Serra Talhada aposta no projeto do algodão aroeira
Desde o ano passado que em Serra Talhada, vem sendo colocado no campo pela Secretária de Agricultura municipal, o projeto que denominou de “Algodão Aroeira”. Nele, através do cultivo consorciado e de forma orgânica, sem no uso de nenhum agrotóxico ou adubo químico, a Prefeitura municipal vem incentivando aos pequenos agricultores o cultivo do algodão, para isto oferece desde a assistência técnica, passando pelo preparo da terra, armazenamento do produto até mesmo a compra do produto final.
Na sua primeira experiência, quando foi cultivado apenas 1 hectare, a colheita foi de 800 quilos de algodão, isto devido a estiagem que assolou toda região no ano de 2013. Mesmo assim, destes 800 quilos colhidos, depois de beneficiado, renderam cerca de 400 quilos de sementes que foram distribuídas com 50 produtores do município.
Segundo informou José Pereira, Secretário de Agricultura, ao todo foram cultivados exatos 50 hectares, o que, na expectativa da Secretaria, na pior das hipóteses resultará na produção de 50 toneladas de algodão.
Apesar do “inverno” sertanejo ter ficado abaixo do desejado pelos agricultores, todo algodão plantado nos 50 hectares no município brotou e já começa a “florar”, anunciando uma safra logo em breve. De acordo com os agricultores, até o final do próximo mês de agosto toda produção estará sendo colhida e a prefeitura já começa a preparar o local para o “descaroçamento”, através da sua usina que ficará localizada no Distrito de Santa Rita.