Notícias

São José do Egito dá passo para instalação de Centro de Referência do IF Sertão

Por Nill Júnior

11066516_1617356435145539_2581526947174178855_n

O Prefeito Romério Guimarães recebeu o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o egipciense Antônio José Ferreira e o Reitor do Instituto Federal Pernambucano – Campus Petrolina, Ivaldo José da Silva, para uma agenda de eventos em São José do Egito.

O Secretário Antônio José está na cidade desde a sexta-feira fazendo a articulação para a implantação de um centro de referência em São José do Egito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano. Foi realizada uma reunião com o Diretor Institucional Erbs Cintra do IF Sertão de Serra Talhada. No sábado, o Reitor Ivaldo José da Silva veio para a Assinatura do Termo de Compromisso para instalação do Centro de Referência no município.

11009950_1617355915145591_4336405163425363359_n

Em reunião na sede da prefeitura o Prefeito Romério reuniu-se com o Reitor Ivaldo da Silva, o Secretário Antônio José e os secretários municipais de educação e governo, Acidália Pessoa e Clodoaldo Lopes. Em seguida no gabinete do prefeito com as presenças dos Vereadores Albérico Brito, José Vicente, Rômulo Júnior, Aderbal Brito e Aldo Lima. Além de Pedro Lira,  novo Gerente Regional do Sebrae em Serra Talhada, Adalberto Teixeira e diversos outros secretários e assessores, o reitor firmou sua satisfação e agradeceu o empenho de todos para  o IF Pernambucano venha para o Alto Sertão do Pajeú. São José do Egito vai se tornar cidade pólo atendendo municípios pernambucanos no ensino técnico superior.

Na nova sede da Secretaria de Ação Social foi assinado o Termo de Compromisso para instalação do Centro de Referência do Instituto Federal Sertão Pernambucano em São José do Egito, a partir do segundo semestre de 2015. A Prefeitura Municipal está doando ao IF Sertão – PE a sede do antigo Centro Social Urbano e o terreno ao lado da Casa do Cantador as margens da PE-320 no Bairro São João, para serem utilizados pelo instituto.

1377169_1617357021812147_1724463960941788876_n

Ainda na Secretaria de Ação Social foi inaugurada a nova sede da Diretoria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como Coordenadora a Professora Margarida Silva. No espaço a diretoria presta atendimento de psicológico e fonoaudiólogo às pessoas com deficiência. O Conselho Tutelar de São José do Egito ainda recebeu um automóvel zero quilômetro.

Outras Notícias

Carlos Evandro adia anúncio sobre Estadual. Pretendentes “cercam” ex-prefeito

Procurado pela imprensa serra-talhadense para cumprir a promessa de anunciar seu candidato estadual, o ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro refugou. Agora, o discurso é de que vai esperar um pouco mais para o anúncio. A Rádio A Voz do Sertão, por exemplo, buscou insistentemente arrancar a declaração do “escolhido” de Carlos, sem sucesso. Alegando […]

20130223103706_cv_CARLEVANDimages_gdeProcurado pela imprensa serra-talhadense para cumprir a promessa de anunciar seu candidato estadual, o ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro refugou. Agora, o discurso é de que vai esperar um pouco mais para o anúncio.

A Rádio A Voz do Sertão, por exemplo, buscou insistentemente arrancar a declaração do “escolhido” de Carlos, sem sucesso. Alegando que ainda precisava de mais um tempo para pensar, ele afirmou que o anúncio não sairia esta manhã, como sinalizado ontem.

Carlos Evandro na verdade se precipitou novamente. Anunciar em menos de 24 horas do recuo de Rogério Leão outro nome não seria mesmo  fácil. Primeiro, porque a maioria dos nomes do tabuleiro não tem domicílio eleitoral em Serra Talhada e há sempre a dificuldade de contato. Depois, porque Carlos tem um capital eleitoral cobiçado por muita gente.

Segundo o blog apurou, choveram telefonemas para o ex-prefeito de candidatos querendo sua bênção nas eleições deste ano. Até Anchieta Patriota, com quem teve algum desentendimento pela imprensa recentemente, disse não dispensar um apoio como esse e já teria ligado sondando o socialista.

Prefeita de Brejinho leva demandas à Casa Civil

A Prefeita da cidade de Brejinho, Tânia Maria, acompanhada do do estadual Aglailson Victor e do ex-prefeito José Vanderley, estiveram ontem (02), em reunião com o Secretário da Casa Civil, José Neto. A informação é da Coluna do Finfa. “O secretário foi muito solícito, onde aproveitei e cobrei rapidez no recapeamento da PE-275, que liga […]

A Prefeita da cidade de Brejinho, Tânia Maria, acompanhada do do estadual Aglailson Victor e do ex-prefeito José Vanderley, estiveram ontem (02), em reunião com o Secretário da Casa Civil, José Neto. A informação é da Coluna do Finfa.

“O secretário foi muito solícito, onde aproveitei e cobrei rapidez no recapeamento da PE-275, que liga o Ambó passando pela cidade de Brejinho, até a divisa de PE/PB, além da extensão da Adutora do Pajeú ao nosso município”, disse a prefeita Tânia.

Salgueiro: empresário oficializa pré-candidatura à prefeito pelo DEM

Histórico adversário do PSB em Salgueiro, o Democratas (DEM) já tem um pré-candidato oficial a prefeito do município. O empresário Fabinho Barros, que disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelo PSC em 2018, ficando na suplência, aceitou convite para ingressar no DEM e ser pré-candidato da legenda no grupo da situação. A […]

O empresário Fabinho Barros será o pré-candidato do DEM no município.

Histórico adversário do PSB em Salgueiro, o Democratas (DEM) já tem um pré-candidato oficial a prefeito do município. O empresário Fabinho Barros, que disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelo PSC em 2018, ficando na suplência, aceitou convite para ingressar no DEM e ser pré-candidato da legenda no grupo da situação.

A informação foi divulgada pelo presidente municipal da sigla, Floriberto Sampaio, o “Fofô”, durante entrevista ao programa ‘Política em Foco’ nessa sexta-feira, 17. “Ele é sim pré-candidato. Ele é uma das opções. Têm outros pré-candidatos porque a gente é um grupo, não é só o Democratas, mas do Democratas o pré-candidato é Fabinho”, disse.

Fofô revelou que o convite a Fabinho foi feito por ele, o vice-prefeito Dr. Chico Sampaio e o presidente estadual do partido, o ex-ministro Mendonça Filho. O mais novo reforço do partido assinará a filiação em fevereiro, durante um ato que o DEM realizará em Salgueiro com a presença de Mendonça. As informações são do Blog Alvinho Patriota.

Distrito de Algodões recebe programa Sertânia em Ação

A comunidade de Algodões recebeu neste sábado (25), o projeto Sertânia em Ação, realizado pelo governo municipal. Os atendimentos aconteceram na escola Laura Chaves e na UBSF. A iniciativa ofereceu ao cidadão local vários serviços que foram ofertados simultaneamente nas mais diversas áreas, como saúde, beleza, ação social, infraestrutura e serviços públicos. No campo da […]

A comunidade de Algodões recebeu neste sábado (25), o projeto Sertânia em Ação, realizado pelo governo municipal. Os atendimentos aconteceram na escola Laura Chaves e na UBSF. A iniciativa ofereceu ao cidadão local vários serviços que foram ofertados simultaneamente nas mais diversas áreas, como saúde, beleza, ação social, infraestrutura e serviços públicos.

No campo da saúde os moradores de Algodões tiveram a sua disposição os mais variados profissionais da área e receberam serviços como: teste de glicemia, aferição de pressão, atendimentos médicos, odontológicos e marcação de exames. A comunidade local também recebeu atendimento das equipes do Nasf e Caps.

Na ação social os moradores de Algodões tiveram a oportunidade de tirar a carteira do idoso, além de receberem informações sobre benefícios assistenciais como Bolsa Família e orientação sobre o direito do consumidor com membros do Procon.  Além de preocupar-se com a saúde física o programa Sertânia em Ação abriu espaço para os cuidados com a beleza.

Profissionais como cabeleireiro, manicure, maquiagem e design de sobrancelha realizaram trabalhos para potencializar a autoestima da população.  Ao todo cerca de 400 pessoas receberam atendimentos nas mais diversas áreas.

Pais e alunos protestam contra saída de professoras de escola na Pintada em Afogados

País e alunos foram à frente da escola Santa Lúcia no sitio Pintada na zona rural de Afogados da Ingazeira para protestarem contra a saída de duas professoras dos anos iniciais, Gizelda e Cristina. De acordo com uma das mães, em reprodução do Afogados Conectado, Lidiane Paixão, as professoras serão substituídas por professoras que já […]

País e alunos foram à frente da escola Santa Lúcia no sitio Pintada na zona rural de Afogados da Ingazeira para protestarem contra a saída de duas professoras dos anos iniciais, Gizelda e Cristina.

De acordo com uma das mães, em reprodução do Afogados Conectado, Lidiane Paixão, as professoras serão substituídas por professoras que já estiveram na escola, mas que desagradaram à comunidade.

A Secretaria de Educação realizou recentemente uma seleção Simplificada onde as professoras foram aprovadas e têm o direito de escolher em qual escola desejam lecionar. Elas escolheram a escola da comunidade Pintada e com isso, as atuais precisaram ceder suas vagas. 

Os pais alegam que se Gizelda e Cristina não permanecerem, irão tirar seus filhos da escola. A situação é bem complicada porque nem a Secretaria de Educação e nem as professoras aprovadas estão agindo contra a lei. Mas os pais insistem que a permanência das atuais é o melhor para seus filhos.