Notícias

Serra: 224ª Festa de Nossa Senhora da Penha encerra hoje

Por Nill Júnior
DSC04088
Matriz Nossa Senhora da Penha Foto: Bruna Verlene

por Bruna Verlene

Em Serra Talhada a 224ª Festa de Nossa Senhora da Penha movimentou a cidade com atrações culturais e de nível nacional, e atraíram um grande público para o Polo Cultura Viva e o Polo Nacional.

No sábado (06) no Polo Cultura Viva foi vez da apresentação do cantor Josildo Sá, com homenagem a Nossa Senhora da Penha, Josildo fez o público que estava na Praça Sérgio Magalhães se emocionar com a demonstração de fé. No Polo Nacional uma multidão aguardava a cantora Sertaneja Roberta Miranda, principal atração da noite.

DSC04176
O cantor Josildo Sá fez homenagem a padroeira de Serra Talhada. Foto: Bruna Verlene

O domingo foi de comemoração pelo dia 07 de Setembro, com desfile cívico foi aberta as festividades do dia da independência Brasileira, logo após na praça Sérgio Magalhães aconteceu o show Samba de Raiz, que entrou pela a tarde. A noite o Polo Cultura Viva ficou tomado por aqueles que foram prestigiar o Coco Raízes de Arcoverde.

No Polo Nacional a noite teve início com o show da dupla Kennedy Brasil e Daniel São Paulo e os The Fevers. As cantoras Simone e Simaria, as Coleguinhas, entraram pela madrugada e atraíram uma verdadeira multidão para a lagoa Maria Timóteo.

DSC04358
As Coleguinhas levaram um multidão para o Polo Nacional. Foto: Bruna Verlene

Polêmica – Durante o desfile cívico foi observado a quantidade de militantes de candidatos a deputado estadual e federal que transitavam na rua Enock Inácio. Como de costume os vaqueiros da Capital do Xaxado fazem a sua participação, pode se notar que alguns dos vaqueiros desfilaram com adesivos e bandeiras do candidato Paulo Câmara e Sebastião Oliveira, levando os militantes do candidato Armando Monteiro a uma sensação de desconforto.

Outras Notícias

Aécio diz esperar que Dilma seja condenada por “pedaladas fiscais”

Na véspera da votação das contas da presidente Dilma Rousseff, um grupo de senadores, liderados pelo tucano Aécio Neves (MG), visitou ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para pedir que eles condenem a petista pelas chamadas “pedaladas fiscais”. “O governo do PT, o governo da presidente República, desrespeitou a Lei da Responsabilidade Fiscal. […]

1

Na véspera da votação das contas da presidente Dilma Rousseff, um grupo de senadores, liderados pelo tucano Aécio Neves (MG), visitou ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para pedir que eles condenem a petista pelas chamadas “pedaladas fiscais”.

“O governo do PT, o governo da presidente República, desrespeitou a Lei da Responsabilidade Fiscal. As chamadas pedaladas estão aí consolidadas, caracterizadas, comprovadas. Agora, nós vamos aguardar a decisão do Tribunal de Contas, que pode ter consequências graves para o futuro”, disse Aécio.

Na prática, a decisão do plenário do TCU desta quarta-feira (17) pode dar elementos à oposição para um possível pedido de impeachment de Dilma por “crime de responsabilidade”. Eles já entraram com uma ação criminal na Procuradoria-Geral da União contra a presidente por conta disso.

Além de se encontrar com o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, o grupo também teve uma audiência com o ministro Augusto Nardes, relator das contas de Dilma em 2014. Segundo Aécio, a oposição confia no relatório que será apresentado por Nardes, pois ele tem demonstrado que “faz uma análise muito profunda e muito técnica de todos os aspectos das contas da presidente”. O ministro tem sinalizado a interlocutores que vai dar parecer pela reprovação das contas da petista.

(Fonte: Estadão Conteúdo)

Quixaba e o incrível caso da parcela do abono do Fundeb que sumiu

Em Quixaba, professores da rede municipal ainda não entendem o que a gestão Zé Pretinho e a Secretaria de Educação fez para mudar o argumento e não repassar a segunda parcela do rateio do Fundeb. Em dezembro, a prefeitura noticiou que iria pagar o rateio dos professores dividido em duas parcelas. “O governo de Quixaba, […]

Em Quixaba, professores da rede municipal ainda não entendem o que a gestão Zé Pretinho e a Secretaria de Educação fez para mudar o argumento e não repassar a segunda parcela do rateio do Fundeb.

Em dezembro, a prefeitura noticiou que iria pagar o rateio dos professores dividido em duas parcelas. “O governo de Quixaba, representado pelo prefeito José Pereira Nunes, Zé Pretinho, informa que a primeira parcela referente ao abono salarial será paga até o dia 23 de dezembro no valor de R$ 8 mil para os professores efetivos e contratados.

“A primeira foi paga, mas a segunda que esperávamos agora pra o mês de janeiro não caiu nas contas. Recebemos uma nota dizendo que não iria ter mais a segunda parcela. Dinheiro tinha e onde foi parar? Gostaríamos de saber”, reclama uma professora que pede pra não ser identificada.

A nota fria, assinada pelo prefeito José Pretinho apenas afirma que “tendo em vista que o município de Quixaba obteve no ano de 2021 a receita total do Fundeb de R$ 11.124.472,38, efetuou despesas com o magistério no valor de R$ 7. 879.734,98, atingindo um percentual de 70,83% da receita, com base nos nosso indicadores contáveis.

Ele conclui informando que, em virtude disso, o município atingiu os limites constitucionais e fiscais. “Sendo assim, informamos que não haverá pagamento da parcela complementar ao abono Fundeb”.

Câmara de Quixaba alcança nível Ouro em Transparência Pública

A Câmara Municipal dos Vereadores de Quixaba, pela primeira vez, atingiu o nível Ouro em Transparência Pública conforme noticiou o site Radar da Transparência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON nesta quarta-feira (13).   O vereador Neudiran Rodrigues que está concluindo o seu segundo biênio como presidente da Casa Legislativa, […]

A Câmara Municipal dos Vereadores de Quixaba, pela primeira vez, atingiu o nível Ouro em Transparência Pública conforme noticiou o site Radar da Transparência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON nesta quarta-feira (13).  

O vereador Neudiran Rodrigues que está concluindo o seu segundo biênio como presidente da Casa Legislativa, comemora este feito inédito para a Câmara.

Segundo o presidente Neudiran, tal conquista só foi possível por conta de um empenho por parte dos servidores da Câmara, a fim de alimentar o Portal da Transparência, deixando-o completo para que os cidadãos quixabenses pudessem acessar todos os documentos públicos do Poder Legislativo Municipal.

O presidente agradece aos servidores, vereadores, advogados, contador e a empresa que administra o Portal da Transparência, certo de que cumpriu o dever de publicidade dos atos públicos, como assim exige a legislação administrativa.

Blogueiro que criticava gestões de Trindade e Araripina pode ter sido alvo de crime político

Como amplamente divulgado, o radialista e blogueiro Zé Silva, da TV Ativa do Araripe, foi brutalmente agredido na manhã desta terça-feira (5), em Trindade. Quatro homens encapuzados, em duas motocicletas, abordaram a vítima e iniciaram uma série de agressões com coronhadas e golpes na cabeça e no rosto. O caso levanta suspeitas de perseguição política. […]

Como amplamente divulgado, o radialista e blogueiro Zé Silva, da TV Ativa do Araripe, foi brutalmente agredido na manhã desta terça-feira (5), em Trindade.

Quatro homens encapuzados, em duas motocicletas, abordaram a vítima e iniciaram uma série de agressões com coronhadas e golpes na cabeça e no rosto.

O caso levanta suspeitas de perseguição política.

Com pouco mais de 45 mil seguidores, o canal traz notícias populares de grande engajamento, traz o profissional fazendo publicações publicitárias como personagem central e uma característica política: parte de suas postagens criticam as gestões Helbinha Rodrigues no município de Trindade e Evilásio Mateus em Araripina.

Não há como fazer ligação entre seus questionamentos e o episódio no momento, mas essa não é uma possibilidade descartada. As notícias do canal documentam fatos do cotidiano que geram engajamento e por elas, não é possível identificar mais suspeitos. A Polícia investiga se há também possibilidade de alguma motivação pessoal.

De toda forma, o episódio exige apuração detalhada das autoridades.

Veja posts criticando as gestões:

Candidato apoiado pelo prefeito de Flores abre frente de 44 pontos

Blog do Magno Em Flores, no Sertão do Pajeú, a 385 km do Recife, o candidato do PSB a prefeito do município, Gilberto Ribeiro, apoiado pelo atual prefeito Marconi Santana (PSB), é o preferido pela maioria da população. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com este blog, se a eleição fosse hoje ele seria […]

Blog do Magno

Em Flores, no Sertão do Pajeú, a 385 km do Recife, o candidato do PSB a prefeito do município, Gilberto Ribeiro, apoiado pelo atual prefeito Marconi Santana (PSB), é o preferido pela maioria da população.

Segundo pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com este blog, se a eleição fosse hoje ele seria eleito com 62,6% dos votos, uma frente de 44 pontos em relação ao seu principal adversário, Adeilton Patriota, do Solidariedade, que teria 18% dos votos.

Doutor Nelson e o Coletivo, do Agir, teria apenas 0,9% dos votos. Brancos e nulos somam 4% e indecisos chegam a 14,5%.

Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do seu candidato preferencial sem ter acesso a lista com todos os postulantes, Ribeiro também lidera com 35,7%, e Patriota aparece com 13,4%.

Mesmo sem poder disputar, já reeleito, o prefeito Marconi Santana foi citado por 26,9% dos entrevistados.