Notícias

Segurança Pública e Educação têm a melhor avaliação popular em Tabira

Por Nill Júnior
Guarda municipal de Tabira

O Programa Show da Tarde, da Rádio Cultura FM, de Tabira, em sua Pesquisa do Dia, convidou a população tabirense a debater sobre os serviços públicos prestados pelo Governo Municipal de Tabira. Qual seria o melhor serviço prestado? Perguntou a enquete.

A Segurança Pública foi citada pelos ouvintes que fizeram questão de mais uma vez enaltecer o trabalho da Guarda Municipal. Para 78% esse é o melhor serviço prestado pela gestão.

Em seguida veio Educação que foi citada por 21%. Também foi lembrada Assistência Social e a opção “nenhum deles”. Ao todo, 62 pessoas opinaram através de ligações ao vivo ou pelo aplicativo WhatsApp.

Outras Notícias

O que dizem as mais novas pesquisas para presidente?

Pesquisas do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, e do Instituto Ipespe, paga pela XP Investimentos, ambas divulgadas hoje, confirmam a tendência de que a eleição deve ser polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). A reportagem é de Stella Borges/UOL. Além disso, elas […]

Pesquisas do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, e do Instituto Ipespe, paga pela XP Investimentos, ambas divulgadas hoje, confirmam a tendência de que a eleição deve ser polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). A reportagem é de Stella Borges/UOL.

Além disso, elas ajudam a observar como estratos do eleitorado têm avaliado o cenário neste momento. Segundo os números, o público feminino tem preferência pelo petista enquanto os mais ricos têm optado pelo atual presidente. Na disputa pelo voto de religiosos, Lula apresenta desempenho melhor entre católicos; já Bolsonaro, entre os evangélicos.

Distância

Conforme o levantamento realizado pelo FSB, no levantamento geral, Lula tem 44% das intenções de voto enquanto Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 31%. Com o resultado, a distância entre dois aumentou em relação à sondagem de duas semanas atrás —foi de 9 para 13 pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 22 e 24 de julho. O índice de confiança do levantamento é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05938/2022.

A sondagem realizada pelo Ipespe apontou Lula com 44% e Bolsonaro com 35%, uma diferença de nove pontos percentuais. Não é possível comparar com a pesquisa anterior porque houve uma mudança de metodologia.

O instituto entrou em contato por telefone com 2.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 20 de 22 de julho. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-08220/2022.

Confira abaixo o que mostram as pesquisas sobre Lula e Bolsonaro:

Bolsonaro vai mal entre mulheres

Conforme ambas as pesquisas, Bolsonaro não se sai bem entre o eleitorado feminino. A campanha do presidente, inclusive, aposta na primeira-dama Michelle Bolsonaro para reverter isso.

Na sondagem BTG/FSB, 46% das mulheres preferem Lula e 24%, o atual presidente. O voto feminino representa 52% do eleitorado na pesquisa.

Entre os homens, há um empate técnico —Lula marca 42% e Bolsonaro, 39%.

Já na pesquisa Ipespe, 48% das entrevistadas preferem o petista e 30%, Bolsonaro. O voto feminino representa 53% do eleitorado neste levantamento.

Considerando apenas os homens, o presidente marca 41% e o petista, 39%.

Eleitores por sexo

Pesquisa BTG/FSB

Feminino: Lula: 46% x Bolsonaro 24%

Masculino: Lula 42% Bolsonaro 39%

Pesquisa XP/Ipespe

Feminino: Lula 48% x Bolsonaro 30%

Masculino: Lula 39% x Bolsonaro 41%

Lula se sai bem entre jovens e mais velhos

O eleitorado mostra diferença de preferências na escolha de candidato a presidente conforme idade, segundo apontam as duas pesquisas.

Na sondagem BTG/FSB, 49% dos jovens de 16 a 24 anos preferem Lula, enquanto 21% disseram que votarão em Bolsonaro. No levantamento XP/Ipespe, 50% daqueles com idades entre 16 e 34 anos apontaram o petista e 27%, o atual mandatário.

Entre os idosos com 60 anos ou mais ouvidos pelo FSB, 47% dos eleitores preferem Lula e 30%, Bolsonaro. No levantamento do Ipespe, considerando pessoas com 55 anos ou mais, Lula tem 42% e Bolsonaro, 39%.

O petista também se sai melhor entre os públicos de 25 a 40 anos e de 41 a 59 anos, segundo o FSB —tem 41 e 44%, respectivamente, contra 35% de Bolsonaro em ambas as faixas etárias.

Eleitores por idade

Pesquisa BTG/FSB

16 a 24 anos: Lula 49% x Bolsonaro 21%

25 a 40 anos: Lula 41% x Bolsonaro 35%

41 a 59 anos: Lula 44% x Bolsonaro 35%

60 anos ou mais: Lula 47% x Bolsonaro 30%

Pesquisa XP/Ipespe

16 a 34 anos: Lula 50% x Bolsonaro 27%

35 a 54 anos: Lula: 39% x Bolsonaro 40%

55 anos ou mais: Lula 42% x Bolsonaro 39%

Bolsonaro se sai melhor entre eleitores com renda mais alta

Lula tem vantagem na intenção de voto entre os mais pobres, na disputa contra o atual mandatário. Segundo a pesquisa FSB, 61% daqueles que ganham até um salário mínimo preferem o petista, enquanto apenas 19% apontaram Bolsonaro.

Já o presidente leva vantagem entre os que ganham mais de cinco salários mínimos: 43% disseram que votarão nele, enquanto 23% apontaram Lula.

Eleitores por renda

Pesquisa BTG/FSB

Até um salário mínimo: Lula: 61% x Bolsonaro 19%

De um até 2 salários mínimos: Lula 52% x Bolsonaro 26%

De 2 até 5 salários mínimos: Lula: 39% x Bolsonaro 36%

Mais de 5 salários mínimos: Lula: 27% x Bolsonaro 43%

Pesquisa XP/Ipespe

Até dois salários mínimos: Lula 51% x Bolsonaro 28%

De dois até cinco salários mínimos: Lula 38% x Bolsonaro 39%

Mais de 5 salários mínimos: Lula: 38% x Bolsonaro 46%

Lula lidera no Nordeste

Ambos os levantamentos apontaram que o petista tem uma vantagem confortável contra seu principal adversário na região Nordeste, a segunda mais populosa do Brasil, com 27% dos eleitores. Na pesquisa FSB, Lula derrota Bolsonaro por 63% a 18%. Na Ipespe, por 57% a 25%.

No Sudeste, região onde fica São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Lula também aparece na liderança contra Bolsonaro nas duas sondagens.

Eleitores por região

Pesquisa BTG/FSB

Norte/Centro-Oeste: Lula 39% x Bolsonaro 43%

Nordeste: Lula 63% x Bolsonaro 18%

Sudeste: Lula 38% x Bolsonaro 33%

Sul: Lula 36% x Bolsonaro 39%

Pesquisa XP/Ipespe

Norte/Centro-Oeste: Lula 40% x Bolsonaro 41%

Nordeste: Lula 57% x Bolsonaro 25%

Sudeste: Lula 41% x Bolsonaro 36%

Sul: Lula 33% x Bolsonaro 46%

Católicos preferem Lula e evangélicos, Bolsonaro

Os levantamentos apontaram que o ex-presidente se sai melhor entre os entrevistados que se declaram católicos, enquanto Bolsonaro tem vantagem entre os evangélicos.

Popular entre os evangélicos, a primeira-dama fez ontem um discurso em tom messiânico repleto de menções à Bíblia durante a convenção do PL, que oficializou a candidatura do marido à reeleição.

Eleitores por religião

Pesquisa BTG/FSB

Católicos: Lula 52% x Bolsonaro 25%

Evangélicos: Lula 33% x Bolsonaro 46%

Outras religiões: Lula 32% x Bolsonaro 41%

Sem religião: Lula 46% x Bolsonaro 20%

Pesquisa XP/Ipespe

Católica: Lula 43% x Bolsonaro 34%

Evangélica: Lula 36% x Bolsonaro 47%

Outros/não sabe/não respondeu: Lula 54% x Bolsonaro 25%

Lula vai melhor entre os menos escolarizados

O petista tem 54% dos votos entre aqueles que declararam que só cursaram o ensino fundamental, segundo o levantamento da FSB, enquanto Bolsonaro tem 28%.

Entre aqueles que têm ensino superior, os dois empatam tecnicamente em ambas as pesquisas.

Eleitores por escolaridade

Pesquisa BTG/FSB

Ensino fundamental: Lula 54% x Bolsonaro 28%

Ensino médio: Lula 40% x Bolsonaro 32%

Ensino superior: Lula 35% Bolsonaro 36%

Pesquisa XP/Ipespe

Ensino fundamental: Lula 50% x Bolsonaro 27%

Ensino médio: Lula 40% x Bolsonaro 40%

Ensino superior: Lula 39% Bolsonaro 40%

O primeiro turno da eleição presidencial acontece no dia 2 de outubro.

Policlínica Municipal de Serra Talhada realiza mais de 1.500 atendimentos em outubro

A Policlínica Municipal João César da Cunha, localizada em Serra Talhada, registrou 1.565 atendimentos durante o mês de outubro, consolidando-se como um ponto de suporte à saúde da população.  O espaço tem atendido uma demanda crescente, especialmente de crianças e adolescentes encaminhados pelas redes de ensino, incluindo 138 estudantes que receberam acompanhamento especializado como parte […]

A Policlínica Municipal João César da Cunha, localizada em Serra Talhada, registrou 1.565 atendimentos durante o mês de outubro, consolidando-se como um ponto de suporte à saúde da população. 

O espaço tem atendido uma demanda crescente, especialmente de crianças e adolescentes encaminhados pelas redes de ensino, incluindo 138 estudantes que receberam acompanhamento especializado como parte de uma parceria com a rede municipal de educação, visando o fortalecimento da saúde escolar no município.

A prefeita Márcia Conrado destacou o compromisso da gestão em proporcionar um atendimento próximo e acessível, com foco na saúde das famílias de Serra Talhada, principalmente para o público jovem.

Além do atendimento escolar, a Policlínica também oferece serviços para a população em geral, incluindo um Centro Especializado de Atendimento ao Diabético (CEAD), que realizou 311 atendimentos em outubro. A unidade conta com equipe especializada para crianças e adolescentes, disponibilizando acompanhamento em áreas como psiquiatria, neuropediatria, neurologia, psicologia e fonoaudiologia, voltados para o desenvolvimento e o bem-estar infantil.

A Policlínica conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas especialidades, como reumatologia, ortopedia, dermatologia, ginecologia, pediatria, vascular, endocrinologia, nutrição, psicologia e psiquiatria. Marília Antunes, coordenadora da unidade, ressaltou que a Policlínica contribui para desafogar as demais unidades de saúde municipais e a UPA-E, possibilitando um atendimento especializado mais próximo da população que necessita.

Arcoverde lança campanha de IPTU 2015

A Secretaria de Finanças, através da Diretoria de Impostos de Tributos – DIRT, lança campanha do Imposto Predial Territorial Urbano 2015. A cota única ou definida para ser quitada até o dia 29 de maio com desconto. Os contribuintes que preferirem, serão três parcelas com vencimentos no dia 29 de maio, 30 de junho e […]

Sem títuloA Secretaria de Finanças, através da Diretoria de Impostos de Tributos – DIRT, lança campanha do Imposto Predial Territorial Urbano 2015.

A cota única ou definida para ser quitada até o dia 29 de maio com desconto. Os contribuintes que preferirem, serão três parcelas com vencimentos no dia 29 de maio, 30 de junho e 31 de julho.

De acordo com Wanderson Lira, Diretor da DIRT, os carnês já estão sendo distribuídos pelas residências com a folha anexa da cota única já com o valor final com o desconto e as demais folhas, para quem deseje dividir.

A arrecadação é revertida em forma de obras e benefícios à população, e representa um importante reforço nas finanças do município segundo nota.

Para mais informações, os interessados devem procurar a DIRT, de segunda à sexta, das 08h às 13h, ou através do telefone 3821.9051.

O vereador Joel Gomes e o julgamento das contas de Sávio Torres

Através de nota enviada ao programa Rádio Vivo, apresentado por Anchieta Santos,  o vereador Joel Gomes diz: Quanta confiança há de existir num gestor? No ex-prefeito de Tuparetama Sávio Torres, sem sombra de dúvidas, tem ele a plena certeza de que reverterá a recomendação do TCE-PE que pede a rejeição das suas contas de 2007. Quanta […]

JOEL-GOMES1

Através de nota enviada ao programa Rádio Vivo, apresentado por Anchieta Santos,  o vereador Joel Gomes diz:

Quanta confiança há de existir num gestor? No ex-prefeito de Tuparetama Sávio Torres, sem sombra de dúvidas, tem ele a plena certeza de que reverterá a recomendação do TCE-PE que pede a rejeição das suas contas de 2007. Quanta confiança, hem?

As de 2009 foram rejeitadas e através de recursos, aprovadas com ressalvas e esta, em breve, chegará à Câmara de Vereadores.

Diga-se, uma das maiores aberrações já praticadas pelo TCE-PE, em razão de farta comprovação de irregularidades nela constante e comprovadas pelos Auditores.

Sabe-se, em alto e estridente grito que o TCE efetua um julgamento político e não um julgamento técnico, polido de jurisprudências e correlata independência. Vários dos seus componentes, os Conselheiros são indicados pelos políticos. A exceção que conheço é o atual e capacitado Presidente  Valdecir Pascoal.

Gostaria muito de ver eleitos pelo voto direto dos cidadãos, os Conselheiros do TCE. Mas, por que será que os Auditores, concursados e capazes proferem uma fiscalização e emitem condições de rejeição e os Conselheiros, que não conhecem a realidade, relatam, também, pela rejeição e ao final dos recursos aprovam tais contas, recheadas de irregularidades?

Como explicar que os Auditores comprovam irregularidades, de maneira contundente e firme, pautada por fundamentos irrecorríveis, são inicialmente rejeitadas e elencados os mais diversos “considerandos” e após recursos são aprovadas com ressalvas? Será que existe influência política em pedidos junto aos Conselheiros  e Relatores?

Vocês acreditam que no mês de fevereiro de 2013, o ex prefeito Sávio Torres, através de uma empresa contratada de Tuparetama, executava a pavimentação da Rua Genésio Teixeira, no bairro Patrona? O Prefeito já era Deva Pessoa. É legal isto? Nós filmamos e denunciamos. Já o prefeito Deva…

A Câmara Municipal de Tuparetama tem sua ‘mea culpa’. Embora tenha sido recomendado a rejeição das Contas de 2008 (quando do escândalo do Banco Matone) pelo TCE, os vereadores, por 6 x 3 aprovaram suas contas, inclusive com um deles afirmando que “votou errado”.

As bancadas eram compostas de 5 vereadores ligados ao gestor Sávio Torres e quatro da oposição. E que oposição…

 No Brasil, ser político é sinônimo de ladrão, evidentemente. É só consultar as pesquisas. Mas, sempre me dizia minha saudosa Mãe: “meu filho, saia da política. Isso é coisa pra quem não presta”. Ou seja, ela afirmava que não sou ladrão e detesto quem furta e se diz  honesto.

Fui presidente da Câmara Municipal e assim sendo, fiscalizem minha gestão, quem quer que seja.

Um jornalista perguntou a Madre Tereza de Calcutá, que realizava trabalhos humanitários na África: “Madre, a senhora não se acha um pingo d’água nesse mar de fome?”. E ela respondeu-lhe: “Me acho. Mais se eu não fosse esse pingo d’água que você fala, o mar seria maior” Ao bom entendedor, poucas palavras bastam.

Câmara de Vereadores de Solidão apresenta nova mesa Diretora para o Biênio 2025-2026

Os vereadores eleitos no último pleito de 6 de outubro no município de Solidão já definiram a nova mesa diretora que coordenará os trabalhos legislativos para o biênio 2025-2026.  A chapa será formada pelos seguintes vereadores (as): Júnior de Luiz de Zuza – Presidente, Edileuza Godê – Vice-Presidente, Adriana de Lima – Primeira Secretária e […]

Os vereadores eleitos no último pleito de 6 de outubro no município de Solidão já definiram a nova mesa diretora que coordenará os trabalhos legislativos para o biênio 2025-2026. 

A chapa será formada pelos seguintes vereadores (as): Júnior de Luiz de Zuza – Presidente, Edileuza Godê – Vice-Presidente, Adriana de Lima – Primeira Secretária e Clemildo de Zé Nogueira como Segundo Secretário.

De acordo com os vereadores a chapa única tem consenso dos nove vereadores eleitos, além de contar com total apoio do atual Prefeito Djalma Alves e do futuro Prefeito Mayco da Farmácia.

A votação para a nova Mesa Diretora será realizada logo após a posse oficial, no dia 1º de janeiro. Na ocasião, tomarão posse os nove vereadores (eleitos e reeleitos), além do Prefeito Mayco e do vice-prefeito Antônio Bujão.

“A definição da nova Mesa Diretora é um momento estratégico para a Câmara de Solidão, pois marca o início de um novo ciclo legislativo. A composição da chapa liderada por mim reflete esforços para alinhar os dois poderes, para que possamos conduzir os trabalhos de maneira harmoniosa nos próximos dois anos. Além de manter o diálogo permanente com toda sociedade e o executivo para que possamos entregar políticas públicas eficientes para os solidanenses”, destacou Júnior de Luiz de Zuza, futuro presidente da câmara de vereadores de Solidão.