Notícias

Sicoob Pernambuco reúne associados da agência Afogados em Pré-assembleia

Por Nill Júnior

Evento foi bastante prestigiado e preparou a realização da Assembleia de 26 de abril

Fotos: Cláudio Gomes e Wally Ricardo

A Diretoria do  Sicoob Pernambuco realizou no Kabbana Recepções, em Afogados da Ingazeira, a sua Pré-assembleia Geral Extraordinária e Ordinária 2023.

A atividade ocorre em preparação à Assembleia que ocorre dia 26 de abril. Autoridades como o prefeito Sandrinho Palmeira, vereadores, comerciantes, representantes da área de serviços, sociedade civil e igrejas deram um quórum representativo de cooperados da instituição.

Pela instituição, participaram o Presidente presidente do Sicoob Pernambuco e Central Nordeste, José Evaldo Campos, o Diretor Organizacional e de Risco, Thiago Medeiros, e Karlyne Soares, gerente do Sicoob de Afogados da Ingazeira, além de colaboradores.

Evaldo fez um histórico do Sicoob desde sua criação em 1999 até hoje. Falou também da finalidade da Pré-assembleia em preparação para a Assembleia do dia 26 de abril. Sobre o crescimento, disse que a cooperativa pulou de cem sócios em seu nascedouro para 56 mil.

Também falou sobre a regulação das cooperativas pelo Banco Central, da discussão de seus rumos com os associados, da relação próxima em comparação às instituições convencionais. Reguladas pelo Banco Central .

Thiago falou da filosofia e das vantagens da cooperativa de crédito, como o direito a voto, adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação,  formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

Outros destaques foram as soluções práticas e modernas, melhores taxas de juros, recursos alocados na região ,  atendimento mais humano e personalizado, mesma garantia e segurança de outras instituições e participação nos resultados.

Em 2022, de 108 novas agências, cinco nasceram em Pernambuco. No estado, são 34 pontos de atendimento, 28 agências em 26 municípios, além de 6 agências na Paraíba e atendimento digital com atuação em todo o Brasil.

A pré-assembleia apresentou sugestões de modernização do Estatuto Social, além de trazer a apresentação da prestação de contas de 2022. O crescimento em negócios comparado ao ano anterior foi de 24,9%.

Houve incremento no capital de crédito, investimento no Agronegócio, ampliação de quase 34% nos depósitos totais, o que representa confiança na instituição, ampliação do Fundo de Reserva e outras conquistas. A ideia é fazer com que a partir desses números, a sociedade participe cada vez mais do Sicoob.

Evaldo ainda destacou o desenvolvimento de pessoas e formação do Sicoob, hoje com 280 colaboradores no estado.

Karlyne Soares, gerente do Sicoob Afogados da Ingazeira, destacou o papel da instituição no município, enobreceu seus colaboradores e se colocou a disposição.

Todas as propostas para a Assembleia do dia 26 de abril foram aprovadas por aclamação pelos presentes.

Outras Notícias

Arcoverde realiza o ‘PNI nos Bairros’ para vacinar idosos acima dos 65 anos contra Covid-19

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde, através da coordenação do PNI Municipal, está com a ação ‘PNI nos Bairros’, para vacinar com a segunda dose contra a Covid-19, idosos acima dos 65 anos. A ação foi promovida inicialmente na última terça-feira (20/04), na UBSF Nelson Luciano/Barragem, localizada no bairro do São Cristóvão. “Na […]

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde, através da coordenação do PNI Municipal, está com a ação ‘PNI nos Bairros’, para vacinar com a segunda dose contra a Covid-19, idosos acima dos 65 anos.

A ação foi promovida inicialmente na última terça-feira (20/04), na UBSF Nelson Luciano/Barragem, localizada no bairro do São Cristóvão.

“Na ocasião, nós vacinamos 97 idosos que fazem parte dos atendimentos do referido posto de saúde, e que já haviam recebido a primeira dose contra a Covid-19. O ‘PNI nos Bairros’ tem o intuito de intensificar a imunização, para que todos que já receberam a primeira dose desta vacina concluam o processo com a segunda dose, dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde”, informou a coordenadora municipal do PNI, Cláudia Cunha.

Ainda de acordo com Cláudia Cunha, idosos a partir dos 60 anos que não tomaram a primeira dose, também estão sendo contemplados pela iniciativa e recebendo a imunização durante a realização do ‘PNI nos Bairros’.

Já nesta quinta-feira (22/04), a ação estará na sede das UBSFs Maria do Carmo Guedes e José Fernandes Filho, que ficam Cohab II, também para imunizar com a segunda dose os idosos acima de 65 anos, atendidos pelos dois postos. Para receber a vacinação é necessário levar o RG ou CPF e o Cartão de Vacina.

Luciano Duque participa de caminhada com aliados em Santa Cruz da Baixa Verde

Deputado estadual e candidato à reeleição esteve acompanhado do prefeito Ismael, do vice Leque Brás, de ex-prefeitos e outras lideranças políticas do município. O deputado estadual e candidato à reeleição Luciano Duque (Podemos) participou, nesse sábado (19), de uma caminhada de campanha em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú. A mobilização também […]

Deputado estadual e candidato à reeleição esteve acompanhado do prefeito Ismael, do vice Leque Brás, de ex-prefeitos e outras lideranças políticas do município.

O deputado estadual e candidato à reeleição Luciano Duque (Podemos) participou, nesse sábado (19), de uma caminhada de campanha em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú.

A mobilização também reuniu apoiadores das candidaturas do deputado federal Silvio Costa Filho e da governadora Raquel Lyra.

Participaram da atividade o prefeito Ismael, o vice-prefeito Leque Brás, os ex-prefeitos Tássio e Zé Bezerra, além de vereadores, lideranças locais e apoiadores.

Durante o percurso pelas ruas da cidade, Luciano conversou com moradores e comerciantes e agradeceu o apoio recebido no município.

“Quero agradecer ao prefeito Ismael, ao vice Leque Brás, aos ex-prefeitos Tássio e Zé Bezerra e a cada pessoa que esteve conosco nessa caminhada”, afirmou o candidato.


A passagem por Santa Cruz da Baixa Verde ocorre após outras agendas recentes de Luciano no município. No fim de semana anterior, o deputado também esteve na cidade durante a Festa da Rapadura, acompanhado de integrantes do grupo político local. 

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Em derrota para Bolsonaro, Câmara rejeita e arquiva PEC do voto impresso

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça feira (10), a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. Como não foram obtidos os 308 votos favoráveis necessários, o texto será arquivado. A proposta determina a impressão de “cédulas físicas […]

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça feira (10), a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. Como não foram obtidos os 308 votos favoráveis necessários, o texto será arquivado.

A proposta determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

Na semana passada, a comissão especial derrotou o texto do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), e também rejeitou o texto original, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF).

A decisão de levar a PEC ao Plenário foi tomada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, com o objetivo de encerrar a disputa política em torno do tema. A informação é da Agência Câmara de Notícias.

Ângelo Ferreira denuncia problemas estruturais em Sertânia deixados pela antiga gestão

A Prefeitura de Sertânia foi entregue ao novo gestor, o ex-deputado estadual Ângelo Ferreira, em um cenário de grande desgaste estrutural. O ex-prefeito, Gustavo Lins, que ocupou o gabinete nos últimos quatro anos devolveu o prédio com graves problemas na manutenção das salas e dos equipamentos. Os arquivos dos computadores com informações estratégicas do governo […]

dsc_0440-1A Prefeitura de Sertânia foi entregue ao novo gestor, o ex-deputado estadual Ângelo Ferreira, em um cenário de grande desgaste estrutural. O ex-prefeito, Gustavo Lins, que ocupou o gabinete nos últimos quatro anos devolveu o prédio com graves problemas na manutenção das salas e dos equipamentos. Os arquivos dos computadores com informações estratégicas do governo municipal, por exemplo, foram apagados. Além disso, as chaves de alguns espaços não foram devidamente entregues à nova gestão.

“Não apagaram, apenas, os documentos da Prefeitura. As máquinas foram, completamente, formatadas. É o caso do setor jurídico que não tem sequer o programa de editor de texto nos seus computadores”, apontou o novo governante.

img_4125-1 img_4129-1

A sala do prefeito está tomada pelo mofo. A pintura é de quatro anos atrás, interna e externamente. Não houve uma reforma ou benefício realizado na estrutura do prédio da Prefeitura. “Lá na secretaria de Finanças, o teto está para cair. Se tivesse chovido bem, já havia desabado. Está com infiltração e rachaduras”, denunciou, rebatendo nota da antiga gestão que divulgava estruturas novas e prédios reformados.

Segundo Ângelo, a antiga gestão disse que ia entregar o governo na mais perfeita ordem e não foi o caso. “Disseram que iam pagar os salários de todos os funcionários, por exemplo, e não o fizeram. Também falaram que tinham arquivo do pessoal da Educação para pagamento de salário e não tem, pois estivemos no Banco do Brasil e conversamos com o gerente e funcionários”, argumentou.

Os proventos dos aposentados são outra prova desse descaso, não foram depositados completamente. De acordo com o novo gestor, a equipe do ex-prefeito também descontou os consignados e não repassou à instituição financeira.

O novo prefeito prometeu a regularização desse pagamento para os aposentados e pensionistas, nesta semana. Em entrevista à Rádio Sertânia FM afirmou ainda que, até a próxima sexta-feira (06), vai conseguir ter uma avaliação da situação financeira do município. “Não temos nenhuma informação correta, mas já estamos providenciando um levantamento, para termos um primeiro retrato”, finalizou.

img_4134-1 img_4149-1

Petrolina: PRF, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária fecham abatedouro clandestino

No local, foram encontrados cerca de 100 animais abatidos e mais de 30 em condições de maus tratos, além de vísceras em estado de decomposição Um abatedouro clandestino foi fechado e um grupo foi detido na noite de sexta-feira (17), em Petrolina. A ação foi realizada em operação integrada desencadeada pela Vigilância Sanitária, Guarda Civil […]

No local, foram encontrados cerca de 100 animais abatidos e mais de 30 em condições de maus tratos, além de vísceras em estado de decomposição

Um abatedouro clandestino foi fechado e um grupo foi detido na noite de sexta-feira (17), em Petrolina.

A ação foi realizada em operação integrada desencadeada pela Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e agentes da Polícia Rodoviária Federal.

No local, foram encontrados cerca de 100 animais abatidos e mais de 30 em condições de maus tratos, além de vísceras em estado de decomposição, muita sujeira e sangue.

Durante a operação, também foi constatado que o grupo estava de posse de carimbos e documentos falsificados.

O abatedouro foi localizado a partir de informações repassadas pela população.