O prefeito de Barra de Guabiraba, no Agreste do Estado, Doutor Wilson Madeiro, se filiou ao Republicanos, presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho.
Com a filiação de Doutor Wilson, o partido contabiliza oito prefeitos filiados, entre eles Doutora Nadegi, de Camaragibe; Tassio Bezerra, de Santa Cruz da Baixa Verde; e Antônio Cassiano, de Condado.
“É uma honra muito grande estar no partido do deputado Silvio Costa Filho, que tanto tem feito pelos municípios pernambucanos. Tenho certeza de que Barra Guabiraba tem muito a ganhar com essa parceria. Vamos ter um grupo político forte e atuante para ajudar a desenvolver nossa cidade”, declarou o prefeito.
Silvio Costa Filho, destacou as ações que Doutor Wilson tem realizado na cidade. “Doutor Wilson tem feito um ótimo trabalho na cidade. Entre outras ações, ele tem trabalhado para melhorar as estradas que dão acesso a área rural e também para melhorar o abastecimento de água na cidade. É um homem sério e tem história. Ele conhece a necessidade das pessoas. Nós, do Republicanos, valorizamos quem trabalha pela população. Vamos unir forças, investir em Barra de Guabiraba para desenvolver o município e gerar emprego e renda para a população”, afirmou.
Serra Talhada é o maior colégio eleitoral, Ingazeira o menor Primeira mão Nesta quinta-feira (18), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados finais do alistamento eleitoral em todo o país. Pernambuco tem 7.152.871 eleitores aptos a votar nas Eleições 2024, consolidando-se como o 7º maior colégio eleitoral do Brasil e o 2º do Nordeste. […]
Serra Talhada é o maior colégio eleitoral, Ingazeira o menor
Primeira mão
Nesta quinta-feira (18), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados finais do alistamento eleitoral em todo o país. Pernambuco tem 7.152.871 eleitores aptos a votar nas Eleições 2024, consolidando-se como o 7º maior colégio eleitoral do Brasil e o 2º do Nordeste. No Sertão do Pajeú, são ao todo 262.871 pessoas aptas a votar nas eleições de outubro próximo.
Serra Talhada: com 62.309 eleitores, Serra Talhada é o maior colégio eleitoral do Sertão do Pajeú. A cidade tem uma tradição política forte e é conhecida por sua participação ativa nas eleições.
Afogados da Ingazeira: ocupa o segundo lugar com 29.689 eleitores. Afogados da Ingazeira é um importante centro político e econômico da região.
São José do Egito: com 23.961 eleitores, São José do Egito é o terceiro maior colégio eleitoral da região. A cidade tem uma rica história cultural e política.
Tabira: conta com 21.469 eleitores. Tabira é conhecida por sua intensa atividade política e participação nas eleições.
Carnaíba: com 17.352 eleitores, Carnaíba tem uma população politicamente engajada e participa ativamente do processo eleitoral.
Flores: possui 16.707 eleitores. A cidade tem uma participação significativa nas eleições e um cenário político dinâmico.
Triunfo: conta com 12.121 eleitores. Triunfo, conhecida por suas belezas naturais, também se destaca pela participação eleitoral.
Itapetim: tem 11.820 eleitores. Itapetim é uma cidade com uma comunidade politicamente ativa e engajada.
Santa Cruz da Baixa Verde: com 10.006 eleitores, a cidade tem uma presença considerável nas eleições.
Iguaracy: possui 9.351 eleitores. Iguaracy participa ativamente do cenário político da região.
Santa Terezinha: conta com 8.264 eleitores. A cidade tem uma comunidade engajada nas eleições.
Tuparetama: tem 8.217 eleitores. Tuparetama é conhecida por sua participação política ativa.
Brejinho: com 7.842 eleitores, Brejinho é uma cidade com uma população politicamente engajada.
Calumbi: possui 7.400 eleitores. Calumbi participa ativamente do processo eleitoral.
Quixaba: conta com 6.236 eleitores. A cidade tem uma comunidade politicamente ativa.
Solidão: com 5.756 eleitores, Solidão é uma cidade com uma presença significativa nas eleições.
Ingazeira: possui 4.371 eleitores. Ingazeira é o menor colégio eleitoral do Sertão do Pajeú, mas ainda assim participa ativamente do processo eleitoral.
Esses números refletem a importância e a diversidade do eleitorado no Sertão do Pajeú, demonstrando a relevância da participação política em cada um dos municípios da região.
O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio, determinou que Moreira Franco, ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, e o coronel aposentado João Baptista Lima Filho, amigo do ex-presidente Michel Temer, fiquem presos preventivamente na Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, no Grande Rio. Inicialmente, Bretas também decidiu que […]
O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio, determinou que Moreira Franco, ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, e o coronel aposentado João Baptista Lima Filho, amigo do ex-presidente Michel Temer, fiquem presos preventivamente na Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, no Grande Rio.
Inicialmente, Bretas também decidiu que Temer ficasse na unidade, onde também está o ex-governador Luiz Fernando Pezão. Mas, após pedido da defesa e aval da Polícia Federal, o juiz mandou que Temer fique na Superintendência da Polícia Federal do Rio.
Bretas usou como argumento que Temer deve ter os mesmos direitos que o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da PF de Curitiba.
A defesa de Temer, no entanto, pediu ao juiz Bretas que o ex-presidente fique separado dos outros presos, na superintendência da PF. O juiz determinou que o MPF se manifeste sobre o pedido e que a PF informe se tem condições de manter Temer preso nas suas dependências. O MPF se posicionou contra, e a PF informou que tem condições de receber provisoriamente o ex-presidente. A decisão do juiz ainda não foi divulgada.
Para o BEP, em Niterói, também serão levados. Na mesma unidade está preso Luiz Fernando Pezão, ex-governador do Rio de Janeiro. Pezão foi detido em novembro de 2018.
Os outros sete presos na operação da Força-Tarefa da Lava Jato no RJ serão levados para o complexo penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Temer, Moreira Franco e João Baptista Lima Filho foram presos com base em investigações feitas a partir da delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3. A investigação é um desdobramento das operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade.
Na última quinta-feira (17/12), o município lançou de forma on-line o seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O inventário de GEE – elaborado pela Prefeitura de Serra Talhada – faz um levantamento quantitativo das emissões de CO2 na cidade, a partir das fontes, atividades, processos e setores produtivos locais. Esse […]
Na última quinta-feira (17/12), o município lançou de forma on-line o seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O inventário de GEE – elaborado pela Prefeitura de Serra Talhada – faz um levantamento quantitativo das emissões de CO2 na cidade, a partir das fontes, atividades, processos e setores produtivos locais. Esse estudo traz os dados necessários para, em seguida, serem definidas as estratégias, ações e metas visando reduzir as emissões de carbono.
O documento revela o perfil de emissões de GEE da cidade, identificando suas principais fontes e permitindo o desenvolvimento de estratégias ambiciosas de redução dessas emissões, bem como de mitigação dos impactos das mudanças do clima.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Melo Filho destaca o empenho do Prefeito Luciano Duque em articular ações integradas para uma política pública de sustentabilidade ambiental e no enfrentando às mudanças climáticas no município.
“O Inventário vai nos nortear para dar os próximos passos em direção a um desenvolvimento sustentável, que nos forneça um ambiente adequado e que dê mais qualidade de vida para a população serra-talhadense”. Complementou.
Na ocasião, Samanta Della Bella, superintendente de Sustentabilidade e Clima da Semas-PE, destacou a importância da iniciativa da Prefeitura de Serra Talhada e a necessidade de outros municípios avançarem na implementação de políticas públicas voltadas à mudança do clima.
“Desde os primeiros debates da Política Climática, enxergamos a necessidade de levar essa agenda para todos os municípios, sobretudo para o interior do estado. Essa é uma região das mais sensível aos efeitos do aquecimento global. Acredito que Serra Talhada servirá de inspiração para os outros municípios se engajarem nessa agenda tão determinante para o futuro do planeta”, disse.
Rodrigo Corradi, Gerente de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI América do Sul, reforça que o Inventário é umas das etapas iniciais na ação climática local, sendo importante promover atualizações e revisões, bem como realizar constante aprimoramento do processo e articulação contínua com o grupo de trabalho e atores locais.
Unidades do Pajeú estão aptas para atender cooperados e não cooperados de 17 a 24 de maio O Sicoob oferece 20% de desconto sobre taxa de administração em todos os segmentos do produto consórcio para cooperados. A ação funciona do dia 17 a 24 de maio e visa proporcionar ao consorciados taxas ainda menores. Com […]
Unidades do Pajeú estão aptas para atender cooperados e não cooperados de 17 a 24 de maio
O Sicoob oferece 20% de desconto sobre taxa de administração em todos os segmentos do produto consórcio para cooperados. A ação funciona do dia 17 a 24 de maio e visa proporcionar ao consorciados taxas ainda menores.
Com essa iniciativa o Sicoob quer se posicionar como a melhor taxa de administração do país, oferecendo para as comunidades em que atua um produto com alta aceitação e precificação imbatível.
Durante a campanha, as taxas de administração para cooperados será de 7,2% no consórcio para a compra de imóveis em até 240 meses, para motos será de 6% até 60 meses, veículos em até 86 meses e a taxa será de 6%; já para veículos pesados a taxa de administração será de 6,8% até 144 meses.
O consórcio pode ser contratado pelo Aplicativo Sicoob ou presencial em uma unidade física da cooperativa.
O Sicoob está presente em toda a região do Pajeú. Para ter informações sobre essa semana, você pode procurar qualquer unidade do Sicoob na região do Pajeú. Em Afogados, os fones são (87) 3838-1726 ou (87) 9-9904-5668.
Para intensificar a luta contra o mosquito Aedes aegypti, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Itapetim e Brejinho que ponham em execução as ações previstas na Medida Provisória nº 712/2016, que prevê o ingresso forçado de agentes de endemia em imóveis abandonados ou residências onde […]
Para intensificar a luta contra o mosquito Aedes aegypti, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Itapetim e Brejinho que ponham em execução as ações previstas na Medida Provisória nº 712/2016, que prevê o ingresso forçado de agentes de endemia em imóveis abandonados ou residências onde o proprietário não é encontrado, ou se recusa a permitir o acesso.
Dessa forma, o município deverá orientar os agentes de endemias a emitir documento assinado por duas testemunhas, preferencialmente vizinhos, a fim de permitir a entrada coercitiva em imóveis para a realização das ações de combate ao Aedes aegypti. O documento tem a finalidade de informar a motivação da entrada coercitiva no imóvel, relatar as ações desenvolvidas pelos agentes de endemia, e manter o registro do ingresso forçado.
Segundo a promotora de Justiça Lorena de Medeiros Santos, os municípios de Itapetim e Brejinho não publicaram decretos legislativos regulamentando os procedimentos a serem adotados em caso de negativa de ingresso das autoridades sanitárias. “Por esse motivo, os agentes de endemia e representantes do município procuraram constantemente o Ministério Público para obter informações de como proceder nesses casos”, afirma.
A representante do Ministério Público lembra ainda que, no caso de recusa por parte do morador, o fato deve ser comunicado ao MPPE, uma vez que pode ser tratado como situação de perigo público, já que a situação caracteriza infração sanitária prevista na Lei Federal nº6.437/77, que trata das infrações à legislação sanitária federal.
Lorena de Medeiros Santos ainda disponibilizou um modelo de documento para entrada forçada em imóvel, que pode ser adotado para que os agentes de endemias formalizem a execução da Medida Provisória nº 712/2016, inclusive com a possibilidade de solicitar apoio da autoridade policial.
Os prefeitos dos municípios de Itapetim e Brejinho devem informar sobre o acatamento da recomendação, especificando as providências adotadas, em um prazo de até 5 dias.
Você precisa fazer login para comentar.