Notícias

Raquel assina autorizações para o IML e maternidade em Serra Talhada

Por André Luis

O deputado estadual Luciano Duque participou, ao lado da governadora Raquel Lyra, na tarde desta quinta-feira (28), do Ouvir para Mudar – Sertão do Pajeú, realizado em Serra Talhada, no EREM Metódio de Godoy. 

Durante o encontro, a gestora assinou a ordem de serviço para a construção do Hospital Materno Infantil de Serra Talhada, no valor de R$ 65 milhões, e autorizou a licitação para implantação do Instituto Médico Legal (IML), que terá investimento superior a R$ 5 milhões.

Além da maternidade e do IML, a governadora anunciou ainda a aquisição de equipamentos e mobiliários para o Hospital Eduardo Campos (HEC), no valor de R$ 2,6 milhões, a manutenção predial do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), com R$ 4,2 milhões, e a instalação de sistemas de dessalinização de água que também contemplarão Serra Talhada, dentro de um pacote de R$ 4 milhões. Somadas, essas ações representam avanços históricos para a saúde e a cidadania do Sertão.

Duque agradeceu e reconheceu o trabalho de Raquel Lyra, ressaltando que a parceria tem colocado o interior no centro das prioridades do Estado. “O homem do interior agora tá no orçamento do governo de Pernambuco. É um orgulho ver que Serra Talhada e o Sertão estão sendo respeitados, recebendo investimentos que vão salvar vidas e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destacou o deputado. 

O evento contou ainda com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças de toda a região, além do presidente do IPA, Miguel Duque, e de secretários de governo.

Outras Notícias

Iterpe Itinerante é lançado com entrega de títulos de acesso à terra

Nova ação do órgão prevê o incentivo à participação popular no planejamento das ações do Propriedade Legal Em nova ação com vistas ao desenvolvimento agrário no Estado, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (05), o lançamento do Iterpe Itinerante. O encontro, que aconteceu pela manhã na sede da Associação […]

Nova ação do órgão prevê o incentivo à participação popular no planejamento das ações do Propriedade Legal

Em nova ação com vistas ao desenvolvimento agrário no Estado, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (05), o lançamento do Iterpe Itinerante.

O encontro, que aconteceu pela manhã na sede da Associação do Engenho Jussara e à tarde em Laranjeiras I, localizados em Moreno, foi marcado pela entrega de 164 títulos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) a agricultores e agricultoras de quatro assentamentos do município.

O Iterpe Itinerante propõe ampliar o diálogo entre o Instituto e as famílias rurais que vivem nos assentamentos de Pernambuco. A missão é incentivar a participação popular no planejamento das ações do Propriedade Legal, unindo esforços entre as instituições parceiras das ações que visam o desenvolvimento agrário do Estado, para compreender de perto as necessidades dos agricultores e agricultoras beneficiárias da Reforma Agrária em todo o território pernambucano.

A abertura do Iterpe Itinerante foi comandada pelo presidente do órgão, Henrique Queiroz, que esteve acompanhado das equipes das gerências do Instituto. O encontro, que aconteceu durante todo o dia com uma programação diversa, contou com a presença de lideranças rurais e políticas, como o deputado estadual Henrique Queiroz Filho; o deputado estadual Aglailson Victor; o vereador de Vitória de Santo Antão, Carlos Henrique Queiroz; e o prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino.

Dos 164 títulos, 82 foram distribuídos  para Jussara;  27 para Laranjeiras I,   40 para Laranjeiras II e 15 para Jumbo. Por articulação do presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, os agricultores receberam também 300 quilos de sementes de milho, distribuídas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

“Nossa luta é para que possamos trazer o título de acesso à terra para cada assentamento, dando esperanças para que o agricultor possa dizer que é dono do pedaço de terra onde vive. Essa é uma das prioridades do nosso governador Paulo Câmara”, discursou o presidente do Iterpe, ressaltando os cuidados com a saúde dos participantes do encontro, com a distribuição de máscaras e disponibilização de álcool em gel.

A programação incluiu ainda as oficinais “Aproveitamento Integral de Alimentos da Reforma Agrária” e “Propagação Vegetativa em Frutíferas”, realizadas de forma interativa e simultânea, ministradas pelo técnico agropecuário da Gerência de Reordenamento Agrário, Carlos Humberto.

Também estiveram presentes o representante do Incra, Frederico Tavares de Melo;  o prefeito do Município de Moreno, Edmilson Cupertino; o presidente do assentamento Jussara,  Givaldo Germano Pessoa; a liderança da Associação Laranjeira I, Berto Pereira; a liderança do assentamento Jumbo, Ismael e o presidente da Associação do Assentamento Laranjeiras II, Cícero Paulo.

Ainda, o presidente da Associação do Assentamento Galiléia, Manoel Júnior; o ex-vereador do município de Moreno, Frazão; o representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Moreno, Paulo Victor; e o representante do Conselho de Desenvolvimento Rural, Zé de Jardim; o vereador de Moreno, Joel do Conselho, e a vereadora do Cabo de Santo Agostinho, Gisele de Dudinha.

Em Live, André Ferreira acena para candidatura de Nelly Sampaio em via própria

Na rodada de Lives que vem fazendo, debatendo temas como saúde, economia, educação e política. A presidente da Câmara Municipal de Tabira conversou ontem com o Deputado Federal André Ferreira, presidente do partido que Nelly está filiada desde a sua primeira eleição, o PSC. A conversa sobre o cenário político nacional, a agenda do Congresso […]

Na rodada de Lives que vem fazendo, debatendo temas como saúde, economia, educação e política.

A presidente da Câmara Municipal de Tabira conversou ontem com o Deputado Federal André Ferreira, presidente do partido que Nelly está filiada desde a sua primeira eleição, o PSC.

A conversa sobre o cenário político nacional, a agenda do Congresso em tempos de crise e outras pautas, terminou, como esperado, no debate sobre a sucessão municipal e o rumo de palanque que a vereadora deve tomar.

Após oficialização do nome de Flávio Marques pela ala governista, muitos nomes tratam Nelly como o fiel da balança das eleições de Tabira em 2020.

Já afastada do grupo do Prefeito Sebastião Dias e atuando com postura independente na Câmara Municipal, cortejada pelo ex-prefeito Dinca Brandino para uma composição, Nelly segue pavilhando o caminho de um entendimento com seu grupo e os vereadores que a seguem sobre o processo eleitoral em Tabira.

André Ferreira sinalizou a prioridade do partido em investir em lideranças mulheres, jovens, e na estratégia de interiorização do partido. Sendo franco e objetivo, falou aos espectadores da Live que ela tem todo respaldo do PSC para apresentar uma alternativa a Tabira ou até mesmo uma composição programática, alinhada aos anseios de mudança que Tabira pede.

Mais à frente, Andre frisou que com a obrigatoriedade de fomentar candidaturas femininas, o partido encontra em Nelly a viabilidade de ter uma liderança nesse projeto, num aceno que se decidir o vôo solo, ela contará sem dúvidas com a estrutura partidária e os recursos do fundo eleitoral.

Na próxima semana, Nelly recebe a professora Dinalva para discutir os rumos da educação tabirense e seus desafios e o Deputado Estadual Waldemar Borges, que em Tabira já optou pela vereadora e declarou o entusiasmo com sua candidatura.

SRT/PE apresenta projeto de fomento à geração de empregos na Agricultura Familiar de PE

A Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, representada pelo seu Superintendente  Geovane Freitas, os Analistas de Políticas Sociais Vinicius Lobo e Patrícia dos Anjos, com o apoio da Diretoria de Empregabilidade da SPPE, representada por Higino Brito Vieira, e da Diretoria de Integração das Redes do MEC, representada por Geraldo Andrade de Oliveira, promoveu  Auditório da […]

A Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, representada pelo seu Superintendente  Geovane Freitas, os Analistas de Políticas Sociais Vinicius Lobo e Patrícia dos Anjos, com o apoio da Diretoria de Empregabilidade da SPPE, representada por Higino Brito Vieira, e da Diretoria de Integração das Redes do MEC, representada por Geraldo Andrade de Oliveira, promoveu  Auditório da SRT/PE, o Encontro de Apresentação do Projeto de Fomento à Empregabilidade na Agricultura Familiar Pernambucana.

O evento tem como objetivo apresentar o programa de distribuição das vagas de qualificação profissional que foram, com muito esforço, destinadas a Pernambuco, no âmbito do PRONATEC. Ao todo serão mais de R$ 4 milhões investidos na área de Agricultura Familiar, tema do evento, e Pólo de Confecções, tema de evento a ser realizado no dia 08 no município de Caruaru.

Este evento contou com a presença do Ministro do Trabalho Interino, Helton Youmura, bem como, de todas as prefeituras contempladas com as vagas, além de várias instituições que são parceiras e apóiam a ação como o IPA e o IFPE. Este último responsável pela operacionalização dos cursos que serão ministrados no âmbito do PRONATEC.

Ainda fizeram enriquecedora presença líderes do movimento sindical Pernambucano, através de diversos sindicatos, e do Brasil através das Centrais Sindicais.

Quem foi o burro? Retirada de faixa do Sindicato em Arcoverde foi tiro no pé

Tem assessor, tem chaleira, tem babão amador e profissional. E tem o chaleira atrapalhador. Em Arcoverde, um desses teve a brilhante ideia de, para tentar fazer média com o governo Wellington Maciel, retirar uma faixa de protesto do Sindicato dos Servidores municipais, o Sintema. O ato, classificado como censura pela oposição, é o que se […]

Tem assessor, tem chaleira, tem babão amador e profissional. E tem o chaleira atrapalhador. Em Arcoverde, um desses teve a brilhante ideia de, para tentar fazer média com o governo Wellington Maciel, retirar uma faixa de protesto do Sindicato dos Servidores municipais, o Sintema.

O ato, classificado como censura pela oposição, é o que se chama de tiro no pé. Isso porque gera um fato negativo que não teria a mesma notabilidade mantendo a faixa onde ela estava. Além de censurador, o aliado de LW que retirou a faixa é burro.

Segundo Caio Magalhães, que buscou o blog, a peça questiona os gastos com o evento, em detrimento da valorização dos servidores. Uma pauta legítima dentro do fórum de debates da instituição, com o governo também apresentando seu contraponto.

“Postura totalmente ditatorial”, diz o presidente do Sindicato. O blog apurou e não conseguiu identificar quem foi o brilhante idealizador da retirada da faixa. Mas já pode outorgá-lo o título de chaleira atrapalhador do ano. A ação foi tão idiota que não se quer acreditar que tenha o dedo do prefeito. Se tiver, foi conivente com uma barbeiragem sem tamanho.

Tabira: Povoado do Brejinho tem primeiro caso de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabira informou em nota a confirmação de mais um caso de COVID-19. São treze casos confirmados, com dois óbitos e cinco recuperados, dois casos em investigação e 33 descartados. A paciente tem 27 anos e reside no Povoado Brejinho. Sem comorbidades, foi atendida na Emergência Respiratória de Tabira com […]

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabira informou em nota a confirmação de mais um caso de COVID-19.

São treze casos confirmados, com dois óbitos e cinco recuperados, dois casos em investigação e 33 descartados.

A paciente tem 27 anos e reside no Povoado Brejinho. Sem comorbidades, foi atendida na Emergência Respiratória de Tabira com febre e sintomas respiratórios típicos há sete dias, com realização de teste rápido após consulta médica e resultado positivo.

Posteriormente, a paciente foi encaminhada para isolamento domicilicar e controle dos contatos através da Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Básica de Saúde.