Notícias

Serra Talhada segue com trabalho de limpeza e revitalização do Rio Pajeú

Por Nill Júnior

A Prefeitura de Serra Talhada é mais uma a informar em nota que vem realizando trabalho de limpeza e revitalização das margens e do leito do Rio Pajeú.

A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente após uma audiência pública com a Procuradoria da República do Ministério Público Federal e os proprietários de terras no leito do rio. Carnaíba e Afogados realizam ações similares.

A ação foi iniciada no mês de dezembro com a retirada das algarobas, espécie invasora que tem raízes profundas e consome muita água, prejudicando o lençol freático. As atividades foram intensificadas também nas áreas urbanas, com a retirada do lixo acumulado e um trabalho de conscientização para que a população não volte a jogar lixo no rio.

“Nossa preocupação era com a chegada das chuvas, por isso intensificamos rotineiramente as ações desde dezembro e já estamos com mais de 60% da área urbana concluída, um trabalho difícil e gradativo, mas que surtirá grandes efeitos a longo prazo”, explica Ronaldo Melo Filho, secretário de Meio Ambiente.

A expectativa da Secretaria de Meio Ambiente é concluir os trabalhos até o mês de março. “Já é possível observar uma grande mudança no leito do rio e até março pretendemos concluir a ação. Um trabalho proveitoso que motivou, inclusive, outros municípios a realizarem ações semelhantes”, completa Ronaldo.

Outras Notícias

Colisão entre motos deixa vítima fatal em Tabira

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado em Tabira. Segundo o Miron News, duas motos colidiram frontalmente na rodovia PE-320, nas proximidades do Povoado de Arara. Três pessoas se envolveram no acidente. Um dos ocupantes que dirigia a moto não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. A […]

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado em Tabira.

Segundo o Miron News, duas motos colidiram frontalmente na rodovia PE-320, nas proximidades do Povoado de Arara. Três pessoas se envolveram no acidente.

Um dos ocupantes que dirigia a moto não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. A vítima se chama Erivonaldo Silva, conhecido por Bodinho. Ele é um vaqueiro muito conhecido na Região do Pajeú.

A esposa de Bodinho, cujo nome não foi informado, foi socorrida para o Hospital de Tabira e está fora de perigo.

A terceira pessoa envolvida, que guiava uma moto, também foi socorrida para o Hospital de Tabira. Em seguida transferida para o Hospital Maria Rafael de Siqueira, em São José do Egito. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

SJE: assinadas ordens de serviço na casa de R$ 5 milhões

O prefeito Evandro Valadares, o vice Eclériston Ramos, o deputado federal Tadeu Alencar e secretários municipais assinaram ordens de serviço e termos de compromissos  que juntos somam cerca de R$ 5 milhões em investimentos para São José do Egito ao longo desse ano, segundo nota. O bairro Rita Viana ganhará uma Academia da Saúde, com […]

O prefeito Evandro Valadares, o vice Eclériston Ramos, o deputado federal Tadeu Alencar e secretários municipais assinaram ordens de serviço e termos de compromissos  que juntos somam cerca de R$ 5 milhões em investimentos para São José do Egito ao longo desse ano, segundo nota.

O bairro Rita Viana ganhará uma Academia da Saúde, com previsão de entrega de até 90 dias. No Alto Egipciense será construído o novo prédio da Escola Romero Augusto Vilar Dantas, com estrutura moderna.

Ao todo, 68 agricultores assinaram o termo de compromisso para participaram do PAA 2020. O Programa de Aquisição de Alimentos foi contemplado com uma emenda do deputado Tadeu Alencar no valor de R$ 300 mil, a primeira para a assistência nessa área na história.

Evandro Valadares também assinou na tarde desse sábado (04), um termo de cessão para que o prédio da rodoviária de São José do Egito passe a ser responsabilidade da Prefeitura. Segundo nota, o governador Paulo Câmara prometeu recursos e a Prefeitura já começou a fazer melhorias na pavimentação de acesso ao terminal, que era criticado pela situação precária.

“Em breve teremos um prédio digno para as pessoas que chegam e que saem de nossa cidade”, garantiu o prefeito Evandro Valadares.

Adutora do Pajeú: falta pouco para concluir elevatórias, mas muito compromisso das autoridades

Por Joel Gomes* A COPAP – Comissão Parlamentar do Pajeú e o Ministério Público de Pernambuco determinando total apoio, por seu Promotor Lúcio Almeida, realizou diversas reuniões sobre os mais variados temas. Obviamente, a distribuição de água para o povo foi a mais debatida, com realizações, inclusive, de Audiências Públicas. Hoje, mesmo informações sendo repassadas […]

IMG_20151029_091820373

Por Joel Gomes*

A COPAP – Comissão Parlamentar do Pajeú e o Ministério Público de Pernambuco determinando total apoio, por seu Promotor Lúcio Almeida, realizou diversas reuniões sobre os mais variados temas. Obviamente, a distribuição de água para o povo foi a mais debatida, com realizações, inclusive, de Audiências Públicas.

Hoje, mesmo informações sendo repassadas a Compesa à época e à própria população de que em maio de 2015 estariam concluídas as obras da Adutora do Pajeú, seis meses depois, presenciamos uma outra realidade.

IMG_20151029_091850925

Ao contrário, uma morosa obra que traz suporte para a sobrevivência humana, caminha a passos de tartarugas e o povo sedento de água.

Esforços foram coordenados junto a Compesa, Deputados Estaduais e Federais, Vice Governadoria e ao Governo de Pernambuco que protagonizou toda a negociação com a Celpe para energização das Estações Elevatórias de Afogados da Ingazeira e Tabira para que, prontas, através dos recalques, envie água para Tuparetama via ramal da Adutora e de lá, através da Adutora do Rosário, bombeasse a água para São José do Egito, Iguaraci e Ingazeira, amenizando, inclusive, o abastecimento via Pipas para Itapetim e Brejinho.

IMG_20151029_093529690

O que não entendemos é o transformador da Estação Elevatória de Afogados da Ingazeira, estar a 15 dias no chão, sem ser instalado. Quanto à EE de Tabira, os cabos estão pendurados no poste e o restante não dá sinais de celeridade.

A responsabilidade do DNOCS e o cronograma das obras foram jogadas no ato irresponsável dos gestores. Como no Brasil tudo é possível, em pleno século 21, nós, pajeuzeiros pacatos e honestos vamos padecer de sede por falta d’água e de vergonha dos políticos.

IMG_20151029_093535172

Não desistiremos e estaremos nos manifestando junto a empresa responsável pela obra onde, desde já, convocamos todos os vereadores da região para juntos, cobrarmos os nossos direitos. O ato será terça, dia 03 de novembro. É obrigação e dever dos Vereadores defenderem a sua gente.

*Joel Gomes é ex-presidente e integrante da Diretoria

Inovações tecnológicas jogos de casino

Com a contribuição de crescentes inovações tecnológicas, atualmente diversas áreas da indústria têm tentado tirar o maior proveito possível dessa evolução. A indústria dos casinos não poderia ficar de fora e por isso mesmo, têm procurado surpreender os seus jogadores e fãs, tentando enfrentar uma concorrência bastante elevada no segmento de jogos. Vários casinos físicos […]

imagem_materia_cassinosCom a contribuição de crescentes inovações tecnológicas, atualmente diversas áreas da indústria têm tentado tirar o maior proveito possível dessa evolução. A indústria dos casinos não poderia ficar de fora e por isso mesmo, têm procurado surpreender os seus jogadores e fãs, tentando enfrentar uma concorrência bastante elevada no segmento de jogos. Vários casinos físicos e também os casinos online tem intenção de divulgar e vender mesas táteis com opções de variados jogos que vão desde o póquer à roleta, sem esquecer do blackjack ou das famosas máquinas de slots. No entanto, as mais procuradas, assim como os próprios jogos são as mesas de póquer tátil, onde é possível jogar qualquer uma das variantes deste jogo, especialmente o Texas Holdem.

A mesa tátil de póquer é parecida com uma mesa tradicional encontrada em qualquer casino do mundo, porém é uma mesa adaptada onde não haverá ninguém para distribuir as cartas dos jogos, pois esta ação é gerada em uma mistura equilibrada de realidade e virtualidade. A mesa tátil combina a magia de jogos online com a emoção de ter a companhia física de amigos, com um jogo real onde você pode competir ou simplesmente acompanhar um jogo.

Já é possível encontrar modelos muito interessantes que contam com 10 lugares, cada um equipado com uma tela tátil de 15 polegadas, onde você pode ver suas mãos e fazer seus movimentos da forma mais real possível. No centro da mesa existe uma tela de plasma muito maior que fornece informações comuns a todos os jogadores sobre o jogo.

Esta mesa oferece a experiência de jogar póquer com muitos apostadores e desperta a paixão pelo jogo que com um simples computador não é possível conseguir. Além de tudo, as telas sensíveis ao toque são muito seguras, resistentes a líquidos, poeira ou choque e também oferecem 100% de precisão, uma vez que não é apenas prática, pois são configuradas para fornecer a cada usuário uma experiência única para cada jogador.

A facilidade de obter estatísticas com base diária, semanal e mensal ajudam também os jogadores a se manterem a par de tudo o que acontece no circuito de póquer, assim como muitas outras características que tornam esta mesa bastante útil, pois respeita as regras profissionais do póquer, para que, onde quer que o jogador esteja, tenha a experiência de um jogo profissional!

Senado aprova criação de fundo para bancar campanhas com recursos públicos

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) a criação de um fundo eleitoral para financiar as campanhas com recursos públicos. A estimativa é que esse fundo tenha R$ 1,8 bilhão. Com a aprovação, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados. Pela proposta aprovada, o fundo será composto por: 30% do total das emendas parlamentares de bancada constantes […]

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) a criação de um fundo eleitoral para financiar as campanhas com recursos públicos. A estimativa é que esse fundo tenha R$ 1,8 bilhão.

Com a aprovação, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados. Pela proposta aprovada, o fundo será composto por: 30% do total das emendas parlamentares de bancada constantes da Lei Orçamentária Anual. Os recursos abastecerão o fundo exclusivamente em ano eleitoral. As emendas de bancada consistem em indicações feitas pelos parlamentares de um estado para aplicação de recursos do Orçamento da União em obras e serviços no estado deles;

Montante referente à isenção fiscal das emissoras comerciais de rádio e TV que veicularam, em 2017 e 2016, propaganda partidária (fora do período eleitoral), que será extinta. O horário eleitoral gratuito ficará mantido.

Pelas estimativas do relator, Armando Monteiro (PTB-PE), com essas fontes, o fundo pode ter entre R$ 1,7 bilhão e R$ 1,8 bilhão. A maior parte, cerca de R$ 1,3 bilhão, prevê Armando Monteiro, será referente às emendas.

“A utilização desta fonte [emendas] será essencial para manter o fundo em nível minimamente compatível com o custo das campanhas. Esse, parece-nos, é um grande avanço em relação do projeto original”, disse.

“Recordemos que, em 2014, a soma dos gastos declarados pelos candidatos superou R$ 5 bilhões em valores da época, equivalentes a mais de R$ 6 bilhões em valores de hoje, e que, em nossa proposta, esse montante não alcançará sequer R$ 2 bilhões”, acrescentou o relator.

Mais cedo, nesta terça, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir a criação do fundo. Eunício e Maia buscam um acordo para a proposta ser analisada rapidamente pelos deputados.