Notícias

Sertânia: motoristas de transportes coletivos e rodoviários já podem se cadastrar para vacina contra Covid-19

Por André Luis

Os motoristas de transportes coletivos e rodoviários já podem se cadastrar para receber a vacina contra a Covid-19 em Sertânia. O processo pode ser feito no site https://sertaniavacina.imunizape.com.br/ ou no aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android. 

No dia da vacinação esses profissionais devem apresentar as xerox e as originais dos seguintes documentos: Habilitação C ou D, Comprovante de Residência (se a casa for alugada levar é necessário levar cópia do contrato) e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

A vacinação desse grupo ainda não tem data para acontecer, o agendamento será liberado de acordo com a chegada de doses ao município.

Aplicativo Sertânia Vacina, como usar? 

Ao baixar o aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto) ou acessar o site, o usuário deve primeiro fazer o cadastro, ao clicar nessa opção será encaminhado para uma página onde precisará informar o grupo prioritário a qual faz parte e anexar uma imagem do RG e do comprovante de residência.  

Depois é só clicar em avançar e preencher um formulário com os dados pessoais solicitados. Nessa etapa será necessário criar uma senha. Depois é só confirmar o cadastro.

O usuário vai receber uma confirmação no e-mail que foi cadastrado.  Após essa etapa, ele pode verificar no próprio site ou aplicativo qual grupo está sendo vacinado no momento e se estiver incluído no público atual poderá realizar o agendamento. 

Pensando nas pessoas que não têm acesso a internet ou não sabem usar aparelhos eletrônicos, existe no site e no app a opção “Fazer Cadastro para outra Pessoa” e “Fazer agendamento para outra pessoa”.  Nesse caso é possível que um cidadão faça esse processo para outro, mas lembrando que o mesmo ficará responsável por comunicar ao cadastrado o dia, horário e local da vacina. Se o interessado não tiver e-mail, pode cadastrar o de outra pessoa e essa deve lhe repassar as informações que foram enviadas para o endereço eletrônico.

A Secretaria de Saúde recomenda que, quem se enquadra nessa situação, pode recorrer a um parente, amigo ou vizinho de sua confiança.  O objetivo da Prefeitura é facilitar a vida da população e reduzir filas nos pontos de vacinação.

Outras Notícias

“Se for aprovado, acionaremos a Justiça”, diz deputado sobre reajuste em conta de água

O deputado Romero Albuquerque chamou de descabida a proposta de reajuste na conta de água apresentada pela Compesa. A companhia fez um pedido de revisão extraordinária da tarifa que poderá elevar em quase 12% o valor pago pelo consumidor.  Sendo assim, a tarifa residencial passaria de R$50,50 para R$56,40, já a partir de julho. O […]

O deputado Romero Albuquerque chamou de descabida a proposta de reajuste na conta de água apresentada pela Compesa.

A companhia fez um pedido de revisão extraordinária da tarifa que poderá elevar em quase 12% o valor pago pelo consumidor. 

Sendo assim, a tarifa residencial passaria de R$50,50 para R$56,40, já a partir de julho. O aumento será discutido em uma audiência pública na Arpe, que decidirá se o percentual será ou não aplicado. 

A Compesa diz que, “apesar dos esforços, os impactos econômicos trazidos pela pandemia de covid-19 vêm pressionando o caixa da empresa”. A defasagem para o período entre agosto de 2021 e julho de 2022 seria de mais de R$185 milhões. 

Albuquerque diz que, se aprovado, o reajuste total nos últimos dois anos será de quase 25%. “Se for preciso, iremos à Justiça para suspender esse aumento. Queremos discutir essa proposta com a Compesa, entender como a situação chegou a esse ponto e buscar soluções não apenas para este problema, mas para problemas como o desperdício de água e o serviço de abastecimento precário, entre outros”, disse. 

“Em um eventual aumento, qual o projeto da Compesa no que se refere à melhoria da prestação do seu serviço à população pernambucana? Não vamos permitir que o consumidor seja ainda mais penalizado, os responsáveis precisam assumir suas responsabilidades”, completou.

Sebrae realiza curso para quem pretende começar bem um negócio

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local e dia do evento. Com objetivo de proporcionar uma conscientização da empresa como organização sistêmica e facilitar tomadas de decisões com eficácia empresarial e foco na gestão integrada, a Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, realiza, entre os dias 25 e […]

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local e dia do evento.

Com objetivo de proporcionar uma conscientização da empresa como organização sistêmica e facilitar tomadas de decisões com eficácia empresarial e foco na gestão integrada, a Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, realiza, entre os dias 25 e 28 de junho, o curso Gestão Empresarial Integrada para Começar Bem.

O evento, voltado para o microempreendedor individual, microempresa, pequena empresa, potencial empreendedor e potencial empresário, é gratuito, tem uma carga horária de 15h e vai acontecer no Centro Cultural Hidelbrando de Menezes, em Petrolândia-PE, das 18h às 22h.

De acordo com o analista do Sebrae, Camilo Melo, o curso é voltado para pessoas em fase de abertura de empresa interessadas em ter uma visão sistêmica do negócio e as inscrições podem ser feitas no local do evento.

Rodrigo Rangel, Analista de Comunicação e Marketing do Sebrae, será o palestrante do curso, que terá em sua programação: Quem são os diversos atores e as suas dinâmicas dentro da empresa; O empreendimento como uma organização sistêmica; A importância de favorecer atitudes em busca da eficácia empresarial com foco na gestão integrada e seus princípios.

“Com o conteúdo apresentado no curso, será possível adquirir conhecimento para que você possa evoluir e consolidar seu negócio ao longo do tempo, até alcançar a excelência”, conclui Camilo.

Serviço

Evento: Curso Gestão Empresarial Integrada para Começar Bem.

Data: de 25 a 28 de junho.

Horário: Das 18h às 22h.

Local: Centro Cultural Hidelbrando de Menezes, Av. dos Três Poderes – Q. CE (Centro), Petrolândia-PE.

Inscrições: Gratuitas, no local do evento.

José Raimundo sai na frente rumo à presidência da UVP

“Diante de um cenário de descaso e desmoralização da pessoa do vereador dentro da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, cresce o apoio ao candidato à presidência da instituição José Raimundo”. É o que diz a Assessoria do candidato em nota. Durante reunião de diretoria, João Batista – ex-Prefeito de Triunfo, chegou a comparar […]

“Diante de um cenário de descaso e desmoralização da pessoa do vereador dentro da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, cresce o apoio ao candidato à presidência da instituição José Raimundo”. É o que diz a Assessoria do candidato em nota.

Durante reunião de diretoria, João Batista – ex-Prefeito de Triunfo, chegou a comparar a atuação de instituições municipalistas no estado. “A UVP perdeu credibilidade, tanto nos órgãos de controle, quanto nas entidades públicas. Não tem representação nem luta. Se compararmos temos, por exemplo, uma Amupe dinâmica e ativa, enquanto a UVP está morta”, disse.

Ainda em sua fala, João Batista citou os diversos motivos para apoiar a candidatura de José Raimundo. “Zé é sério, determinado e tem todos os critérios para ser um bom presidente. A gente precisa retomar a UVP e fazer uma nova história.

Uma das propostas mais importantes, apresentadas pelo candidato, é a valorização da UVP Mulher, o que tem atraído a presença feminina na chapa de forma mais enérgica, como a vereadora Socorro Veras, de Tabira, que acredita na mudança para o fortalecimento do órgão.

“Não posso deixar de votar em quem é do Sertão do Pajeú, que conhece nossas limitações, para votar em um candidato que não tem compromisso com a categoria no estado. Voto em quem acredito e tenho a certeza de que a representatividade da UVP depende de uma gestão transparente, e isso Zé pode nos oferecer”, afirma a vereadora.

Quase 40 diretores, de várias cidades de Pernambuco estão apoiando a candidatura do vereador, que já afirmou fazer uma gestão com a participação de todos. “Reassumi o compromisso de lutar por uma UVP melhor. Temos uma chapa regionalizada e não vamos partidarizar a instituição”, pontuou José Raimundo. A eleição deve acontecer no dia 12 de abril, com a presença de vereadores de todo o estado.

Prisão temporária vence e acusado de homicídio é liberado em Afogados da Ingazeira

Acusado de tentativa de homicídio contra Matheus Barbosa, José Leandro da Silva, o Beto Careca, está em liberdade. A informação foi repassada ao blog pelo advogado de Beto, Steno Ferraz. Beto  tinha um Mandado de Prisão contra ele e foi detido dia 11 de dezembro, imediatamente, após se apresentar ao Delegado Ubiratan Rocha. O crime […]

Mateus, a vítima, segue internado no Hospital da restauração

Acusado de tentativa de homicídio contra Matheus Barbosa, José Leandro da Silva, o Beto Careca, está em liberdade. A informação foi repassada ao blog pelo advogado de Beto, Steno Ferraz.

Beto  tinha um Mandado de Prisão contra ele e foi detido dia 11 de dezembro, imediatamente, após se apresentar ao Delegado Ubiratan Rocha.

O crime contra Matheus Barbosa, de 18 anos, aconteceu no Bairro Sobreira, Afogados da Ingazeira, no dia 5 de dezembro. “Logo após o crime, Beto Careca foi identificado e teve sua prisão temporária representada, medida cautelar esta que foi deferida na quinta-feira (06) pelo judiciário local. O caso ainda não está totalmente resolvido, faltando outras diligências para encerrá-lo”, informou à época o Delegado.

Ele atentou contra a vida do jovem após o furto de uma moto, que teria sido praticado pelo irmão dele. Matheus segue internado no Hospital da Restauração, Recife, em consequência do disparo.

“Eu o apresentei dia 11 de dezembro. Tinha uma prisão temporária de 30 dias. O prazo findou ontem e vi que não havia sido prorrogado prazo ou expedido outro pedido de prisão preventiva. Hoje de manhã fui ao cartório e pedi uma certidão do fórum, entrei em contato com o diretor da Cadeia  e solicitei a liberdade do meu cliente e ele teve que ser solto”, diz o advogado.

Delegado Titular pediu prorrogação: o blog apurou que dia 8 de janeiro, três dias antes de vencer o prazo, o Delegado Titular Ubiratan Rocha solicitou a prorrogação da prisão preventiva de Beto e de Mateus Saturnino, o Mateus Pitoco, também envolvido como có-autor, cuja prisão temporária vence em 17 de janeiro .

O delegado  alegou para isso a necessidade de tais diligências para levantamento de mais provas técnicas e testemunhais. Como não houve decisão acerca do pedido, o prazo expirou e o acusado foi liberado.  O Ofício pedindo prorrogação foi encaminhado à Vara Criminal de Afogados da Ingazeira.

Silvio Costa Filho e Raquel Lyra dão início a dragagem do canal interno de Suape

Investimentos de quase R$ 200 milhões amplia capacidade do porto, atrai novo terminal de contêineres e reforça papel de Pernambuco no comércio exterior O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a governadora Raquel Lyra estiveram, nesta sexta-feira (29), em Ipojuca (PE) para assinar a ordem de serviço que autoriza o início das […]

Investimentos de quase R$ 200 milhões amplia capacidade do porto, atrai novo terminal de contêineres e reforça papel de Pernambuco no comércio exterior

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a governadora Raquel Lyra estiveram, nesta sexta-feira (29), em Ipojuca (PE) para assinar a ordem de serviço que autoriza o início das obras de dragagem do canal interno do Complexo Portuário e Industrial de Suape. A intervenção é considerada estratégica para ampliar a capacidade operacional do porto e consolidar sua posição como um dos principais hubs logísticos do país.

Durante a cerimônia, Costa Filho destacou que a dragagem vai reposicionar Suape no cenário nacional e internacional. “Essa obra é fundamental para que o porto receba navios maiores de todo o mundo, ampliando a competitividade de Pernambuco frente a outros mercados e portos do Nordeste”, afirmou.

Com investimentos de R$ 199 milhões, sendo R$ 100 milhões do Governo Federal e o restante do governo estadual, a obra, incluída no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), permitirá aprofundar o canal para 16,4 metros de calado, possibilitando a entrada de embarcações de grande porte. O prazo estimado de execução é fevereiro de 2026.

A dragagem é parte de um conjunto de iniciativas em andamento em Pernambuco. “Após dez anos, Suape volta a receber recursos federais. Agora é hora de unidade, de darmos as mãos para trabalhar pelo desenvolvimento do nosso estado. Essa obra é estratégica para fortalecer o porto e abrir caminho para novos negócios”, afirmou o ministro.

Costa Filho também ressaltou a recuperação do molhe de Suape e a construção de um terminal de contêineres no complexo portuário, que será a ligação direta entre a dragagem e a implantação do novo terminal de contêineres da APM Terminals (Maersk), cujo investimento será de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. Na avaliação do ministro, esse empreendimento deve ampliar, em mais de 30%, as operações de Suape, além de gerar milhares de empregos e renda para a população pernambucana, sendo o maior investimento privado da história do porto e um marco para o futuro logístico do estado. 

O ministro também destacou que o projeto dialoga com a agenda ambiental. Segundo ele, a recepção de embarcações de maior porte permitirá reduzir a quantidade de viagens, o que implica em menor emissão de gases poluentes. Ressaltou também que dragagem vai modernizar o porto sem perder de vista a responsabilidade ambiental, a fim de que competitividade e sustentabilidade caminhem juntas nesse processo.

Além de Suape, o Governo Federal prepara novos investimentos em infraestrutura portuária no estado, como a recuperação do molhe de abrigo do complexo e a dragagem de readequação do Porto do Recife, que contará com cerca de R$ 100 milhões em recursos. Essas ações se somam à expansão de projetos logísticos estratégicos, como a Transnordestina, cujo trecho em Pernambuco deve mobilizar cerca de R$ 5 bilhões em investimentos, fortalecendo ainda mais a integração da produção regional com os mercados nacional e internacional.