Serra: Prefeitura comemora Dia Mundial da Caatinga
Na manhã desta segunda-feira (28), passeata pelo dia Mundial da Caatinga. Estudantes do 5º ao 8º ano das Escolas Municipais Cônego Torres e Vicente Inácio de Oliveira desfilaram pelas Avenidas Afonso Magalhães e Enoque Ignácio de Oliveira, antes de se concentrarem na Concha Acústica, o marco zero da cidade.
Mais de 100 (cem) mudas de mata nativa foram distribuídas entre os participantes do ato, entre elas as espécies mais conhecidas do nosso bioma, como: Juazeiro, Ipê, Mulungu, Flamboyant e outros.
A vice-presidente do Comitê da Caatinga, Kenia Fabiane, lembrou que “este é um bioma único, com espécies somente encontradas aqui”. Já o professor Manoel Vicente falou das características: “a caatinga é considerada a mais extensa floresta seca da América do Sul”.
“O nosso objetivo é envolver a juventude, pois o futuro passa necessariamente por suas ações, queremos que compreendam a complexidade do nosso bioma e que multipliquem este conhecimento, afinal a escola é mais que um lugar onde se aprende a ler e escrever, é onde formamos cidadãos”, disse Luiz Gonzaga Pereira (Luizão), diretor da Escola Vicente Inácio de Oliveira do Bairro Mutirão.
A caatinga está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e Minas Gerais, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) o bioma é Rico em biodiversidade e abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas, ocupa cerca de 11% do território nacional e abriga uma população de 27 milhões de pessoas.
Em abril do ano passado Serra Talhada comemorava a criação do Parque Estadual da Mata da Pimenteira, a primeira unidade de conservação instituída pelo Governo do Estado. A Unidade é composta pela vegetação de caatinga e fica localizada numa propriedade do instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) a 3 quilômetros do centro da cidade e possui uma área de aproximadamente 890 hectares.