Notícias

Reajuste dos preços de remédios poderá ser de até 7,7%, diz governo

Por Nill Júnior

farmacias2Os remédios poderão ficar mais caros a partir desta terça-feira (31) em todo o país. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED) fixou em até 7,7% o ajuste máximo permitido este ano aos fabricantes na definição do preço dos medicamentos.

A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” desta terça-feira.

A regulação é válida para um universo de mais de 9.000 medicamentos e os ajustes são autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos.

O nível 1, que tem o maior percentual de reajuste, inclui remédios como omeprazol (gastrite e úlcera); amoxicilina (antibiótico para infecções urinárias e respiratórias). No nível 2, cujo percentual é de 6,35%, estão, por exemplo, lidocaína (anestésico local) e nistatina (antifúngico). No nível 3, que tem o menor índice de aumento, 5%, ficarão mais caros medicamentos como ritalina (tratamento do déficit de atenção e hiperatividade) e stelara (psoríase).

A autorização para reajuste leva em consideração três faixas de medicamento, com mais ou menos participações de genéricos. O reajuste segue a lógica de que nas categorias com mais genéricos a concorrência é maior e, portanto, o reajuste autorizado pode ser maior.

O ajuste de preços considera a inflação acumulada em 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e que ficou em 7,7%. Em 2014, o reajuste máximo autorizado foi de 5,68%.

Outras Notícias

Museu do Cangaço celebra o mês da Dança no projeto “No Quintal do Museu”

O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia 29 de abril – aniversário do mestre do balé francês Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna -, mas terá um mês de comemoração no Museu do Cangaço, no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A programação gratuita, que vai de 08 a […]

O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia 29 de abril – aniversário do mestre do balé francês Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna -, mas terá um mês de comemoração no Museu do Cangaço, no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

A programação gratuita, que vai de 08 a 29 de abril, sempre a partir das 20h, conta com vários artistas e grupos musicais do Sertão pernambucano, que se reúnem no projeto “No Quintal do Museu”.

Entre as companhias que integram o evento, estão o Grupo de Danças Gilvan Santos, Grupo Luar do Sertão, Coco Lampião, Grupo de Xaxado Zabelê, Cia de Danças Filhos de Sol, Quadrilha Junina Sertaneja, As Belas da Vila, Balé Cultural de Afogados da Ingazeira, Coco das Abelhas, Grupo Herdeiros do Xaxado, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e Coco Trupé. Também serão apresentados os espetáculos “Brincar”, da Cia de Danças do SESC de Araripina, “Mistura Pernambucana”, de Serra Talhada.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião e responsável pelo Museu do Cangaço, Cleonice Maria, o grupo é zeloso com as raízes que os sustentam.

“As novas gerações nunca apagaram da memória os versos dos antigos cantadores. Nas calçadas das igrejas e nos grupos de jovens jamais deixaram de existir os brincantes de dança e teatro, os recitais e as loas, as cantigas de rodas e modinhas, nas noites enluaradas, que manifestam a alegria de nossa gente que continua viva e em movimento. E é essa mistura do passado e as (re) criações do presente que fazem do sertão um verdadeiro celeiro de novos talentos”, afirma.

O projeto “No Quintal do Museu” conta com o incentivo da Funcultura/ Fundarpe; Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, como também o apoio da Fundação Cultural de Serra Talhada; Secretaria de Educação; Prefeitura de Serra Talhada; Sesc Triunfo e Agência Cultural de Criação e Produção. Mais informações no site www.cabrasdelampiao.com.br.

Programação Cabras de Lampião

Memória: arquivo resgata Mestre Bil e Orquestra no Carnaval de 98 na Pajeú

O arquivo foi gentilmente cedido por Rodrigo Pires, que criou a conta Passado e Presente Afogados,  resgatando um vídeo do sábado de Carnaval de 1998 na Rádio Pajeú. A primeira imagem é de Marlene Brito na técnica.  A Pajeú tinha o formato de estúdio dividido entre o espaço do operador e a área do comunicador.  […]

O arquivo foi gentilmente cedido por Rodrigo Pires, que criou a conta Passado e Presente Afogados,  resgatando um vídeo do sábado de Carnaval de 1998 na Rádio Pajeú.

A primeira imagem é de Marlene Brito na técnica.  A Pajeú tinha o formato de estúdio dividido entre o espaço do operador e a área do comunicador.  Foi assim dos anos 80, quando a Pajeú mudou para o centro, até a primeira reforma do no início dos anos 2000.

Marlene Brito atuou na Rádio Pajeú por vários anos, a maioria no ciclo do Diretor Rogério Oliveira. Foi por exemplo assistente de estúdio do Programa Anchieta Santos por anos na década de 90. No início dos anos 2000, ainda integrou o primeiro ciclo de gestão da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios. Faleceu em 23 de novembro de 2019.

Nos estúdios a Orquestra Frevo de Rua, capitaneada por Severino Pereira,  o Mestre Bil, um dos grandes músicos da história da cidade. Na camisa,  a homenagem a Dinamérico Lopes e Luiz Gonzaga de Siqueira, o Luiz Guaxinim, dois dos nomes mais importantes da nossa música. Guaxinim havia falecido em dia 21 de julho de 1995. Já Dinamérico influenciou uma geração de músicos da cidade.

A Orquestra tinha além de Mestre Bil, Edvaldo Guedes, Carrinho de Lica,  Ederck,  Jesus, Jarbinhas,  Zezinho,  João e Edson. É possível ver o hoje vereador Cícero Miguel nos estúdios.

Outra curiosidade era a camisa da Rádio Pajeú,  que valorizava mais o prefixo,  ZYI 779, do que a sintonia AM 1500. Era gestão do professor Rogério Luiz de Oliveira, que destacava o prefixo, presente na Rádio Pajeú até 2019, quando ela migrou para FM. Só a Rádio Clube de Pernambuco,  com seu PRA-8 tinha um prefixo tão marcante.

Ainda nos estúdios,  Aldo Vidal, que à época,  como eu, tinha apenas sete anos de Rádio, e Tito Barbosa,  com mais estrada, levado ainda criança pelo pai, Abílio Barbosa,  à Rádio Pajeú, onde começou a praticar como operador.

Por fim, feliz em saber que a fala de introdução à apresentação fazia o mesmo de hoje: uma defesa do frevo, da cultura pernambucana e da importância de valorizar os artistas da terra. Importante saber que o tempo não me fez trair minhas convicções. Segue o baile!

Heroína ajudou caminhoneiro no acidente de Boechat é de Sertânia

A família da sertaniense Leiliane Rafael da Silva, 28 anos, do Povoado Moderna, se mantém discreta em relação ao feito heróico. Nos últimos dias, a tragédia que vitimou o jornalista Ricardo Boechat sensibilizou e entristeceu o país inteiro. Entre as imagens que os brasileiros não esquecerão, está a cena da Leiliane salvando o motorista do caminhão atingido pelo […]

A família da sertaniense Leiliane Rafael da Silva, 28 anos, do Povoado Moderna, se mantém discreta em relação ao feito heróico. Nos últimos dias, a tragédia que vitimou o jornalista Ricardo Boechat sensibilizou e entristeceu o país inteiro.

Entre as imagens que os brasileiros não esquecerão, está a cena da Leiliane salvando o motorista do caminhão atingido pelo helicóptero. Apesar de sofrer de um sério problema de saúde, a heroína só pensou em tentar salvar aquela vida e, de fato, conseguiu salvar.

O Mídia em Ação noticiou a origem da sertaneja, que virou meme nas redes sociais. enquanto tentava salvar a vida do caminhoneiro e até de Ricardo Boechat, homens filmavam chamas e cadáver… O artista Angelo France retratou Leiliane Rafaela como super-heroína no acidente que vitimou Ricardo Boechat, em meme de viralizou as redes.

Sobre o acidente

O helicóptero em que estava o jornalista e o piloto caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, no início da tarde desta segunda-feira (11) e bateu na parte dianteira de um caminhão.

Segundo o capitão Paiva, da Polícia Militar, a aeronave tentou pousar no acesso do Rodoanel com a Rodovia Anhanguera quando “um caminhão que havia acabado de passar pela praça de pedágio na faixa do sem parar não teve tempo hábil de frear e colidiu com a aeronave ainda pousando”.

Depois de apresentar jornal na Band News FM, na capital paulista, Boechat seguiu para um evento organizado para uma indústria farmacêutica, em um hotel em Campinas, no interior de São Paulo.

O helicóptero saiu de Campinas às 11h45, no interior do estado, onde Boechat participou pela manhã de um evento, e seguia em direção à sede do Grupo Bandeirantes, no Morumbi, Zona Sul.

O artista Angelo France retratou Leiliane Rafaela como super-heroína no acidente que vitimou Ricardo Boechat

A queda ocorreu na rodovia Anhanguera, próximo ao Rodoanel: a aeronave bateu na parte dianteira de um caminhão. Segundo testemunhas, o piloto tentava fazer um pouso de emergência.

“De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave estava com o Certificado de Aeronavegabilidade válido, bem como a Inspeção Anual de Manutenção, ou seja, em situação regular”, diz nota da Anac.

Osvaldo Coelho marcou sua vida por respeito ao povo do sertão, diz Odacy Amorim‏

O respeito e a luta pelo povo do sertão como um todo, foram lembrados pelo ex-prefeito de Petrolina e hoje deputado estadual Odacy Amorim, do PT, como marcas na vida e trajetória política do ex-deputado federal Osvaldo Coelho, falecido na noite deste domingo, dia 1 de novembro, vítima de infarto. Conforme Odacy, Osvaldo tinha uma […]

OSVALDO MINISTERIO 2

O respeito e a luta pelo povo do sertão como um todo, foram lembrados pelo ex-prefeito de Petrolina e hoje deputado estadual Odacy Amorim, do PT, como marcas na vida e trajetória política do ex-deputado federal Osvaldo Coelho, falecido na noite deste domingo, dia 1 de novembro, vítima de infarto. Conforme Odacy, Osvaldo tinha uma luta bonita na busca de caminhos que fizessem a realidade dos sertanejos menos dura.

Odacy afirmou que Osvaldo Coelho permanecerá como símbolo na busca da redução das desigualdades regionais que tem como um dos destaques, a implantação da agricultura irrigada em Petrolina e consequentemente no vale do São Francisco. Também proporcionou uma nova realidade regional através da educação.

“Um homem dedicado a sua terra, aos que necessitavam de sua intervenção como homem público. Dr. Osvaldo atuou na busca de ações que promovessem o desenvolvimento regional. Uma grande perda para a política petrolinense, pernambucana e brasileira. Que Deus na sua infinita bondade, conforter familiares, amigos e admiradores”, assinalou Odacy.

Ao lado de Raquel, Márcia Conrado anuncia nova creche para Serra Talhada

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participou nesta quarta-feira (04), ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, da cerimônia de assinatura da publicação do edital de licitação para construção de uma nova creche para a Capital do Xaxado. O evento foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. A nova unidade […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participou nesta quarta-feira (04), ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, da cerimônia de assinatura da publicação do edital de licitação para construção de uma nova creche para a Capital do Xaxado.

O evento foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

A nova unidade educacional será construída no Residencial Vanete Almeida, fruto da articulação da prefeita junto ao Governo do Estado. Para a prefeita Márcia Conrado, a obra faz parte do compromisso da gestão municipal em garantir mais vagas, estrutura adequada e atenção integral às crianças serra-talhadenses desde a primeira infância.

“Mais uma creche chegando para a nossa cidade, o que significa mais oportunidade, dignidade e apoio para as mães que precisam trabalhar e deixar seus filhos em um lugar seguro e acolhedor. Essa conquista é resultado da nossa luta e do olhar da governadora Raquel Lyra para o nosso povo. Seguimos juntos, construindo um futuro melhor para nossas crianças”, afirmou Márcia.

Serra Talhada já conta com duas creches na Zona Rural, obras do governo Márcia, e mais 11 creches e um CMEI na zona urbana.

O secretário de Educação de Serra Talhada, Edmar Júnior, também participou da cerimônia e destacou a importância da nova unidade para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância. “Temos um olhar permanente e cuidadoso com a primeira infância. Investir em creches é investir no futuro, garantindo que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida”, pontuou o secretário.