Notícias

Segundo blogueiro, Márcia teria sido sondada para vice de João. Problema é o “fator Faeca”

Por Nill Júnior

O blogueiro Júnior Campos afirmou que houve convite feito pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), para que Márcia componha como vice uma eventual chapa ao Governo do Estado, numa disputa contra a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB).

A informação, apurada com fontes próximas à gestão petista na Capital do Xaxado, revela que Márcia não aceitou o convite de imediato. O motivo? O dilema que envolve seu vice-prefeito, Faeca Melo (Avante), figura de confiança de Sebastião Oliveira, presidente estadual da legenda e ex-deputado federal.

É de conhecimento público que o nome de Faeca não foi a escolha preferencial de Márcia para a vice-prefeitura em 2024. A indicação, costurada como parte da aliança com o Avante, foi um trunfo de Sebastião, que impôs o empresário como condição para fechar apoio à petista. A relação política entre Márcia e Faeca nunca foi das mais entusiasmadas, e a possibilidade de entregar o comando da prefeitura a um nome fora do seu núcleo de confiança pesa — e muito — em qualquer tomada de decisão que envolva abrir mão do cargo.

A equação se complica ainda mais diante da pré-candidatura de seu esposo, Dr. Breno Araújo, à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Breno é presidente do PSB em Serra Talhada e vem ganhando protagonismo à medida que o PSB ensaia reconstruir palanques no Sertão, mirando em 2026.

A dúvida que paira é se Márcia aceitará o papel de vice de João Campos, abrindo mão de seu protagonismo local e entregando a prefeitura ao Avante de Sebastião. Em tempos de recomposição política, essa decisão não é apenas pessoal, mas estratégica: envolve cálculo de poder, futuro político e a manutenção da hegemonia petista em um dos maiores colégios eleitorais do Sertão.

Enquanto isso, os bastidores seguem fervilhando. A aproximação com João Campos, somada ao avanço da pré-candidatura de Breno, mostra que Márcia está no centro de uma engrenagem maior, que passa por alianças interpartidárias e disputas internas silenciosas. Em Serra Talhada, os gestos falam mais alto que os discursos — e cada visita, foto ou recusa pode ser a chave de leitura para entender quem vai mover a próxima peça no jogo de 2026.

Outras Notícias

Após festa da vitória com Safadão, eleito em Buíque quer Carnaval

Por Anchieta Santos O prefeito eleito de Buíque, Arquimedes Valença (PMDB), recebeu muitos elogios da juventude após fazer a festa para comemorar a vitória com o cantor Wesley Safadão. Durante a festa, na quinta-feira (3), em entrevista, o prefeito eleito afirmou que quer fazer o Carnaval da cidade. Valença frisou que a festa de momo […]

arquimedesvalencaPor Anchieta Santos

O prefeito eleito de Buíque, Arquimedes Valença (PMDB), recebeu muitos elogios da juventude após fazer a festa para comemorar a vitória com o cantor Wesley Safadão.

Durante a festa, na quinta-feira (3), em entrevista, o prefeito eleito afirmou que quer fazer o Carnaval da cidade. Valença frisou que a festa de momo aquece a economia local. Assessores do prefeito eleito disseram que amigos do prefeito pagaram o cachê do Safadão. Então tá.

Bancários encerram greve em Pernambuco

Apenas Caixa ainda não votou Do Folha PE Após 31 dias de paralisação, os bancários em Pernambuco decidiram encerrar a greve, seguindo exemplo de outros estados. O atendimento ao público voltará já nesta sexta-feira (7). Apenas os funcionários da Caixa Econômica Federal ainda não votaram pelo fim ou continuidade do movimento. Em assembleia realizada na […]

Assembleia ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Assembleia ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários
Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Apenas Caixa ainda não votou

Do Folha PE

Após 31 dias de paralisação, os bancários em Pernambuco decidiram encerrar a greve, seguindo exemplo de outros estados. O atendimento ao público voltará já nesta sexta-feira (7).

Apenas os funcionários da Caixa Econômica Federal ainda não votaram pelo fim ou continuidade do movimento.

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (6) na sede do Sindicato dos Bancários, no Recife, a categoria acatou nova proposta das empresas de 8% de reajuste salarial e abono de R$ 3,5 mil, além da garantia de conceder, no próximo ano, a reposição da inflação e 1% de aumento real, entre outros benefícios.

Patrulha Rural será ponte entre comunidades e Polícia Militar, afirma subcomandante do 23º BPM

Por André Luis A Polícia Militar de Pernambuco, por meio da Diretoria Integrada do Interior II – DINTER II, lançou na quarta-feira (23.02), em Serra Talhada, uma nova modalidade de policiamento: a Patrulha Rural Comunitária. Nesta quarta-feira (02.03), o subcomandante do 23º BPM, sediado em Afogados da Ingazeira, Major Ivaldo, explicou, durante entrevista ao programa […]

Por André Luis

A Polícia Militar de Pernambuco, por meio da Diretoria Integrada do Interior II – DINTER II, lançou na quarta-feira (23.02), em Serra Talhada, uma nova modalidade de policiamento: a Patrulha Rural Comunitária.

Nesta quarta-feira (02.03), o subcomandante do 23º BPM, sediado em Afogados da Ingazeira, Major Ivaldo, explicou, durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, como será o funcionamento desta nova modalidade, que irá operar em toda a região do Pajeú.

Segundo o subcomandante, Afogados da Ingazeira já contava com um projeto piloto da Patrulha, mas com um modo de operação mais voltado para a repressão.

“Esta nova modalidade tem o objetivo mais voltado para a prevenção. A Patrulha tem a finalidade de aproximar os moradores da zona rural com os policiais. Servir de ponte. E assim buscarmos juntos soluções os problemas na segurança pública destas áreas”, destacou o Major.

Ainda segundo o Major Ivaldo, a Patrulha Rural também está atuando na repressão de crimes. “Já apreendemos, por exemplo, durante patrulhamento, armas e drogas”, relatou.

Major Ivaldo afirmou que o comando do 23º BPM espera como resultado, ampliar o diálogo com a comunidade e citou a Patrulha Maria da Penha, como um projeto comunitário, que dado frutos.

“Implementamos aqui a Patrulha Maria da Penha que tem o mesmo objetivo que é aproximar polícia e comunidade. Mas é preciso lembrar que os resultados são em longo prazo. A Patrulha Maria da Penha começou a colher os resultados tempos depois de implementada e tem sido tido resultados muito positivos”, lembrou.

O subcomandante informou que foram designados para a Patrulha doze policiais que atuarão somente neste sentido. “Isto ajuda a desafogar as outras guarnições. Assim quando houver uma ocorrência que seja da cobertura da Patrulha Rural, não será necessário descobrir a área urbana para atender a ocorrência”, destacou.

Para entrar em contato com a Polícia Militar, a população pode ligar para o número 190, ou para o WhatsApp do 23º BPM: (87) 9.9937-5670

Paulo Câmara e Adelmo Moura anunciam ações para Itapetim

Itapetim recebeu nesta quinta-feira (02), a visita do Governador Paulo Câmara. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual e o prefeito Adelmo Moura anunciaram um pacote de ações para o município. Além da inauguração da Central de Oportunidades de Pernambuco e da quadra da EREM Tereza Torres, os gestores assinaram ordem de serviço e convênios […]

Itapetim recebeu nesta quinta-feira (02), a visita do Governador Paulo Câmara.

Na oportunidade, o chefe do executivo estadual e o prefeito Adelmo Moura anunciaram um pacote de ações para o município.

Além da inauguração da Central de Oportunidades de Pernambuco e da quadra da EREM Tereza Torres, os gestores assinaram ordem de serviço e convênios para diversas outras obras.

Foram anunciadas durante visita de Câmara a Itapetim convênio para a construção do asfalto da Rodovia José Soares da Silva ligando Placas ao Povoado de Piedade do Ouro; autorização do projeto para o asfaltamento da estrada que liga o distrito de São Vicente à divisa com a Paraíba no limite com município de Livramento.

Ainda assinatura da ordem de serviço para implantação de sistemas de abastecimento de água na região do Ambó e da Clarinha beneficiando mais de 200 famílias, liberação de um recurso de 70 mil reais para a compra de uma nova ambulância para a Unidade Mista Maria Silva.

Por fim assinatura de convênio para legalizar 150 pequenas propriedades rurais de Itapetim com o título da terra, entrega da Central de Oportunidades de Pernambuco dentro da Agência de Empreendedorismo onde também vai funcionar um posto avançado do Detran, inauguração da quadra da EREM Tereza Torres e assinatura de convênio com SEBRAE/SENAC para criação de um programa de formação e qualificação profissional.

O encontro contou ainda com a presença dos deputados Gonzaga Patriota, Aglailson Victor e outros que estiveram acompanhando a comitiva do Governador. Secretários e diretores municipais também participaram do evento.

“Como sempre digo, não me falta coragem, empenho e vontade para ir buscar o melhor para o nosso povo. Quero agradecer ao Governador Paulo Câmara que, mesmo diante de tantas dificuldades financeiras que o estado atravessa, não deixou de atender os nossos pedidos e o desejo de toda população itapetinense. Agradeço também aos deputados Gonzaga Patriota e Aglailson Victor pelo imenso apoio em Brasília e Recife, respectivamente, na busca de recursos para Itapetim. Vamos juntos, trabalhar para fazer muito ainda pelo nosso querido município”, destacou o prefeito Adelmo Moura.

Arcoverde: vereador quer que Paulo Câmara reduza impostos para baixar alimentos

A Câmara de Vereadores de Arcoverde estará encaminhando ao governador Paulo Câmara (PSB), requerimento de autoria do Vereador Siqueirinha (PSB), que solicita  redução da alíquota do ICMS dos produtos componentes da cesta básica e do óleo diesel. “Segundo ele, existe uma grande tendência do mercado atual pelo aumento dos preços dos alimentos componentes que fazem […]

A Câmara de Vereadores de Arcoverde estará encaminhando ao governador Paulo Câmara (PSB), requerimento de autoria do Vereador Siqueirinha (PSB), que solicita  redução da alíquota do ICMS dos produtos componentes da cesta básica e do óleo diesel.

“Segundo ele, existe uma grande tendência do mercado atual pelo aumento dos preços dos alimentos componentes que fazem parte do dia a dia da população de baixa renda do país. “Maior exemplo disso é o preço do feijão. Com a redução das alíquotas a renda mensal do trabalhador Pernambucano será valorizada. Seu valor aquisitivo aumentará”, disse Siqueirinha.

No requerimento, ele ainda solicitou a redução da alíquota do óleo diesel, que segundo ele é a força motriz que move o transporte de alimentos do país. “Assim, além de combater diretamente os problemas e solucionaremos causas indiretas de aumento do custo de produção”, destacou o parlamentar.