Notícias

Santa Cruz: Passagem molhada melhora acesso de moradores na zona rural

Por André Luis

A gestão do prefeito Doutor Ismael concluiu a construção de uma passagem molhada no Sítio Santa Clara, na zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde, atendendo a uma demanda antiga da comunidade local. A estrutura foi implantada em um ponto de travessia que, há anos, apresentava dificuldades de acesso, especialmente no período de chuvas.

Com o nível da água elevado, o trecho se tornava de difícil passagem, afetando o deslocamento de moradores, trabalhadores e estudantes que dependem da estrada para atividades cotidianas.

Segundo o prefeito Doutor Ismael, a obra integra um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade rural no município.

“Já tínhamos esse desejo de resolver essa demanda da população e, graças ao esforço de toda nossa equipe, que trabalha incansavelmente para melhorar a vida do povo de Santa Cruz, conseguimos. Só quem convive com esse tipo de dificuldade no dia a dia sabe como uma ação dessas faz diferença”, afirmou.

Morador do Sítio Santa Clara, conhecido como Seu Tico, relembra que a reivindicação acompanha a comunidade há décadas.

“Tem mais de 30 anos que a gente sonhava com essa passagem e agora o sonho da gente está sendo realizado. Antes, aqui era um sofrimento para passar. Muitos só passavam durante o verão e, assim mesmo, só de moto. Carro não passava. E hoje a gente está vendo o que a gente esperava, com o que a gente sempre sonhou”, relatou.

A nova passagem molhada é apontada pelos moradores como um reforço à circulação de veículos e ao escoamento da produção local, além de facilitar o acesso a serviços essenciais na sede do município.

Outras Notícias

Sebastião Oliveira confirma versão de Ronaldo de Dja. “Não tratamos de 2022”

O Deputado Federal Sebastião Oliveira (Avante) confirmou ao blog a versão dada pelo vereador Ronaldo de Dja ao radialista Anderson Tennens. Eles estiveram na minha casa. Comeram um bode comigo, tomaram um whisky. Ronaldo já votou em mim, Romero já votou em mim. A conversa foi sobre Serra Talhada, sobre obras, uma conversa muito amistosa”. […]

O Deputado Federal Sebastião Oliveira (Avante) confirmou ao blog a versão dada pelo vereador Ronaldo de Dja ao radialista Anderson Tennens.

Eles estiveram na minha casa. Comeram um bode comigo, tomaram um whisky. Ronaldo já votou em mim, Romero já votou em mim. A conversa foi sobre Serra Talhada, sobre obras, uma conversa muito amistosa”.

E seguiu. “Teve nada sobre apoio à minha candidatura não. Mas quem me procurar vou sempre receber bem na minha casa”.

Ele disse não saber porque se criou essa polêmica. “Recebo qualquer um, recebo Luciano, recebo Márcia, recebo quem me procurar, que será muito bem recebido na minha casa”.

Ronaldo de Dja confirmou a conversa, mas não firmou apoio,  como também disse ainda não ter fechado com o Federal de Márcia Conrado,  Fernando Monteiro.  “Estou esperando ela chamar pra conversar”.

Jogos Escolares: cai qualidade pedagógica, esportiva, público e cobertura da imprensa

Não foram poucos os que ficaram surpresos ao tomar conhecimento de que os Jogos Escolares em sua fase regional começaram semana passada e estão para ser concluídos esta semana. O que já foi a maior festa cultural e esportiva do Pajeú caiu drasticamente em dimensão, repercussão e qualidade técnica, por mais que negue a Gerência […]

201307280607551375004695 (1)Não foram poucos os que ficaram surpresos ao tomar conhecimento de que os Jogos Escolares em sua fase regional começaram semana passada e estão para ser concluídos esta semana. O que já foi a maior festa cultural e esportiva do Pajeú caiu drasticamente em dimensão, repercussão e qualidade técnica, por mais que negue a Gerência Regional de Educação.

Ao longo de suas 39 edições, o evento já viveu dias de glória, chegando a ser considerado o maior do gênero no interior, batendo regionais como Arcoverde e até a fase final em Recife. Já receberam autoridades da Secretaria de Esportes e de Educação prometendo melhorias e mais investimentos.

Isso porque associava o caráter esportivo com shows e eventos que aconteciam sempre no Centro Desportivo. Acontece que desde a posse da atual gerente regional, Cecília Patriota, sob alegação de que o papel da GRE é o caráter pedagógico dos jogos, os tradicionais shows e eventos culturais foram banidos do calendário.  Só que, defendem  professores de educação física, pessoas que acompanham e até alunos, uma coisa interferia na outra: havia interesse nos alunos em participar do evento pelo público atraído para o conjunto da festa.

Resultado: este ano, a 39ª edição já é considerada por muitos a pior da história. Muitos são os relatos de alunos sem interesse em participar. Nas provas de atletismo, professores foram flagrados apelando para que alunos participassem das competições na manhã em que eram realizadas. Desmotivação também tem sido verificada nas modalidades coletivas. Não são poucos os relatos de árbitros, professores e profissionais de educação física que relatam desânimo total dos alunos.

Problemas estruturais também são verificados: nas provas de natação, alunos relataram sujeira na piscina. A estrutura do Centro Desportivo, pouco depois de uma Expoagro, é precária: provas de atletismo foram realizadas em pista sem a menor condição. Na quadra auxiliar, competições de basquete são realizadas com piso cheio de rachaduras e com bandejas sem rede. Na quadra da Eremaps, que não tem as dimensões ideias, chegou a ser usada fita adesiva para demarcar a área.

Com esse quadro, os relatos são de público abaixo da média e da crítica. Pela primeira vez nos últimos anos, apenas uma emissora de rádio acompanha o evento. Já chegaram a ser quatro. Presente nas últimas edições, a Transertaneja FM não viu motivação para cobrir o evento. A Pajeú chegou  a avaliar também não aparecer por lá. Decisão que poderá ser tomada ano que vem. Desmotivados, blogs não cobrem mais como antes o evento.

Não é o que avalia Cecília Patriota, que conduz satisfatoriamente a coordenação  das atividades da GRE, mas no tocante aos jogos é rotulada como responsável por  “acabar” qualidade do evento.

A Gerente Regional não admite nenhum decréscimo na qualidade dos Jogos, convicta de que faz a coisa certa. Pelo contrário, todas as vezes que é interpelada pelo tema diz que “os jogos só cresceram, com mais escolas participando”. Então tá…

Humberto comemora fim de doações de empresas a campanhas. Veja outras questões aprovadas ontem:

A aprovação do fim das doações de empresas privadas às campanhas políticas na noite dessa quarta-feira (2) no plenário do Senado é histórica e representa um grande passo para o fim da corrupção e para o fortalecimento da democracia do país. Esta é a avaliação do líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que […]

Foto senador Humberto Costa

A aprovação do fim das doações de empresas privadas às campanhas políticas na noite dessa quarta-feira (2) no plenário do Senado é histórica e representa um grande passo para o fim da corrupção e para o fortalecimento da democracia do país. Esta é a avaliação do líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que sempre defendeu a proibição do financiamento empresarial nos pleitos eleitorais.

Foram 36 votos favoráveis, com o apoio integral da bancada do PT, e 31 contrários. “Hoje, o Senado deu a sua contribuição, que para mim é histórica, para acabar com o poderio econômico nas eleições no nosso país. O modelo atual, esgotado e superado, foi a origem de vários casos de corrupção desde a época da ditadura militar”, afirmou.

Humberto parabenizou a união da bancada do PT em favor da proibição das doações empresariais e criticou a oposição, que se manifestou majoritariamente contra a medida e acabou sendo derrotada pela maioria dos senadores.  Em seguida, devido às mudanças sobre a proposta aprovada na Câmara, o texto voltará a ser analisado pelos deputados. O projeto foi aprovado como um complemento à proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política.

Confira outras mudanças aprovadas pelos senadores:

Propaganda partidária : As propagandas em cadeia nacional e estadual terão cinco minutos cada para os partidos com até nove deputados federais e dez minutos para as legendas que elegeram dez deputados ou mais.

Terão direito a dez minutos de inserções os partidos com até nove deputados federais e a 20 minutos aqueles com bancada de no mínimo 10 deputados.

Pesquisa de opinião: Os veículos de comunicação não poderão contratar empresas que realizaram pesquisas eleitorais para candidatos, partidos ou órgãos da administração pública direta ou indireta nos 12 meses anteriores ao pleito.

Troca de partido: Políticos poderão mudar de partido sem receber punição 13 meses antes das eleições. Só perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, da legenda pelo qual foi eleito. São consideradas justas causas para a troca de partido a mudança substancial ou o desvio reiterado do programa partidário e a grave discriminação política pessoal.

Debate: Até 2020, deverão ser asseguradas as participações de candidatos de partidos com pelo menos quatro deputados federais. Depois, só terão direito de participar aqueles filiados a siglas com mais de nove deputados.

No segundo turno, os candidatos a governador e a presidente da República deverão participar de pelo menos três debates televisivos, exceto se o número de debates promovidos na jurisdição da disputa for inferior a esse número.

Barulho: Está proibido o uso de alto-falantes, amplificadores de som ou qualquer outra aparelhagem de sonorização fixa, bem como de carros de som, mini-trios ou trios elétricos, fora de eventos políticos como comícios e carreatas.

Marília: Aqui começa uma nova articulação da oposição

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog do Magno A candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, falou sobre o resultado eleitoral mais de uma vez depois de a apuração ter encerrado. Um pronunciamento ocorreu na noite de hoje, no Hotel Villa D’Oro, na Soledade, área central da cidade. Marília fez alguns agradecimentos aos […]

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog do Magno

A candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, falou sobre o resultado eleitoral mais de uma vez depois de a apuração ter encerrado. Um pronunciamento ocorreu na noite de hoje, no Hotel Villa D’Oro, na Soledade, área central da cidade.

Marília fez alguns agradecimentos aos eleitores e aos apoios recebidos durante a campanha. A prefeiturável criticou o candidato adversário, João Campos, e o PSB.

“Fizemos uma campanha bonita, limpa, diferente do nosso adversário, que iniciou o segundo turno parecendo que era outra pessoa. Com uma campanha baseada em agressões, em fake news. Em argumentos fundamentalistas que buscavam trazer a ilusão das pessoas sobre minha imagem e colocando a fé das pessoas no meio”, declarou.

A candidata petista foi além, ao dizer que “lutou contra duas máquinas”, em referência à Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco, ambos administrados pelo PSB. “É importante dizer que desde 2016 nenhuma candidatura do PSB tinha essa dificuldade de ganhar uma eleição. Isso mostra a insatisfação das pessoas com a atual gestão”, comentou.

“Foi feita a democracia. A gente tem que respeitar a democracia e desejar sempre o melhor para a cidade, mas é importante deixar aqui bastante marcado: aqui vai começar uma nova articulação da oposição em Pernambuco. Nós não temos condições de nos articular com um grupo que, além de fazer tão mal na gestão, seja no Estado, seja no município, mas também trata a política da forma que tratou”, prosseguiu.

Marília também disse que as pessoas recuperaram a esperança em um novo projeto e que isso representa uma vitória. Ela destacou o fato de ser a primeira mulher a chegar no segundo turno.

Ao lado da petista, estiveram o candidato a vice, João Arnaldo (PSOL), o presidente Estadual do Podemos, deputado federal Ricardo Teobaldo; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) e a deputada estadual Teresa Leitão (PT), entre outros nomes da política local. O vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, era aguardado, mas não veio.

Com 100% das urnas apuradas, Marília obteve 348.126 votos, o que representa 43,73% dos votos válidos. Uma diferença de quase 100 mil votos para o adversário João Campos (PSB), com quem disputou o segundo turno.

SJE: Prefeitura divulga programação oficial dos 116 anos de Emancipação Política

O aniversário da Emancipação Política de São José do Egito, terá uma programação que começará no próximo sábado, dia 8 e seguirá até a sexta, dia 14 de março. No dia 8, na Rua da Baixa, haverá shows musicais com Thalyson Mendes, Manin Vaqueiro e Jonas Esticado. No domingo, dia 9, data em que o […]

O aniversário da Emancipação Política de São José do Egito, terá uma programação que começará no próximo sábado, dia 8 e seguirá até a sexta, dia 14 de março.

No dia 8, na Rua da Baixa, haverá shows musicais com Thalyson Mendes, Manin Vaqueiro e Jonas Esticado.

No domingo, dia 9, data em que o município completa 116 anos, haverá alvorada com integrantes da Banda Cicero David, cavalgada, hasteamento de bandeiras, jogo de estreia da Seleção de São José do Egito Sub-20 contra o Ipiranga FC de Santa Cruz do Capibaribe, no Estádio Municipal Francisco Pereira, as 16h. Corte do bolo dos 116 anos do município e festival de violeiros.

A programação terá sequência com palestra e outras atividades ao longo da semana, até o dia 14, confira:

Sábado, 8 de março de 2025

8h – Evento da Diretoria da Mulher

Local: Praça Antônio Jorge

20h30 – Festa com bandas Thalyson Mendes, Jonas Esticado e Manim Vaqueiro

Local: Rua da baixa

Domingo, 9 de março de 2025

5h- Alvorada com integrantes da banda Cícero David – Em carro aberto pelas ruas da cidade.

8h30 – Cavalgada

Local: Saindo da chácara de Sabino e percorrendo ruas da cidade

09h – Hasteamento das bandeiras e execução do hino de São José do Egito

Local: Praça da Prefeitura municipal

11h – Inauguração da Agência dos Correios – Riacho do Meio

16h – Partida de futebol

Seleção São José do Egito x Ypiranga

Local: Estádio Francisco Pereira

18h30- Bolo de aniversário

Local : Rua da baixa

19h – Festival de Violeiros

Local: Palco da Rua da baixa

Segunda, 10 de março de 2025

07h30 – Plantio de árvores nativas

Local : Praça da prefeitura

9h – Roda de conversa sobre preservação ambiental

Local: Auditório da secretaria de educação

Terça, 11 de março de 2025

09h – Homenagem e Palestra com Vinícius Gregório e Lindoaldo Campos, Tema: A poesia transformando a educação

Local: Auditório da secretaria de educação

16h – Palestra A poesia transformando a educação

Local: quadra da escola de Mundo Novo

Quarta, 12 de março de 2025

18:30 Aula e roda de capoeira com grupo de capoeira Negro Fujão

Local: Quadra da VILA da COHAB

19:00 Aulão de Rirbox com a Educadora Física Luciana Nunes

Local: Praça do estádio

Quinta, 13 de março de 2025

18h – Show infantil com o grupo estação das artes

Local: Praça de Riacho do meio

Sexta, 14 de março de 2025

19h – Feira de artesanato com música ao vivo

Local: Centro histórico (próximo a Casa Lira)