Notícias

Será viável? Gonzaga Patriota defende interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica

Por Nill Júnior

20111103164337_20111103_009SC_LC

Ao discursar durante o Grande Expedienteespaço nobre, em que os deputados contam com mais tempo para abordar com profundidade temas de interesse da sociedade – na Tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, na tarde desta segunda-feira (15), Gonzaga Patriota fez uma análise sobre a grave situação do Nordeste em função da seca e defendeu o seu Projeto de Lei (PL nº 6.569/2013) que propõe a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica.

Patriota iniciou o discurso lamentando os atrasos das grandes obras do Nordeste, principalmente da Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco, e afirmou que quando se trata dessa região “tudo fica para depois”.

O meu compromisso maior é com a população brasileira e de modo particular, com meu querido Estado de Pernambuco e de um Nordeste que continua sendo tratado como “o patinho feio” do Brasil. Lá, tudo que tem que ser feito hoje pelo governo, fica para depois, ou nunca acontece. Antes de refletir sobre tudo isso, fiz várias visitas ao Sertão pernambucano, onde acompanhei de perto o sofrimento dos meus conterrâneos que estão enfrentando a pior seca das últimas cinco décadas”, disse.

E completou: “Nada justifica o que o Nordeste está sofrendo. É como se a seca fosse um fenômeno desconhecido, ou algo que chegou sem que ninguém tivesse conhecimento desse fenômeno natural que mata os animais e atormenta milhões de  homens, mulheres, idosos e crianças.O tratamento que o Governo Federal vem dando à seca nos últimas cinquenta anos depõe contra os princípios morais e os direitos humanos, tamanha as atrocidades enfrentadas por milhões de nordestinos. Faz algumas décadas que saímos do anacronismo dos governos militares e o País passou a ser administrado por nordestinos como José Sarney, Fernando Collor de Melo, Lula e o mineiro Itamar Franco”, avaliou.

O deputado destacou os prejuízos causados pela seca em Pernambuco. De acordo com o parlamentar, um levantamento feito até o mês de março deste ano, “mostra números assustadores, como se o Agreste e o Sertão do Estado tivessem sido devastados por uma tragédia anunciada há muito tempo e que só agora começa a ser avaliada”.

A violência com que a seca se estende sobre o território nordestino é impressionante em relação aos registros de anos anteriores. Em Pernambuco, por exemplo, 126 dos 184 municípios estão em situação de emergência, muitos em calamidade pública. A escassez de água já chegou a muitas cidades do Agreste e região da mata, delas que nunca sofreram nenhum problema de abastecimento d’água”, comentou.

O socialista acredita que neste momento de escassez das águas, o seu Projeto de Lei de interligação do Rio Tocantins não pode ser desprezado.

“Acredito que dessa vez meu projeto é enfim respeitado e estudado como merece. Tenho certeza que o Rio Tocantins é a melhor saída para salvar o Rio São Francisco e a população do semiárido do nosso país. Agora torna-se vital a aprovação do projeto de minha iniciativa que concretiza a ajuda das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco. O Governo Federal, enfim, atentou para a viabilidade do projeto e diante disso, engenheiros de Furnas Centrais Elétricas elaboraram um estudo para levar ao semiárido nordestino a água de um dos mais importantes rios do País, beneficiando a população de cinco estados”, defendeu.

Conforme delineia o projeto de Patriota, essa obra de transposição garantirá a navegabilidade e a regularização do nível das águas do São Francisco. “A execução desse projeto é indispensável. Não se pode falar em transposição do São Francisco sem garantir a regularização do nível do rio”, justificou.

Estimada em R$ 1 bilhão, a proposta prevê a construção de um canal com cerca de 200 quilômetros de extensão entre o rio Tocantins, no Centro-Oeste, e o rio Preto, que corta os municípios a Oeste da Bahia. O tráfego hidroviário do rio São Francisco seria feito pelo canal dos rios Preto, Tocantins e Amazonas, facilitando, inclusive, o transporte das cargas da Ferrovia Norte-Sul para o Porto de Suape, no Recife.

Três deputados pediram aparte, durante o discurso de Gonzaga Patriota e apoiaram o projeto do parlamentar. Os deputados Zé Geraldo (PT-BA); Padre Luiz Couto (PT-PB) e Mauro Pereira (PMDB-RS) defenderam maior agilidade na concretização do PL que propõe a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica.

Outras Notícias

Ribeirão volta a ter um hospital municipal

Depois de um longo processo de desapropriação o hospital de Ribeirão volta a ter a gestão do município. Ao todo o hospital estava inativo há dois anos, mas desde de 2012 não tinha a gestão da prefeitura. O processo junto ao governo do estado contou com a articulação do deputado estadual Aluisio Lessa (PSB). Segundo […]

Depois de um longo processo de desapropriação o hospital de Ribeirão volta a ter a gestão do município. Ao todo o hospital estava inativo há dois anos, mas desde de 2012 não tinha a gestão da prefeitura.

O processo junto ao governo do estado contou com a articulação do deputado estadual Aluisio Lessa (PSB). Segundo o prefeito de Ribeirão, Marcelo Maranhão, o processo está nos trâmites finais .

De acordo com o gestor o projeto do novo hospital está em fase orçamento e levantamento das principais melhorias que devem ser feitas. Muito desse orçamento vem de verbas municipais e emendas parlamentares. O equipamento vai também atender às demandas de cidades vizinhas como: Cortez, Sirinhaem e Gameleira.

A expectativa que quando esteja em pleno funcionamento o hospital tenha mais de quatro atendimentos de urgência e cerca de dois mil e quinhentas pessoas no ambulatório. Tudo isso e expectativa mensal. Serão mais de 10 serviços, entre eles podemos destacar a ultra-som, psiquiatria, cardiologia e vascular, além de intervenções de média complexidade.

TRE promove reunião com partidos políticos

Objetivo do encontro, que será no próximo dia 24 de agosto, é orientar e esclarecer dúvidas sobre o processo de registro das candidaturas. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai realizar, na próxima segunda-feira (24/8), às 16h, uma reunião com os partidos políticos. O objetivo é orientar as legendas sobre o processo de registro […]

Objetivo do encontro, que será no próximo dia 24 de agosto, é orientar e esclarecer dúvidas sobre o processo de registro das candidaturas.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai realizar, na próxima segunda-feira (24/8), às 16h, uma reunião com os partidos políticos. O objetivo é orientar as legendas sobre o processo de registro de candidaturas.

A reunião acontecerá pela plataforma Zoom. O link será enviado pelo TRE aos partidos políticos.

O prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é 26 de setembro.

A reunião vai abordar os aspectos legais do processo, a legislação aplicável, a documentação exigida no registro para os cargos em disputa e a utilização do Sistema CANDex, usado exatamente para realizar os registros junto a Justiça Eleitoral.

Campanha de Neudiran Rodrigues acusa Zé Pretinho de divulgar pesquisa fraudulenta 

O prefeito de Quixaba e candidato a reeleição José Pereira Nunes, Zé Pretinho, foi notificado pela justiça eleitoral por, de acordo com a oposição, divulgar pesquisa totalmente fraudulenta. De acordo com a campanha do candidato socialista, essa prática tenta confundir o eleitor para propagar vantagem, tentando assim manipular totalmente a população. “Com isso fica cada […]

O prefeito de Quixaba e candidato a reeleição José Pereira Nunes, Zé Pretinho, foi notificado pela justiça eleitoral por, de acordo com a oposição, divulgar pesquisa totalmente fraudulenta.

De acordo com a campanha do candidato socialista, essa prática tenta confundir o eleitor para propagar vantagem, tentando assim manipular totalmente a população.

“Com isso fica cada vez evidente que a disputa está ficando cada vez mais acirrada”, diz a campanha.

Pela lei, a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com multa estipulada nos mesmos valores de pesquisa que não atende a legislação, com multas de variam de pouco mais de R$ 56 mil a R$ 106 mil, além de detenção de seis meses a um ano.

A representação tem o número 0600170-97.2024.6.17.0098 .

Tuparetama recebe quase R$ 5 milhões em recursos do Governo de Pernambuco

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, participou nesta segunda-feira (27) do congresso da AMUPE. Durante o evento, o gestor recebeu, de forma simbólica, um cheque referente a recursos destinados ao município. De acordo com a publicação, o valor, de quase R$ 5 milhões, foi viabilizado pelo Governo de Pernambuco e será aplicado em obras de […]

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, participou nesta segunda-feira (27) do congresso da AMUPE. Durante o evento, o gestor recebeu, de forma simbólica, um cheque referente a recursos destinados ao município.

De acordo com a publicação, o valor, de quase R$ 5 milhões, foi viabilizado pelo Governo de Pernambuco e será aplicado em obras de infraestrutura na cidade. A entrega foi realizada pela governadora Raquel Lyra.

Segundo o prefeito, a participação no congresso também teve como objetivo a troca de experiências e a busca por conhecimento para a gestão municipal. Ele destacou ainda a importância de parcerias institucionais para garantir investimentos no município.

Anchieta Patriota responde críticas da oposição

Por André Luis O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota concedeu uma entrevista exclusiva ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, onde discutiu sua recente agenda em Brasília e respondeu a críticas feitas pela oposição local. Durante a conversa, o prefeito abordou assuntos como investimentos em infraestrutura, desafios na área da educação e saúde, […]

Por André Luis

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota concedeu uma entrevista exclusiva ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, onde discutiu sua recente agenda em Brasília e respondeu a críticas feitas pela oposição local. Durante a conversa, o prefeito abordou assuntos como investimentos em infraestrutura, desafios na área da educação e saúde, além de falar sobre as perspectivas para o processo eleitoral do próximo ano.

Agenda em Brasília e busca por investimentos

O prefeito Anchieta Patriota relatou sua recente viagem a Brasília, onde teve encontros importantes com representantes de diferentes ministérios e órgãos do governo federal. Dentre as pautas discutidas, destaca-se a busca por recursos para o município, como a solicitação de quatro ônibus escolares. Além disso, o prefeito abordou a importância de investimentos no estado de Pernambuco, destacando a relevância do novo programa federal de Parque, que deve trazer melhorias em diferentes setores.

Respostas às críticas da oposição

Durante a entrevista, o prefeito respondeu a algumas críticas feitas pela oposição local, reforçando a aprovação de seu governo pela população. Anchieta Patriota abordou questões relacionadas à saúde e à educação, destacando os avanços obtidos em sua gestão, como a presença de médicos no hospital municipal e a implementação de políticas educacionais que elevaram os índices de qualidade.

“Isso é discurso de campanha deles. Dizer que no passado e educação foi boa? Nunca teve boa educação em Carnaíba antes do nosso governo de 2005. Dizer que tinha saúde em Carnaíba? Isso é um desrespeito ao povo. Dizer que não valoriza filarmônica Santo Antônio? É desrespeito ao povo”, Completou.

Sobre as críticas à suposta resistência de não ouvir as pessoas em sua gestão, o prefeito ressaltou que os resultados positivos em sua administração são reflexo do apoio da população, evidenciado pela alta avaliação em pesquisas. Ele mencionou a aprovação de 82.7% de seu governo em uma pesquisa recente e apontou que os adversários políticos que o criticam foram derrotados nas urnas.

“Eu escuto muito o povo. Eu vivi escutando o povo desde 1982, ao contrário da oposição que não escuta. Tem dois aí dizendo que são candidatos, sem ter feito nenhuma prestação de serviço no município. Até o momento não fizeram, pode ser que no futuro façam”, disse Anchieta.

Perspectivas para as eleições de 2024

Anchieta Patriota evitou confirmar nomes específicos para a disputa nas próximas eleições, porém destacou que há diversos nomes qualificados e preparados no município para dar continuidade ao trabalho que sua administração tem desenvolvido. Ele afirmou que, no momento certo, o nome escolhido pelo grupo governista será anunciado.

O prefeito também abordou a possibilidade de uma candidatura da atual secretária de Assistência e Inclusão Social, Thaynnara Queiroz, enfatizando sua capacitação e preparo para exercer um cargo de liderança. Ele enfatizou que Carnaíba tem estudantes de medicina que estão se formando e futuramente, podem contribuir com a saúde local.

“É Nossa secretária. Há cinco anos é concursada no município, a família dela originária de Carnaíba e nós, no momento adequado, vamos dizer o nome que a gente conseguiu ter a unidade do grupo e o nome qualificado para disputar o pleito”, afirmou.