Notícias

Sebastião Oliveira orienta bancada a fazer oposição a Duque de forma responsável e sem factoides

Por André Luis

reunião-12Do Farol de Notícias

A oposição ao governo Luciano Duque deve ser mantida, mas dentro da legalidade e sem factoides. Este foi o recado dado pelo presidente do Partido da República em Pernambuco, deputado federal licenciado Sebastião Oliveira, durante reunião com quatro vereadores do bloco de oposição, em Recife. Participaram do encontro Antonio de Antenor (PR), Vera Gama (PR), Dedinha Inácio (PR) e André Maio. O deputado também conversou com cabos eleitorais e suplentes de vereadores.

“Foi uma reunião muita positiva onde mostramos aos vereadores a necessidade de haver uma sintonia no grupo com uma oposição responsável ao governo do prefeito Luciano Duque. Uma oposição legalista e constitucional, mas sem factoides. Sem cometer devaneios e nem excessos, mas em cima de fatos”, declarou Sebastião Oliveira, em conversa com o FAROL, por telefone.

Ainda segundo o deputado, será definido o nome do líder da oposição na Câmara de Vereadores, mas já há um sentimento em torno do republicano Antonio de Antenor. “Tem experiência acumulada”, justificou Oliveira, ponderando que deve haver rodízio na função. Sebastião Oliveira também orientou a bancada a votar em bloco nos projetos e não repetir o que aconteceu no inicio da semana, quando a vereadora Vera Gama preferiu votar ao lado do bloco governista.

Outras Notícias

Vaga concorrida na diplomação dos eleitos em Pernambuco

Mesmo acontecendo no amplo Teatro Guararapes, com 2.400 lugares, a diplomação dos eleitos em Pernambuco vai deixar muita gente de fora. É que além da rigidez do protocolo, o número de diplomados é alto. Só entre os eleitos são 49 deputados e deputadas estaduais, 25 federais, uma senadora, uma vice-governadora e uma governadora: 77 pessoas. […]

Mesmo acontecendo no amplo Teatro Guararapes, com 2.400 lugares, a diplomação dos eleitos em Pernambuco vai deixar muita gente de fora.

É que além da rigidez do protocolo, o número de diplomados é alto. Só entre os eleitos são 49 deputados e deputadas estaduais, 25 federais, uma senadora, uma vice-governadora e uma governadora: 77 pessoas.

Isto além das equipes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), autoridades convidadas e imprensa.
Vereadores e prefeitos não tem acesso livre, apenas o prefeito do Recife, João Campos, vai compor a mesa.

Cada diplomado só poderá ser acompanhado por duas pessoas e indicar outras 10 para a plateia. Na hora de receber o título, só uma foto e nada mais. Apenas a governadora eleita, Raquel Lyra, poderá falar.

As regras não tiram o brilho do momento, mas desanimam muitos eleitos que não poderão ter familiares e amigos por perto em um momento tão importante.

“Tentei fazer uma festa de comemoração pra reunir todo mundo e não foi possível, agora na diplomação também não dá. Vamos contando com a compreensão de nossa gente e encontrando e agradecendo um a um, pouco a pouco”, lamenta o deputado estadual eleito Jose Patriota, que teve seus 43.586 votos espalhados em 154 municípios.

“Nem uma comitiva de representação vai dar pra fazer dessa vez. Quem sabe na posse!”, brinca Patriota.

Como alternativa aos não presentes, o ato vai ser transmitido pelo canal do TRE-PE no Youtube. O ato de diplomação acontece segunda-feira próxima, dia 19, às 16h.

Candidatura de Flavinho da Farmácia é indeferida pela Justiça Eleitoral de Sertânia

Segundo a Justiça, candidato a vereador não se desincompatibilizou no prazo legal Nesta quinta-feira (5), a Justiça Eleitoral de Sertânia indeferiu a candidatura de Flavinho da Farmácia (PSDB) ao cargo de vereador, uma baixa para a oposição liderada por Pollyanna Abreu. A decisão foi tomada com base na alegação de que o candidato, servidor público, […]

Segundo a Justiça, candidato a vereador não se desincompatibilizou no prazo legal

Nesta quinta-feira (5), a Justiça Eleitoral de Sertânia indeferiu a candidatura de Flavinho da Farmácia (PSDB) ao cargo de vereador, uma baixa para a oposição liderada por Pollyanna Abreu. A decisão foi tomada com base na alegação de que o candidato, servidor público, não se afastou de suas funções no prazo determinado pela lei, configurando uma situação de inelegibilidade.

O indeferimento ocorreu após a Frente Popular de Sertânia, encabeçada pelo PSB e outras siglas aliadas, apresentar uma impugnação ao registro de Flavinho. 

A principal acusação era de que ele, que atua em um órgão municipal de saúde, registrou presença como plantonista no dia 9 de julho de 2024, dentro do período vedado de três meses antes da eleição, prevista para 6 de outubro.

Em sua defesa, Flavinho afirmou que, na referida data, compareceu ao Hospital Geral Maria Alice Gomes Lafayete apenas para realizar o cadastro de sua digital no sistema de ponto eletrônico, atendendo a uma determinação de seus superiores. Ele argumentou que não prestou serviços naquele dia, mas apenas fez o registro biométrico.

Apesar da justificativa do candidato, o Ministério Público Eleitoral apontou que a documentação apresentada para comprovar sua desincompatibilização foi ilegível, impedindo a verificação clara se houve ou não o afastamento dentro do prazo legal.

Diante dos fatos, o juiz eleitoral da 62ª Zona, Gustavo Silva Hora, decidiu pelo indeferimento da candidatura de Flavinho da Farmácia, conforme prevê a Lei Complementar 64/90, que regula as condições de inelegibilidade. A decisão compromete a contagem de votos para o PSDB na disputa por cadeiras na Câmara Municipal de Sertânia, representando uma baixa significativa para a coligação de Pollyanna Abreu.

Leite de Cabra Pajelat começa a ser comercializado no Pajeú

O Leite de Cabra Pasteurizado Integral produzido no Sertão de Pajeú com a marca PAJELAT – Pajeú Laticínio, começa finalmente a chegar à mesa do consumidor da região. A confirmação veio esta semana com o cadastramento e divulgação dos pontos de venda a partir do município de Afogados da Ingazeira, mas com perspectiva de introdução […]

thumbnail_foto-2
Lançamento do Leite Pajelat na II Feira do Empreendedor, em Afogados da Ingazeira, com as “Pajeletes” e o promotor Lúcio Almeida Neto.

O Leite de Cabra Pasteurizado Integral produzido no Sertão de Pajeú com a marca PAJELAT – Pajeú Laticínio, começa finalmente a chegar à mesa do consumidor da região. A confirmação veio esta semana com o cadastramento e divulgação dos pontos de venda a partir do município de Afogados da Ingazeira, mas com perspectiva de introdução gradativa em outras cidades da região.

Na verdade, os últimos dias tem marcado uma revolução na divulgação da marca PAJELAT. Depois de ser lançado em Recife, no último dia 12 de novembro, na Exposição de Animais do Parque do Cordeiro, o produto já foi apresentado ao público no início deste mês na II Feira do Empreendedor, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

O lançamento fez tanto sucesso que houve necessidade de acelerar a distribuição para pontos de venda na cidade. Hoje já são onze supermercados e cinco panificadoras a contar com o leite de cabra pronto para ser consumido nos lares sertanejos. O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, um dos estimuladores do projeto, destaca que não é apenas uma questão de fortalecimento da economia, mas para saúde pública. “Configura uma verdadeira revolução no semiárido, tendo potencial de proporcionar renda e dignidade à milhares de famílias. Mas também é uma excelente opção para gerar saúde a partir dos inúmeros benefícios do leite”.

Apresentação do Leite de Cabra Pajelat ao governador Paulo Câmara e ao Presidente da AMUPE, Luciano Torres, por ocasião do encontro da AMUPE em Gravatá
Apresentação do Leite de Cabra Pajelat ao governador Paulo Câmara e ao Presidente da AMUPE, Luciano Torres, por ocasião do encontro da AMUPE em Gravatá

Ele tem razão. Inúmeros estudos no Brasil e fora indicam a força do leite de cabra. Ele é o melhor leite de origem animal para o ser humano, sendo indicado como primeiro substituto do leite materno, com digestão seis vezes mais rápida que o leite de vaca. Comprovadamente, é indicado a quem tem intolerância a lactose, não gera alergia, tem elevado teor de cálcio, mais flúor e cloro do que qualquer  outro produto de origem animal, alto teor de potássio ajudando a normalizar a pressão arterial e reduzir o risco de AVC e  outras doenças cardiovasculares.

Ainda é o leite indicado para quem tem diabetes, pois tem menor teor de açúcar e ajuda na produção de insulina, reduz a acidez do estômago, é rico em ferro, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, rico em Ácido Linoleico Conjugado, gordura que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, combate os radicais livres, combate o envelhecimento precoce, ajuda na manutenção da massa magra, no ganho de massa muscular e a perda de peso, tem reconhecido efeito anti-inflamatório, ajuda a prevenir asma e a reduzir o mau colesterol.

32d54b8f-f8d5-4c23-9199-0802b05ea7f2Uma campanha de estímulo à compra do Leite de Cabra Pajelat na Rádio Pajeú foi bastante exitosa, pois, ao invés de simplesmente divulgar o leite e seus benefícios, a emissora passou a receber inúmeros relatos de quem tem casos na família ou pessoalmente já conhece os benefícios do leite de cabra.

Até personalidades estaduais estão gravando depoimentos em vídeo para a campanha. Todos relatam também a qualidade e o sabor do leite produzido a partir da região, sem o “cheiro ou gosto de bode”, resultado de um aprofundamento nas pesquisas para manejo do criatório, ordenha higienizada e beneficiamento dentro das normas sanitárias e com sustentabilidade ambiental.

O produto foi desenvolvido pela Cooperativa dos Caprinocultores e Ovinocultores do Distrito de Jabitacá – CCODJA, do município de Iguaraci, que conseguiu vencer os obstáculos da burocracia, obtendo todas as licenças necessárias para a comercialização, inclusive o Selo de Inspeção Estadual – SIE da ADAGRO.

Em Afogados da Ingazeira, o leite já pode ser encontrado nos seguintes pontos de venda: Mercadão Confiança, C & V, Multibom, Cordeiro, Mercantil Tavares, Mercado Emanoelle, Heleno Salvador, O Barateiro, Pague Menos da Manoel Borba, Mercadinho São Francisco, Mercadinho Silva e nas Panificadoras Samuel, Degustar, Estrela do Norte, ServiBem e Pão de Mel. Maiores informações ou solicitação para representação como ponto de venda: Fone: 87 98164-2997  Site: www.pajelat.com Facebook e Instagram.

Pernambuco tem recorde de mortes por Covid-19 em 2021

Foram 64 óbitos nas últimas 24 horas pela doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (23), 2.172 novas infecções e 64 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h.  Entre os confirmados desta terça-feira, 223 (10%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.949 (90%) são leves. As mortes confirmadas ocorreram entre […]

Foram 64 óbitos nas últimas 24 horas pela doença.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (23), 2.172 novas infecções e 64 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h. 

Entre os confirmados desta terça-feira, 223 (10%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.949 (90%) são leves. As mortes confirmadas ocorreram entre os dias 20 de agosto de 2020 e essa segunda (22).

Agora, Pernambuco totaliza 333.498 casos confirmados da doença, sendo 34.836 graves e 298.662 leves e 11.762 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

Anjinho dos Teclados ganha indenização da Record e Rodrigo Faro por plágio de “Mãe”

Cantor Pablo não foi considerado culpado. Cabe recurso da decisão A Record e o apresentador Rodrigo Faro foram condenados a pagar uma indenização de R$ 105 mil por violação de direitos autorais, ocorrida em 2015, após o apresentador afirmar durante o ‘Hora do Faro’ que a música ‘Mãe’ era de autoria do cantor Pablo. Acontece […]

Cantor Pablo não foi considerado culpado. Cabe recurso da decisão

A Record e o apresentador Rodrigo Faro foram condenados a pagar uma indenização de R$ 105 mil por violação de direitos autorais, ocorrida em 2015, após o apresentador afirmar durante o ‘Hora do Faro’ que a música ‘Mãe’ era de autoria do cantor Pablo.

Acontece que o verdadeiro autor da canção, Angelo Marinho de Almeida, o Anjinho dos Teclados, natural de Afogados da Ingazeira que mora em São Paulo entrou na Justiça. O caso foi contado pelo blog.

Ele provou ter feito a letra de Mãe, em 1994. De acordo com o Notícias da TV, do Uol, a decisão foi publicada em 18 de novembro e o magistrado argumentou que Rodrigo Faro destacou mais de uma vez no programa que essa seria uma ‘linda música que Pablo compôs para a mãezinha dele’.

Ainda durante a atração, a produção da Record colocou na legenda o seguinte: ‘Pela primeira vez, Pablo canta com as irmãs a música que compôs para a mãe”, pontuou o juiz. Ainda segundo a publicação, a defesa do cantor afirmou que em momento nenhum o ‘rei da sofrência’ afirmou ser o compositor da canção e que a autoria lhe foi atribuída pela emissora.

Rodrigo Faro e a Record tentaram ‘driblar’ a condenação e responsabilizar somente o cantor, mas o juiz entendeu que a emissora tinha a obrigação de fazer a checagem e apontou o destaque que foi dado no programa de 2015.

Anjinho queria R$ 2 milhões de indenização mas o juiz achou o valor exagerado. As partes vão entrar com recurso já que a decisão foi em primeira instância.