Notícias

SESI/PE oferece 30 mil vagas gratuitas em cursos a Distância

Por Nill Júnior

EAD1Com 1,5 milhão de vagas de emprego a menos no país, as pessoas que tentam se recolocar no mercado de trabalho ou se inserir nele pela primeira vez enfrentam o desafio de vencer uma concorrência cada vez mais qualificada, experiente e acirrada. Segundo especialistas, uma das melhores formas para superar esse obstáculo é investir na capacitação profissional.

Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) oferece, a partir desta segunda-feira (16), 30 mil novas vagas gratuitas em seu programa de Educação a Distância (EAD) para facilitar o acesso já que pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 40% das pessoas que não se atualizam para o mercado de trabalho alegam falta de tempo.

Até julho, trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral poderão se inscrever nos 67 cursos do programa. “Os cursos abordam questões atuais relacionadas às demandas do mercado de trabalho e procuram desenvolver o conhecimento, as habilidades e competências necessárias ao profissional do terceiro milênio”, afirma a coordenadora do programa, Claudinéia Costa. Além do conhecimento técnico, orientações sobre comportamento no ambiente corporativo e situações pessoais que possam influenciar no desempenho do colaborador também fazem parte do portfólio da EAD do SESI/PE.

O portfólio é composto por cursos voltados tanto para a parte estratégica, quanto tática e operacional das empresas, especialmente das indústrias. Entre eles, planejamento tributário, educação financeira, gestão, liderança, pesquisa de mercado, comunicação e marketing, Segurança e Saúde no Trabalho (SST), ética profissional, segmentos industriais, entre outros.

Para participar, basta escolher o curso desejado e se inscrever no site www.pe.sesi.org.br. O aluno pode escolher o horário e local mais conveniente para estudar e se concluir o treinamento em até 30 dias e acertar 70% das questões, a entidade emite o certificado. Mais informações pelo telefone (87) 3873-1087 (Araripina) e (87) 3861-1369 (Petrolina) ou pelo e-mail [email protected].

Outras Notícias

São José do Egito: 57 casos de Covid-19

Em nota a Secretaria de Saúde confirmou que chegou a 57 casos de Covid-19. “Informamos também que no dia de hoje confirmamos mais três casos da doença. Todos os pacientes confirmados no dia de hoje estão com estado de saúde estável, seguem em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pela equipe da secretaria de saúde”. […]

Em nota a Secretaria de Saúde confirmou que chegou a 57 casos de Covid-19.

“Informamos também que no dia de hoje confirmamos mais três casos da doença. Todos os pacientes confirmados no dia de hoje estão com estado de saúde estável, seguem em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pela equipe da secretaria de saúde”.

A cidade permanece com um paciente internado na UTI COVID do Hospital Maria Rafael de Siqueira. O mesmo encontra-se em estado grave e segue entubado recebendo os cuidados da equipe.

“O município continua ampliando a testagem de todos os pacientes suspeitos sintomáticos e até hoje já realizou 231 exames. A Secretaria informou a cura de mais um paciente de COVID 19”.

Veja como foi agenda de Raquel em Tuparetama e Sertânia

Dando continuidade às agendas no interior, a governadora Raquel Lyra entregou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI) da atual gestão no Sertão, no município de Tuparetama, no Pajeú, com investimento de R$ 5,7 milhões. A gestora também esteve em Sertânia, no Sertão do Moxotó, onde inaugurou a 300ª cozinha comunitária de Pernambuco. No município, […]

Dando continuidade às agendas no interior, a governadora Raquel Lyra entregou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI) da atual gestão no Sertão, no município de Tuparetama, no Pajeú, com investimento de R$ 5,7 milhões. A gestora também esteve em Sertânia, no Sertão do Moxotó, onde inaugurou a 300ª cozinha comunitária de Pernambuco. No município, a chefe do Executivo estadual ainda entregou 169 títulos de propriedade a moradores dos bairros Cohab 1 e Cohab 2.

“Inauguramos uma creche linda em Tuparetama, que vai trazer mais qualidade de vida para as mães e crianças daqui. Estamos buscando investimentos em todas as áreas, colocando água na torneira da casa das pessoas, transporte escolar e expandindo o Ilumina PE. E, em Sertânia, entregamos a cozinha comunitária de número 300, matando a fome de quem tem fome e gerando esperança no coração da nossa gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Educação Infantil Maria Aparecida de Lima Rodrigues foi construído pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Tuparetama. Com capacidade para atender até 324 crianças, o equipamento conta com dez salas de aula, sala multiuso, espaço para amamentação, fraldário, refeitório, horta e demais ambientes planejados para garantir conforto, segurança e desenvolvimento integral dos estudantes.

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado. “É uma parceria que tem transformado Tuparetama. O Governo de Pernambuco tem feito muito pelo Estado e não esqueceu da nossa cidade”, pontuou o gestor.

Em Tuparetama, acompanharam as entregas Kaio Maniçoba, Túlio Gadêlha, os prefeitos Delson Lustosa (Santa Terezinha), Flávio Marques (Tabira), Fredson (São José do Egito) e Gilson Bento (Brejinho); e o assessor da Copergás, Rubens Junior.

Chegando ao Sertão do Moxotó, a governadora inaugurou a 300ª cozinha comunitária do Estado, localizada na Praça do Alto do Rio Branco. O equipamento é o segundo do tipo em Sertânia e o de número 245 implantado na atual gestão. As cozinhas comunitárias já garantiram mais de 27,5 milhões de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade em todas as regiões de Pernambuco.

As cozinhas comunitárias contam com investimento inicial de R$ 50 mil, além de um repasse mensal de R$ 20 mil do Governo do Estado para manutenção. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, servindo cerca de 200 almoços por dia.

“Hoje, temos o apoio do Governo para levar alimento, educação, esporte, infraestrutura e dignidade para quem mais precisa. É assim que a gente transforma a vida das pessoas: chegando na ponta e cuidando de gente”, disse a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu. Muito emocionada, a beneficiária da cozinha comunitária Girlene Silva agradeceu à gestão estadual pela iniciativa. “Estou muito nervosa e emocionada por estar aqui hoje, com a certeza de que teremos sempre nossa alimentação garantida”, afirmou.

Os 169 títulos de propriedades entregues na ocasião em Sertânia integram o Programa Morar Bem – Regularização Fundiária, executado pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). A ação garante, de forma gratuita, a titularidade definitiva dos imóveis às famílias beneficiadas, promovendo segurança jurídica, cidadania e acesso pleno ao direito à moradia.

Em Sertânia, a solenidade também contou com a presença do deputado estadual Luciano Duque; dos prefeitos Messias (Custódia), Wellington Siqueira (Ibimirim), Túlio Monteiro (Buíque) e Dr. Pedro (Iguaracy). Os secretários estaduais Rodrigo Ribeiro (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Túlio Vilaça (Casa Civil) estiveram em ambas as agendas.

ASSERPE participa de encontro com Ministro das Comunicações e nova Diretoria da ABERT

Chip FM nos celulares e negociações com ECAD dominaram encontro Do site Asserpe O Presidente da Asserpe, Nill Júnior, esteve em Brasília nesta terça representando a radiodifusão pernambucana no primeiro encontro de associações estaduais de rádio e TV com o novo presidente da Abert, Flávio Lara. O encontro também marcou a presença do Ministro das […]

Chip FM nos celulares e negociações com ECAD dominaram encontro

Do site Asserpe

O Presidente da Asserpe, Nill Júnior, esteve em Brasília nesta terça representando a radiodifusão pernambucana no primeiro encontro de associações estaduais de rádio e TV com o novo presidente da Abert, Flávio Lara.

O encontro também marcou a presença do Ministro das Comunicações Fábio Faria, pela primeira vez dialogando com o setor.

O Ministro prometeu atenção especial ao projeto da Abert que tem apoio da para a obrigatoriedade do chip de FM nos smartphones.

Isso garante acesso a qualquer cidadão à sintonia do rádio nesses aparelhos, sem necessidade de compra de pacotes de dados ou rede para streaming.

Em resumo: rádio gratuito no celular para todos. O Ministro garantiu apoiar a medida.

A ideia é que em breve os 200 milhões aparelhos celulares nas mãos dos brasileiros possam captar normalmente qualquer rádio FM.

Hoje, a possibilidade existe para quem baixe um aplicativo de uma emissora, mas para a maior parte da população essa opção é quase impossível de ser concretizada por causa dos custos dos pacotes dos dados das operadoras.

ECAD – no capítulo de discussão das negociações com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), o Presidente da Asserpe chamou a atenção para a necessidade de mais sensibilidade do órgão para as rádios que desejam se regularizar perante o órgão.

“Não há como fugir do reconhecimento legal do direito autoral. Entretanto, a experiência de Pernambuco mostra que há necessidade de mais sensibilidade para atender emissoras que querem regularizar pendências junto ao órgão”, disse.

Segundo ele, melhorar as condições de regularização para emissoras que tiveram problemas no passado e querem estar legais e em dia é bom para as duas faces da moeda, prefixos e Ecad.

“Precisamos ser independentes mas harmônicos para atender os radiodifusores que querem regularizar sua situação”, ponderou.

Prefeito de Solidão recebe Pedro Campos

O município de Solidão recebeu, na manhã desta segunda-feira, a visita do deputado federal Pedro Campos. O parlamentar foi recepcionado pelo prefeito do município Mayco Pablo, pela primeira-dama Érika Araujo, secretários e lideranças locais. Durante a visita, Pedro Campos visitou pontos turísticos como o Poço dos Milagres e o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, […]

O município de Solidão recebeu, na manhã desta segunda-feira, a visita do deputado federal Pedro Campos. O parlamentar foi recepcionado pelo prefeito do município Mayco Pablo, pela primeira-dama Érika Araujo, secretários e lideranças locais.

Durante a visita, Pedro Campos visitou pontos turísticos como o Poço dos Milagres e o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, que atraem fiéis e visitantes de diversas regiões.

O deputado ainda esteve nos estandes do Folia da Assistência, que ainda estavam sendo montados, e conheceu de perto essa iniciativa. Também esteve na Cozinha Comunitária.

“É sempre um prazer receber boas visitas e compartilhar a riqueza da nossa cidade. Solidão tem história, cultura e iniciativas que fazem a diferença na vida do nosso povo. Seguimos abertos ao diálogo e buscando caminhos para fortalecer ainda mais nosso município”, afirmou o prefeito.

PSB elege nesta terça Executiva Estadual

O diretório do PSB de Pernambuco se reúne, na noite desta terça-feira (28), para eleger sua nova executiva estadual. O atual presidente do partido, Sileno Guedes, deve ser reconduzido ao posto, já que há apenas uma chapa inscrita de consenso. João Campos, filho mais velho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), que morreu em agosto deste […]

Sileno-Guedes

O diretório do PSB de Pernambuco se reúne, na noite desta terça-feira (28), para eleger sua nova executiva estadual. O atual presidente do partido, Sileno Guedes, deve ser reconduzido ao posto, já que há apenas uma chapa inscrita de consenso. João Campos, filho mais velho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), que morreu em agosto deste ano, em meio à campanha presidencial, assumirá a Secretaria de Organização.

A primeira vice-presidência ficará com o deputado federal eleito Tadeu Alencar. A segunda, com o deputado federal Fernando Filho e a terceira, com o deputado federal eleito Felipe Carreras. Adilson Gomes deve permanecer como secretário-geral do partido.

O encontro será realizado às 19h no Recife Praia Hotel, no Pina, Zona Sul do Recife. A reunião do diretório estadual contará com 90 nomes que vão votar. As informações são da Folha de Pernambuco.