São José do Egito faz grande festa no centenário de Lourival Batista

São José do Egito começa a comemorar no dia 1º o centenário de nascimento do poeta e repentista Lourival Batista Patriota, o “Louro do Pajeú”, que faria 100 anos se estivesse vivo no dia 6 de janeiro próximo.
“Louro” escreveu com o genro José Antonio do Nascimento, o “Zeto”, de Canhotinho, esses versos antológicos para a campanha de Miguel Arraes ao governo estadual em 1986: “Volta Arraes ao Palácio das Princesas/ Vai entrar pela porta que saiu”.
Veja a programação:
Espaço João Macambira
Dia 02 de janeiro (sexta)
10h às 12h – Oficina de pífanos, por João do Pife e Marcos do Pífano
14h às 16h – Atividade infantil – decoração do espaço João Macambira
16h30 às 17h30 – Show infantil: Cordelândia
19h – Abertura da exposição: Lourival Batista – 100 anos de Poesia
Dia 03 de janeiro (sábado)
15h às 17h – A arte e a educação, por Saulo Gomes e Haideé Camelo
Dia 04 de janeiro (domingo)
15 às 17h – A revelação da oralidade, por Chico Pedrosa e Dedé Monteiro
Dia 05 de janeiro (segunda)
15 às 17h – O legado de Louro, por Ésio Rafael, Pedro Américo e Raimundo Branco
Bodega Job Patriota
Dia 03 de janeiro (sábado)
18h às 20h30
– Cantoria: Lázaro Pessoa e Arnaldo Pessoa
– Recital: Felipe Júnior e Vinícius Gregório
– Lançamento dos livros: São José do Egito ou o Reino dos cantadores, etc, coisa e tal, de José Rabelo e Pífanos do Agreste, da Página 21
– Recital e Canto: Luciana Rabelo
Dia 04 de janeiro (domingo)
17h30 às 19h30
– Recital: Nõe de Job
– Lançamento de livro O Sertão onde eu vivi, de Zelito Nunes
– Cantoria: Mocinha de Passira e Louro Branco em Homenagem a João Furiba
– Mambembe
Dia 05 de janeiro (segunda)
18h às 20h30
– Recital: Graça Nascimento e Cida Pedrosa
– Lançamento dos livros: Linguaraz, Viagem de Joseph Língua e Ficção em Pernambuco, de Pedro Américo
– Vozes e Versos
Dia 06 de janeiro (terça)
12h – Confraternização: Baião de Dois
14h às 18h
– Cantorias: Geraldo Amâncio e Sebastião da Silva, Zé Cardoso e Severino Feitosa, Valdir Teles e Diomedes Mariano
– Lançamento do livro: Mosaico de Reflexões, de Gustavo Ferrer
– Mesa de Glosa em homenagem a João Paraibano
– Microfone aberto: espaço livre para criação
– Cordas em Retalhos
– As Severinas
Palco Zá Marinho
Dia 02 de janeiro (sexta)
20h às 2h
– Abertura Oficial
– Valdir Teles e Diomedes Mariano
– Pré-lançamento do DVD Canção do Tempo, do Em Canto e Poesia
– Instrumental: Vinícius Sarmento, Nuca Sarmento, Greg Marinho, Miguel Marinho, Fred Didier, Guilherme Eira e Luizinho Sanfoneiro
– Sexteto de Três
– Expresso Pau de Arara
Dia 03 de janeiro (sábado)
21h às 2h
– Tonfil
– João do Pife, Marcos do Pífano e Banda Pifônica de Carnaíba, regência de Cacá Malaquias
– Maciel Melo e Xangai
Dia 04 de janeiro (domingo)
21h às 2h
– Bráulio Tavares
– Bia Marinho
– Vital Farias
– Vates e Violas (Homenagem a Zé de Cazuza)
Dia 05 de janeiro (segunda)
21h30 às 2h
– Recital 8 ou 80: Letícia Moraes e Chico Pedrosa
– Ednardo
– Em Canto e Poesia
Praça Seresteiro João Pequeno
Dia 02 de janeiro (sexta)
17h30 – Abertura da exposição Pajeú Fotográfico – por Abel Taiguara, Diandra Rosenberg, Erlah Moura e Mariana Pinheiro – Instituto Lourival Batista
Dia 06 de janeiro (terça)
3h30 – Vigília poética
Matriz de São José
Dia 04 de janeiro (domingo)
19h30 – Missa do Cantador, celebrada por Pe. Luisinho
Na Rua Domingos Siqueira há um ponto de coleta para doação de alimentos não perecíveis e de higiene pessoal para o Lar da Divina Misericórdia (Lar dos Idosos) de São José do Egito.




Inspeção em mercados públicos e matadouros realizada pela equipe Abate da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE), com participação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) identificaram diversas irregularidades durante a semana.


O Congresso gastará mais de R$ 40 milhões com a “mudança fantasma” de parlamentares neste começo de ano. Praticamente todos os 513 deputados federais e 27 senadores da legislatura que teve início em primeiro de janeiro, além dos que encerraram seus mandatos em 31 de janeiro, receberam ou receberão R$ 39,3 mil brutos a título de ajuda de custo para se mudar para Brasília ou para fazer o caminho inverso, de volta aos estados de origem, informa a Folha de S. Paulo. As informações são do O Antagonista.
A prefeitura de Garanhuns divulgou em suas redes sociais que as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (SIOSP), iniciou o levantamento dos danos e ações com máquinas para minimizar os estragos causados em bairros da cidade com as fortes chuvas deste sábado (8).
O Tribunal de Contas da União (TCU) apreciou nesta quarta-feira (23) a representação feita pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Ministério Público de Contas (MPC) e Ministério Público Federal (MPF) sobre a aplicação dos recursos do Fundef (atual Fundeb) a serem recebidos pelos municípios via precatórios.












Você precisa fazer login para comentar.