Notícias

Sandrinho confirma fim do lixão até 30 de novembro

Por Nill Júnior

Em entrevista ao blogueiro Júnior Finfa, o prefeito Sandrinho Palmeira confirmou o fim do lixão de Afogados da Ingazeira. Sandrinho falou participando do Aerofest, evento de aviação que aconteceu este fim de semana no Recando dos Moura.

“Temos anunciado pacotes de ações. Foi assim nos cem dias, no aniversário e no fim de ano anunciamos outro pacote. Esse mês iniciamos a praticamente dez ruas chegando a quinze ruas iniciando até dezembro. Estamos também com dois grandes projetos. Duas novas academias no São Braz e na entrada da cidade, próximo ao Pajeú Autosserviço, com projeto moderno para a rotatória”.

Ele prometeu que até 30 de novembro a gestão irá acabar com o lixão de Afogados da Ingazeira. “O lixo que é produzido pela população vai ser deslocado para um aterro sanitário. É um sonho antigo nosso”, revelou. O lixão era um dos maiores alvos de críticas, pela poluição provocada e insalubridade dos que trabalhavam lá.

Também anunciou a ponte do São Francisco ao São Cristóvão, prevista no Sistema Viário. “Temos emendas de R$ 500 mil de Gonzaga Patriota e R$ 300 mil de Raul Henry, mais uma reserva da prefeitura. Iniciamos no início do ano que vem. Foi feita a topografia e a sondagem e temos condição de elaborar esse projeto”.

Outras Notícias

Promotor, prefeitos e Deputados tem Audiência com Ministro sobre Adutora do Pajeú e Barragem da Ingazeira

Os prefeitos Zeinha Torres (Iguaraci), Lino Morais (Ingazeira), Sebastião Dias (Tabira) mais o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto estiveram com os Deputados Carlos Veras, Tadeu Alencar e Ricardo Teobaldo estiveram reunidos com o Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto.  Na pauta a continuidade das obras da segunda fase da segunda etapa da Adutora do […]

Os prefeitos Zeinha Torres (Iguaraci), Lino Morais (Ingazeira), Sebastião Dias (Tabira) mais o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto estiveram com os Deputados Carlos Veras, Tadeu Alencar e Ricardo Teobaldo estiveram reunidos com o Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto.

 Na pauta a continuidade das obras da segunda fase da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que levará água para cerca de 300 mil pessoas de Pernambuco e da Paraíba.

O promotor luta pela conclusão das obras para captação física no ramal de Sertânia. Houve atraso porque a Agência Nacional das Águas (ANA) faz exigências para não pegar água direto no canal e sim no reservatório para não ter problemas na distribuição. A partir daí haverá água do Eixo Leste da Transposição..

O promotor diz que, ao contrário do que o Ministério chegou a informar em nota, a segunda fase da segunda etapa ainda não foi concluída. “Esse recurso é da ordem de R$ 190 milhões alocados para o orçamento de 2019, com remanejamento de recursos da Carteira PAC. No planejamento, haverá um corte de tudo que estava previsto e não executado para com a sobra se redistribuir para obras em execução, como já estávamos defendendo para isso”.

Ele luta ainda para inclusão dos ramais em Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Brejinho e Santa Terezinha e toda parte da Paraíba.

Outro assunto foi a Barragem da Ingazeira. A situação é grave para os ribeirinhos do reservatório com capacidade de 48 milhões de metros cúbicos, banhando terras também de Tabira, São José do Egito e Tuparetama.

Famílias estão ilhadas. Em algumas áreas as águas se aproximam da rede elétrica no leito da barragem e os moradores cobram providências da Celpe. O caso já foi denunciado várias vezes, o DNOCs alertado e convocado, um TAC firmado com o MP, mas não houve ação prática. O Ministro prometeu atenção às duas demandas.

Presidente da AMUPE participa de voo experimental da Azul

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, e Presidente da AMUPE, José Patriota, foi um dos mais ferrenhos defensores da implantação de uma linha regular de aviação comercial ligando a capital ao Sertão do Pajeú. No início do ano passado, inclusive, Patriota chegou a tranquilizar os executivos da Azul Linhas Aéreas, a respeito da demanda que […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, e Presidente da AMUPE, José Patriota, foi um dos mais ferrenhos defensores da implantação de uma linha regular de aviação comercial ligando a capital ao Sertão do Pajeú.

No início do ano passado, inclusive, Patriota chegou a tranquilizar os executivos da Azul Linhas Aéreas, a respeito da demanda que surgirá com o início dos voos.

Patriota elogiou a disposição da Azul Linhas Aéreas em operar em Serra Talhada e região, e se dispôs a dinamizar as viagens. Porém, fez uma ponderação. ‘Podem ficar tranquilos que os aviões vão sair lotados, os prefeitos estão se organizando para comprar uma cota mínima e a gente espera que a empresa venda as passagens mais baratas e sem ser com tarifas cheias’. Em tom bem humorado Patriota encerrou fazendo um pedido aos representantes da empresa ‘Por favor, não mande sucata não, pelo amor de Deus’, sapecou o prefeito.

Bastante empolgado, o diretor de expansão da Azul, Roberto, recebeu a provocação em tom otimista. ‘Nós temos um grande interesse de operar aqui, vamos fazer de tudo que for necessário para auxiliar, para que isso seja possível em espaço de tempo o mais curto possível’. Segundo o representante da Azul a cidade terá quatro dias com voos semanais, sendo dois por dia.”

Nesta quinta (12), por volta das 13h, quando embarcar no primeiro voo regular para o Pajeú, Patriota estará realizando um sonho, como cidadão e como gestor do Pajeú. Abrir mais uma rota para a integração econômica e para o desenvolvimento de sua amada região.

Prefeitura reafirma que fará Exposertânia

Em nota, a Prefeitura de Sertânia assegurou  que não recuou um milímetro da decisão de realizar a  a Exposertânia em agosto, como fora anunciado. Na nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura acusa a oposição de Sertânia de querer fazer politicagem com a recomendação do MPPE, que orientou evitar gastos com eventos se estiver com salários […]

exposertaniaEm nota, a Prefeitura de Sertânia assegurou  que não recuou um milímetro da decisão de realizar a  a Exposertânia em agosto, como fora anunciado. Na nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura acusa a oposição de Sertânia de querer fazer politicagem com a recomendação do MPPE, que orientou evitar gastos com eventos se estiver com salários atrasados.

A  nota acusa os membros da oposição, torcem para o quanto pior melhor. Ainda faz acusação de ser “reflexo do passado de perseguições e atraso, que o povo de Sertânia encerrou no ano de 2012, dando as boas vindas para uma nova época de prosperidade e desenvolvimento”, dado tom eleitoral à nota.

Ainda na nota, a prefeitura garante que será o maior evento já realizado na cidade: “Será a melhor e maior Exposertania que a cidade irá ver”. A promessa é fazer o evento de 17 a 21 de agosto.

 

Cestas arrecadadas com Tô na Folia foram distribuídas para entidades e comunidades carentes

Há no Carnaval de Afogados da Ingazeira,  com a proposta de conciliar a alegria dos festejos de momo com o espírito de solidariedade, priorizando a ação social, o Bloco Tô na Folia distribuiu, no início do mês, as cestas básicas arrecadadas em troca das camisas personalizadas do bloco. Ao todo foram mais de duzentas cestas […]

dan2

Há no Carnaval de Afogados da Ingazeira,  com a proposta de conciliar a alegria dos festejos de momo com o espírito de solidariedade, priorizando a ação social, o Bloco Tô na Folia distribuiu, no início do mês, as cestas básicas arrecadadas em troca das camisas personalizadas do bloco.

Ao todo foram mais de duzentas cestas básicas entregues a famílias carentes dos bairros Padre Pedro Pereira, Conjunto Residencial Miguel Arraes, e entidades como Asavap, Pastoral Carcerária e Abrigo São Vicente de Paula.

“Viemos aqui  agradecer e prestar contas à sociedade de nossa atuação, aos parceiros e patrocinadores do bloco, que ao longo de todos esses anos sempre apostaram e acreditaram nesta importante ação solidária”, avaliou Daniel Valadares, um dos coordenadores do Bloco Tô na Folia.

DER desligará lombadas no feriadão

Visando facilitar a mobilidade daqueles que viajarão para curtir o feriadão deste final de semana, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) desligará, a partir das 12 horas desta quinta-feira (11), lombadas eletrônicas dos pontos mais movimentados. Serão desativadas nas principais rodovias: na BR-232 (bairro do Curado, no Recife); na PE-035, em Itapissuma; e na […]

Visando facilitar a mobilidade daqueles que viajarão para curtir o feriadão deste final de semana, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) desligará, a partir das 12 horas desta quinta-feira (11), lombadas eletrônicas dos pontos mais movimentados.

Serão desativadas nas principais rodovias: na BR-232 (bairro do Curado, no Recife); na PE-035, em Itapissuma; e na PE-060, em Ipojuca. Os equipamentos de fiscalização eletrônica somente serão religados às 5 horas da próxima terça-feira (16).

A iniciativa visa dar mais fluidez ao trânsito nesses locais, que devem receber um acréscimo em torno de 40 % no fluxo de veículos em relação aos dias normais, na ida e na volta, por conta do feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil.

“Nossa prioridade é facilitar o acesso de todos aos nossos atrativos turísticos nos destinos mais procurados durante os períodos prolongados, minimizando os congestionamentos nos horários de pico nessas rodovias”, destacou o coordenador de Transporte e Trânsito do DER, Rommel Ferraz.

Estarão desligadas, das 12 horas desta quinta-feira (11) às 5h da terça-feira (16), as seguintes lombadas eletrônicas e suas respectivas localizações:

BR-232 – Recife, nos km 6,2; 6,3; 7,4; 7,8 – Jaboatão dos Guararapes, no Km 9,2;

PE-035 – Itapissuma, nos km 7,3 e 7,9;

PE-060 – Ipojuca, no  km 16,63.