Notícias

Sertão do Pajeú notifica 17 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Por André Luis

Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Quixaba e Solidão estão com os casos ativos zerados.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta quinta-feira (12), nas últimas 24h, foram notificados 17 novos casos positivos, 18 recuperados e Nenhum novo óbito.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 32.957 casos confirmados, 32.169 recuperados (97,60%), 637 óbitos e 151 casos ativos da doença.

Apesar do avanço na vacinação e dos números animadores, é importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. Especialistas alertam para a importância da continuidade do cumprimento dos protocolos de prevenção: usar a máscara sempre, evitar aglomerações e higienizar bem as mãos. 

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:

Afogados da Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 5.448 casos confirmados, 5.376 recuperados, 72 óbitos e nenhum caso ativo da doença. 

Brejinho não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 757 casos confirmados, 734 recuperados, 21 óbitos e 2 casos ativos. 

Calumbi  registrou 1 caso recuperado. O município conta com 733 casos confirmados, 713 recuperados, 5 óbitos e 15 casos ativos da doença. 

Carnaíba  registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 2.197 casos confirmados, 2.134 recuperados, 36 óbitos e 27 casos ativos da doença. 

Flores registrou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 1.053 casos confirmados, 991 recuperados, 38 óbitos e 24 casos ativos. 

Iguaracy registrou 4 recuperados. O município conta com 833 casos confirmados, 806 recuperados, 27 óbitos e nenhum caso ativo da doença. 

Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 462 casos confirmados, 453 recuperados, 7 óbitos e 2 casos ativos. 

Itapetim registrou 5 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 1.411 casos confirmados, 1.367 recuperados, 32 óbitos e 12 casos ativos. 

Quixaba não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 517 casos confirmados, 502 recuperados, 15 óbitos e nenhum caso ativo. 

Santa Cruz da Baixa Verde não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 635 casos confirmados, 612 recuperados, 19 óbitos e 4 casos ativos. 

Santa Terezinha não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 1.036 casos confirmados, 1.004 recuperados, 28 óbitos e 4 casos ativos. 

São José do Egito registrou 2 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 2.548 casos confirmados, 2.482 recuperados, 57 óbitos e 9 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 4 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 10.197 casos confirmados, 9.993 recuperados, 175 óbitos e 29 casos ativos da doença.

Solidão não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 679 casos confirmados, 676 recuperados, 3 óbitos e nenhum caso ativo. 

Tabira registrou 3 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 2.909 casos confirmados, 2.843 recuperados, 48 óbitos e 18 casos ativos. 

Triunfo registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 953 casos confirmados, 922 recuperados, 28 óbitos e 3 casos ativos. 

Tuparetama não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 589 casos confirmados, 561 recuperados, 26 óbitos e 2 casos ativos da doença.

Outras Notícias

Mais um: Deputado Celso Jacob é preso pela PF no aeroporto de Brasília

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (6) no aeroporto de Brasília o deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto (que permite o trabalho fora da cadeia durante o dia). O deputado foi preso ao desembarcar. No último dia 23, o STF rejeitou […]

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (6) no aeroporto de Brasília o deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto (que permite o trabalho fora da cadeia durante o dia). O deputado foi preso ao desembarcar.

No último dia 23, o STF rejeitou recurso apresentado pela defesa de Jacob e determinou a imediata execução da pena. A decisão da Primeira Turma do STF foi unânime e confirmou a condenação do parlamentar por falsificação de documento público e dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei quando era prefeito de Três Rios (RJ).

A defesa do deputado argumenta que ele agiu de acordo com recomendações técnicas e que não gerou prejuízo para o município.

Jacob foi condenado em 2006 e teve um primeiro recurso negado pelo STF em agosto do ano passado, mas a defesa recorreu novamente.

Na sessão do dia 23, os ministros da Primeira Turma consideraram que os recursos visavam apenas atrasar o processo e decidiram declarar o “trânsito em julgado”, isto é, a conclusão da ação, para cumprimentos dos efeitos da condenação.

Ex-prefeito de Três Rios (RJ), Jacob foi acusado de contratar uma construtora inabilitada em licitação em 2002 para concluir, no final de 2003, a construção de uma creche. Para dispensar uma nova licitação, Jacob decretou estado de emergência na cidade.

Para custear as obras, ainda teria inserido, junto com um assessor, um crédito extra numa lei aprovada pela Câmara dos Vereadores, embora o projeto original não contava com o acréscimo.

O Ministério Público considerou que o ex-prefeito resolveu concluir a obra — que estava parada há vários meses — no final de 2003 porque seria candidato à reeleição no ano seguinte. Por isso, não haveria motivo para decretar emergência na cidade e dispensar nova licitação.

Corrida ao Senado promete ser acirrada

A se levar em conta as pesquisas,  a disputa pelas duas cadeiras pernambucanas no Senado promete ser uma das mais acirradas da história política do Estado. No momento,  à exceção de Marília,  que descola dos demais nomes,  são três nomes disputando a segunda vaga. A candidata do PDT, Anderson Ferreira,  Miguel Coelho e Humberto Costa […]

A se levar em conta as pesquisas,  a disputa pelas duas cadeiras pernambucanas no Senado promete ser uma das mais acirradas da história política do Estado.

No momento,  à exceção de Marília,  que descola dos demais nomes,  são três nomes disputando a segunda vaga.

A candidata do PDT, Anderson Ferreira,  Miguel Coelho e Humberto Costa disputam a segunda colocação. Lançado a menos tempo, Túlio Gadelha corre por fora.

​No comentário das 12h desta sexta-feira (10) na Itapuama FM,  digo que o curso da campanha e outros fatores deixam o jogo ainda em aberto.

Gonzaga Patriota crítica FBC por trabalhar contra eleição de Tadeu Alencar

Deputado Federal pelo PSB, Gonzaga Patriota se mostrou surpreso com o resultado da disputa pela liderança do partido na Câmara Federal – o deputado Tadeu Alencar acabou perdendo por 22 votos a 14 para Teresa Cristina. Em entrevista à Rádio Folha FM, o socialista acusou o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) de interferir na disputa do cargo. […]

Foto: Léo Mota/Folha de Pernambuco

Deputado Federal pelo PSB, Gonzaga Patriota se mostrou surpreso com o resultado da disputa pela liderança do partido na Câmara Federal – o deputado Tadeu Alencar acabou perdendo por 22 votos a 14 para Teresa Cristina.

Em entrevista à Rádio Folha FM, o socialista acusou o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) de interferir na disputa do cargo. Os dois têm um histórico de atritos dentro do município de Petrolina.

“Eu sai tonto dali. Porque tinha certeza que Tadeu seria eleito líder. O trabalho que ele vem fazendo como vice-líder, a pessoa importante que ele é como colega deputado, sem nenhum demérito para a deputada Teresa Cristina”, afirmou Patriota.

“Vi uma intromissão do senador Fernando Bezerra na bancada de parlamentares de Pernambuco. Eu não entendo o porquê. Teve Eduardo Campos como presidente, Carlos Siqueira de Pernambuco. Mas como sou miudinho eu prefiro ficar de fora ouvindo e respeitando”, disse.

Apesar de se surpreender com o resultado, Patriota garantiu que respeitará o mandato de Teresa Cristina.

“Tenho certeza que Teresa Cristina fará um bom trabalho, e vou obedecê-la como obedeço ao meu partido, governador, aos meu prefeitos, na hora que não quiser obedecer a ninguém me retiro da politica”, frisou.

Por Alex Ribeiro, do Blog da Folha

Pessoas em situação de rua ganham noite especial de confraternização de Natal em Petrolina

Uma noite especial para dezenas de pessoas em situação de rua em Petrolina. Assim foi esta sexta-feira (13) na confraternização de Natal realizada pela prefeitura e a Igreja Adventista do Sétimo Dia do bairro Alto da Boa Vista. Pelo terceiro ano consecutivo, a ação organizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de […]

Uma noite especial para dezenas de pessoas em situação de rua em Petrolina. Assim foi esta sexta-feira (13) na confraternização de Natal realizada pela prefeitura e a Igreja Adventista do Sétimo Dia do bairro Alto da Boa Vista.

Pelo terceiro ano consecutivo, a ação organizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) aconteceu na Praça do Bambuzinho, no centro. Antes de um saboroso jantar, foi realizado um culto religioso, que reuniu dezenas de moradores usuários do Centro Pop. Além disso, eles receberam kits de higiene pessoal.

“Neste período, marcado por tantas festividades, seja na família, no trabalho ou em grupos sociais, é muito importante lembrar que, enquanto estamos ceiando, abraçando nossos entes queridos e trocando presentes, outros não têm sequer o alimento para saciar sua fome”, comenta Marlene Leandro, secretária executiva de Vigilância em Saúde e uma das organizadoras do evento.

Marlene ressaltou o caráter solidário da comemoração. “É um momento de reinserção comunitária, uma vez que, possuem dificuldades de retornarem para as famílias. Importante ressaltar que a gestão do prefeito Miguel Coelho acompanha essas pessoas durante todo o ano e muitas delas viviam excluídas socialmente. Mas, com muito esforço, conseguimos realizar ações que buscam incluir e valorizar essas pessoas”, explica.

Humberto Costa se defende de acusações de delator na operação Lava Jato. Leia nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO Em relação à publicação do jornal o Estado de São Paulo deste domingo que relata  supostas acusações do sr. Paulo Roberto Costa dirigidas a mim em delação premiada, afirmo que:, 1.       Todas as doações de campanha que recebi na minha candidatura ao senado em 2010 foram feitas de forma legal, transparente, devidamente […]

humberto
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à publicação do jornal o Estado de São Paulo deste domingo que relata  supostas acusações do sr. Paulo Roberto Costa dirigidas a mim em delação premiada, afirmo que:,

1.       Todas as doações de campanha que recebi na minha candidatura ao senado em 2010 foram feitas de forma legal, transparente, devidamente declaradas e registradas em minha prestação de contas à justiça eleitoral e inteiramente aprovadas, estando disponíveis a quem queira acessá-las;

2.       Assim, nego veementemente ter pedido a quem quer que seja que solicitasse qualquer doação de campanha ao sr. Paulo Roberto;

3.       Tal denúncia padece de consistência quando afirma que a suposta doação à campanha teria sido determinada pelo Partido Progressista (PP) por não haver qualquer razão que justificasse o apoio financeiro de outro partido à minha campanha;

4.       Mais inverossímil ainda é a versão de que se o sr. Paulo Roberto não tivesse autorizado tal doação, correria o risco de ser demitido, como se eu, à época sem mandato e tão somente candidato a uma vaga ao Senado, tivesse poder de causar a demissão de um diretor da Petrobrás;

5.       Causa espécie o fato de que ao afirmar a existência de tal doação, o sr. Paulo Roberto não apresente qualquer prova, não sabendo dizer a origem do dinheiro, quem fez a doação, de que maneira e quem teria recebido;

6.       Conheci o sr. Paulo Roberto em 2004 e minha relação com ele se deu no campo institucional, no processo de implantação da refinaria de petróleo em Pernambuco, do qual participei assim como vários políticos, empresários e representantes de outros segmentos da sociedade pernambucana o fizeram;

7.       Conheço e sou amigo de infância do sr. Mário Beltrão, presidente da Associação das Empresas do Estado de Pernambuco (ASSINPRA), que também foi partícipe da mesma luta pela refinaria. Porém, em nenhum momento eu o pedi e ele muito menos exerceu o papel de solicitar recursos ao Sr. Paulo Roberto para a campanha ao Senado de 2010.

8.       Tenho uma vida pública pautada pela honradez e seriedade, não respondendo a qualquer ação criminal, civil ou administrativa por atos realizados ao longo de minha vida pública;

9.       Sou defensor da apuração de todas as denúncias que envolvam a Petrobras ou qualquer outro órgão do Governo. Porém, entendo que isso deve ser feito com o cuidado de não macular a honra e a dignidade de pessoas idôneas. O fato de o sr. Paulo Roberto estar incluído em um processo de delação premiada não dá a todas as suas denúncias o condão de expressar a realidade dos fatos.

10.   Aguardo com absoluta tranquilidade o pronunciamento da Procuradoria-Geral da República sobre o teor de tais afirmações, ocasião em que serão inteiramente desqualificadas. Quando então, tomarei as medidas cabíveis.

11.   Informo ainda que me coloco inteiramente à disposição de todos os órgãos de investigação afetos a esse caso para quaisquer esclarecimentos e, antecipadamente, disponibilizo a abertura dos meus sigilos bancário, fiscal e telefônico.

Recife, 22 de novembro de 2014,

Humberto Costa
Senador da República