Notícias

Brejinho liderou geração de empregos no Pajeú em 2021

Por Nill Júnior

No balanço de 2021, o Pajeú obteve saldo positivo de 749 empregos e 23 demissões. Os melhores resultados foram de Brejinho (252), São José do Egito (217), Serra Talhada (180) e Tabira (96). Afogados fechou o ano com saldo negativo de -23. 

Por Juliana Lima

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou, nesta segunda-feira (31), o balanço da geração de empregos formais gerados no Sertão de Pernambuco no  acumulado do ano de 2021. O saldo é de 11.636 novos empregos e 2.525 demissões.

No balanço por região, o Sertão do São Francisco terminou com saldo de 7.406 empregos e 822 demissões; o Sertão do Araripe com saldo de 1.359 empregos e nenhuma demissão; o Sertão do Moxotó com saldo de 1.031 empregos e 1.659 demissões; o Sertão do Pajeú com saldo de 1.001 empregos e 23 demissões; o Sertão Central com saldo de 553 empregos e nenhuma demissão; e o Sertão de Itaparica com saldo de 241 empregos e 21 demissões.

No Pajeú, todas as cidades fecharam 2021 com saldo positivo de empregos, com exceção de Afogados da Ingazeira, que fechou o ano no vermelho com 965 admissões e 988 demissões, resultando em saldo negativo de 23 e variação relativa de -0,90%. O melhor desempenho de 2021 no Pajeú foi de Brejinho, com 252 novos postos formais. Foram 279 admissões e 27 demissões no ano, resultando variação relativa de 237,74% no município.

Em segundo lugar na região vem São José do Egito, com 217 novos postos. Maior cidade da região, Serra Talhada contabilizou 3.278 admissões e 3.098 demissões em 2021, o que gera saldo positivo de 180 empregos formais e variação relativa de 1,98%. Na sequência vêm Tabira (96), Flores (73), Triunfo (49), Santa Terezinha  (47), Itapetim  (34), Carnaíba  (26), Iguaracy (16), Santa Cruz da Baixa Verde (12), Calumbi (11), Solidão (11), Tuparetama  (11), Quixaba (8) e Ingazeira (3).

Analisando o desempenho das cidades do Pajeú no ranking geral das 56 cidades do Sertão, a melhor posição é de Brejinho (7º) São José do Egito (8º), seguida por Serra Talhada (10º), Tabira (14º), Flores (18º), Triunfo (25º), Santa Terezinha (26º), Carnaíba (30º), Iguaracy (37º), Santa Cruz da Baixa Verde (39º), Calumbi (40º), Solidão (41º), Tuparetama (42º), Quixaba (45º), Ingazeira (48º) e Afogados da Ingazeira (54º).

Confira o ranking do acumulado de 2021 por região: 

Sertão do Moxotó

Arcoverde (587)

Custódia (352)

Inajá (49)

Ibimirim (30

Manari (9)

Betânia (4)

Sertânia (-1.659)

Sertão do Pajeú

Brejinho (252)

São José do Egito (217)

Serra Talhada (180)

Tabira (96)

Flores (73)

Triunfo (49)

Santa Terezinha (47)

Itapetim (34)

Carnaíba (26)

Iguaracy (16)

Santa Cruz da Baixa Verde (12)

Calumbi  (11)

Solidão (11)

Tuparetama (11)

Quixaba (8)

Ingazeira (3)

Afogados da Ingazeira (-23)

Sertão Central

São José do Belmonte (393)

Salgueiro (95)

Cedro (23)

Parnamirim (18)

Serrita (15)

Mirandiba (8)

Verdejante (1)

Sertão de Itaparica

Belém do São Francisco (73)

Petrolândia (76)

Floresta (71)

Jatobá (18)

Itacuruba (3)

Carnaubeira da Penha (-4)

Tacaratu (-17)

Sertão do Araripe

Araripina (648)

Trindade (329)

Ipubi (130)

Exu (104)

Ouricuri (64)

Bodocó (41)

Santa Cruz (21)

Santa Filomena (18)

Granito (4)

Moreilândia (0)

Sertão do São Francisco

Petrolina (6.800)

Lagoa Grande (215)

Cabrobó (168)

Terra Nova (73)

Dormentes (68)

Santa Maria da Boa Vista (57)

Orocó (25)

Afrânio (-822)

 

Confira o ranking do acumulado de 2021 no Sertão: 

  1. Petrolina (6.800)
  2. Araripina (648)
  3. Arcoverde (587)
  4. São José do Belmonte (393)
  5. Custódia (352)
  6. Trindade (329)
  7. Brejinho (252)
  8. São José do Egito (217)
  9. Lagoa Grande (215)
  10. Serra Talhada (180)
  11. Cabrobó (168)
  12. Ipubi (130)
  13. Exu (104)
  14. Tabira (96)
  15. Salgueiro (95)
  16. Petrolândia (76)
  17. Belém do São Francisco (73)
  18. Flores (73)
  19. Terra Nova (73)
  20. Floresta (71)
  21. Dormentes (68)
  22. Ouricuri (64)
  23. Santa Maria da Boa Vista (57)
  24. Inajá (49)
  25. Triunfo (49)
  26. Santa Terezinha (47)
  27. Bodocó (41)
  28. Itapetim (34)
  29. Ibimirim (30)
  30. Carnaíba (26)
  31. Orocó (25)
  32. Cedro (23)
  33. Santa Cruz (21)
  34. Jatobá (18)
  35. Parnamirim (18)
  36. Santa Filomena (18)
  37. Iguaracy (16)
  38. Serrita (15)
  39. Santa Cruz da Baixa Verde (12)
  40. Calumbi (11)
  41. Solidão (11)
  42. Tuparetama (11)
  43. Manari (9)
  44. Mirandiba (8)
  45. Quixaba (8)
  46. Betânia (4)
  47. Granito (4)
  48. Ingazeira (3)
  49. Itacuruba (3)
  50. Verdejante (1)
  51. Moreilândia (0)
  52. Carnaubeira da Penha (-4)
  53. Tacaratu (-17)
  54. Afogados da Ingazeira (-23)
  55. Afrânio (-822)
  56. Sertânia (-1.659)

Outras Notícias

Raquel Lyra nomeia novo presidente da Condepe/Fidem

O engenheiro civil André de Souza Fonseca, que atuava como secretário executivo de Política Urbana e Habitação de Pernambuco, foi nomeado nesta quarta-feira (12), pela governadora Raquel Lyra para a presidência da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). A escolha já foi publicada no Diário Oficial do Estado. A designação acontece dentro […]

O engenheiro civil André de Souza Fonseca, que atuava como secretário executivo de Política Urbana e Habitação de Pernambuco, foi nomeado nesta quarta-feira (12), pela governadora Raquel Lyra para a presidência da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). A escolha já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A designação acontece dentro de um reposicionamento estratégico do Governo de Pernambuco na gestão metropolitana compartilhada, que agregou a agência à estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). 

CURRÍCULO – Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fonseca se especializou ao longo da carreira em Gestão Pública, Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia, além de Gestão do Desenvolvimento Territorial com Ênfase em Política Habitacional. 

Ele também possui formação executiva pela HSM Educação Executiva e certificações em liderança e gestão estratégica. Antes de ingressar no Governo Estadual, André Fonseca teve uma trajetória consolidada na Caixa Econômica Federal, onde atuou por mais de 15 anos em diversas funções estratégicas.

Carnaíba: de coração novo, Zé Ivan assume Conselho Rural

Eleito vereador, deixou cadeira para assumir Secretaria, infartou, escapou e agora assume nova missão Na manhã desta quinta-feira (11/05), o atual Secretário de Agricultura do município, Zé Ivan, foi eleito coordenador do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Carnaíba (Comdresca), para o biênio 2017/2019. Gleybson Martins, que até então era pré-candidato, acabou não disputando. A […]

Foto: Aryel Aquino

Eleito vereador, deixou cadeira para assumir Secretaria, infartou, escapou e agora assume nova missão

Na manhã desta quinta-feira (11/05), o atual Secretário de Agricultura do município, Zé Ivan, foi eleito coordenador do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Carnaíba (Comdresca), para o biênio 2017/2019. Gleybson Martins, que até então era pré-candidato, acabou não disputando.

A vida de Zé Ivan esse ano é uma gangorra. Foi eleito vereador, mas, convocado pelo prefeito Anchieta Patriota, assumiu a Secretaria de Agricultura pouco depois de empossado. : em março,  infartou e foi levado às pressas para o Procape. Fez um cateterismo, alguns exames para avaliação e “escapou” bem.

Agora, vai comandar o Comdresca juntamente com o vice-coordenador da chapa e vice-prefeito do município, Júnior de Mocinha, mais  Edna Andrade, diretora municipal de meio ambiente e representante da associação da comunidade Quilombola Abelha e o Tesoureiro, Renan Walisson, representando a Paróquia Local.

Na ocasião, ainda foi escolhida uma comissão para acompanhamento de projetos e subprojetos, tendo como membros Rudimar, Luiz de Joel e Valdenir.

Brasileiro Feminino de Handebol tem sequência em Afogados

Colaborou Rodrigo Lima Afogados da Ingazeira é, mais uma vez, a capital nacional do Handebol. Em Afogados, o Clube Português já conquistou três títulos brasileiros: infanto-juvenil feminino (2009), Juvenil feminino (2013) e masculino adulto (2014). A disputa agora é pelo brasileiro de handebol feminino adulto. A abertura da competição ocorreu ontem (05), na quadra coberta […]

jogos (3)

Colaborou Rodrigo Lima

Afogados da Ingazeira é, mais uma vez, a capital nacional do Handebol. Em Afogados, o Clube Português já conquistou três títulos brasileiros: infanto-juvenil feminino (2009), Juvenil feminino (2013) e masculino adulto (2014).

A disputa agora é pelo brasileiro de handebol feminino adulto. A abertura da competição ocorreu ontem (05), na quadra coberta do Ginásio Desportivo Municipal. Nos dois primeiros jogos, o Fortaleza (CE) venceu o Clube do Porto (AP) por 35 a 09. A equipe de São José dos Campos (SP), uma das favoritas ao título, bateu o Treze (PB) por 38 a 10.

A abertura contou com apresentações culturais da Banda Marcial do Colégio Normal e do Balé Cultural de Afogados da Ingazeira. O juramento do atleta foi lido pela jogadora Ana Paula Barbosa, atleta da seleção brasileira de handebol e de São José dos Campos. A pira foi acesa pela atual campeão mundial de handbeach e jogadora do Português, Priscila Roberta Annes.

jogos (2)

Estiveram presentes à abertura, a primeira-dama do município, Madalena Leite, e os Vereadores Franklin Nazário, José Carlos e Antonieta Guimarães. O Secretário Municipal de Cultura e Esportes, Alessandro Palmeira, fez a saudação às delegações. “Afogados abre as portas para receber, com carinho e atenção, a todas as atletas. Essa é a quarta competição nacional de handebol que realizamos e estamos muito felizes em levar o nome de Afogados para todo o Brasil,” afirmou Alessandro.

Após a pausa para a abertura oficial, os jogos foram retomados. O Unipê (PB) perdeu para o Itajaí (SC), outro favorito, pelo placar de 31 a 21. No último jogo da noite, o Português arrasou o Ipanema (AL) por 48 a 05. Os jogos são organizados pela Confederação Brasileira de Handebol em parceria com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, e começam sempre às 16h. As finais ocorrerão no próximo sábado (09).

Atletas que ficaram estão inconsoláveis, diz radialista de Chapecó em entrevista à Pajeú

Profissional da Super Condá AM afirma que informações dão conta da morte do goleiro Danilo, que chegou a ser resgatado vivo. Cidade amanhece com chuva torrencial e muita dor O radialista Paulo Gomes, da Rádio Super Condá AM 610, falou com exclusividade a este blogueiro, no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, sobre a tragédia […]

skysports-chapecoense-copa-sudamericana_3842449

Profissional da Super Condá AM afirma que informações dão conta da morte do goleiro Danilo, que chegou a ser resgatado vivo. Cidade amanhece com chuva torrencial e muita dor

O radialista Paulo Gomes, da Rádio Super Condá AM 610, falou com exclusividade a este blogueiro, no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, sobre a tragédia que se abateu com o acidente envolvendo jogadores da Chapecoense, que viajavam para a decisão da Copa Sulamericana, resultando em 76 mortes.

Ele relatou que a cidade registra esta manhã uma chuva torrencial. “Chapecó tem forte chuva com alagamentos. São várias ocorrências devido a alagamentos. A muito não se via isso. É uma simbologia do que está ocorrendo com essa tragédia”, afirmou.

Dois colegas de Paulo estavam na aeronave: um deles, Edson Ebeliny que inclusive cobriu partidas em Pernambuco. Em Chapecó, informa o radialista, chegou a informação da morte de Danilo, goleiro que era cotado para ser convocado para a Seleção Brasileira. “Ele havia sido resgatado com vida mas chegam informações de que ele faleceu”.

Paulo fala sobre a tese de negligência na escolha da aeronave, pois a Anac havia exigido que a Chapecoense contratasse um vôo fretado. “O avião era considerado novo, havia transportado inclusive a seleção da Argentina. Não era qualquer aeronave”.

Paulo destaca que antes da Chapecoense, os filhos da cidade, que está para completar 100 anos e tem pouco mais de 200 mil habitantes, costumavam torcer para equipes como Grêmio e Inter. “O time levava nome de Chapecó para o mundo mas também tinha esse compromisso, pois antes o povo respirava muito o futebol de Porto Alegre por questão cultural, mas a Chapecoense vinha mexendo com isso”.

Neste momento, mesmo com a chuva torrencial, torcedores estão em frente à Associação Chapecoense de Futebol. Atletas que permaneceram por não terem sido relacionados estão desolados. “Aos prantos, não estão entendendo o que aconteceu”.

Autoridades locais aguardam aceno das autoridades colombianas na liberação dos corpos.

Agora a pouco, chegou a informação de que um sexto sobrevivente, o zagueiro Hélio Zempier Neto, o Neto foi encontrado vivo no meio do destroços. Equipes de resgate ouviram gemidos e encontraram. Estaria sendo levado ao Hospital. Ouça a entrevista abaixo:

PPL anuncia apoio à pré-candidatura de Antonio Souza ao Senado

O Partido da Pátria Livre (PPL) anunciou, neste sábado (4), seu apoio oficial à pré-candidatura do empreendedor social Antonio Souza (Rede) ao Senado Federal. Único pré-candidato posto à Câmara Alta, Antonio segue recebendo adesões de partidos e nomes representativos da política, como o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). A declaração de voto do PPL se […]

O Partido da Pátria Livre (PPL) anunciou, neste sábado (4), seu apoio oficial à pré-candidatura do empreendedor social Antonio Souza (Rede) ao Senado Federal. Único pré-candidato posto à Câmara Alta, Antonio segue recebendo adesões de partidos e nomes representativos da política, como o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

A declaração de voto do PPL se deu no Seminário Nacional Eleições 2018, realizado pela legenda no Recife. No ato, Antonio estava ao lado da presidente estadual do PPL, Edna Costa, de dirigentes nacionais da sigla, além dos presidentes estudais da Rede, Clécio Araújo, e do PTC, José Reginaldo, o Zé Bolacha.

“Recebemos com muita alegria e responsabilidade esse apoio do PPL, um partido que pratica a boa política em Pernambuco e no Brasil. Agradeço a Edna e a todos os camaradas do partido pela confiança. O projeto que eu represento tem o eixo claro de assegurar a retomada do desenvolvimento de Pernambuco, a partir de projetos coma a implantação da Zona Franca do Seminário, por exemplo; bem como a ampliação de políticas públicas com foco no social”, pontuou Antonio Souza.