Notícias

Rodrigo Novaes e lideranças participam de audiência com governador

Por Nill Júnior

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) esteve, na última segunda-feira (05), no palácio do Campo das Princesas, em audiência com o governador Paulo Câmara.

O parlamentar foi ao executivo solicitar ações e investimentos para contribuir com o desenvolvimento dos municípios. Estiveram presentes na ocasião, a prefeita de Itaíba, Regina da Saúde; o prefeito de Belém do São Francisco, Professor Licínio; e a vereadora de Águas Belas, Eniale Jonatas.

“Conseguimos um convênio de R$ 3 milhões que serão destinados as obras de pavimentação nas principais ruas e avenidas da cidade de Belém de São Francisco”, comemorou Novaes.

Em Águas Belas, foi pedida a ampliação de vagas para os docentes no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), gerando oportunidade de trabalho para os professores que vivem na cidade. Já em Itaíba, serão enviados maquinários para a conclusão do Asfalto de Negras (falta apenas 5% para finalizar a obra) e da Escola Técnica.

Outras Notícias

Primeira Câmara do TCE julga legal admissão de servidores pela Prefeitura de Sertânia

Por André Luis A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou legal a admissão de servidores pela Prefeitura de Sertânia, no exercício financeiro de 2022. A decisão foi tomada por unanimidade, em sessão realizada nesta terça-feira (01.08). O processo, relatado pelo conselheiro substituto Adriano Cisneíros, trata da Admissão de Pessoal realizada pela […]

Por André Luis

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou legal a admissão de servidores pela Prefeitura de Sertânia, no exercício financeiro de 2022. A decisão foi tomada por unanimidade, em sessão realizada nesta terça-feira (01.08).

O processo, relatado pelo conselheiro substituto Adriano Cisneíros, trata da Admissão de Pessoal realizada pela Prefeitura Municipal de Sertânia no exercício financeiro de 2022, referente a Concurso Público para provimento efetivo de diversos cargos, tendo como interessado o prefeito, Ângelo Ferreira. 

O relator entendeu que as nomeações foram feitas em conformidade com a legislação vigente e que os candidatos aprovados no concurso público preenchiam todos os requisitos para assumir os cargos.

Arcoverde é classificada como parceira da Chamada Pública BNDES Educação Conectada

O município de Arcoverde foi escolhido pela Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco, para ser uma das duas cidades parceiras a nível estadual, na implantação do Programa Nacional de Inovação Educação Conectada, promovido pelo Ministério da Educação – MEC. A ação estruturada é uma realização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – […]

O município de Arcoverde foi escolhido pela Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco, para ser uma das duas cidades parceiras a nível estadual, na implantação do Programa Nacional de Inovação Educação Conectada, promovido pelo Ministério da Educação – MEC. A ação estruturada é uma realização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

A informação foi dada pelo secretário executivo de Planejamento e Coordenação do Estado, Severino Andrade, sendo publicada pelo MEC na última sexta-feira, 11 de maio. De acordo com a secretária municipal de Educação e Esportes, Patrícia Cursino Padilha, Arcoverde foi selecionada por atender aos critérios dos municípios elegíveis na Faixa 1 da Chamada Pública BNDES Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação.

“A cidade foi classificada por conter entre 20 e 59 escolas com o uso pedagógico da tecnologia nas escolas públicas. Um dos objetivos da chamada é fomentar esta característica fundamental, que atualmente incorpora a educação básica na rede municipal de educação”, ressaltou a secretária.

A Chamada Pública BNDES Educação Conectada utilizará recursos financeiros não reembolsáveis do Fundo Social do BNDES, no valor de até R$ 20 milhões. De acordo com a seleção, disponível no site www.bndes.gov.br/educacaoconectada , após a manifestação de interesse, que deve ser feita até esta terça-feira, 15 de maio, as equipes dos estados e dos municípios parceiros contarão com o apoio técnico do CIEB e do BNDES para avançar na elaboração dos Planos Locais de Inovação e na concepção dos projetos que poderão receber o apoio financeiro.

NJTV: Lixão de Afogados da Ingazeira é criadouro do Aedes aegypti

Por André Luis A Prefeitura de Afogados da Ingazeira está com uma grande campanha de combate ao Aedes aegypti, mas no lixão da cidade o que se vê é muito preocupante. Imagens e vídeo feitos por um internauta repórter no final da tarde deste sábado (16) mostram centenas de pneus empilhados trazendo grande risco à […]

AvvT-L8X-9Pq3ZSiT3_EDg_Nu5hidksnNVrT4R_otFSrPor André Luis

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira está com uma grande campanha de combate ao Aedes aegypti, mas no lixão da cidade o que se vê é muito preocupante. Imagens e vídeo feitos por um internauta repórter no final da tarde deste sábado (16) mostram centenas de pneus empilhados trazendo grande risco à saúde da população.

Como se não bastasse ter que conviver com a fumaça oriunda da queima de materiais muitas vezes tóxicos, como o blog já denunciou, nas imagens pode-se ver que o local é sem dúvida, propício para a proliferação do mosquito.

Com a palavra a Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

AuHGVHFAqrZ-3D_a5oWPEI1ACnRB6T3W-3lS1yXWwxGK

Iguaracy: prefeitura inicia distribuição de boletos do Garantia Safra

O Governo Municipal de Iguaracy informa em nota a todos os agricultores que se inscreveram no Programa Seguro Safra, que os boletos já estão sendo entregues na secretaria de agricultura do município. Os agricultores devem comparecer a referida secretaria no horário das 07h às 13h . Para mais informações, os beneficiários devem entrar em contato […]

O Governo Municipal de Iguaracy informa em nota a todos os agricultores que se inscreveram no Programa Seguro Safra, que os boletos já estão sendo entregues na secretaria de agricultura do município.

Os agricultores devem comparecer a referida secretaria no horário das 07h às 13h .

Para mais informações, os beneficiários devem entrar em contato com o Secretário de Agricultura, Geraldo Messias.

Garantia-Safra (GS) é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Foi criada em 2002, a partir da lei nº 10.420, está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e é administrada pela Caixa Econômica Federal.

Sua área de atuação inclui as regiões majoritariamente semiáridas, como a região Nordeste, e o norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que sofrem detrimento de safra em razão de seca ou excesso de chuvas.

TJPE mantém decisão favorável a Triunfo em ação sobre tabela salarial do magistério

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve, por unanimidade, decisão favorável ao Município de Triunfo em ação movida pelo Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (SINDUPROM/PE). O julgamento ocorreu na 4ª Câmara de Direito Público do TJPE, que negou provimento ao recurso apresentado pelo […]

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve, por unanimidade, decisão favorável ao Município de Triunfo em ação movida pelo Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (SINDUPROM/PE). O julgamento ocorreu na 4ª Câmara de Direito Público do TJPE, que negou provimento ao recurso apresentado pelo sindicato.

A discussão judicial teve início na Justiça local, onde o sindicato questionou a tabela de vencimentos prevista no Anexo I da Lei Complementar Municipal nº 043/2022, referente aos professores com jornada de 200 horas-aula. Na ocasião, a sentença de primeira instância já havia julgado improcedente o pedido do sindicato.

Inconformado com a decisão, o SINDUPROM/PE recorreu ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, buscando reformar a sentença e obter a correção da tabela salarial, além do pagamento de diferenças remuneratórias aos professores.

Ao analisar o recurso, o relator do processo, desembargador Josué Antônio Fonseca de Sena, destacou que o Município de Triunfo observou corretamente o piso salarial profissional nacional do magistério para o ano de 2022, fixado em R$ 3.845,63 para jornada de 40 horas semanais (equivalente a 200 horas-aula), conforme estabelece a Lei Federal nº 11.738/2008.

Segundo o entendimento do relator, a legislação federal determina que o piso seja observado no vencimento inicial da carreira, não havendo obrigatoriedade de aplicação automática do reajuste do piso a todos os níveis da carreira nem imposição de proporcionalidade matemática entre jornadas diferentes, salvo quando houver previsão específica na legislação municipal.

O desembargador também ressaltou que, no processo, não foi apresentada norma municipal que vincule os demais níveis da carreira do magistério ao vencimento inicial por meio de percentuais escalonados. Dessa forma, não caberia ao Poder Judiciário alterar ou recalcular a estrutura remuneratória definida em lei municipal.

Com base nesses fundamentos, a 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco decidiu, de forma unânime, negar provimento ao recurso do sindicato, mantendo integralmente a sentença da Justiça de primeira instância que reconheceu a legalidade da tabela salarial adotada pelo Município de Triunfo.

A decisão foi acompanhada pelos desembargadores Itamar Pereira Júnior e André Oliveira da Silva Guimarães, que seguiram o voto do relator, desembargador Josué Antônio Fonseca de Sena. Leia aqui a decisão na íntegra.