Serra: Miguel Duque lidera simulação para federal, diz Multipla/Farol
Por André Luis
Do Farol de Notícias
O Farol em parceria com o Instituto Múltipla começa a divulgar a primeira rodada de pesquisa realizada em Serra Talhada, de olho na disputa eleitoral de 2026. Foram ouvidas 350 pessoas entre os dias 21 e 22 de abril, na sede e zona rural do município.
O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5.2% para mais ou menos. A pesquisa foi estimulada.
Neste primeiro cenário revelamos a disputa para a Câmara Federal. Os principais competidores são o atual presidente do IPA, e ex-candidato a prefeito de Serra Talhada, Miguel Duque, que abre uma dianteira para os deputados Fernando Monteiro e Waldemar Oliveira, que cravam um empate.
Miguel Duque aparece com 49% das intenções de voto, seguido de Waldemar e Monteiro empatados com 12%.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (29), sua última sessão plenária no Palácio Joaquim Nabuco. O deputado estadual e primeiro-secretário Diogo Moraes (PSB) participou, ao lado do presidente da Mesa Diretora, Guilherme Uchoa (PDT), da sessão solene que encerrou as atividades legislativas do semestre. O governador Paulo Câmara, o Vice-governador Raul Henry, o […]
A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (29), sua última sessão plenária no Palácio Joaquim Nabuco.
O deputado estadual e primeiro-secretário Diogo Moraes (PSB) participou, ao lado do presidente da Mesa Diretora, Guilherme Uchoa (PDT), da sessão solene que encerrou as atividades legislativas do semestre.
O governador Paulo Câmara, o Vice-governador Raul Henry, o senador Fernando Bezerra Coelho e autoridades do Recife prestigiaram o momento. Após a solenidade, o Edifício Miguel Arraes de Alencar, que vai sediar o novo plenário da Casa, foi inaugurado. A obra foi uma das prioridades apresentadas pela atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Após a sessão solene, todos se dirigiram para o Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, na Rua da União, ao lado do Anexo João Negromonte. No novo edifício, Diogo Moraes falou das características do prédio e do diferencial que vai proporcionar aos trabalhos do Poder Legislativo de Pernambuco.
A nova estrutura
O novo prédio conta com cerca de cinco mil metros quadrados de área construída e conta com três plenarinhos, além de um auditório com capacidade para 142 visitantes. As galerias destinadas ao público em geral tem 294 lugares. O equipamento conta ainda com salas de reuniões e de apoio administrativo, além de locais reservados à imprensa e estacionamento para 75 veículos.
TV Assembleia
Ainda na última sessão do Palácio Joaquim Nabuco, o presidente Guilherme Uchoa assinou convênio com o Governo de Pernambuco para que a partir de 28 de julho a TV Pernambuco passe a funcionar como TV Assembleia, transmitindo as sessões em um canal digital, o 28.
A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Saúde, iniciou o uso de termômetros digitais infravermelhos para medição da temperatura corporal da população, objetivando identificar possíveis sintomas suspeitos da Covid-19. A ação de medição da temperatura corporal está sendo realizada nas três barreiras sanitárias implantadas nos principais pontos de acesso à cidade, nas unidades de […]
A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Saúde, iniciou o uso de termômetros digitais infravermelhos para medição da temperatura corporal da população, objetivando identificar possíveis sintomas suspeitos da Covid-19.
A ação de medição da temperatura corporal está sendo realizada nas três barreiras sanitárias implantadas nos principais pontos de acesso à cidade, nas unidades de saúde que acompanham casos suspeitos, e durante as visitas da Vigilância em Saúde às pessoas recém-chegadas de outros municípios.
Os carros e motos que entram na cidade estão sendo abordados e os ocupantes são submetidos à medição de temperatura. Se for comprovada a febre, as equipes realizam uma triagem. As pessoas que vão ficar em Carnaíba, são encaminhadas aos cuidados das equipes de saúde da família.
“Diante da pandemia que estamos vivendo, a gestão municipal não mede esforços para implantar ações de combate e prevenção à Covid-19. Temos dificuldades financeiras, sobretudo em tempos de escassez de recursos públicos, mas em Carnaíba estamos com as finanças organizadas, o que nos ajuda a traçar metas e efetivá-las”, disse o prefeito Anchieta Patriota.
Somente na última terça-feira (28/04), as barreiras sanitárias abordaram aproximadamente 900 pessoas. O município permanece com 03 casos confirmados de coronavírus, 03 casos em investigação, 03 descartados, 02 óbitos e 01 caso recuperado.
O caso da Escola Joaquim Mendes, em que alunos da rede estadual não foram às aulas por conta da falta de merenda, desencadeou críticas de pais de outros alunos essa manhã na Rádio Pajeú. Além de pais da própria escola, pais de alunos de escolas de Afogados da Ingazeira também questionaram a qualidade da merenda. […]
O caso da Escola Joaquim Mendes, em que alunos da rede estadual não foram às aulas por conta da falta de merenda, desencadeou críticas de pais de outros alunos essa manhã na Rádio Pajeú.
Além de pais da própria escola, pais de alunos de escolas de Afogados da Ingazeira também questionaram a qualidade da merenda.
“Na ETE Paulo Freire a merenda escolar não tem atendido de forma adequada às necessidades dos estudantes, o que é muito preocupante em uma escola de tempo integral, onde os alunos passam praticamente o dia todo. A alimentação é um direito básico e essencial para o aprendizado e para a permanência dos jovens na escola. Pedimos providências urgentes para que a merenda seja de fato digna e de qualidade”, disse Andréa Ribeiro.
“Aqui no Monsenhor (EREMAPS) tá do mesmo jeito. Minha filha reclama todos os dias. Não tá nem comendo mas porque a alimentação tá muito ruim”, diz Thayse. “Os filhos da minha cunhada estudam no Cônego João Leite e reclamam muito da merenda”, diz Sandro Silva.
“Minha filha chega reclamando todos os dias. Isso é um absurdo. Os alunos ter que ficar praticamente o dia inteiro na escola sem se alimentar direito. Isso não existe. Tem que haver uma forma de mudar isso aí. Todas as escolas devem aderir à essa paralisação pra ver se a governadora faz alguma coisa”, reclama Juliana Silva, mãe de aluna da EREM Ione de Góes Barros, antigo Colégio Normal.
Pelo apurado até agora, o Governo do Estado suspendeu a terceirizada que fornecia o serviço de merendas nas escolas. A merenda agora está sendo adquirida em compra direta pelas escolas, com supervisão da Gerência Regional de Educação e não mais pela empresa.
Por Elilson Gois* O rádio interiorano tem um papel fundamental na vida das comunidades, servindo não apenas como veículo de informação, mas também como uma ponte que conecta a população a diversos serviços e ações sociais. Neste cenário, um nome que tem se destacado na Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, é o radialista sertaniense […]
O rádio interiorano tem um papel fundamental na vida das comunidades, servindo não apenas como veículo de informação, mas também como uma ponte que conecta a população a diversos serviços e ações sociais.
Neste cenário, um nome que tem se destacado na Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, é o radialista sertaniense Júnior Cavalcanti. Com uma versatilidade impressionante, Júnior tem se consolidado como um dos principais comunicadores da emissora, apresentando programas jornalísticos, narrando partidas de futebol e realizando reportagens que tocam a realidade dos sertanejos.
A Rádio Pajeú é conhecida por ser um celeiro de talentos, revelando grandes nomes da comunicação, como o saudoso Anchieta Santos, considerado um dos melhores locutores do estado, e Nill Jr., que atualmente preside a Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (Asserpe). Júnior Cavalcanti, embora não seja oriundo de cidade do Pajeú, pois nasceu em Sertânia, região do Moxotó do estado, ele se adaptou rapidamente às tradições da emissora, trazendo consigo uma paixão pela política e um compromisso inabalável com a qualidade do seu trabalho.
Com uma trajetória que inclui experiências em rádios como Sertânia FM, Santa Maria de Monteiro, Monteiro FM, Itapuama de Arcoverde, Independente de Arcoverde, Afogados FM e Panorama FM, Júnior tem sabido aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, sempre buscando a excelência em suas transmissões. Seu amor pelo rádio e pela política se traduz em um trabalho cuidadoso e dedicado, onde a informação precisa e relevante é prioridade.
Recentemente, Júnior teve a oportunidade de participar do Fala Norte Nordeste, que ocorreu de 27 a 29 de novembro no Recife. Durante o evento, ele não só conduziu programas e entrevistas, mas também colaborou ativamente com a equipe da Rádio Pajeú, transmitindo a energia desse importante encontro para os ouvintes da região. Sua dedicação e profissionalismo foram fundamentais para trazer o que há de mais relevante nas discussões políticas e sociais que permeiam o evento.
Além de sua atuação na rádio, Júnior Cavalcanti também é um palanqueiro e um ativo profissional de marketing político, utilizando seu blog, www.blogdojuniorcavalcante.com.br, para divulgar notícias e manter a população informada sobre os acontecimentos da região. Seu trabalho é um exemplo claro de como o rádio pode ser uma ferramenta poderosa de comunicação e engajamento comunitário.
A força do rádio interiorano se manifesta na capacidade de comunicadores como Júnior Cavalcanti de informar, entreter e prestar serviços à população. É através do empenho e da paixão desses profissionais que o rádio continua a ser a voz do povo, um espaço onde as tradições se encontram com a modernidade e onde cada história contada ressoa na vida dos sertanejos.
Assim, celebramos a trajetória de Júnior, que, com talento e dedicação, não apenas honra a tradição da Rádio Pajeú, mas também contribui significativamente para o fortalecimento da comunicação no interior de Pernambuco. Que sua jornada continue a inspirar novos comunicadores e a enriquecer a cena do rádio brasileiro.
*Elilson Góes é servidor público federal, jornalista e radialista por formação, apaixonado pelo rádio.
Eleito senador por Pernambuco nas eleições deste ano, o ex-governador do Estado Jarbas Vasconcelos (MDB) conversou com o líder da Oposição a Temer no Senado, Humberto Costa (PT-PE), na manhã desta quarta-feira (24), e anunciou o seu apoio à candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República. Para Humberto, a campanha de Haddad ganha um […]
Eleito senador por Pernambuco nas eleições deste ano, o ex-governador do Estado Jarbas Vasconcelos (MDB) conversou com o líder da Oposição a Temer no Senado, Humberto Costa (PT-PE), na manhã desta quarta-feira (24), e anunciou o seu apoio à candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República.
Para Humberto, a campanha de Haddad ganha um apoio de peso nesta reta final, pois Jarbas, político experimentado, já chega ao Senado cotado para assumir a presidência da Casa.
“Foi com muita satisfação e alegria que recebi essa ligação telefônica dele no dia de hoje. Na verdade, eu já esperava que isso acontecesse porque ele sempre se caracterizou por ser um defensor da democracia. Jarbas jamais deixaria de ter um posicionamento altivo num momento tão crítico da nação brasileira como o atual, quando a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição estão em risco por conta da ameaça que representa a candidatura de Jair Bolsonaro”, afirmou Humberto, que foi reeleito na Frente Popular de Pernambuco ao lado de Jarbas.
Para o líder da Oposição, a adesão de Jarbas à candidatura de Haddad vai estimular muitas lideranças políticas importantes em nível nacional, que têm peso, assim como Jarbas, a externarem o apoio a Haddad. “Estamos falando de um apoio precioso. Espero que posições semelhantes, de pessoas também influentes nacionalmente, façam o mesmo”, comentou.
Você precisa fazer login para comentar.