Notícias

Sicoob Pernambuco apresenta resultados e confirma crescimento em Assembleia Geral

Por Nill Júnior

O Sicoob Pernambuco realizou na última quarta (23), a Assembleia Geral de 2025, apresentando resultados e levando aos delegados deliberações e ajustes no Estatuto, adequando ainda mais a cooperativa financeira às normas do Banco Central.

“Um momento importante de transparência, prestação de contas e construção coletiva”, diz em nota.

O evento contou com a presença de 24 delegados, representando os cooperados de 38 cidades onde o Sicoob Pernambuco está presente.

Durante a Assembleia Geral, foram apresentados os resultados do exercício, definidas as diretrizes para o rateio das sobras entre os cooperados e votadas pautas importantes da nossa cooperativa, ratificando as decisões das pré-assembleias.

A apresentação contou com a condução do presidente Evaldo campos e da Diretora Aline Robéria Costa Araújo, Diretora Executiva. Dentre os destaques, o excelente resultado financeiro de 2024, com a cooperativa chegando a ativos que se aproximam da casa de R$ 1 bilhão.

Em comparação com o cenário regional e nacional, o Sicoob Pernambuco cresceu 38,82% em ativos, 39,82% em operações de crédito, 40,86% em depósitos totais e 63,83% em sobras brutas, números muito superiores aos Sicoobs nacional e Central Nordeste.

Os Delegados receberam brindes e o livro da escritora e contadora Magna Melo, Finanças e Negócios, da Editora Chave Mestra.

Destaque de perfomance: hoje às 19h no Clube Hotel, São José do Egito, acontece o prêmio Destaque de Performance, um momento especial para reconhecer os talentos que se destacaram com dedicação, resultados e espírito cooperativista nos Pontos de Atendimento Sicoob Pernambuco.

Outras Notícias

Codecipe retoma abastecimento no Pajeú, com dificuldades

A Codecipe está voltando aos poucos a abastecer as comunidades rurais de Afogados da Ingazeira e outras cidades do Pajeú. Aos poucos porque dos carros contratados, alguns haviam quebrado segundo a coordenação regional. Outro problema que vai se agravando é o alta de reservatórios para captação de água. Ontem, na reunião de prefeitos com o […]

pipaA Codecipe está voltando aos poucos a abastecer as comunidades rurais de Afogados da Ingazeira e outras cidades do Pajeú. Aos poucos porque dos carros contratados, alguns haviam quebrado segundo a coordenação regional.

Outro problema que vai se agravando é o alta de reservatórios para captação de água. Ontem, na reunião de prefeitos com o Ministério Público, gestores apelaram para que as barragens de Rosário – em colapso – e Brotas – com queda constante de volume não sejam mais utilizadas para busca de água pelos pipas.

Sugeriram Serrinha, em Serra Talhada, que também não está em situação fácil, com 15% de volume. Na área, o Dnocs já considera a possibilidade de fechar as comportas que liberam água para agricultores às margens do reservatório.

Justiça e Polícia Federal são acionadas para barrar obras no Pátio Ferroviário de Arcoverde

Do blog do Magno O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal (nº 0800272-07.2025.4.05.8310), e solicitou oficialmente à Polícia Federal a intervenção imediata para impedir a continuidade das obras no Pátio Ferroviário de Arcoverde, conhecido como Estação da Cultura. O local, protegido por lei federal, […]

Do blog do Magno

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal (nº 0800272-07.2025.4.05.8310), e solicitou oficialmente à Polícia Federal a intervenção imediata para impedir a continuidade das obras no Pátio Ferroviário de Arcoverde, conhecido como Estação da Cultura. O local, protegido por lei federal, vem sendo alvo de intervenções promovidas pela Prefeitura para montagem da estrutura do São João 2025, sem autorização do órgão de preservação.

A grave denúncia foi formalizada ontem, quando o superintendente do IPHAN em Pernambuco, Fernando Eraldo Medeiros, encaminhou ofício à Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Federal, sob comando da delegada Kilma Caminha Veloso Freire. No documento, o IPHAN relata que a intervenção em curso é irregular e danosa ao patrimônio ferroviário acautelado pelo Instituto, solicitando diligência urgente para paralisar os serviços que continuam.

“Solicitamos à Polícia Federal que impeça a continuidade da intervenção irregular no Pátio Ferroviário de Arcoverde, patrimônio acautelado por este Instituto nos termos da Lei Federal n° 11.483/2007”, diz o trecho do ofício encaminhado pelo IPHAN.

Antes de acionar a Justiça e a PF, o IPHAN já havia notificado a Prefeitura de Arcoverde no dia 19 de maio, exigindo a imediata paralisação das obras e a apresentação do projeto de requalificação da área. A notificação foi feita por meio do Ofício nº 607 (SEI nº 6337306), alertando que qualquer obra em bem acautelado só pode ser realizada com anuência prévia do Instituto, sob risco de sanções legais.

Apesar da notificação, a Prefeitura deu continuidade às intervenções, o que levou o IPHAN a adotar medidas mais duras. A ação civil pública foi distribuída à 28ª Vara Federal de Arcoverde, por meio da Equipe de Ambiental, Indígena e Patrimônio Histórico da 5ª Região.

Somente ontem, após o ajuizamento da ação e o pedido de intervenção da PF, é que a Prefeitura apresentou o projeto de requalificação da área. Ainda assim, o IPHAN reforça que nenhuma obra pode prosseguir sem a devida análise e aprovação formal, o que até agora não aconteceu.

O Pátio Ferroviário é um dos principais símbolos históricos e culturais de Arcoverde, e abriga anualmente o palco principal dos festejos juninos da cidade. A continuidade das obras sem o aval do IPHAN pode comprometer o calendário de montagem do São João 2025, um dos maiores do interior de Pernambuco.

Pernambuco: carnaval pra todo tipo de folião

O nosso sempre parceiro Cláudio Gomes liberou algumas fotos do carnaval de Afogados da Ingazeira. Misturadas aos nossos registros e de parceiros internautas do blog espalhados pelo Estado, mostram porque o carnaval é uma festa tão democrática. Pode-se dizer que há um carnaval para cada folião. Veja alguns registros:

O nosso sempre parceiro Cláudio Gomes liberou algumas fotos do carnaval de Afogados da Ingazeira. Misturadas aos nossos registros e de parceiros internautas do blog espalhados pelo Estado, mostram porque o carnaval é uma festa tão democrática. Pode-se dizer que há um carnaval para cada folião. Veja alguns registros:

Hary Estigado cantou até em cima de árvore. Bloco A Onda
Hary Estigado cantou até em cima de árvore. Bloco A Onda
Orquestra Show de Frevo
Orquestra Show de Frevo
Bloco A Onda
Bloco A Onda
Asa no Frevo
Asa no Frevo
Luciano Pires revela a sua surpresa, uma homenagem a Ayrton Senna no bloco Unidunitê Kids
Luciano Pires revela a sua surpresa, uma homenagem a Ayrton Senna no bloco Unidunitê Kids
Com Luciano Pires
Com Luciano Pires
Bloco Leão do Norte
Bloco Leão do Norte
Cazá Cazá
Cazá Cazá
Augusto Martins e Elias Mariano - Cazá Cazá
Augusto Martins e Elias Mariano – Cazá Cazá
IMG_9693
Unidunitê Kids
Veratânia Morais e a linda Mariah
Veratânia Morais e a linda Mariah
Folia nos Quatro Cantos - enviada por Lúcio Almeida
Folia nos Quatro Cantos – enviada por Lúcio Almeida
Unidunitê Kids
Unidunitê Kids
Edgley Brito, o homenageado do carnaval de Homem de Ferro
Edgley Brito, o homenageado do carnaval de Homem de Ferro
foto 3
O Enquanto é Isso na Sala de Justiça

Paralisação: Servidores do poder judiciário realizam “Operação Tartaruga” por reajuste salarial

Por André Luis/Com informações de Evandro Lira Em assembleia realizada na terça-feira (16), membros do Sindicado dos Servidores de Justiça em Pernambuco (Sindjud-PE), decidiram começar as paralisações pelo reajuste salarial da categoria na quinta (18). Os servidores do poder judiciário exigem a reposição das perdas salariais acumuladas em 18% ao longo de nove anos. Em […]

Foto: Evandro Lira

Por André Luis/Com informações de Evandro Lira

Em assembleia realizada na terça-feira (16), membros do Sindicado dos Servidores de Justiça em Pernambuco (Sindjud-PE), decidiram começar as paralisações pelo reajuste salarial da categoria na quinta (18).

Os servidores do poder judiciário exigem a reposição das perdas salariais acumuladas em 18% ao longo de nove anos. Em entrevista ao repórter Evandro Lira (Secretário do Povo) para a Rádio Pajeú, nesta terça-feira (23), a servidora Micheline Granja, funcionária do

Servidores do Fórum de Afogados da Ingazeira. Foto: Evandro Lira

Fórum de Afogados da Ingazeira, informou que os servidores querem também a implantação do auxílio saúde, um benefício garantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além da equiparação do valor do auxílio alimentação ao que é pago aos juízes.

Micheline também informou que a paralisação no Fórum de Afogados da Ingazeira é parcial com redução significativa do atendimento ao público através da Operação Tartaruga. “Nós suspendemos o atendimento de nove ao meio dia e das 14 as 17. Quem precisar dos serviços do fórum tem que vir entre meio dia às duas da tarde e das 17 às 18h”, afirmou.

Djalma Alves festeja vitória em Solidão anunciando ações para os primeiros 6 meses

Foto: Arquivo/Blog Mesmo reconhecendo que não executou grandes obras, o Prefeito reeleito de Solidão Djalma Alves (PSB), declarou ao comunicador Anchieta Santos durante o programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM, que a vitória folgada sobre a ex-prefeita Cida Oliveira (Podemos), já era esperada.  “Fizemos um trabalho em equipe. Mantivemos as contas em dia e […]

Foto: Arquivo/Blog

Mesmo reconhecendo que não executou grandes obras, o Prefeito reeleito de Solidão Djalma Alves (PSB), declarou ao comunicador Anchieta Santos durante o programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM, que a vitória folgada sobre a ex-prefeita Cida Oliveira (Podemos), já era esperada. 

“Fizemos um trabalho em equipe. Mantivemos as contas em dia e cuidamos do povo”, disse. 

Passada a campanha Djalma prometeu priorizar as obras da UBS na cidade e a pavimentação de algumas ruas. 

Para os primeiros seis meses da nova gestão, Djalma prometeu destravar e executar a pavimentação de três ruas, na cidade e no Povoado de São Francisco; recuperar a murada da quadra esportiva na cidade; construir pista de caminhada e efetuar a cobertura da área de transportes. 

Outra obra que Djalma prometeu empenho para concluir é a Academia da Cidade que está paralisada a 12 anos.