Notícias

Sintepe faz balanço da mobilização dos professores no Pajeú

Por Nill Júnior

assembleia4

Levantamento do Sintepe Pajeú apresentado pela professora Margarida Silva indica que das 44 escolas da rede estadual, 21 estão paradas.

Dentre as cidades onde há mais mobilização dos professores, estão São José do Egito (todas as escolas paradas), Serra Talhada (seis escolas paradas),  Itapetim (EREM Tereza Torres), e Tuparetama (Olímpio Torres e Ernesto de Souza Leite).

Em Santa Terezinha, está paralisada a Escola Santa Terezinha. Em Tabira, a Arnaldo Alves. Em Carnaíba, a João Gomes dos Reis.

Não aderiram professores das escolas de Solidão, Ingazeira, Iguaracy e Brejinho. E em Afogados da Ingazeira, a articulação é mínima, segundo o Sintepe: há apenas três professores de braços cruzados.

Outro lado: Levantamento realizado nesta quinta-feira (23), pela Secretaria Estadual de Educação, nas escolas da Rede aponta que 56% (586 escolas) não paralisaram as atividades, enquanto 37% (382 unidades) paralisaram parcialmente e 7% (77 escolas) aderiram totalmente à paralisação. Os números são referentes ao turno da manhã.

Outras Notícias

“Vamos ter um investimento forte no polo de confecções”, diz João Campos durante agenda no Agreste

Candidato ao Governo de Pernambuco cumpriu agendas neste sábado (5) e falou sobre abastecimento de água, infraestrutura, educação profissional e polo de confecções. O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) cumpriu, na manhã deste sábado (5), agendas de campanha em Lagoa dos Gatos e Vertentes, no Agreste. Nos dois municípios, visitou feiras livres […]

Candidato ao Governo de Pernambuco cumpriu agendas neste sábado (5) e falou sobre abastecimento de água, infraestrutura, educação profissional e polo de confecções.

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) cumpriu, na manhã deste sábado (5), agendas de campanha em Lagoa dos Gatos e Vertentes, no Agreste. Nos dois municípios, visitou feiras livres e apresentou propostas para a região.

Em Lagoa dos Gatos, João caminhou pela feira e falou sobre medidas nas áreas de abastecimento de água, infraestrutura, estradas e educação profissional.

“A partir do ano que vem, vocês vão ter um governador amigo, aliado. Vamos trazer abastecimento de água, obras de infraestrutura, estrada, escola técnica”, afirmou.

O candidato também voltou a defender a isenção do IPVA para motocicletas de até 180 cilindradas.

“A partir do ano que vem, moto de até 180 cilindradas vai ter o IPVA zerado”, disse.

Participaram da agenda no município o candidato à reeleição para deputado estadual Sileno Guedes e o candidato a deputado federal Gabriel Porto.

Na sequência, João seguiu para Vertentes, onde visitou a feira livre e participou de uma carreata pelas ruas da cidade.

Durante o compromisso, o candidato defendeu investimentos no polo de confecções, com ações de capacitação e infraestrutura.

“Vamos ter um investimento forte no nosso polo de confecções, realizando parcerias e focando na capacitação. Além disso, vamos realizar também um grande investimento em infraestrutura que ajudará muito na logística”, declarou.

Em Vertentes, João esteve acompanhado de Zito Barros, presidente municipal do PSB, além dos candidatos a deputado federal Felipe Carreras e a deputado estadual Diogo Moraes.

Também participaram das duas agendas o candidato a vice-governador Carlos Costa e os candidatos ao Senado Humberto Costa e Marília Arraes.

Foto: Marlon Diego

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Em Pernambuco, Dilma cresce cinco pontos a frente de Marina

Na disputa presidencial, há um empate técnico entre as candidatas do PT, Dilma Rousseff, e a candidata do PSB, Marina Silva, quando se trata de intenções de votos do eleitor de Pernambuco. Aqui Marina tem 43% da preferência do eleitorado, enquanto Dilma tem 41%, diz a nova pesquisa Ipespe divulgada em primeira mão pelo Diario. […]

marinaedilma1

Na disputa presidencial, há um empate técnico entre as candidatas do PT, Dilma Rousseff, e a candidata do PSB, Marina Silva, quando se trata de intenções de votos do eleitor de Pernambuco. Aqui Marina tem 43% da preferência do eleitorado, enquanto Dilma tem 41%, diz a nova pesquisa Ipespe divulgada em primeira mão pelo Diario.

Os percentuais das duas se encontram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Aécio Neves, candidato do PSDB, tem 3% e é o terceiro colocado. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 18 e 19 de setembro. Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Ipespe este ano. A primeira foi publicada na última segunda-feira. Nenhum outro candidato pontuou na pesquisa mais recente.

A comparação entre as duas sondagens do Ipespe revela um crescimento da candidata à reeleição Dilma Rousseff no estado. Dilma tinha 36% das intenções de votos e agora está com 41%. Marina manteve-se na mesma média (estava com 42% e hoje tem 43%). O raio x do quadro eleitoral de Pernambuco tem sido objeto de curiosidade de todo o país porque, como se sabe, Marina se tornou candidata do PSB à Presidência após a morte trágica do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no dia 13 de agosto. Ela era vice de Eduardo.

Se forem levadas em conta os válidos – descartando-se os nulos, brancos e indecisos – Marina aparece com 49% das intenções contra 46% de Dilma e 3% de Aécio. “É um empate técnico, mas se nota que Marina alcança quase metade do eleitorado, com 49%”, considera o analista de pesquisas eleitorais do Diários Associados e professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Adriano Cerqueira. Esse quadro dá a entender que, se dependesse dos eleitores pernambucanos e a eleição presidencial fosse hoje, ela seria resolvida no segundo turno. Numa comparação a partir dos válidos, Marina oscilou negativamente dois pontos percentuais (tinha 51% e ficou com 49%) e Dilma variou positivamente (tinha 44% e foi para 46%).

Conforme a pesquisa estimulada, brancos e nulos totalizam 6%; e os indecisos ou que não responderam são apenas 7%. A estimulada é aquela em que o eleitor escolhe os seus candidatos preferidos a partir de um quadro onde consta o nome de todos os postulantes ao cargo em questão.

Chapa governista em Solidão terá Maycon da Farmácia e Bujão, diz blogueiro

O prefeito de Solidão, Djalma Alves, do PSB, disse ao blogueiro Júnior Finfa que a chapa governista para as eleições de 2024 terá Maycon da Farmácia candidato a prefeito prefeito e o vereador Antônio Bujão, candidato a vice. No começo da semana, a produção do Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM de Tabira, já […]

O prefeito de Solidão, Djalma Alves, do PSB, disse ao blogueiro Júnior Finfa que a chapa governista para as eleições de 2024 terá Maycon da Farmácia candidato a prefeito prefeito e o vereador Antônio Bujão, candidato a vice.

No começo da semana, a produção do Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM de Tabira, já havia divulgado que o prefeito anunciaria em breve o nome de Maycon da Farmácia como seu candidato à sucessão.

Anteriormente o nome de preferência do gestor era o de Rafaela Gomes, sua sobrinha. Mas, segundo apurou a emissora tabirense, ela acabou não aceitando o desafio, fato que fez o prefeito solidanense mudar os rumos.

Maycon da Farmácia é servidor público municipal do quadro de efetivos e trabalha no setor de licitações. Além disso ele é também proprietário de farmácia no município. “Confirmo a mudança”, disse o prefeito ao blog.

Fruticultores e Codevasf discutem medidas para evitar crise hídrica em irrigação do vale do São Francisco‏

Produtores dos perímetros irrigados de Petrolina/PE e Juazeiro/BA participaram de duas reuniões este mês na superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com sede em Petrolina. Em pauta, a preocupação dos fruticultores com a baixa da vazão do lago da barragem de Sobradinho/BA onde está a tomada […]

joao bosco hernrique camara fruticultura e niltn maximoto - sec ciencia e tecnolgia da petrolina

Produtores dos perímetros irrigados de Petrolina/PE e Juazeiro/BA participaram de duas reuniões este mês na superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com sede em Petrolina. Em pauta, a preocupação dos fruticultores com a baixa da vazão do lago da barragem de Sobradinho/BA onde está a tomada de água do canal principal do perímetro Senador Nilo Coelho, um dos principais perímetros irrigados da região banhada pelo rio São Francisco.

Produtores dos perímetros irrigados de Petrolina/PE e Juazeiro/BA participaram de duas reuniões este mês na superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com sede em Petrolina. Em pauta, a preocupação dos fruticultores com a baixa da vazão do lago da barragem de Sobradinho/BA onde está a tomada de água do canal principal do perímetro Senador Nilo Coelho, um dos principais perímetros irrigados da região banhada pelo rio São Francisco.

reuniao fruticultuores codevasf

O superintendente da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar, frisou que a empresa está atenta a todo o processo é que até então, a situação está controlada. Ele acrescentou que todos os estudos de adequações do canal do Nilo Coelho, a uma possível situação crítica que possa ocorrer com a redução do suprimento de água, estão sendo feitos por um grupo técnico da Companhia que acompanha de perto a situação.

“A preocupação dos produtores é salutar, mas os técnicos da Codevasf garantiram que o volume do rio atende a produção e que não há riscos de uma crise no setor neste momento”, esclareceu João Bosco. O gerente regional de irrigação da Codevasf em Petrolina (3ª GRI), José Costa, reforça as observações do superintendente.

Conforme José Costa, o grupo técnico já está avaliando a possibilidade de quando adotar providências para minimizar a restrição de água que acontecerá quando o reservatório vir atingir o volume morto, situação essa que ocorrerá quando se atingir a cota de 380,5 metros do reservatório. As intervenções vêm sendo estudadas e planejadas para garantir que o perímetro possa continuar sendo abastecido mesmo em momentos de vazão reduzida do rio.

No encontro, ficou definido que os prefeitos pernambucanos vão aproveitar a possível presença do presidente da Codevasf, Elmo Vaz em Juazeiro/BA, na próxima semana, para passar a preocupação deles quanto à crise hídrica na região.

Depois de muito espera, saiu a programação do FIG 2014

A programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que ocorre de 17 a 26 de julho na cidade situada no Agreste de Pernambuco, foi divulgada nesta quarta-feira (3), em coletiva de imprensa no Teatro Arraial, Centro do Recife. As principais atrações são Fabio Júnior, Nação Zumbi, Sidney Magal, Alceu Valença, Vanessa da Mata e […]

10387321_684789864932883_5696256458622044167_n

A programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que ocorre de 17 a 26 de julho na cidade situada no Agreste de Pernambuco, foi divulgada nesta quarta-feira (3), em coletiva de imprensa no Teatro Arraial, Centro do Recife. As principais atrações são Fabio Júnior, Nação Zumbi, Sidney Magal, Alceu Valença, Vanessa da Mata e Titãs.

Haverá mais de 300 apresentações, divididas em 17 polos de música, cinema, literatura, circo e outras formas de expressão artística. Com investimento de R$ 9,5 milhões, os organizadores esperam atrair 500 mil pessoas durante os 10 dias de festa.

Segundo o diretor de Políticas Culturais de Pernambuco, André Brasileiro, a diversidade é o grande diferencial do FIG. “Quando estávamos fazendo a seleção entre os projetos que se inscreveram para o festival, o que nos pautou foi preocupação com a tradição e contemporaneidade, além da valorização da cena local”, explicou.

Confira neste link a programação completa.