Notícias

Serra Talhada: estudantes da Uast protestam contra Projeto de Lei de Kaio Maniçoba

Por André Luis
Foto: blog do Elvis
Foto: blog do Elvis

Projeto tramita na Câmara desde maio deste ano. Estudantes temem sucateamento da unidade.

Por André Luis, com informações do blog do Elvis

Na manhã desta terça-feira (13), estudantes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (Uast), protestaram de forma pacífica, na estrada que liga Serra Talhada à Avenida Gregório Ferraz, contra o Projeto de Lei 5173/2016 de autoria do deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) que Autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Sertão, no Município de Serra Talhada.

De acordo com o projeto, isso daria emancipação à unidade acadêmica, que passaria a ter status de Universidade Federal do Sertão, com políticas de gestão e recursos próprios, o que segundo os estudantes causaria sucateamento da universidade.

Esta decisão está sendo vista pelo corpo acadêmico com grande desconfiança, visto que não houve diálogo com a categoria, nem com os estudantes e nem com a população, e desde então, várias assembleias têm acontecido na Uast, visando discutir o tema.

A continuidade e garantia do transporte universitário gratuito, além da não aprovação da PEC 241, também foram alvos das reivindicações do grupo de estudantes.

Outras Notícias

Prefeitura de Tabira recebe doação de veículo da Receita de Varginha (MG)

A prefeitura de Tabira, por intermédio do secretário de Administração, Flávio  Marques, conseguiu junto à Receita Federal da cidade de Varginha – MG, a doação de um veículo. A solicitação foi direcionada ao delegado da Receita Federal do Brasil – 6ª R.F, situada a Avenida Rui Barbosa, 10, Centro, Varginha – MG, o Sr. Newton […]

DSC_0269

A prefeitura de Tabira, por intermédio do secretário de Administração, Flávio  Marques, conseguiu junto à Receita Federal da cidade de Varginha – MG, a doação de um veículo. A solicitação foi direcionada ao delegado da Receita Federal do Brasil – 6ª R.F, situada a Avenida Rui Barbosa, 10, Centro, Varginha – MG, o Sr. Newton Kleber de Abreu Júnior, através de ofício em 26 de fevereiro de 2014.

No mês de janeiro de 2015 o secretário recebeu a comunicação da delegacia informando que o pedido havia sido deferido e a Receita Federal estaria disponibilizando um Fiat Ducato ano 2008, Diesel, com 90 mil km rodados, ficando a cargo do município a providência para transportar o veículo.

Ao ser comunicado pelo secretário o prefeito Sebastião Dias autorizou Flávio Marques providenciar a ida de um motorista para Varginha. –“ E você ainda não mandou ninguém pegar esse carro Flávio. Faça isso urgente!”, brincou o gestor. Imediatamente o prefeito solicitou que fosse enviado ofício agradecendo à Receita Federal.

O veículo chegou esse final de semana e devido seu perfeito estado, os secretários Allan Dias, Saúde, e Flávio Marques, Administração, resolveram fazer uma permuta. O veículo Fiat Ducato servira á saúde adaptado para Ambulância e a Parati, doada pela empresa Souza cruz atenderá a administração.

Convenção oficializa Gilson Bento e Naldo de Valdim em Brejinho

Neste sábado (3), foi realizada a convenção dos partidos Republicanos e Podemos em Brejinho, que oficializou a candidatura de Gilson Bento para prefeito e Naldo de Valdim para vice. O evento contou com a presença do eeputado estadual Gustavo Gouveia, além de vídeos do ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, do presidente do […]

Neste sábado (3), foi realizada a convenção dos partidos Republicanos e Podemos em Brejinho, que oficializou a candidatura de Gilson Bento para prefeito e Naldo de Valdim para vice.

O evento contou com a presença do eeputado estadual Gustavo Gouveia, além de vídeos do ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, do presidente do Republicanos PE Samuel Andrade, e do Presidente da AMUPE Marcelo Gouveia.

Para vereador, foram apresentados dezesseis nomes do bloco governista para a disputa.

Confirmada pré-candidatura de Israel Rubis a deputado federal

O vice-prefeito de Arcoverde, Israel Rubis (PP) teve a sua pré-candidatura a deputado federal oficializada na última sexta-feira (28) pelo presidente do Partido Progressistas e deputado federal Eduardo da Fonte. Ele fará dobradinha com o deputado estadual Delegado Erick Lessa (PP). Delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Rubis já atuou como delegado seccional de Arcoverde […]

O vice-prefeito de Arcoverde, Israel Rubis (PP) teve a sua pré-candidatura a deputado federal oficializada na última sexta-feira (28) pelo presidente do Partido Progressistas e deputado federal Eduardo da Fonte. Ele fará dobradinha com o deputado estadual Delegado Erick Lessa (PP).

Delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Rubis já atuou como delegado seccional de Arcoverde e de Narcotráfico na área de Vitória de Santo Antão, além de ter passagens pelas Delegacia de Pedra, Venturosa e Delegacia da Mulher de Garanhuns.

Em 2020 foi eleito vice-prefeito de Arcoverde na chapa com Wellington Maciel, com quem rompeu posteriormente. Nas redes sociais ele pediu o apoio da população ao seu nome e de Erick Lessa. “Tanto eu quanto o deputado Erick Lessa estamos colocando os nossos mandatos em busca da melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Estamos batalhando pela melhoria da segurança pública, da infraestrutura, da saúde, da educação e do desenvolvimento econômico do estado de Pernambuco. Contamos com a força daqueles que acreditam em nossas ideias e no nosso trabalho”, afirmou.

Além da confirmação de sua pré-candidatura, Rubis irá apresentar o Estatuto da Segurança Pública Estadual.  Segundo reportagem do Diário de Pernambuco, o material está sendo redigido por ele, com  o apoio de Erick Lessa, e sugere readaptações e modernização do Programa Pacto pela Vida, com visões que passam pela prevenção, repressão e ressocialização.

“É necessário uma grande melhoria no sistema da segurança pública, sobretudo com o fortalecimento das instituições que fazem a segurança. Enquanto delegado de polícia, quero contribuir com soluções importantes, mostrando a realidade dos municípios pernambucanos e ajudando com mecanismos que visem a melhoria do sistema já adotado. Irei apresentar nosso estatuto a todos os candidatos e esperamos receber apoio nesse assunto que é tão importante para todos os pernambucanos”, registrou o delegado.

Prefeitura de Afogados vai promover lançamento da 8ª feira de empreendedorismo

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai promover, no próximo dia 09 de Outubro, o lançamento oficial da oitava edição da feira de empreendedorismo de Afogados da Ingazeira, uma das maiores do segmento no Estado. A feira vai acontecer, mais uma vez, ocupando os espaços das praças Arruda Câmara e Carlos Cottart. A previsão é […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai promover, no próximo dia 09 de Outubro, o lançamento oficial da oitava edição da feira de empreendedorismo de Afogados da Ingazeira, uma das maiores do segmento no Estado.

A feira vai acontecer, mais uma vez, ocupando os espaços das praças Arruda Câmara e Carlos Cottart. A previsão é de 150 estandes, em parceria com o Sebrae.

“Essa é o maior evento do segmento e já está em nosso calendário permanente de atividades. Temos muita expectativa de superarmos, mais uma vez, os números das feiras anteriores, contando sempre com a parceria valiosa do Sebrae e dos nossos empreendedores, porque nosso trabalho é a eles direcionado, e sem eles, nada disso seria possível,” destacou o secretário de administração e desenvolvimento econômico, Ney Quidute.

O lançamento acontece na próxima semana (9 de Outubro), a partir das 19h no espaço Kabbana recepções.

Tiroteio em show de Xand Avião e Nattanzinho deixa um morto e 9 feridos

Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas durante tiroteio na madrugada de ontem em um clube particular na cidade de Floriano (a 244 km de Teresina, capital do Piauí) onde iria acontecer um show do cantor Nattanzinho. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o desespero, correria do público no Comércio Esporte Clube, no Centro […]

Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas durante tiroteio na madrugada de ontem em um clube particular na cidade de Floriano (a 244 km de Teresina, capital do Piauí) onde iria acontecer um show do cantor Nattanzinho.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o desespero, correria do público no Comércio Esporte Clube, no Centro de Floriano, local que iria ocorrer a apresentação de Nattanzinho e de Xand Avião. Em um vídeo, o cantor Nattanzinho e parte da banda são vistos deitados no chão do camarim e dois tiros são ouvidos.

O comandante do 3º Batalhão de Floriano, coronel Inaldo Barros, informou que a polícia foi acionada por volta das 2h da madrugada.

“Chegamos lá, isolamos a área e tentamos acalmar as pessoas, havia correria e pânico. Os tiros ocorreram no front próximo aos bares dentro do clube. Com o rapaz que morreu encontramos uma pistola e muitas notas de R$ 100”, disse o comandante.

Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 3 mil pessoas assistiam ao show. O rapaz que morreu foi identificado como Wellington Lira, 30 anos.

“O rapaz que morreu é suspeito de um homicídio e chegou a ser preso também por tráfico de drogas”, disse o comandante.

A Polícia Civil informou a Splash que há indícios de acerto de contas de grupos rivais.

Os feridos são do sexo masculino, entre 15 e 40 anos, e levaram tiros no pescoço, fígado, braço e pernas. Nenhum deles com risco de morte.

Em sua rede social, Nattanzinho informou que estava bem e não sabia o que tinha acontecido.

“Graças a Deus, já está tudo bem, já estou no hotel, conseguir sair de lá, foi um cara que sacou uma arma, não sei o que aconteceu. Ouvi muitos tiros, loucura, o Xand iria tocar e eu seria o próximo. Estou com meu coração apertado, não sei o que pode ter acontecido”, disse o cantor ao chegar no hotel. As informações são do Cidade Verde.