Notícias

São João de Serra Talhada tem abertura marcada por arrastão de quadrilhas e shows na Estação do Forró

Por Nill Júnior

O São João de Serra Talhada 2026 teve início nesta segunda-feira (22) marcada pelo tradicional Arrastão das Quadrilhas, considerado um dos símbolos dos festejos juninos da Capital do Xaxado, reunindo quadrilhas, grupos culturais e a população em um momento que celebrou as raízes nordestinas e deu o tom da festa.

Após o arrastão, a programação seguiu na Estação do Forró com apresentações que atraíram grande público. Subiram ao palco o serra-talhadense Assisão, conhecido como o Rei do Forró, além da cantora Paula Mattos e do cantor Wallas Arrais.

Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem ao cantor serratalhadense Rui Grudi, escolhido como homenageado do São João de Serra Talhada 2026. A homenagem foi recebida por seu filho. Participaram do momento a prefeita Márcia Conrado, o deputado federal Fernando Monteiro, o presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, além do pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância do fortalecimento dos festejos juninos no município e lembrou o trabalho realizado pela gestão para retomar o protagonismo da festa. “O São João de Serra Talhada faz parte da nossa identidade cultural. Quando assumimos a gestão, encontramos uma festa que havia perdido espaço ao longo dos anos. Trabalhamos para resgatar essa tradição, valorizar nossa cultura e devolver ao povo um São João à altura da história e da grandeza da nossa cidade. Hoje vemos as famílias ocupando os espaços públicos e celebrando aquilo que temos de mais autêntico”, afirmou.

O presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, ressaltou o papel do município como referência na realização de grandes eventos. “Serra Talhada já é reconhecida em Pernambuco pela capacidade de realizar grandes festas, como a tradicional Festa de Setembro. O São João segue essa mesma linha de organização, valorização cultural e fortalecimento da economia local. Estamos construindo uma programação que respeita nossas tradições e, ao mesmo tempo, oferece atrações para todos os públicos”, declarou.

Os festejos seguem nesta terça-feira (23), véspera de São João, com apresentações de Tropykália, Ciel Rodrigues e César Amaral, prometendo mais uma noite de muita animação, forró e celebração da cultura nordestina na Estação do Forró. O São João de Serra Talhada tem o patrocínio da Pitú, do Banco do Nordeste e do Governo do Brasil.

Outras Notícias

Petrolina asfaltará vinte e sete ruas no José e Maria

O prefeito Miguel Coelho assinou, na noite desta quinta (06), a ordem de serviço para asfaltamento de vinte e sete ruas e avenidas do bairro José e Maria. As obras vão garantir mais infraestrutura e mobilidade para a comunidade a partir de um investimento de R$ 4,6 milhões, fruto de parceria da Prefeitura de Petrolina […]

Foto: Jonas Santos

O prefeito Miguel Coelho assinou, na noite desta quinta (06), a ordem de serviço para asfaltamento de vinte e sete ruas e avenidas do bairro José e Maria. As obras vão garantir mais infraestrutura e mobilidade para a comunidade a partir de um investimento de R$ 4,6 milhões, fruto de parceria da Prefeitura de Petrolina com a Codevasf.

As obras começam já na próxima semana e devem ser entregues num prazo de 90 dias. Entre as vias beneficiadas com recapeamento, estão avenidas importantes como a Francisco Coelho Amorim e Lili Amorim.

“O bairro José e Maria ficou muito tempo sem ações significativas. Apenas na época do ex-prefeito Fernando Bezerra, houve uma intervenção tão grande. São obras que vão valorizar o bairro e melhorar a infraestrutura do José e Maria”, ressaltou o prefeito na solenidade.

O ato teve a participação também do senador Fernando Bezerra e do deputado Fernando Filho, responsáveis diretos pela articulação junto ao Governo Federal para garantir o investimento nas obras.

Na ocasião, o parlamentar federal adiantou que os anúncios recentes de pavimentação representam apenas uma fração dos recursos que serão aplicados em Petrolina neste ano.

“Muita gente já está impressionada com o volume de obras aqui em Petrolina. Quero dizer que isso é apenas o começo, vem muito mais obra de pavimentação, vamos trabalhar para garantir investimentos para outras intervenções como reforma de praças. Miguel vai seguir trabalhando aqui e nós em Brasília vamos buscar os recursos para que a cidade tenha condições para seguir como o melhor lugar para se viver no Nordeste”, garantiu Fernando Filho.

Ruas do José e Maria que receberão pavimentação ou recapeamento:

Avenidas: Francisco Coelho Amorim e Lili Amorim;

Ruas: Rio Traíras, Rio Poti, Rio Xingu, Rio Exupéria, Rio Portal, Rio Jatobá, Rio Brígida, Rio Nilo, Rio Tietê,  Rio do Ouro, Três Marias, Nordeste,  Chesf, Eletronorte, Sobradinho, Curitiba, Riacho Seco, Ilha Solteira, Timbaúba, Tucuruí, Primavera, José Gomes, Ouro Preto, Bernardino Coelho e Travessa 1.

Daniel Valadares comemora anúncio de R$ 1,5 milhão em emenda para obras de infraestrutura

O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), comemorou em suas redes sociais a parceria com o deputado federal Carlos Veras (PT). Valadares informou que assegurou uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão, destinada à construção da nova Avenida Gustavo Fittipaldi e outras obras de infraestrutura na região. O vice-prefeito afirmou que, com esse […]

O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), comemorou em suas redes sociais a parceria com o deputado federal Carlos Veras (PT).

Valadares informou que assegurou uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão, destinada à construção da nova Avenida Gustavo Fittipaldi e outras obras de infraestrutura na região.

O vice-prefeito afirmou que, com esse anúncio, eleva o montante total de investimentos para o município para R$ 5 milhões.

“Estou muito feliz por poder contribuir mais uma vez para o nosso povo e para a nossa gestão. Agradeço ao deputado federal Carlos Veras por confiar no nosso trabalho e por destinar, mais uma vez, milhões para a nossa querida cidade. Junto com Sandrinho, estamos tendo a oportunidade de deixar nossa marca de trabalho em Afogados. Vamos continuar trabalhando incansavelmente pelo nosso povo, pois o trabalho não para”, afirmou o vice-prefeito.

Ex-governadores do DF são indiciados por suposto superfaturamento do Estádio Nacional

Da Agência Brasil Os ex governadores do Distrito Federal Agnelo Queiroz e José Roberto Arruda estão entre os indiciados pela Polícia Federal por suposto superfaturamento das obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O ex-assessor especial do presidente Michel Temer e ex-vice-governador do DF, Tadeu Fillipelli, também está na lista. As investigações da Polícia […]

Foto: Michael Melo/Metropoles

Da Agência Brasil

Os ex governadores do Distrito Federal Agnelo Queiroz e José Roberto Arruda estão entre os indiciados pela Polícia Federal por suposto superfaturamento das obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O ex-assessor especial do presidente Michel Temer e ex-vice-governador do DF, Tadeu Fillipelli, também está na lista.

As investigações da Polícia Federal apontam um superfaturamento de quase R$ 560 milhões. O esquema fraudulento pode ter causado um rombo de R$ 1,5 bilhão de reais aos cofres do GDF.

No total, 21 pessoas entre gestores, servidores públicos e empresários constam no relatório, o documento traz supostas provas dos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Em maio, a Polícia Federal deflagrou a Operação Panatenaico para investigar organização que fraudou e desviou recursos das obras de reforma do estádio com base nas delações da Construtora Andrade Gutierrez, homologadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Fillipelli, Agnelo e Arruda foram presos preventivamente e Fillipelli foi exonerado do cargo de assessor da presidência. Eles foram soltos dias depois.

Agora, o relatório será analisado pelo Ministério Publico Federal que deve decidir se vai apresentar denúncia contra os indiciados e, caso isso ocorra, eles responderão a uma ação penal.

Até o fechamento desta edição não conseguimos contato com as defesas dos envolvidos.

Sertão do Pajeú passa dos 31 mil casos de Covid-19

Carnaíba tem agora o maior número de casos ativos da doença na região Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta quarta-feira (30), nas últimas 24h, foram notificados 193 novos casos positivos, 159 recuperados e 0 novos óbitos. Agora o Sertão do Pajeú conta […]

Carnaíba tem agora o maior número de casos ativos da doença na região

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta quarta-feira (30), nas últimas 24h, foram notificados 193 novos casos positivos, 159 recuperados e 0 novos óbitos.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 31.093 casos confirmados, 29.782 recuperados (95,78%), 589 óbitos e 722 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 2 novos casos positivos e 19 recuperados. O município conta com 5.317 casos confirmados, 5.174 recuperados, 69 óbitos e 74 casos ativos. 

Brejinho registrou 1 novo caso positivo e 2 recuperados. O município conta com 729 casos confirmados, 700 recuperados, 21 óbitos e 8 casos ativos. 

Calumbi  registrou 7 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 675 casos confirmados, 626 recuperados, 5 óbitos e 44 casos ativos da doença. 

Carnaíba  registrou 32 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 1.984 casos confirmados, 1.770 recuperados, 35 óbitos e 179 casos ativos da doença. 

Flores registrou 3 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 977 casos confirmados, 891 recuperados, 36 óbitos e 50 casos ativos. 

Iguaracy registrou 2 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 775 casos confirmados, 730 recuperados, 27 óbitos e 18 casos ativos. 

Ingazeira registrou 12 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 429 casos confirmados, 412 recuperados, 6 óbitos e 11 casos ativos. 

Itapetim registrou 19 novos casos positivos e 12 recuperados. O município conta com 1.251 casos confirmados, 1.185 recuperados, 28 óbitos e 38 casos ativos. 

Quixaba registrou 11 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 501 casos confirmados, 468 recuperados, 14 óbitos e 19 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 3 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 603 casos confirmados, 577 recuperados, 18 óbitos e 8 casos ativos. 

Santa Terezinha registrou 9 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 993 casos confirmados, 965 recuperados, 26 óbitos e 2 casos ativos. 

São José do Egito registrou 11 novos casos positivos e 36 recuperados. O município conta com 2.430 casos confirmados, 2.360 recuperados, 47 óbitos e 23 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 36 novos casos positivos e 24 recuperados. O município conta com 9.604 casos confirmados, 9.330 recuperados, 158 óbitos e 116 casos ativos da doença. 

Solidão registrou 2 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 659 casos confirmados, 637 recuperados, 3 óbitos e 19 casos ativos. 

Tabira registrou 37 novos casos positivos e 22 recuperados. O município conta com 2.761 casos confirmados, 2.646 recuperados, 44 óbitos e 71 casos ativos. 

Triunfo registrou  3 novos casos positivos. O município conta com 893 casos confirmados, 843 recuperados, 26 óbitos e 24 casos ativos. 

Tuparetama registrou 3 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 512 casos confirmados, 468 recuperados, 26 óbitos e 18 casos ativos da doença.

Sertão do Pajeú registra 270 casos e uma morte por Covid-19

Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Serra Talhada e Santa Terezinha, foram as que mais confirmaram novos casos nas últimas 24 horas. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios da região nesta terça-feira (22), o Sertão do Pajeú totaliza 14.271 casos confirmados de Covid-19. Portanto, os números de […]

Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Serra Talhada e Santa Terezinha, foram as que mais confirmaram novos casos nas últimas 24 horas.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios da região nesta terça-feira (22), o Sertão do Pajeú totaliza 14.271 casos confirmados de Covid-19.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 5.493, o município confirmou mais 49 casos nas últimas 24 horas. Logo em seguida, com 1.924 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, foram mais 48 nas últimas 24h, Tabira confirmou mais 15 e conta com 1.577, São José do Egito confirmou 13 novos casos e conta com 1.106, Santa Terezinha registou 41 e está com 584, Carnaíba está com 580, o município registrou 50 casos e Flores registrou 18 e conta com 456 casos.

Triunfo não registrou novos casos e está com 446, Itapetim confirmou 12 e conta com 442, Brejinho registrou 7 casos está com 291, Iguaracy não registrou casos e está com 261, Calumbi confirmou 8 e está com 260, Tuparetama não divulgou boletim e conta com 253, Solidão registrou 9 e conta com 190, Quixaba não registrou novos casos e conta com 170, Santa Cruz da Baixa Verde não registrou novos casos e conta com 132 e Ingazeira não divulgou boletim e conta com 106 casos confirmados.

Mortes – Com mais um óbito em São José do Egito, a região tem no total, 239 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 73, Afogados da Ingazeira tem 22, Flores tem 20, Tabira e São José do Egito tem 17 óbitos cada, Carnaíba tem 16 óbitos, Santa Terezinha tem 14, Triunfo tem 13 óbitos, Tuparetama tem 12, Iguaracy e Itapetim tem 10 óbitos cada, Quixaba e Brejinho tem 4 óbitos cada, Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde e Solidão tem 2 cada e Ingazeira tem 1 óbito.

Detalhes dos óbitos

São José do Egito confirmou o 17º óbito por Covid-19 no município. Trata-se de um paciente de 62 anos, que estava internado há vários dias na UTI da UPA/COVID, faleceu na tarde desta terça-feira (22) em virtude de complicações causadas pela Covid-19.

Recuperados – A região conta agora com 13.173 recuperados. O que corresponde a 92,30% dos casos confirmados.