Serra Talhada se aproxima dos 2 mil casos confirmados de Covid-19
Por André Luis
A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 73 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 1.920 casos confirmados.
O número de casos suspeitos caiu para 31 e o de casos descartados subiu para 5.815. Quanto à evolução dos casos confirmados, o município tem 1.514 pacientes recuperados, 372 em tratamento domiciliar, 12 em leitos de internamento e 25 óbitos.
São 06 pacientes internados finalizando tratamento nos leitos de retaguarda do município, 3 no Hospam e 03 no Hospital de Campanha.
Em relação aos profissionais de saúde contaminados, 65 estão recuperados e 25 em isolamento.
O boletim diário, portanto, fica com 1.920 casos confirmados, 31 casos suspeitos, 1.514 recuperados, 5.815 descartados e 25 óbitos.
A Prefeitura de Arcoverde realiza, nesta terça-feira, 8 de abril, a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III no município. O ato será conduzido por meio da Secretaria de Saúde de Arcoverde e está marcado para as 17h, na Rua Valdemar Rodrigues Queiroz, […]
A Prefeitura de Arcoverde realiza, nesta terça-feira, 8 de abril, a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III no município.
O ato será conduzido por meio da Secretaria de Saúde de Arcoverde e está marcado para as 17h, na Rua Valdemar Rodrigues Queiroz, no bairro São Cristóvão. O prefeito Zeca Cavalcanti acompanha o ato.
De acordo com o convite oficial, a iniciativa marca o início das obras de um equipamento considerado estratégico para o fortalecimento da atenção básica na cidade.
As UBS de Porte III são estruturas de maior capacidade, voltadas para ampliar o atendimento à população, com equipes multiprofissionais e oferta de serviços essenciais de saúde.
A expectativa é de que a nova unidade contribua para melhorar o acesso da população aos serviços básicos, reforçando a política pública de atenção primária no município.
Tem até petista defendendo Tasso O rolo institucional em que o país se meteu, a queda eminente de Temer e a dificuldade de se emplacar com a celeridade necessária impeachment ou eleições diretas está jogando até setores do PT a apoiarem a alternativa Tasso, como vem sendo chamada possibilidade de o ex-governador cearense e senador […]
O rolo institucional em que o país se meteu, a queda eminente de Temer e a dificuldade de se emplacar com a celeridade necessária impeachment ou eleições diretas está jogando até setores do PT a apoiarem a alternativa Tasso, como vem sendo chamada possibilidade de o ex-governador cearense e senador tucano assumir.
Até o governador petista Camilo Santana (PT) defendeu o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB) para suceder Michel Temer (PMDB) na Presidência em caso de afastamento. “Se houver uma eleição indireta, entre os nomes que existem no Congresso, o Tasso hoje é um dos nomes mais respeitados e para o Ceará será muito bom”, disse.
Camilo disse ainda que o momento é de passar por cima das disputas entre os partidos e pensar no País. “Quanto mais a gente estende essas disputas políticas, nesse momento, se agrava o problema no País e quem perde com isso é a população. É o desemprego. É a possibilidade da volta da inflação. É a falta do crescimento do País. E isso afeta diretamente os investimentos que os estados e os municípios podem fazer para beneficiar a população em saúde, segurança, educação”, explicou.
Isso mostra o quanto o país tem pressa de sair desse angú de caroço em que se meteu. Tasso pode ser o que se chama de nome mais a direita para alguns setores, mas não está enfiado em nenhum escândalo de corrupção e poderia navegar com o barco da transição até 2018. Com o Congresso que está aí, é o que pode se chamar de menos ruim. Uma eleição direta a essa altura também seria um tiro no escuro, com a possibilidade de um novo pseudo salvador da pátria, como Collor, tentar ocupar a cadeira . Tasso teria o papel que teve Itamar na queda do alagoano. Dentre as possibilidades, é que temos pra hoje. E que seja logo. O país sangra…
Prefeitos com mais dor de cabeça com órgãos de controle
A semana foi de muitas notícias de decisões do TCE contra gestões no Pajeú. Claro, nos casos que apareceram, como em Afogados e Itapetim, há margem para recurso e um caminho a percorrer. Mas a impressão que passa é que o órgão de controle está mais atento a deslises administrativos, rigorosamente técnicos ou não. Gerir exige cada vez mais assessoria e consultoria. Se há desmantelo então, nem Deus quer tomar de conta…
Bomba da semana
Esta semana, um importante delegado da região vai dizer que foi transferido sumariamente, sem que fossem atendidos requisitos legais. Delegados tem, inclusive, a prerrogativa de estabilidade. A denúncia é mais uma e meio às dificuldades que o Estado vive na tentativa de sair da crise da segurança.
Pressão de um jeito ou de outro
O prefeito José Patriota já incluiu na sua agenda a briga por uma atração de peso para Expoagro junto ao Governo do Estado. Se disser que não faz pela crise, críticas. Se fizer e a atração não agradar, críticas. E ainda tem a pressão que Ângelo indiretamente colocou ao anunciar Cláudia Leite na Expocose. É meio se correr o bicho pega, se ficar o bicho come…Registre-se, a posição do blog não mudou sobre gastar dinheiro do município com festas em meio à atual realidade. Se for fazer, arrume fora.
Piada pronta
A imagem do prefeito de Tabira, Sebastião Dias, com uma revista paga com dinheiro da viúva para divulgar ações de seu governo de cabeça pra baixo é o que se pode chamar de piada pronta.
A gestão realmente transparece estar avessada por conta de falta de comando. Dentre os questionamentos da semana, está o de que a prefeitura pode estar declarando bem menos do que arrecada na feira do gado. Isso, a revista de cabeça pra baixo não explica.
Pau no lombo
Esta semana, a gestão Evandro Valadares iniciou mídia institucional nas rádios locais. Dentre elas, uma peça com os personagens Os Compadres, pra dizer que a prefeitura saiu do CAUC, o Serasa das Prefeituras, além de já ter pago R$ 2 milhões dos R$ 7 mi que diz ter encontrado como herança de Romério. A chamada está rodando sem moderação.
Fim da trégua
O recente clima de tranquilidade e bom diálogo entre Luciano Duque e Sebastião Oliveira ficou balançado esta semana. Primeiro, na Tribuna da Câmara, os vereadores Rosimério de Cuca e Manoel Enfermeiro questionaram a falta de emendas do parlamentar para parcerias com a gestão municipal. Como Sebastião ama uma troca de farpas pública, respondeu prestando contas do que já fez via Fernando Monteiro e Secretaria. E atacou a gestão Duque questionando a não efetivação do SAMU – onde está coberto de razão – e a falta de atendimento de UPAs em alguns bairros.
Frases da semana:
Ir a Arcoverde e Serra Talhada protocolar ofício por R$ 900,00 pode até ser legal, mas é extremamente imoral.
Emídio Vasconcelos, questionando ato do Presidente da Câmara Igor Mariano.
É inacreditável que alguém vinculado ao Partido mais corrupto da história, sem equivalentes no mundo, venha utilizar a imprensa para dar lição de ética e moralidade.
Igor Mariano, abrindo a resposta a Emídio, antes de negar irregularidade.
A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta quarta-feira (15), em Brasília, com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para tratar de novas operações financeiras junto ao governo federal. A gestora destacou que um dos objetivos da gestão estadual é ampliar os investimentos no abastecimento de água e no saneamento dos municípios pernambucanos. Durante o […]
A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta quarta-feira (15), em Brasília, com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para tratar de novas operações financeiras junto ao governo federal.
A gestora destacou que um dos objetivos da gestão estadual é ampliar os investimentos no abastecimento de água e no saneamento dos municípios pernambucanos.
Durante o encontro, realizado no Ministério da Fazenda, também foi debatida a reavaliação da Capacidade de Pagamento do Estado (CAPAG), índice que define se estados e municípios podem realizar operações de crédito.
“Estamos mais uma vez em Brasília buscando garantir investimentos para ampliar o abastecimento de água em todas as regiões do nosso Estado. Esse foi um dos compromissos que assumimos desde o início da gestão. Garantir saneamento e o acesso à água é direito básico da população”, destacou Raquel Lyra, que esteve acompanhada do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.
Em 2023, graças ao bem-sucedido Plano de Qualidade dos Gastos, o Governo do Estado fechou o ano com superávit orçamentário de R$ 1,02 bilhão e superávit primário de R$ 1,2 bilhão, revertendo os déficits orçamentário e primário registrados no fechamento do ano anterior. Com esse resultado, aliado à comprovação de disponibilidade financeira de R$ 719 milhões no início deste ano, o Estado conseguiu cumprir os requisitos necessários para voltar a ganhar o selo Capacidade de Pagamento (CAPAG) junto ao Tesouro Nacional. A Secretaria da Fazenda já solicitou ao Tesouro para liberar a CAPAG.
O resultado fiscal de Pernambuco em 2023 foi um dos mais expressivos do país, ficando em segundo lugar no quesito economia de despesas de custeio. De janeiro a outubro, as despesas correntes do Estado reduziram 3%, enquanto que, no restante do país, foi registrado um aumento de 10,2% das despesas no mesmo período.
O esforço da gestão estadual para garantir o controle fiscal em Pernambuco foi feito com uma receita que apresentou queda de mais de R$ 1,5 bilhão em 2023 em comparação com 2022 (R$ 49,89 bilhões, contra R$ 51,40 bilhões).
“Tornar ilegal a vaquejada é comprometer a realização de uma manifestação cultural importante para o povo nordestino, que gera emprego e renda para milhares de pessoas em toda a Região”, declarou o deputado Júlio Cavalcanti. O parlamentar esteve em Brasília, na última semana, para acompanhar de perto as articulações da bancada pernambucana na Câmara, no […]
“Tornar ilegal a vaquejada é comprometer a realização de uma manifestação cultural importante para o povo nordestino, que gera emprego e renda para milhares de pessoas em toda a Região”, declarou o deputado Júlio Cavalcanti.
O parlamentar esteve em Brasília, na última semana, para acompanhar de perto as articulações da bancada pernambucana na Câmara, no sentido de garantir que a vaquejada continue a acontecer. Cavalcanti destacou, juntos aos deputados federais, a importância da regulamentação, para que haja garantia de que não haverá maus tratos com os animais.
“Vaquejada e pega de boi são tradições centenárias nos Estados do Nordeste. Isso tem que ser levado em consideração”. O parlamentar é solidário com os vaqueiros, que estão promovendo vários atos em defesa do direito de praticar a atividade. “A vaquejada movimenta cerca de R$ 600 milhões por ano, gera 120 mil empregos diretos, 600 mil indiretos. No Nordeste, só perde em público para o futebol”, informou Júlio.
O parlamentar se solidarizou com os vaqueiros e se colocou à disposição do movimento para intermediar quaisquer demandas do grupo. “Tornar ilegal não é a solução. Regulamentar, sim, concluiu.
A criançada tomou conta da Avenida Rio Branco na tarde deste domingo (26). O terceiro dia de Carnaval foi animado pela garotada do Bloco infantil Unidunitê, organizado pelo homenageado do Carnaval 2017, Luciano Pires. Eles seguiram em direção à praça de alimentação, o Polo do Frevo. Após o percurso, houve concurso de fantasias infantis promovido […]
A criançada tomou conta da Avenida Rio Branco na tarde deste domingo (26). O terceiro dia de Carnaval foi animado pela garotada do Bloco infantil Unidunitê, organizado pelo homenageado do Carnaval 2017, Luciano Pires. Eles seguiram em direção à praça de alimentação, o Polo do Frevo.
Após o percurso, houve concurso de fantasias infantis promovido pela Secretaria de Cultura e Esportes. As crianças desfilaram ao som da orquestra show de frevo. Os concorrentes foram distribuídos em duas categorias: de 0 a 06 anos, e de 07 a 12.
Mais do que o resultado, o importante foi expressiva participação das crianças, que vestiram a fantasia para brincar ao lado dos pais e responsáveis. A Prefeitura distribuiu 1.200 Reais em premiações.
Você precisa fazer login para comentar.