Sertão do Pajeú notifica 272 novos casos de Covid em 24h
Por André Luis
Curva de contaminação está em queda. Triunfo confirmou um óbito pela doença.
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta quinta-feira (17), foram notificados 272 novos casos de Covid-19, 890 recuperados e 1 novo óbito na região nas últimas 24h.
O óbito confirmado em Triunfo se trata de uma paciente de 99 anos que estava internada na UTI do Hospital Eduardo Campos.
Dezesseis das dezessete cidades do Pajeú confirmaram novos casos. Foram 32 em Afogados da Ingazeira, 15 em Brejinho, 6 em Calumbi, 5 em Carnaíba, 14 em Flores, 17 em Iguaracy, 11 em Itapetim, 3 em Quixaba, 4 em Santa Cruz da Baixa Verde, 7 em Santa Terezinha, 10 em São José do Egito, 86 em Serra Talhada, 6 em Solidão, 41 em Tabira, 7 em Triunfo e 8 Tuparetama.
Ingazeira não registrou novos casos da doença.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 49.676 casos confirmados, 47.583 recuperados (95,78%), 697 óbitos e 1.396 casos ativos da doença.
Neste sábado (17) foi divulgada com exclusividade para o Blog de Jamildo mais um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre as intenções de voto das eleições 2022 em Pernambuco. O principal cenário observado em âmbito estadual foi a disputa pelo Governo do Estado. De acordo com o levantamento da Paraná Pesquisas, Marília Arraes (Solidariedade) mantém […]
Neste sábado (17) foi divulgada com exclusividade para o Blog de Jamildo mais um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre as intenções de voto das eleições 2022 em Pernambuco. O principal cenário observado em âmbito estadual foi a disputa pelo Governo do Estado.
De acordo com o levantamento da Paraná Pesquisas, Marília Arraes (Solidariedade) mantém a liderança na corrida para governador de Pernambuco, porém a deputada federal sofreu uma oscilação negativa de um ponto percentual. Agora Marília detém 30,5% das intenções de voto dos pernambucanos.
Já Anderson Ferreira (PL) conseguiu flutuar 1,1 pontos acima e agora lidera numericamente a disputa por um segundo turno com Marília. No último levantamento da Paraná, o segundo lugar era liderado por Raquel Lyra (PSDB), que agora oscilou 0,5 pontos para baixo. Anderson detém 14,7%, enquanto Raquel está com 13,8%.
A posição de Anderson na frente de Raquel é apenas numérica, já que a distância entre os dois candidatos é de 1,1 ponto percentual, o que garante um empate técnico.
Ainda empatados no segundo lugar, mas com maior distância entre os outros candidatos, está Miguel Coelho (União Brasil). Miguel oscilou 0,5 pontos para baixo e agora está com 11,7% do eleitorado pernambucano.
Danilo Cabral (PSB) não empata com Anderson na margem de erro, mas está próximo dos demais. Danilo flutuou positivamente 1,6% e fica com 9,1%.
Além dessa lista de candidatos, apenas o candidato Pastor Wellington (PTB) conseguiu atingir acima de 1% das intenções de voto, o político detém 1,1%, uma oscilação positiva de 0,8%. Brancos e nulos formaram 10,9% enquanto não sabe/não respondeu 5,5%.
O levantamento entrevistou 1510 eleitores entre os dias 12 e 16 de setembro. A margem de erro é de 2,6 pontos e seu índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento possui registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número PE-06982/2022.
Com o fechamento da 8″ Semana Epidemiológica deste ano, encerrada no último domingo (27/02), foi consolidada a redução de todos os indicadores da Covid-19 em Pernambuco – a exemplo do número de casos e óbitos pela doença, além de solicitações de internações. Somente no número de novas internações em UTI, tivemos uma redução de 49% […]
Com o fechamento da 8″ Semana Epidemiológica deste ano, encerrada no último domingo (27/02), foi consolidada a redução de todos os indicadores da Covid-19 em Pernambuco – a exemplo do número de casos e óbitos pela doença, além de solicitações de internações.
Somente no número de novas internações em UTI, tivemos uma redução de 49% nos últimos 20 dias.
A positividade geral das amostras analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), que oscilou entre 52% e 47% entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, está atualmente em 9,5%.
Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (2/3), o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, destacou que os indicadores da saúde mostram que as medidas restritivas empregadas foram decisivas para o resultado positivo.
“A vacinação, os reforços no sistema de saúde e as medidas de cuidado adotadas conseguiram trazer uma boa situação para o nosso Estado”, afirmou.
“Gostaria de fazer também um agradecimento à população e ao setor privado pelo comportamento neste Carnaval. Vimos algumas irregularidades pontuais, mas no geral houve respeito às regras previstas. Isso foi determinante para que nos pudéssemos avançar e nos dá capacidade de continuar diminuindo os números da doença”, corroborou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
“Entretanto, ainda não é hora de baixar a guarda. Continue se cuidando, complete seu esquema vacinal e incentive a quem ainda não o fez, fazê-lo. Só todos juntos conseguiremos vencer a pandemia. Faça sua parte”, destacou o Governo do Estado no Instagram.
Em 2016, insatisfeito com a gestão do Prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa (PSD) que disputaria a reeleição e sem possibilidade nenhuma de subir no palanque do desafeto Sávio Torres (PTB) que tentava voltar a comandar o município, o então vereador Joel Gomes decidiu não disputar a reeleição. Três anos depois Joel refletiu que o seu […]
Em 2016, insatisfeito com a gestão do Prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa (PSD) que disputaria a reeleição e sem possibilidade nenhuma de subir no palanque do desafeto Sávio Torres (PTB) que tentava voltar a comandar o município, o então vereador Joel Gomes decidiu não disputar a reeleição.
Três anos depois Joel refletiu que o seu lugar é no parlamento municipal e já confirmou durante entrevista a Anchieta Santos na Cidade FM que será candidato em 2020 e no palanque do ex-prefeito Dêva.
Já em Tabira a novidade é o Presidente do PSB Waldeir Tomé, o Pipi da Verdura. Depois de ensaiar e desistir por mais de uma vez disputar o mandato em Tabira, ele agora está decidido.
O socialista assegura de pé juntos que desta vez é pra valer e vai mesmo buscar o mandato de vereador no pleito municipal de 2020.
A Prefeitura de Serra Talhada, através das Secretarias de Saúde e Obras, inaugura, neste sábado, dia 21, às 19h, a requalificação da USF do distrito. A inauguração contará com o prefeito Luciano Duque, Secretários, vereadores e a comunidade local. Será mais um evento de defesa da gestão Duque com discursos mirando as eleições de outubro. […]
A Prefeitura de Serra Talhada, através das Secretarias de Saúde e Obras, inaugura, neste sábado, dia 21, às 19h, a requalificação da USF do distrito. A inauguração contará com o prefeito Luciano Duque, Secretários, vereadores e a comunidade local.
Será mais um evento de defesa da gestão Duque com discursos mirando as eleições de outubro. O Prefeito tem aproveitado o ato para defender o legado de sua gestão ou responder questionamentos dos que lhe fazem oposição, de forma indireta.
“A requalificação da saúde é ponto estratégico desse governo. Prova disto, são os constantes investimentos na saúde, e a melhoria na USF de Bernardo Vieira é de fundamental importância devido ao tamanho da comunidade, a distância e o difícil acesso do distrito à Sede”, pontuou o Secretário de Obras, Cristiano Menezes, que falou sobre o tamanho da obra.
“Tínhamos 99,36 m² de área, agora temos quase 200m². Uma obra de quase 100 mil, com verbas do Governo Federal e contra partida do município. São obras importantes que chegam para melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta Cristiano.
De acordo com a Secretária de Saúde, Márcia Conrado, um dos objetivos da implantação do modelo de saúde da família desenvolvidos pela prefeitura é “humanizar as práticas de saúde por meio da conquista do vínculo entre os profissionais de saúde e a população, identificando e intervindo nos fatores de risco em que a população esteja exposta; prestando assistência integral, contínua, com resolutividade e boa qualidade às necessidades de saúde da população”.
Composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentista, a equipe da nova unidade de saúde também realiza atendimentos em domicílio. “Com esses atendimentos estamos estabelecendo o vínculo de corresponsabilidade com as famílias e facilitando a sua identificação. Estamos a cada dia humanizando, cada vez mais, nossos serviços, focando o atendimento e o acompanhamento dos agravos à saúde dos indivíduos e famílias da comunidade”, explicou Márcia.
O prefeito de Iguaracy, Pedro Alves (PSDB-PE), esteve em Sertânia-PE para acompanhar a agenda da governadora Raquel Lyra (PSDB-PE). Por volta das 16h30, a governadora inaugurou a restauração da PE-265, que conecta Sertânia ao distrito de Pernambuquinho, facilitando o acesso ao município de Monteiro, na Paraíba. A obra teve investimento de aproximadamente R$ 42,82 milhões […]
O prefeito de Iguaracy, Pedro Alves (PSDB-PE), esteve em Sertânia-PE para acompanhar a agenda da governadora Raquel Lyra (PSDB-PE).
Por volta das 16h30, a governadora inaugurou a restauração da PE-265, que conecta Sertânia ao distrito de Pernambuquinho, facilitando o acesso ao município de Monteiro, na Paraíba. A obra teve investimento de aproximadamente R$ 42,82 milhões e abrangeu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização viária.
“A restauração da PE-265 é uma conquista essencial para nossa região. Quero expressar minha gratidão à governadora Raquel Lyra pelo seu empenho e pela parceria que tem gerado grandes benefícios para todos nós”, disse o prefeito.
A comitiva do prefeito foi acompanhada por diversas autoridades, incluindo o Assessor Especial de Articulação e Acompanhamento do Governo do Estado de Pernambuco, Zeinha Torres, com sua esposa Mary Delanea Sousa Pinheiro dos Santos (X Geres).
A anfitriã foi a prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, do PSDB.
Você precisa fazer login para comentar.