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Secretaria de Educação de Arcoverde promove formação no Dia Internacional do Autismo

Publicado em Notícias por em 1 de abril de 2019

Arte: divulgação

A Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde promove nesta terça-feira, dia 02 de abril, o evento 1ª Formação em Transtorno de Espectro Autista (TEA), marcando a passagem do Dia Internacional do Autismo no município.

A iniciativa, que é aberta ao público interessado, contará com profissionais de apoio, especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicopedagogos e professores com pós-graduação em Educação Inclusiva, e começa às 14 horas, no auditório da repartição pública, localizada na Av. Arlindo Pacheco de Albuquerque, ao lado da prefeitura local.

A formação terá como facilitadora a coordenadora municipal de Educação Inclusiva, Gláucia Maria Lopes Gouveia. Segundo a secretária de Educação e Esportes de Arcoverde, Zulmira Cavalcanti, “a formação busca endossar a necessidade de que os profissionais da Rede Municipal de Ensino sejam multiplicadores ativos de novas perspectivas no aprendizado e no dia a dia, dentro das salas de aula e no atendimento da Educação Especializada”, explicou.

Arcoverde atualmente possui em suas unidades da Rede Municipal de Ensino, 202 alunos, sendo destes 47 com espectro autista. Os demais possuem dificuldades ante a Paralisia Cerebral, Microcefalia, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Problemas de Mobilidade, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Aspecto Bipolar (alternância entre euforia e perturbação de humor), Dislexia (transtorno de aprendizagem caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração) e Hiperatividade (estado excessivo de energia, que pode ser motora (física, muscular) ou mental (intenso fluxo de pensamentos), entre outros.

Todos os estudantes estão matriculados nas escolas escolhidas pelos pais. Os alunos tem aulas normais, com apoio da tecnologia assistiva e é comum também terem o reforço do ‘contra-turno’, quando retornam à escola, no período da tarde, para mais 50 minutos de aprendizado específico.

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