoio e docência nas cidades de Caruaru, Igarassu, Goiana e Jaboatão dos Guararapes O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está com seleções abertas para profissionais de diversas áreas que desejam atuar no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos Campi Igarassu, Caruaru […]
Oportunidades são para atuar em atividades de apoio e docência nas cidades de Caruaru, Igarassu, Goiana e Jaboatão dos Guararapes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está com seleções abertas para profissionais de diversas áreas que desejam atuar no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos Campi Igarassu, Caruaru e na cidade de Goiana.
Também será aberta na próxima semana inscrições para vagas de docente do Pronatec no Campus Jaboatão dos Guararapes.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos deverão se inscrever, exclusivamente, através do site http://pronatec.ifpe.edu.br. Não é cobrada taxa de inscrição. O processo seletivo se dará por meio de avaliação curricular e a divulgação do resultado final de todas as seleções está prevista para o dia 22 deste mês.
Os docentes selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 50 (cinquenta reais) por hora/aula e devem ter disponibilidade de até 16h (dezesseis horas) semanais para dedicação ao programa. Já para as atividades de apoio, o valor da bolsa é de R$ 18 (dezoito reais) por hora trabalhada. Todos os cursos serão ofertados no primeiro semestre deste ano.
Confira abaixo os detalhes de cada seleção:
Campus Caruaru – São ofertadas nove vagas para atuar como apoio às atividades acadêmicas e administrativas (Secretaria Escolar), que exigem ensino médio completo; e 19 (dezenove) vagas para professores, voltadas para profissionais da área de Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Administração, Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Direito, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Produção Cultural, Eventos, Turismo, Artes, Antropologia, Geografia e áreas afins. As inscrições podem ser feitas até o dia 14.
Campus Igarassu – São dois editais de seleção. No primeiro, estão sendo oferecidas 20 (vinte) vagas de professor, além de 36 para cadastro de reserva, com atuação na cidade de Goiana, ministrando aulas em diversas disciplinas nos cursos de Fotografia, Auxiliar de Conservação de Acervo e Arquivista de Música. As oportunidades são para profissionais das áreas de Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Direito, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Licenciatura em Biologia, Geografia, Técnico em Gestão Ambiental, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Informática, Administração, Técnico em Administração e áreas afins. O período de inscrição vai até 16 de janeiro.
Já no segundo edital, são ofertadas duas vagas para Igarassu, além de quatro para cadastro de reserva. As disciplinas são nos cursos de Agricultor Familiar e Operador de Sistemas de Irrigação. Podem participar graduados em Agronomia, Ciências Agrárias, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica e Tecnologia em Irrigação. As inscrições ocorrem até 15 de janeiro.
Campus Jaboatão dos Guararapes – As inscrições começam na segunda-feira (15) e seguem até o dia 17 deste mês. As três vagas ofertadas e mais nove de cadastro de reserva são direcionadas para licenciados em Letras (Língua Portuguesa) e graduados em Informática e Ciências da Computação.
No site Pronatec IFPE é possível consultar todos os editais abertos, que ficam disponíveis somente a partir do primeiro dia de inscrição.
Celebrando os seus 90 anos nesta quinta-feira (1º), a Dama do Rádio, Inah Torres, na foto com o comunicador e produtor Neto Spinelly, da Grande Rio FM, será agraciada com a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan pela Câmara Municipal. Natural de Caruaru (PE) e nascida em 31 de maio de 1933, Inah foi […]
Celebrando os seus 90 anos nesta quinta-feira (1º), a Dama do Rádio, Inah Torres, na foto com o comunicador e produtor Neto Spinelly, da Grande Rio FM, será agraciada com a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan pela Câmara Municipal.
Natural de Caruaru (PE) e nascida em 31 de maio de 1933, Inah foi casada com Nelson Moura por 50 anos. É mãe de quatro filhos, Ielson, Ilson (in memorian), Norma e Nélia Lino, além de ser avó de nove netos: Thiago, Thalita, Thulio, Akhnaton, Hadaméis, Yuri, Aílen e Geovana Aish, e tem seis bisnetos: Bernardo, Benjamim, Nina, Antônio, Luia e Alice.
Apaixonada pela comunicação desde a infância, viu no irmão, Luiz Torres, um grande incentivador e aos 12 anos já participava dos programas de auditório. Na fase adulta, atuou como auditora fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, mas nunca deixou o rádio de lado. Inclusive, ao chegar a Petrolina em 1971, passou a participar, aos sábados, de programa na Emissora Rural.
Na década de 1980, Inah tornou- se a primeira colunista social do Vale do São Francisco, assinando a coluna “Com Você, Crônica Social”, no Jornal O Pharol. Mas foi em 1982 que ela se sentiu em casa, quando assumiu a apresentação do Programa “Em Sociedade”, na Rádio Grande Rio AM, atendendo ao convite do saudoso Carlos Augusto.
Apesar da paixão consolidada pelo rádio, a comunicadora não deixou a mídia impressa. Atuou como colunista social no Jornal de Juazeiro (hoje Diário da Região), no Jornal Gazzeta do São Francisco e na Revista Movimento, além de fundar, em 1986 a Revista “Com Você”, que circulou por 18 anos.
“De forma respeitosa, disse as crianças já estavam utilizando a quadra, e que poderia se esperar a conclusão para outra atividade”, diz vereador Prezado Nill Júnior, Inicialmente, cumprimento você pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e destaco a importância dos blogs, rádios e demais canais de comunicação da nossa região, que contribuem para manter […]
“De forma respeitosa, disse as crianças já estavam utilizando a quadra, e que poderia se esperar a conclusão para outra atividade”, diz vereador
Prezado Nill Júnior,
Inicialmente, cumprimento você pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e destaco a importância dos blogs, rádios e demais canais de comunicação da nossa região, que contribuem para manter a população informada e ampliar o debate público.
Sobre a matéria referente ao episódio ocorrido no Centro Esportivo Comunitário de Sertânia, considero importante fazer alguns esclarecimentos.
No momento da situação, mais de dez crianças utilizavam a mini quadra de basquete do Centro Esportivo. Algumas jogavam basquete em uma parte da quadra, outras brincavam com futebol na parte oposta e havia até crianças de bicicleta. Era uma demonstração espontânea de convivência e organização, onde elas próprias haviam dividido o espaço para que todos pudessem brincar.
Quando o grupo de zumba chegou para realizar sua atividade, foi solicitado que as crianças encerrassem o que estavam fazendo para que o espaço fosse utilizado pela aula. Ao tomar conhecimento do ocorrido, fui até o local e, de forma respeitosa, questionei a situação. Entendi que, se as crianças já estavam utilizando a quadra, o mais razoável seria permitir que concluíssem suas brincadeiras ou permanecessem por mais alguns minutos, para que depois o espaço fosse utilizado pela aula de dança.
Também é importante destacar que o grupo de zumba já dispõe de horário e espaço para suas atividades na Academia das Cidades da Vila da Cohab. Por isso, considerei que o diálogo e o bom senso seriam o melhor caminho para evitar que as crianças tivessem sua atividade interrompida de forma imediata.
Em nenhum momento tive a intenção de impedir qualquer atividade ou desrespeitar os participantes do projeto. Apenas manifestei o entendimento de que os espaços públicos devem atender a todos de forma equilibrada e respeitosa.
Aproveito a oportunidade para sugerir à Secretaria Municipal competente a organização prévia dos horários e espaços destinados às diversas atividades realizadas no Centro Esportivo. Isso evitará situações semelhantes e garantirá uma convivência ainda mais harmoniosa entre todos os usuários.
Reafirmo meu respeito ao professor Lindomárcio, aos participantes do projeto e à população sertaniense. Continuarei defendendo o esporte, o lazer e o uso democrático dos espaços públicos do nosso município.
Você precisa fazer login para comentar.