Notícias

Secretária de Infraestrutura diz que Sertão é área com maior demanda de recuperação viária

Por Nill Júnior

A Secretária de Infraestrutura do Estado, Fernandha Batista disse ao jornalista Magno Martins no programa Frente a Frente que o lançamento do plano Caminhos de Pernambuco teve por base um levantamento presencial em toda a malha rodoviária do Estado, que identificou o que é necessário em cada região. O plano de execução deve durar três quilômetros e meio.

Ela destacou as áreas com maior demanda. “Temos problemas de pavimentação no Sertão, na Mata onde há grande fluxo de cargas e maior período de chuvas. Há conjunturas que fazem com que intervenções mais complexas sejam realizadas e essa vistoria é que trouxe o formato da operação. Grande parte do trabalho passará pelo Sertão”.

O cronograma começa dia 27 de maio na regional de Salgueiro, vai dia 3 de junho ser iniciado nas 7ª e 8ª Regionais de Garanhuns e Petrolina. Dia 10 de junho chega aos 3º e 4º distritos, nas áreas de Caruaru e Ribeirão e por fim  a última mobilização na região de Carpina e entorno e na região de Sertânia, que tem a maior malha viária com 1.200 quilômetros. “A gente fez essa mobilização sendo que dentro de um mês 1.248 profissionais estarão atuando no Estado todo”.

Ela garantiu que todas as regiões do Sertão serão contempladas. “Parte do Pajeú é atendido pela regional de Sertânia, outra parte pelas outras regionais. Mas esse trabalho contempla o Estado inteiro. Moxotó, Pajeú, Central, Araripe, São Francisco. Tanto em fase de elaboração como situações que requerem tratamento mais aprofundado”.

Ela comentou especificamente sobre a PE 304, entre  Tabira e Água Branca, dentre as piorees do Estado. Para essa via, disse que o caminho é a reconstrução completa. “A gente tem um projeto em fase de desenvolvimento dessa rodovia. Estamos esperando concluir até julho. Assim que concluir o projeto vamos dar o pontapé para construção dessa obra. Ela requer um tratamento diferenciado, uma metodologia mais complexa de execução. Os órgãos de controle solicitam que ela seja licitada a parte pra ter um acompanhamento e controle de uma obra que tem começo meio e fim”.

Veja o plano apresentado pelo Governo do Estado hoje: Apresentação

Outras Notícias

Justiça suspende eleição antecipada na Câmara de Vereadores de Itapetim

Do Blog TV Umburanas O Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do Plantão Judiciário de Afogados da Ingazeira, concedeu, na manhã deste sábado (28), uma medida liminar suspendendo a realização da eleição antecipada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetim referente ao biênio 2027/2028. A decisão atende à ação movida pelos vereadores […]

Do Blog TV Umburanas

O Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do Plantão Judiciário de Afogados da Ingazeira, concedeu, na manhã deste sábado (28), uma medida liminar suspendendo a realização da eleição antecipada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetim referente ao biênio 2027/2028.

A decisão atende à ação movida pelos vereadores Mário José Soares Costa Cavalcanti, Maria Edilene Lopes e Niedson Carlos de Araújo, que questionaram a legalidade do edital de convocação emitido pela Mesa Diretora da Câmara.

Os autores argumentaram que a antecipação da eleição, marcada para ocorrer junto com a escolha dos dirigentes do biênio 2025/2026 no próximo dia 1º de janeiro, viola princípios constitucionais, como o republicano e o democrático. Segundo a ação, essa prática impede a atualização da representatividade política e contraria decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7350, 7743 e 7733, que reforçam a necessidade de respeito ao princípio da contemporaneidade nas eleições legislativas.

Decisão Judicial

O juiz plantonista Carlos Henrique Rossi acolheu os argumentos dos autores e concedeu a tutela de urgência, determinando que a Câmara Municipal se abstenha de realizar a eleição para o biênio 2027/2028. Em sua decisão, o magistrado destacou que tanto a Lei Orgânica do Município de Itapetim quanto o Regimento Interno da Câmara estabelecem que as eleições devem ocorrer apenas para o mandato subsequente, não havendo respaldo legal para a antecipação.

Além disso, o juiz ressaltou que a realização de eleições antecipadas enfraquece o controle político e compromete o regime democrático, criando precedentes que afrontam os princípios republicano e democrático previstos na Constituição Federal. Caso a decisão seja descumprida, foi fixada uma multa de R$ 100.000,00, a ser aplicada pessoalmente ao presidente da solenidade.

Repercussão e contexto

A medida liminar interrompe uma prática que, segundo os autores, compromete a transparência e a representatividade do Legislativo municipal. O Ministério Público manifestou-se favorável à suspensão, reforçando que a contemporaneidade das eleições é essencial para assegurar a renovação política em períodos condizentes com a conjuntura vigente.

A Câmara Municipal de Itapetim ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão. O processo segue agora para redistribuição ao juízo natural, onde terá continuidade após o plantão judicial.

Paulo Câmara inaugura Campus da UPE em Arcoverde e anel viário em Sertânia

Visando reforçar a educação do Sertão do Moxotó, o governador Paulo Câmara, juntamente com o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, inauguram, nesta sexta (20), o campus da instituição em Arcoverde. A sede definitiva da UPE, que vai atender aos cursos de odontologia e direito beneficiando cerca de 300 alunos, foi construída em terreno doado […]

Visando reforçar a educação do Sertão do Moxotó, o governador Paulo Câmara, juntamente com o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, inauguram, nesta sexta (20), o campus da instituição em Arcoverde.

A sede definitiva da UPE, que vai atender aos cursos de odontologia e direito beneficiando cerca de 300 alunos, foi construída em terreno doado pela prefeitura do município e financiado pelo MEC, com contrapartida do Governo do Estado, através de convênio no valor total de R$ 6.195.413,82.

No novo prédio, os estudantes contarão com espaços modernos, equipados e maior conforto para as atividades. A previsão é de que a clínica de odontologia amplie o número de atendimentos para mais de 60 por dia, incluindo odontopediatria. A partir do próximo ano serão realizadas cirurgias odontológicas de baixa complexidade na unidade.

A edificação, que tem 5.507,60m² de área construída, é composta de 20 salas de aula, laboratórios de informática e odontologia, 12 consultórios odontológicos, sala de radiologia, sala de vídeo conferência e biblioteca. Além de salas destinadas às atividades administrativas, central de gás, lavanderia e espaço reservado para esterilização de materiais.

A consolidação do processo de interiorização da UPE tem possibilitado o acesso à educação superior para estudantes de várias regiões de Pernambuco, assim como de outros estados, tais como: Bahia, Sergipe, Maceió, Piauí e Ceará. campus da UPE em Arcoverde fica na Rua Cícero Monteiro, s/n – São Cristóvão.

Ainda nesta sexta, Câmara estará  em Sertânia, onde inaugura oficialmente o Contorno Rodoviário Eduardo Campos. A obra já atende quem segue para a capital ou outras cidades, evitando o perímetro urbano da cidade no Moxotó.  A solenidade, com presença do prefeito Ângelo Ferreira, acontece às três da tarde no Giradouro do Bairro Ferro Velho, na saída para a cidade de Custódia.

Diógenes sobre a sucessão em Tuparetama: “da minha família, sairá um candidato”

O blog recebeu de Diógenes Patriota a indicação  de que ele será candidato a prefeito de Tuparetama em 2016. Diógenes é vereador e filho do ex-prefeito e ex-coordenador da Ciretran, Vitalino Patriota e escreveu ao blog: “Tuparetama dessa vez terá três candidatos a prefeito para o povo escolher em 2016”. Resolvemos então fazer algumas perguntas […]

thumbsO blog recebeu de Diógenes Patriota a indicação  de que ele será candidato a prefeito de Tuparetama em 2016.

Diógenes é vereador e filho do ex-prefeito e ex-coordenador da Ciretran, Vitalino Patriota e escreveu ao blog: “Tuparetama dessa vez terá três candidatos a prefeito para o povo escolher em 2016”. Resolvemos então fazer algumas perguntas sobre sua pretensão.

Você é candidato a prefeito?

O povo sabe que há uma base política, construída pelo meu pai, pela minha mãe Vanilda, por toda a equipe administrativa que ele arquitetou e por todos os Vereadores que o acompanharam durante três mandatos. Esta base não pode ser destruída por políticos interesseiros, que fazem política desviando a consciência  com a famigerada compra de votos, para depois desviar da educação, da saúde e da ação social, o dinheiro para pagar as contas da miséria praticada. Por isso, da minha família, sairá um candidato.  Graças a Deus cumpri minhas propostas de vereador em dois anos. Consigo fazer muita mais, porque tenho ao meu lado o Deputado Federal Gonzaga Patriota em quem eu deposito toda minha confiança.

Você  conta com apoio de que lideranças?

As lideranças sairão do povo, com interesse coletivo, humanitário, honesto, partilhando com igualdade de direitos, o bolo do poder público.

Quais críticas que faz a Deva e Savio?

Cabe ao povo julgar seus representantes.

Você já tem vice?

O povo indicará.

Paulo Câmara: “pesquisa hoje já mostraria novo cenário”

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado Paulo Câmara disse em entrevista a este blogueiro que a experiência da Exposerra vai fazer parte das prioridades de seu programa de governo. “É muito bom saber que Serra Talhada faz uma feira que a cada ano cresce cada vez mais. O município faz uma feira […]

Câmara responde ao blog. Socialista acredita que teve crescimento do dia 11 para cá.
Câmara responde ao blog. Socialista acredita que teve crescimento do dia 11 para cá.

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado Paulo Câmara disse em entrevista a este blogueiro que a experiência da Exposerra vai fazer parte das prioridades de seu programa de governo. “É muito bom saber que Serra Talhada faz uma feira que a cada ano cresce cada vez mais. O município faz uma feira de dar inveja a qualquer lugar do Estado e a gente pretende intensificar isso em todas as regiões pra que a população participe desse momento de desenvolvimento que Pernambuco está vivendo”.

A promessa foi de expandir a experiência para outros pólos de desenvolvimento. “Pernambuco está num momento diferenciado, crescendo, e é isso que vamos fazer em todas as regiões. A partir de 2015 continuando esse trabalho iniciado com Eduardo e agora e com João Lira”.

Pesquisa Opinião. Perguntado sobre a repercussão da pesquisa que foi divulgada nesta sexta, Câmara disse que uma nova aferição hoje mostraria outro cenário. “Nosso nome está sendo apresentado à toda a população de Pernambuco. A pesquisa de hoje representa um momento, do dia 11. Já não retrata nem o momento atual. Já tivemos mais de 15 dias de campanha. Vamos crescer muito, ter uma vitória muito bonita em Pernambuco porque o Estado quer a continuidade desse trabalho de Eduardo e João Lyra”.

Salgueiro também tem mobilização de apoio aos caminhoneiros

Em Salgueiro também houve manifesto em defesa dos caminhoneiros e pela redução da carga tributária no país. O movimento foi organizado por comerciantes e autônomos da cidade. Em um dos momentos, a  população  entoou o hino nacional, antes de sair pelas ruas da cidade. Em São José do Egito e Itapetim, dois postos abastecem neste momento […]

Em Salgueiro também houve manifesto em defesa dos caminhoneiros e pela redução da carga tributária no país.

O movimento foi organizado por comerciantes e autônomos da cidade. Em um dos momentos, a  população  entoou o hino nacional, antes de sair pelas ruas da cidade.

Em São José do Egito e Itapetim, dois postos abastecem neste momento depois de receberem um carregamento de combustível, que chegou esta  madrugada. São os Postos do Trevo e Petrovia. O abastecimento está limitado em R$ 15,00 para motos e R$ 50,00 para carros.

Os postos que estão presos em Suape não tem ainda previsão de deixar o local abastecidos. Os que conseguiram saíram do interior após a mobilização e foram escoltados por policiais até o local.

Diversas pessoas saíram às ruas de Petrolândia, na manhã dessa segunda-feira (28), em apoio aos caminhoneiros que estão em greve há oito dias . A concentração ocorreu na praça da quadra-17 e foi em passeata até a Orla Fluvial da cidade, a convocação para o ato se deu via redes sociais.

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada informa que em virtude do desabastecimento dos combustíveis ocasionado pela greve nacional dos caminhoneiros, as últimas agendas de inaugurações do aniversário da cidade, coletiva de imprensa e tradicional Festa do Mês Mariano, em Varzinha, estão suspensas até segunda ordem.