Notícias

Reunião discutiu o papel das Guardas Municipais no Pajeú

Por André Luis

Em Tabira a Guarda Municipal  realizou a operação: Tabira Segura, Cidade Sossegada

Aconteceu na última sexta-feira (15), no auditório do Centro de Monitoramento e Comando da Guarda Municipal de Tabira, uma reunião com quatro cidades para discutir a atividade da Guarda Municipal no Pajeú. 

Participaram do encontro, além de Carnaíba, os municípios de Tabira, Afogados da Ingazeira e Iguaracy.

“O objetivo é a troca de experiências com o foco em contribuir com a população, servindo, protegendo e construindo cidadania”, explicou Thaynnara Queiroz, diretora da Guarda Municipal de Carnaíba.

A atividade das guardas municipais em cidades da região, vem sendo discutido há tempos. Em Afogados da Ingazeira, por exemplo, se cobra uma participação mais efetiva da corporação. Há quem defenda a sua atuação da GM na organização do trânsito.

Em Tabira, uma das maiores referências na atuação da Guarda Municipal no Pajeú, a corporação realizou neste sábado (16), a operação: Tabira Segura, Cidade Sossegada, que teve como objetivo principal manter o sossego da população.

Por lá, reclamações de pertubação de sossego causada por motocicletas com cano de escape alterado, denuncias de menores conduzindo veículos, entre outras irregularidades, serviu de motivo para a operação.

Segundo balanço divulgado pela Prefeitura de Tabira nas redes sociais, na ação foram realizadas abordagens a 45 veículos, verificados com consulta direta ao sistema INFOSEG. Também foram abordados transeuntes em atitudes suspeitas.

A operação foi coordenada pelo subcomandante da Guarda, o GM Santana, que destacou a ação no município.

“Parabenizamos nossos agentes que vem de maneira incansável trazendo segurança a nossa população, conseguimos hoje recuperar um veículo com queixa de roubo, além de retirar de circulação outros três que estavam perturbando a população sendo entregue a pessoa responsável após a regularização, como também fizemos a apreensão de armas branca e material utilizado para consumo de drogas”, destacou Santana.

O subcomandante também informou que ações como esta acontecerão constantemente no município. No total foram empregados 12 agentes e 5 viaturas sendo duas motocicletas.

Outras Notícias

Paulo Câmara visitou 70 dos 185 municípios do Estado no primeiro semestre do ano

Do JC Online As agendas no interior do Estado foram motivos de trocas de farpas entre os então candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) na pré-campanha ao governo estadual. No início do ano passado, o petebista declarou que o rival estava fazendo um intensivão pelo território pernambucano para se tornar conhecido. […]

Governador intensificou agendas no interior durante o Todos por Pernambuco
Governador intensificou agendas no interior durante o Todos por Pernambuco

Do JC Online

As agendas no interior do Estado foram motivos de trocas de farpas entre os então candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) na pré-campanha ao governo estadual. No início do ano passado, o petebista declarou que o rival estava fazendo um intensivão pelo território pernambucano para se tornar conhecido. O socialista seguiu com as viagens ao lado do padrinho político Eduardo Campos e conseguiu se eleger. Agora, já no posto de governador, Paulo quer reforçar o contato com o interior. De janeiro a junho, ele esteve em 70 dos 185 municípios. De acordo com informações do seu gabinete, foram percorridos 10.249 quilômetros de carro e 4.803 de avião dentro do Estado.

A presença de Paulo no interior foi ampliada a partir de abril com a realização dos seminários do Todos por Pernambuco. Antes disso, ele fez algumas viagens a cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão, mas se manteve muito no Recife devido às crises iniciais de sua administração como as rebeliões nos principais presídios do Estado. “Você não assume nenhum posto se ausentando daquelas tarefas que são imediatas. É natural que o momento de instalação de um governo, independente do desafio do sistema prisional, você tenha uma demanda maior aqui”, defende o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral.

De acordo com o secretário, neste segundo semestre, a tendência é que o governador tenha ao menos uma agenda semanal longe do Recife e da Região Metropolitana. “Ficou definido que um ou dois dias ele teria uma agenda externa e que ele ampliaria o contato com o interior. Há uma divisão estratégica que contempla a participação dele nessa região. A agenda dele reflete as prioridades do governo.”, falou, explicando os compromissos seriam deslocados para a sexta-feira e, dependendo da ocasião, também para o sábado.

Apesar da declaração de Danilo, nos últimos dois finais de semana, Paulo não teve agenda pública fora do Recife.

O secretário afirma ainda que o valor dado ao interior não fica restrito às visitas de Paulo ao longo da semana, mas é também conceitual e está contemplado no mapa estratégico do governo estadual lançado recentemente. “Essa convicção levou a gente a ajustar o mapa e há mais referências (à interiorização). Está definido que quando não der para fazer tudo, a gente tem que fazer para os mais vulnerávesi e para o interior. Queremos ampliar o apoio aos municípios”, disse.

O primeiro ciclo de monitoramento da gestão Paulo, segundo Danilo Cabral, também reforçou a prioridade que a interiorização terá. Das 347 meta prioritárias definidas pelo governador junto aos secretários, 236 (68%) foram regionalizadas, ou seja, serão realizadas em vários municípios).

Estado anuncia a prefeito que vai realizar melhorias na Rodoviária de Tabira

Finalmente, o Estado anunciou que vai realizar melhorias no Terminal Rodoviário de Tabira, depois de muitas queixas e preocupação, inclusive encaminhadas ao blog. A informação foi passada ao prefeito Sebastião Dias por Marília Bezerra, da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Também havia demanda dos vereadores, como confirmou o próprio Sebastião Dias e o legislador Aristóteles […]

Na madrugada de 26 de outubro um incêndio em um ônibus danificou a estrutura do terminal

Finalmente, o Estado anunciou que vai realizar melhorias no Terminal Rodoviário de Tabira, depois de muitas queixas e preocupação, inclusive encaminhadas ao blog.

A informação foi passada ao prefeito Sebastião Dias por Marília Bezerra, da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Também havia demanda dos vereadores, como confirmou o próprio Sebastião Dias e o legislador Aristóteles Monteiro.

A situação do terminal que já era grave, piorou em outubro do ano passado, quando um ônibus da Progresso que faria a linha entre Tabira e Recife foi totalmente destruído pelo fogo, em incêndio criminoso.

As chamas danificaram parte da estrutura do terminal. Nesses últimos dias parte da estrutura superior do terminal se soltou colocando em risco a população, como denunciou a Coluna do Domingão de 24 de março. De lá pra cá, mais internautas cobraram ao estado uma ação imediata. “Após do incêndio ocorrido com um ônibus da progresso no ano passado, o prédio apresenta um iminente risco de desabamento.  Os ônibus estão tendo que parar fora da rodoviária por causa do risco que ela apresenta”, disse João Paulo ao blog.

Sebastião Dias enviou uma nota de agradecimento ao governador Paulo Câmara, pela liberação de recursos para reforma da Rodoviária.

“Venho através deste meio de comunicação agradecer a Vossa Excelência pela liberação dos recursos destinados a recuperação do Terminal Rodoviário de Tabira, pois o mesmo encontra-se no momento sem as mínimas condições de funcionamento devido a um incêndio, o que vem causando grandes constrangimento aos usuários de Tabira e cidades vizinhas que tanto necessitam dos serviços prestados”, agradeceu o prefeito.

Prédio tem 35 anos: segundo o ex-prefeito Edson Moura consultado pelo blog, o Terminal foi inaugurado em 01 de dezembro de 1984, com a presença de José Múcio Monteiro, que foi Secretário de Transportes entre 1982 e 1985. Moura era o prefeito da cidade.  Tem portanto, praticamente 35 anos de construção.

Banco do Brasil de Belmonte ainda não normalizou o atendimento

Por Anchieta Santos Assaltada na madrugada do dia 29 de novembro de 2014 a Agência do Banco do Brasil de São José do Belmonte, com pouco mais de dois meses depois ainda não normalizou o atendimento ao público. Apenas os caixas eletrônicos estão funcionando. Na maioria das vezes os clientes estão se deslocando até Serra […]

44 01Por Anchieta Santos

Assaltada na madrugada do dia 29 de novembro de 2014 a Agência do Banco do Brasil de São José do Belmonte, com pouco mais de dois meses depois ainda não normalizou o atendimento ao público.

Apenas os caixas eletrônicos estão funcionando. Na maioria das vezes os clientes estão se deslocando até Serra Talhada para buscar atendimento.

O comércio da Terra da Pedra do Reino está prejudicado e reclama brevidade nas providências para normalizar o atendimento.

A agência foi assaltada na madrugada do sábado,  29 de novembro. O alarme da agência disparou e quando os policiais militares chegaram ao local constataram o crime. Os criminosos entraram por uma janela e arrombaram o cofre. Até hoje não há pistas deles.

Keko do Armazém disputará Prefeitura do Cabo pelo Avante

Nesta terça-feira (28.01), em reunião comandada pelo deputado federal Sebastião Oliveira, na sede do Avante no Recife, garantiu o apoio do partido ao vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém. Keko é o pré-candidato a prefeito do município pelo Avante. Com isso o partido participará ativamente das eleições no Cabo de Santo Agostinho. […]

Nesta terça-feira (28.01), em reunião comandada pelo deputado federal Sebastião Oliveira, na sede do Avante no Recife, garantiu o apoio do partido ao vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém.

Keko é o pré-candidato a prefeito do município pelo Avante. Com isso o partido participará ativamente das eleições no Cabo de Santo Agostinho.

O encontro contou com as presenças de Marcos do INPS e Rodolfo Albuquerque, presidente do Avante no Cabo e membro da Executiva Estadual, respectivamente.

Apenas “buraco da morte” foi corrigido pelo Caminhos de PE na principal estrada do Pajeú

A PE 320 principal estrada do Sertão do Pajeú que corta os municípios de São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Triunfo, Calumbi e Serra Talhada e está cheia de buracos, segue esperando pelo Programa do Governo do Estado Caminhos de Pernambuco. Em julho a Secretária de Infraestrutura Fernanda Batista esteve na […]

A PE 320 principal estrada do Sertão do Pajeú que corta os municípios de São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Triunfo, Calumbi e Serra Talhada e está cheia de buracos, segue esperando pelo Programa do Governo do Estado Caminhos de Pernambuco.

Em julho a Secretária de Infraestrutura Fernanda Batista esteve na região prometendo que em agosto os trabalhos seriam iniciados.  A única intervenção aconteceu no início da semana passada no chamado “buraco da morte”, localizado na zona urbana de São José do Egito.

O acidente ocorreu porque o motociclista bateu na traseira de um carro que caiu em um buraco, e foi esmagado por caminhão que vinha em seguida. A equipe do DER esteve lá, corrigiu a distorção no asfalto e foi embora. Os motoristas que transitam pelas estradas do Pajeú estão indignados.