Notícias

Sertão do Pajeú se aproxima dos 500 óbitos por Covid-19

Por André Luis

Afogados da Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis

Atualizado às 07h20 desta terça (18), com os números de Ingazeira.

De acordo com os boletins epidemiológicos dos 17 municípios do Sertão do Pajeú, a região confirmou, nesta segunda-feira (17), mais 178 casos confirmados de Covid-19, 220 recuperados e 4 óbitos. Os números são referentes às últimas 72 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 25.445 casos confirmados, 24.148 recuperados (94,90%), 493 óbitos e  804 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 49 novos casos positivos, 61 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 4.316 casos confirmados, 4.023 recuperados, 57 óbitos e 236 casos ativos. O 57º óbito trata-se de paciente do sexo feminino, 76 anos, aposentada, histórico de alcoolismo, faleceu em 12/05 no HREC, mas a SES só confirmou no domingo 16/05.

Brejinho registrou 6 novos casos positivos e 15 recuperados. O município conta com 621 casos confirmados, 565 recuperados, 16 óbitos e 40 casos ativos. 

Calumbi  registrou 3 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 429 casos confirmados, 420 recuperados, 3 óbitos e 6 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 29 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 1.505 casos confirmados, 1.294 recuperados, 30 óbitos e 181 casos ativos da doença. 

Flores confirmou 4 recuperados. O município conta com 853 casos confirmados, 799 recuperados, 30 óbitos e 24 casos ativos. 

Iguaracy confirmou 2 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 623 casos confirmados, 585 recuperados, 23 óbitos e 15 casos ativos. 

Ingazeira registrou 7 novos casos recuperados e 11 recuperados. O município conta com 306 casos confirmados, 293 recuperados, 4 óbitos e 9 casos ativos. 

Itapetim registrou 5 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 958 casos confirmados, 912 recuperados, 22 óbitos e 24 casos ativos. 

Quixaba registrou 3 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 371 casos confirmados, 353 recuperados, 12 óbitos e 6 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 6 novos casos positivos, 4 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 507 casos confirmados, 483 recuperados, 14 óbitos e 0 casos ativos.

Santa Terezinha registrou 2 novos casos positivos e 17 recuperados. O município conta com 791 casos confirmados, 761 recuperados, 24 óbitos e 6 casos ativos. 

São José do Egito registrou 20 novos casos positivos, 17 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 1.868 casos confirmados, 1.779 recuperados, 42 óbitos e 47 casos ativos. O 42º óbito trata-se de uma paciente de 86 anos. Faleceu no dia 13/05, mas o município recebeu a confirmação nesta segunda-feira.

Serra Talhada registrou 43 novos casos positivos, 49 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 8.446 casos confirmados, 8.208 recuperados, 138 óbitos e 100 casos ativos da doença. O 138° óbito se trata de paciente feminina, 96 anos. Portadora de doença cardiovascular crônica e faleceu no dia 16/05/2021, no Hospital Santa Marta.

Solidão registrou 4 novos casos positivos e 20 recuperados. O município conta com 481 casos confirmados, 461 recuperados, 2 óbitos e 18 casos ativos.

Tabira não divulgou boletim até as 21h50 desta segunda-feira. O município permanece com 2.209 casos confirmados, 2.125 recuperados, 32 óbitos e 52 casos ativos. 

Triunfo registrou 1 novo caso positivo e 6 recuperados. O município conta com 765 casos confirmados, 729 recuperados, 24 óbitos e 12 casos ativos. 

Tuparetama registrou 5 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 396 casos confirmados, 348 recuperados, 20 óbitos e 28 casos ativos da doença.

Outras Notícias

Arcoverde: 60 dias sem óbitos por Covid

Arcoverde está completando nesta segunda-feira, 11 de outubro, a marca de 60 dias sem a ocorrência de óbitos por Covid-19. Atualmente, apenas dois pacientes seguem internados em leitos de UTI do Hospital Regional Rui de Barros Correia, sendo um deles do próprio município. Tanto os leitos de enfermaria do Hospital Regional, quanto os de UTI […]

Arcoverde está completando nesta segunda-feira, 11 de outubro, a marca de 60 dias sem a ocorrência de óbitos por Covid-19.

Atualmente, apenas dois pacientes seguem internados em leitos de UTI do Hospital Regional Rui de Barros Correia, sendo um deles do próprio município.

Tanto os leitos de enfermaria do Hospital Regional, quanto os de UTI do Hospital Memorial Arcoverde, encontram-se desocupados.

“Este é um excelente indício de que a Covid-19 está controlada em nosso município, evidenciando que as etapas de vacinação contra a pandemia estão surtindo o efeito esperado. Contudo, salientamos para a população continuar com todas as medidas higiênicas e de proteção, para que desta forma, o número de infecções e de internações hospitalares pelo Coronavírus siga controlado, colaborando também para que mais vidas estejam salvas”, ressaltou o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel.

Defesa Civil de PE realiza workshops sobre prevenção e proteção

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco realizará dois workshops, em Serra Talhada, com foco na capacitação de gestores, instituições e comunidades diante dos riscos provocados por eventos climáticos extremos.  Nesta quarta-feira (20), no Auditório da Câmara dos Vereadores de Serra Talhada, será realizado o workshop “Gestão de Riscos contra Incêndio em […]

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco realizará dois workshops, em Serra Talhada, com foco na capacitação de gestores, instituições e comunidades diante dos riscos provocados por eventos climáticos extremos. 

Nesta quarta-feira (20), no Auditório da Câmara dos Vereadores de Serra Talhada, será realizado o workshop “Gestão de Riscos contra Incêndio em Bioma da Caatinga”, com o objetivo de orientar e preparar órgãos de Proteção e Defesa Civil, do Sertão do estado, quanto ao enfrentamento de incêndios em vegetação.

Entre os principais pontos a serem trabalhados estão: o desenvolvimento da cultura de gestão de riscos, a capacitação de gestores municipais, a integração entre órgãos de resposta, a disseminação de boas práticas, a atualização de planos de contingência e o estímulo à educação ambiental com participação comunitária.

Já na quinta-feira (21), no auditório do Senac de Serra Talhada, acontecerá o workshop “Diálogo pela Proteção: Crianças e Adolescentes no Contexto de Desastre e Comunicação de Risco”. O encontro reunirá representantes de instituições federais, estaduais e municipais para debater estratégias de proteção integral a crianças e adolescentes em situações de desastre.

O encontro também destacará protocolos da UNICEF e práticas de comunicação de risco voltadas às populações mais vulneráveis. O objetivo é fortalecer as responsabilidades específicas de cada integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e ampliar a atuação integrada nos municípios pernambucanos.

Os dois encontros buscam consolidar uma gestão de riscos mais efetiva e inclusiva, com especial atenção à preservação ambiental e à proteção da infância e adolescência. A missão é planejar, organizar e definir ações conjuntas, assegurando que cada setor cumpra seu papel de forma articulada na execução dos eventos.

Serviço:

Evento: workshop “Gestão de Riscos contra Incêndio em Bioma da Caatinga”.

Data: 20 de agosto de 2025

Horário: 8h

Local: Auditório da Câmara dos Vereadores de Serra Talhada.

Evento: workshop “Diálogo pela Proteção: Crianças e Adolescentes no Contexto de Desastre e Comunicação de Risco”.

Data: 21 de agosto de 2025

Horário: 8h

Local: Auditório do Senac de Serra Talhada.

Douglas Eletricista fecha apoio com deputado estadual João Paulo Costa

Em contato com o blog do Finfa neste sábado (17), o deputado estadual João Paulo Costa, confirmou que em reunião na noite desta sexta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, o vereador Douglas Eletricista, reuniu seu grupo político e fechou o apoio para as eleições de 2026. João Paulo Costa, já tem […]

Em contato com o blog do Finfa neste sábado (17), o deputado estadual João Paulo Costa, confirmou que em reunião na noite desta sexta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, o vereador Douglas Eletricista, reuniu seu grupo político e fechou o apoio para as eleições de 2026.

João Paulo Costa, já tem trabalho prestado no município, quando foi votado em eleições passadas, agora volta a ganhar apoio em Afogados.

Claro, o apoio é de mão dupla. O deputado irá apoiar e fortalecer a campanha da reeleição de Douglas no pleito deste ano.

Moradores realizam protesto contra Compesa em Iguaracy

Moradores de Iguaracy revoltados com a falta de água e demora em ligar a rede que pode socorrer o município, via Adutora do Pajeú, realizam nesta quinta (11) um protesto às 9h em frente ao escritório da Compesa no município. Segundo informações de Cladionor Airton, o Itinho, são cerca de seis meses sem abastecimento regular […]

Barragem-do-Rosrio-seca-600x330
Barragem do Rosário seca

Moradores de Iguaracy revoltados com a falta de água e demora em ligar a rede que pode socorrer o município, via Adutora do Pajeú, realizam nesta quinta (11) um protesto às 9h em frente ao escritório da Compesa no município.

Segundo informações de Cladionor Airton, o Itinho, são cerca de seis meses sem abastecimento regular na cidade. “Não é uma questão de quem trabalha no escritíorio. Isso dependa da Diretoria da empresa. Rosário é uma das maiores barragens da região e socorreu várias cidades. Mas somos  a única que ainda não está sendo abastecida no Pajeú. Falta atitude das autoridades”, reclama.

O protesto está sendo articulado pelas redes sociais convocando moradores da sede e do Distrito de Jabitacá. “Será um protesto pacífico para chamar atenção do Estado”, diz Itinho.

O protesto também vai questionar a cobrança das contas residências quando a população não recebe água na torneira. “Acho uma falta de respeito mandar a conta sem ter água. Baseado em que?” – questiona.

Inmet põe cidades do Sertão do Pajeú sob alerta para chuvas intensas

O avanço das instabilidades climáticas no Nordeste acende o sinal de alerta para a segurança da população sertaneja. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou, na manhã desta segunda-feira, o grau de severidade para o Sertão de Pernambuco, colocando 51 municípios sob alerta laranja. A atenção é redobrada para o Sertão do Pajeú. Região de […]

O avanço das instabilidades climáticas no Nordeste acende o sinal de alerta para a segurança da população sertaneja. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou, na manhã desta segunda-feira, o grau de severidade para o Sertão de Pernambuco, colocando 51 municípios sob alerta laranja.

A atenção é redobrada para o Sertão do Pajeú. Região de forte tradição política e cultural, o Pajeú concentra dez das cidades em situação de maior risco, onde o acúmulo de água pode chegar a 100mm por dia, com ventos intensos. O cenário exige vigilância das defesas civis locais para garantir a proteção, especialmente de comunidades em áreas vulneráveis, diante da força das águas.

Cidades do Sertão do Pajeú em alerta laranja:

Afogados da Ingazeira; Calumbi; Carnaíba; Flores; Iguaracy; Quixaba; Santa Cruz da Baixa Verde; Serra Talhada; Solidão; Triunfo.

Panorama estadual

Enquanto o coração do Sertão enfrenta o nível de “Perigo”, o restante do estado, incluindo a Região Metropolitana do Recife, as Zonas da Mata e o Agreste, permanece sob alerta amarelo (Perigo Potencial). No Sertão do Pajeú, a previsão é de chuvas de até 60mm por hora, o que pode causar alagamentos e cortes de energia.

A orientação é que os moradores evitem enfrentar o mau tempo e busquem abrigo seguro. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente.