Notícias

Sebastião Oliveira comemora resultado da eleição da UVP

Por André Luis

A vitória de Léo do Ar e Zé de Benga na eleição da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP – contou com a participação efetiva de Sebastião Oliveira. 

Entre os compromissos de deputado federal e de líder do Avante na Câmara dos Deputados, Sebá empenhou-se pessoalmente para que a dupla conquistasse o pleito.

“Os vereadores pernambucanos fizeram a melhor escolha. Léo do Ar e Zé de Benga são competentes e sabem  trabalhar.  Eles contam com o meu mandato na defesa dos interesses da UVP. Tenho a certeza de que a jornada que se inicia será exitosa”, destacou Sebastião Oliveira.

Outras Notícias

Gerência Regional de Educação veta participação de diretores em debate sobre paz nas escolas

Os últimos casos de violência envolvendo alunos da rede estadual de ensino na região motivaram um debate sobre Paz nas Escolas, avaliando os caminhos que estabelecimentos de ensino, família e sociedade devem tomar para minimizar esses episódios. Como informou a produção às diretoras de escolas convidadas, o programa não trataria de tema específico. Ou seja, […]

Os últimos casos de violência envolvendo alunos da rede estadual de ensino na região motivaram um debate sobre Paz nas Escolas, avaliando os caminhos que estabelecimentos de ensino, família e sociedade devem tomar para minimizar esses episódios.

Como informou a produção às diretoras de escolas convidadas, o programa não trataria de tema específico. Ou seja, a ideia, ao contrário do eventualmente ocorre na imprensa estadual, não seria espetacularizar casos específicos, mas discutir genericamente qual o papel de escola, diretores, professores e das famílias, pais e mães, para evitar que situações de violência ocorram.

Em suma, discutir o papel da escola como ambiente de paz e conhecimento e não de conflitos. Para nossa surpresa, dois diretores que haviam confirmado participação dada sua experiência no tema, Edjane Gomes, da EREM Ione de Góis Barros me Nadja Patrícia, da EREM Antonio de Pádua Santos, cancelaram alegando veto da Gerência Regional de Educação, dirigida pelo professor Israel Silveira.

O Debate acontecerá, tendo dentre os participantes, o padre Luis Marques Ferreira, o padre Luizinho, que coordenou um setor de mediação de conflitos na Diocese e tem espertise sobre o tema.

Como é de conhecimento de todos, o debate começará às dez horas na Pajeú, dentro do programa Manhã Total.  Você pode ouvir, interagir e fazer perguntas sintonizando FM 99,3 e pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play, ou Apple Store, para iPhone. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Para participar pelo zap, o número é (87) 9-9956-1213.

Também pode assistir pelas redes sociais da Pajeú, no https://www.youtube.com/radiopajeu ou https://www.facebook.com/radiopajeu . O programa de hoje você acompanha clicando aqui.

Secretaria de Cultura realiza entrega de certificados de informática e fardamentos

A Secretaria de Cultura de Itapetim realizou evento para entregar os certificados de conclusão do curso de informática. A ação aconteceu na quadra Eduardo Campos. Mais de 40 alunos da Casa das Juventudes receberam o documento. Também foi entregue o fardamento do grupo de danças os ”Pajeuzitas” e da equipe da Secretaria de Cultura. A […]

A Secretaria de Cultura de Itapetim realizou evento para entregar os certificados de conclusão do curso de informática. A ação aconteceu na quadra Eduardo Campos. Mais de 40 alunos da Casa das Juventudes receberam o documento. Também foi entregue o fardamento do grupo de danças os ”Pajeuzitas” e da equipe da Secretaria de Cultura.

A Casa das Juventudes tem como coordenador, Benone Henrique, e realiza vários cursos de informática e capoeira para os jovens Itapetinenses. Os Pajeuzitas contam com mais de 40 participantes.

O evento contou também com uma bela apresentação do grupo de capoeira da Casa das Juventudes, que conta com o mestre Formigão.

Ailson Alves, Secretário de Cultura, agradeceu o compromisso das equipes da Secretaria de Cultura e da Casa das Juventudes por ajudar a população de Itapetim. “Vamos continuar realizando o nosso compromisso de atender a todos”. Também agradeceu pelo apoio do Governo Municipal e a confiança do prefeito Adelmo Moura. O prefeito, que também prestigiou a ação, parabenizou toda a equipe. “Este tipo de ação é uma grande conquista para o povo de Itapetim”.

O evento contou com a presença do coordenador da casa das juventudes Benone Henrique, da poetisa Izabela Ferreira, dos vereadores do município, da equipe do governo e de Antônio Mendes, coordenador das Casas de Juventudes do Estado de Pernambuco.

Logomarca do São Pedro: A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, lança a logomarca oficial do São Pedro 2018 de Itapetim. A logomarca foi criada pelo designer Wallisson Lima de Itapetim-PE. A mesma foi desenvolvida com um design todo cultural destacando as culturas locais e ainda com um toque de cores que representa o Brasil na Copa de 2018.

O São Pedro de Itapetim será realizado de 22 a 29 de junho e promete trazer muita cultura, alegria e um encontro fraterno das famílias itapetinenses.  O secretário de Cultura Aílson Alves destacou que o governo municipal está fazendo o máximo de esforço para realizar uma festa voltada totalmente para a população Itapetinense, onde em breve a programação será divulgada.

MPPE investiga “pacientes invisíveis” e falha sistêmica no HOSPAM em Serra Talhada

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, instaurou um Procedimento Administrativo para investigar possíveis falhas estruturais no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM). A investigação, oficializada nesta segunda-feira (02), surge após uma denúncia de negligência envolvendo uma paciente que esperou quatro horas por medicação e acabou […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, instaurou um Procedimento Administrativo para investigar possíveis falhas estruturais no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM). A investigação, oficializada nesta segunda-feira (02), surge após uma denúncia de negligência envolvendo uma paciente que esperou quatro horas por medicação e acabou desistindo do atendimento.

O promotor de Justiça Carlênio Mário Lima Brandão apura se o hospital possui uma “falha sistêmica” no fluxo de atendimento, onde pacientes classificados como urgentes deixam de ser monitorados e tornam-se “invisíveis” para a equipe médica.

Quatro horas de espera e “horário de almoço”

De acordo com a nota do MPPE, a investigação teve origem no relato de uma paciente que buscou a emergência com quadro de hipertensão, dor de cabeça intensa e dormência. Mesmo sendo classificada com a cor amarela, que exige atendimento em até 30 minutos, ela teria aguardado das 11h às 15h sem receber a medicação prescrita ou passar por nova avaliação.

Segundo a portaria de instauração, funcionários teriam justificado a demora alegando que a equipe de enfermagem e o serviço social estavam em “horário de almoço”. O Ministério Público destaca que serviços de urgência são essenciais e ininterruptos, não admitindo suspensão ou redução de equipe que comprometa a assistência.

Prontuários perdidos e falta de informatização

Um dos pontos mais críticos apontados pelo Ministério Público é a ausência de um sistema informatizado eficaz. Durante a apuração preliminar, o prontuário da paciente não foi localizado nos setores subsequentes à triagem. Conforme o documento do MPPE, essa falha impede o rastreamento em tempo real do percurso do paciente, permitindo que ele permaneça aguardando além do tempo seguro sem que o sistema gere alertas.

Diante disso, o MPPE determinou as seguintes medidas:

Fomento à informatização: Implementação de prontuário 100% eletrônico para eliminar o trâmite físico de fichas.

Busca ativa de pacientes: Instituição de protocolos para localizar pacientes de risco (vermelho, laranja e amarelo) que não completaram o ciclo de atendimento.

Fim das lacunas em escalas: Extinguir práticas que permitam a descontinuidade do serviço durante horários de refeição ou trocas de turno.

Próximos passos da investigação

A direção do HOSPAM tem o prazo de 15 dias para apresentar o organograma de funcionamento e explicar como é feita a cobertura das escalas entre 11h e 14h. Além disso, o Promotor de Justiça agendou uma inspeção ministerial para verificar in loco a dinâmica do hospital e o fluxo de informações.

O MPPE ressaltou que a falta de controle institucional dificulta a identificação de gargalos e compromete gravemente a segurança de quem busca o serviço público de saúde em Serra Talhada.

Fredson intensifica agenda de visitas em São José do Egito

No último final de semana, o pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, Fredson, intensificou sua agenda de visitas pela cidade, focando especialmente nas áreas rurais que têm sido esquecidas pela atual gestão. Com uma programação cheia, Fredson demonstrou sua preocupação e compromisso com a população do campo e da área urbana, ouvindo suas […]

No último final de semana, o pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, Fredson, intensificou sua agenda de visitas pela cidade, focando especialmente nas áreas rurais que têm sido esquecidas pela atual gestão.

Com uma programação cheia, Fredson demonstrou sua preocupação e compromisso com a população do campo e da área urbana, ouvindo suas necessidades e apresentando suas propostas para transformar a realidade local.

A agenda de sábado (15) começou cedo, às 7h, com uma entrevista na Rádio Gazeta. Fredson aproveitou a oportunidade para falar diretamente aos ouvintes sobre suas propostas e a importância de uma gestão que realmente ouça e atenda às necessidades da população. Durante a entrevista, ele destacou sua intenção de atuar robustamente nas áreas rurais e melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Estamos aqui para ouvir cada cidadão e transformar suas dores e anseios em ações concretas. São José do Egito precisa de uma gestão que esteja presente e ativa em todas as áreas,” afirmou Fredson.

A tarde, Fredson participou de uma reunião com a Associação da Ponta Direita. O encontro foi uma oportunidade para dialogar com os membros da comunidade, ouvir suas demandas e discutir soluções concretas para os problemas enfrentados. Fredson ressaltou a necessidade de uma gestão participativa e próxima do povo, enfatizando sua vontade de mudar a realidade da área rural, que tem sofrido com o abandono e a falta de investimentos nos últimos anos. “A Ponta Direita, assim como outras áreas rurais, merece atenção e investimentos que tragam desenvolvimento e qualidade de vida. Vamos trabalhar juntos para mudar essa realidade,” disse Fredson.

No domingo (16), Fredson continuou suas visitas com uma reunião às 10h na Associação do Açudinho. Durante o encontro, ele ouviu relatos dos moradores sobre as dificuldades que enfrentam diariamente e discutiu suas propostas para melhorar as condições de vida na comunidade. Fredson destacou a importância de investimentos em infraestrutura, saúde e educação, áreas essenciais para o desenvolvimento das regiões rurais. “Estamos aqui para entender de perto as dificuldades e trabalhar incansavelmente para que cada morador do Açudinho e de São José do Egito tenha uma vida melhor e mais digna,” declarou Fredson.

Na sequência, foi a vez da Associação das Lajes receber Fredson. Mais uma vez, ele dialogou com os moradores, reafirmando seu compromisso com uma gestão inclusiva e eficiente. A reunião foi marcada por discussões sobre como revitalizar a área rural e garantir que todos os cidadãos de São José do Egito tenham acesso a serviços públicos de qualidade. “Nosso compromisso é com cada cidadão. Queremos uma cidade onde todos tenham voz e sejam atendidos com respeito e eficiência. A mudança que a população clama é urgente e estamos prontos para liderar essa transformação,” afirmou Fredson.

Fredson segue visitando cada cantinho de São José do Egito, demonstrando sua preocupação com todos os moradores, tanto do campo quanto da área urbana. Ele está determinado a mudar a realidade da população do campo, que tem sido negligenciada pela atual gestão. Com uma agenda focada no diálogo e na construção de soluções, Fredson se consolida como uma esperança de mudança e progresso para São José do Egito. “A população de São José do Egito merece mais. Estamos prontos para enfrentar os desafios e trazer a mudança que todos esperam. Vamos juntos, com força e determinação, transformar nossa cidade em um lugar melhor para todos,” concluiu.

Lei de autoria do deputado Fabrizio Ferraz assegura direito dos advogados

O texto da lei nº 16.944/2020, de autoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz, estabelece a fixação obrigatória de cartazes em dependências de todos os órgãos jurisdicionais, carcerários e policiais, em Pernambuco, exibindo a frase “Violar direito ou prerrogativa de advogado é crime”, conforme previsto na lei federal n° 13.469/2019. De acordo com Ferraz, que é […]

O texto da lei nº 16.944/2020, de autoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz, estabelece a fixação obrigatória de cartazes em dependências de todos os órgãos jurisdicionais, carcerários e policiais, em Pernambuco, exibindo a frase “Violar direito ou prerrogativa de advogado é crime”, conforme previsto na lei federal n° 13.469/2019.

De acordo com Ferraz, que é advogado por formação, trata-se de mais um reforço legal que visa a garantia dos direitos constitucionais da categoria.

“ A necessidade de criminalizar as condutas que violam direito ou prerrogativa do advogado era uma demanda antiga da classe e foi finalmente vencida. A lei de nossa autoria vem para reforçar essa norma, que está prevista na legislação federal”, disse. O parlamentar defendeu ainda que a medida não prevê nenhum tipo de privilégio ao segmento.

“O objetivo é assegurar ao advogado a liberdade de exercer de forma plena sua atividade, tão essencial para a manutenção da justiça e dos direitos sociais”, finalizou.