Notícias

Seminarista que foi transferido é operado em Recife. Quadro é estável

Por Nill Júnior
Pela ordem: 1. Cícero André (teve alta do Emília Câmara depois de ficar em obsevação); 2. Lucas Emanoel sofreu traumatismo craniano e está em observação no HR; 3. Tcharles foi levado ao HR com pancada na coluna mas tem quadro estável. Os demais estão bem. A foto foi tirada pouco antes do acidente.

Um segundo seminarista foi transferido e passará por ressonância após pancada nas costas. Quadro é estável 

Atualizado às 12h00

O Monsenhor João Carlos Acioly Paz, Vigário Geral da Diocese de Afogados da Ingazeira, disse agora a pouco ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú FM, que o seminarista Lucas Emanuel, que sofreu pancada na cabeça e foi transferido para o Hospital da Restauração foi submetido a cirurgia logo que deu entrada na unidade. Ele está na sala de recuperação da unidade. Lucas é natural de Serra Talhada.

Outro jovem chegou a ser transferido. Tcharles Marques Santos, natural de Brejinho foi transferido para observação. Ele sofreu uma pancada na coluna. Estava consciente, com os movimentos normais inclusive nos membros inferiores. Por precaução foi transferido para passar por uma ressonância magnética.

O Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol está em Recife acompanhando a evolução dos dois seminaristas. Ele tem mantido contato permanente com os médicos do Hospital da Restauração.

Cícero André, natural de Mirandiba, amanheceu em observação no próprio Hospital Regional Emília Câmara. Teve um corte na cabeça e uma fratura, mas foi liberado no final da manhã de hoje, segundo informações de Breno Chateubriand ao blog. Aliás, chamou a atenção a grande rede de solidariedade de representantes de movimentos, pastorais e jovens no suporte, ao lado dos sacerdotes Luiz Marques Ferreira, Juacir Delmiro e Rogério Veríssimo.

O Diácono Alisson Maciel, que foi ordenado na última quarta-feira em Triunfo, contou que tinha acabado de sair de um almoço quando o carro perdeu o controle em uma curva. Acrescentou que o carro não vinha em velocidade e que tentou controlar o veículo, mas acabou capotando. Os demais estão fora de perigo.

Outras Notícias

Gilmar Mendes envia ação contra Sérgio Camargo à Justiça Federal

Para o ministro, o reconhecimento da incompetência da Justiça do Trabalho para o caso não afasta a gravidade dos fatos que justificaram limitações ao exercício de atos de Camargo no âmbito da instituição. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a remessa, para a Justiça Federal do Distrito Federal, da ação civil […]

Foto: STF/Divulgação

Para o ministro, o reconhecimento da incompetência da Justiça do Trabalho para o caso não afasta a gravidade dos fatos que justificaram limitações ao exercício de atos de Camargo no âmbito da instituição.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a remessa, para a Justiça Federal do Distrito Federal, da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a Fundação Cultural Palmares (FCP) e seu presidente, Sérgio Nascimento de Camargo, por supostos atos de gestão que configurariam assédio moral contra servidores e colaboradores do órgão.

Mendes julgou procedente a Reclamação (RCL 50114), ajuizada pela Fundação, mas manteve decisão cautelar do juízo da 21ª Vara do Trabalho de Brasília que afastou o presidente das atividades de gestão de recursos humanos da instituição. Além dessa medida, ficam mantidas, até nova análise pela Justiça Federal, as obrigações de não fazer de caráter inibitório e a abertura de auditoria extraordinária para apuração dos fatos.

Relação jurídico-administrativa

Na reclamação, a Fundação Palmares alegou que o juízo trabalhista teria afrontado o entendimento do STF sobre a incompetência da Justiça do Trabalho para processar e julgar causas entre o poder público e servidores a ele vinculados por relação jurídico-administrativa.

Ao analisar o pedido, o ministro Gilmar Mendes verificou que o juízo trabalhista havia concluído ser competente para julgar o caso por entender que os abusos atribuídos aos gestores públicos diriam respeito ao ambiente de trabalho. Na visão do magistrado do trabalho, a situação justificaria o trâmite da ação naquela esfera, apesar de a demanda envolver tanto servidores estatutários quanto celetistas.

No entanto, o ministro ponderou que os pedidos do MPT envolvem a apuração da regularidade de atos administrativos e visam ao afastamento de agente público federal do exercício de suas atribuições legais. Assim, os atos questionados violaram o entendimento da Corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3395, na qual se assentou que compete à Justiça Comum apreciar as causas que tratem das relações jurídico-administrativas mantidas entre o poder público e seus servidores.

Gravidade dos fatos

Contudo, para o relator, o reconhecimento da incompetência da Justiça do Trabalho não afasta a gravidade dos fatos que justificaram a concessão da tutela de urgência. “Declarações públicas recentes do presidente da Fundação Palmares reforçam a sua inclinação à prática de atos discriminatórios motivados por perseguição, racismo e estigmatização social”, afirmou. Esses comportamentos, a seu ver, são incompatíveis com o exercício de função pública dessa relevância e devem ser cuidadosamente investigados.

Em razão disso, Gilmar Mendes aplicou ao caso o artigo 64, parágrafo 4º, do Código de Processo Civil (CPC), que autoriza a manutenção dos efeitos de decisão proferida pelo juízo incompetente até que outra seja proferida, se for o caso, pelo juízo competente.

Mesmo fora do Planejamento, Jucá segue como ‘ministro oculto’ de Temer

Da Coluna Painel Mesmo fora do Ministério do Planejamento há dez dias, o senador Romero Jucá segue atuando como integrante do primeiro escalão do governo. Frequenta o gabinete de Michel Temer e despacha com seus principais ministros. Na terça, reuniu-se com Henrique Meirelles (Fazenda) para discutir o teto dos gastos públicos e a ampliação da […]

jucáDa Coluna Painel

Mesmo fora do Ministério do Planejamento há dez dias, o senador Romero Jucá segue atuando como integrante do primeiro escalão do governo. Frequenta o gabinete de Michel Temer e despacha com seus principais ministros.

Na terça, reuniu-se com Henrique Meirelles (Fazenda) para discutir o teto dos gastos públicos e a ampliação da DRU (Desvinculação das Receitas da União). Foi dele ainda a sugestão de ter o tucano Aloysio Nunes como líder do governo no Senado.

Na cerimônia de posse dos presidentes de estatais, nesta terça, após deixar o gabinete de Temer, Jucá sentou-se na primeira fila, ao lado dos demais ministros. Dyogo Oliveira, titular interino do Planejamento, ficou na cadeira de trás. A líderes partidários Jucá justificou o trabalho de articulador. Se não atuar, as medidas do governo empacarão no Congresso.

Pernambuco recebe I Encontro Nacional de Direito Sindical‏

O Recife sediará, nos dias 4 e 5 de junho, o I Encontro Nacional de Direito Sindical, que acontecerá no Mar Hotel, localizado em Boa Viagem. O evento, que tem como objetivo discutir sobre a precarização do Direito do Trabalho, será promovido pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e pela Associação dos Advogados Trabalhistas […]

luiz-philippe-vieira-mello-filho2
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Melo, iniciará o encontro

O Recife sediará, nos dias 4 e 5 de junho, o I Encontro Nacional de Direito Sindical, que acontecerá no Mar Hotel, localizado em Boa Viagem. O evento, que tem como objetivo discutir sobre a precarização do Direito do Trabalho, será promovido pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e pela Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP).  O público estimado é de 400 pessoas, entre estudantes, sindicalistas e advogados.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Melo, iniciará o encontro com a abertura do primeiro painel. Em seguida, desembargadores, juízes e advogados de várias regiões do País falarão sobre a greve e os serviços essenciais à Justiça no Brasil.

“O I Encontro Nacional de Direito Sindical é a realização de um sonho, pois estaremos promovendo a reunião de pessoas envolvidas na assessoria jurídica sindical na nossa região. O evento conta com a participação de palestrantes de altíssimo nível. Será a oportunidade de intensificarmos o debate, a fim de garantir o valor social do trabalho e a dignidade humana. A Abrat está de parabéns pela iniciativa”, destacou a presidente da AATP, Patrícia Carvalho.

O Projeto de Lei que regula a terceirização no País retrata a desvalorização do profissional e põe fim ao emprego formal na Federação. Por esse motivo, o PL será um dos temas debatidos no encontro. Esse projeto permite que as empresas possam contratar trabalhadores terceirizados em qualquer ramo de atividade para execução de qualquer tarefa, seja em atividade-fim ou atividade-meio.

“Nesse modelo de produção, a grande empresa não contrata empregado, mas sim, empresas menores, e estas, uma vez contratadas, contratam trabalhadores dentro de uma perspectiva temporária, não permitindo sequer a formação de um vínculo jurídico que possa ter alguma evolução”, afirmou Jefferson Calaça, diretor da Abrat e coordenador do movimento A Ordem É Para Todos.

Juliana Teixeira, uma das coordenadoras do Movimento, fará a abertura do 3º painel com uma palestra sobre o PL 4330 e as suas consequências. Em seguida, Hugo Melo, juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, e Grijalbo Coutinho, desembargador do TRT 10ª Região, também abordarão o tema finalizando o encontro.

Henrique Brandão é indicado ao Prêmio da Música de Pernambuco na categoria “Melhor Show”

O cenário musical de Pernambuco volta seus olhos para o Sertão do Pajeú. O artista serra-talhadense Henrique Brandão acaba de ser anunciado como um dos indicados ao prestigiado Prêmio da Música de Pernambuco, concorrendo na categoria Melhor Show. A indicação celebra a performance registrada no especial “Henrique Brandão Ao Vivo em Serra Talhada – Festa […]

O cenário musical de Pernambuco volta seus olhos para o Sertão do Pajeú. O artista serra-talhadense Henrique Brandão acaba de ser anunciado como um dos indicados ao prestigiado Prêmio da Música de Pernambuco, concorrendo na categoria Melhor Show. A indicação celebra a performance registrada no especial “Henrique Brandão Ao Vivo em Serra Talhada – Festa de Setembro 2025”, disponível no canal oficial do artista no YouTube.

Com uma trajetória sólida e pautada na defesa da cultura popular, esta não é a primeira vez que Henrique figura entre os grandes nomes da música estadual. O artista já soma quatro indicações anteriores ao prêmio. Em 2018, concorreu como Melhor CD de Forró; em 2019, na categoria Melhor Videoclipe de Forró com a obra “Réu Confesso”. Já em 2023, o artista teve dupla indicação: Melhor CD de Forró pelo álbum “E Por Falar em Saudade” e Melhor Videoclipe, sagrando-se vencedor com a canção “Bença Mainha, Bença Painho”.

Para Henrique Brandão, o reconhecimento possui um simbolismo que ultrapassa o troféu.

“Recebo com muita honra e muita gratidão esta indicação. Estar no interior do estado, longe dos grandes veículos de comunicação, e ver nosso trabalho ecoar na capital é gratificante. Nada disso seria possível sem a equipe de profissionais de excelência que me acompanha e acredita nesse projeto. Quero parabenizar todos os colegas indicados; estar entre vocês já faz valer a pena cada esforço e toda a nossa dedicação à arte.”

Trajetória e Identidade

Natural de Serra Talhada, Carlos Henrique Alves Brandão é fruto da agricultura familiar e das rimas do sertão. Cantor, poeta, escritor e compositor, Henrique construiu sua identidade artística bebendo da fonte de mestres como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Suas composições já foram gravadas por nomes expressivos como Maciel Melo, Luizinho de Serra, Raphael Moura, Buscapé Arreio de Ouro, entre outros.

Após liderar o projeto “Xaxado e Poesia” em 2012, Henrique consolidou sua carreira solo a partir de 2014, unindo o forró autêntico à poesia de bancada. Em 2024, reafirmou seu papel como agitador cultural ao gravar o DVD “Henrique Brandão – O Grande Encontro dos Poetas”.

A indicação atual pelo show da Festa de Setembro 2025 coroa um momento de maturidade técnica e artística, reforçando Serra Talhada como um celeiro inesgotável de talentos para o Brasil.

Joel da Harpa cobra IML para Salgueiro

O deputado Joel da Harpa (PP) pediu ao Governo do Estado, em discurso na Reunião Plenária desta segunda (5), a retomada das obras de construção do Instituto Médico Legal (IML) de Salgueiro. Segundo o parlamentar, a unidade mais próxima a realizar o exame de necrópsia fica no município de Petrolina, a 250 quilômetros de distância, […]

O deputado Joel da Harpa (PP) pediu ao Governo do Estado, em discurso na Reunião Plenária desta segunda (5), a retomada das obras de construção do Instituto Médico Legal (IML) de Salgueiro.

Segundo o parlamentar, a unidade mais próxima a realizar o exame de necrópsia fica no município de Petrolina, a 250 quilômetros de distância, o que representa um transtorno para os moradores da cidade e das localidades vizinhas.

“A pessoa que perde um parente precisa fazer todo esse percurso, aguardar a necrópsia e voltar ao local de origem para fazer o sepultamento. Meu apelo é para que o Governo do Estado agilize as intervenções a fim de garantir mais conforto a essas famílias”, defendeu Joel da Harpa. Segundo ele, as obras do IML de Salgueiro iniciaram há cinco anos, mas não tiveram continuidade.