Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

São José do Egito 106 anos: Prefeitura promove agenda intensa

Publicado em Notícias por em 9 de março de 2015

PMSJE - NOVA SEDE AÇÃO SOCIAL

Este domingo (08) marcou o primeiro dia das comemorações do aniversário de 106 de Emancipação Política de São José do Egito. Durante todo o dia a prefeitura promoveu inaugurações e assinatura de ordem de serviço.

Pela manhã, houve entrega das novas sedes da Secretaria de Ação Social e do Conselho Tutelar. O espaço, que antes era ocupado pelo Hospital Maria Rafael de Siqueira, foi totalmente reformado e passa a partir de agora a servir como centro integrado da assistência social no município, abrigando as diretorias do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Mulher, a coordenação do Bolsa Família, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Programa de Aquisição de Alimentos e a Casa da Juventude.

Ainda pela manhã também foi inaugurada a pavimentação da Avenida Adalberto Veras, no bairro Planalto. O logradouro é um dos mais extensos e largos daquela comunidade, dando acesso à Unidade Básica de Saúde Planalto I e à Escola Estadual Sebastião Rabelo.

ORDEM DE SERVIÇO ESCOLA MUN SÃO JOSÉ

Já à tarde o prefeito Dr. Romério Guimarães assinou a ordem de serviço da construção da Escola Municipal São José, que deve ficar pronta no primeiro semestre do ano que vem. Será empregado o montante R$ 3.274.739,68 (três milhões, duzentos e setenta e quatro mil, setecentos e trinta e nove reais e sessenta e oito centavos).

No final da tarde foi também inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde São João – Sebastião Cavalcanti Siqueira, no Conjunto Habitacional. O investimento na construção foi de R$ 452.084,20 (quatrocentos e cinquenta e dois mil, oitenta e quatro reais e vinte centavos) e a prefeitura, para garantir pleno funcionamento, também efetuou a compra de mobiliário e equipamentos necessários para os atendimentos.

PMSJE - PAVIMENTAÇÃO AV ADALBERTO VERAS

Estiveram presentes os deputados Kaio Maniçoba (federal) e Rogério Leão (estadual), o ex-deputado José Marcos de Lima, o presidente da Câmara Municipal José Vicente e outros vereadores, equipe de governo (secretários, diretores, coordenadores e assessores), o Gerente Regional do Sebrae Pedro Lira e representantes das mais diversas instituições.

Nesta segunda, 09, data na qual São José do Egito completa 106 de Emancipação Política, estão agendados alvorada e desfile cívico – nas principais avenidas – e, no Beco de Laura, corte do bolo comemorativo, apresentação da Banda de Música Cícero David, recital com o poeta Manoel Luiz dos Santos, Festival de Violeiros Amadores e cantoria com Raimundo Caetano e Rogério Menezes.

História :  A povoação do lugar iniciou-se com a construção de uma capela dedicada a São José por fazendeiros da cabeceira do Rio Pajeú, no lugar Queimadas, vale meridional da Serra da Borborema e ponto de confluência do Riacho São Filipe com o mesmo Pajeú. Fazendeiros vizinhos, que possuíam uma capela dedicada a São Pedro, atacaram e destruíram o templo.

Uma nova capela foi erguida. O povoado foi intitulado São José das Queimadas em1865. Em 1872, foi criado o distrito com denominação de São José da Ingazeira, que foi elevado à categoria de vila com a denominação de São José da Ingazeira, pela lei provincial nº 1260, de 26 de maio de 1877, desmembrado de Ingazeira, mais tarde Afogados da Ingazeira. Pela lei provincial nº 1516, de 11 de abril de 1881, vila passou a denominar-se São José do Egito.

Em 1 de julho de 1909, foi elevado à condição de município com a denominação de São José do Egito, pela lei estadual nº 991.

Deixar um Comentário